A vida reserva as mais diferentes e, às vezes, inimagináveis surpresas para as pessoas. Diante dessas possibilidades, muitas coisas seriam evitadas e palavras não seriam ditas, uma vez que poderiam negar a legitimidade de certas convicções, e exibir a fragilidade de certos conceitos ideológicos. Notadamente no campo político, via de regra, essas alternâncias são frequentes e obedecem ao ciclo da maré das conveniências e interesses. Por exemplo, esse enfoque nos remete à reflexão de que existe algo contraditório no discurso atual do PT, se comparado ao discurso original do seu inspirador e fundador. Hoje insistem com grande ênfase de que o atual governo, pela origem militar do Presidente e a participação na equipe de inúmeros militares, põe o país em risco de volta à ditadura. E a todo momento se reportam ao período militar.
Ocorre que, já faz algum tempo, tem circulado um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nunca contestado, no qual existem diversas entrevistas a televisões, onde rasga declarações elogiosas ao desenvolvimento econômico durante os governos militares, dando realce ao General Médici que na visão do líder petista seria eleito pelo povo se se submetesse a uma eleição, tal a aprovação que desfrutava! Vejamos algumas frases ditas pelo líder, fundador do PT:
- “Um paradoxo que possivelmente a esquerda não tenha compreendido no Brasil. É que o Médici, que foi o Presidente mais duro do regime militar, possivelmente era o mais popular. [...] “É porque, nos anos 70, era o auge do Milagre Brasileiro!”
- “Emprego era uma loucura, uma loucura! Os trabalhadores estavam na porta da Volkswagen procurando emprego, passava ônibus de outra empresa convidando eles para ir para a outra empresa para ganhar mais”.
- “Por isso, é com muito orgulho que as pessoas, de vez em quando, falam: Lula defende, elogia Geisel, elogia não sei das quantas... veja a contradição Requião, um dos presidentes que permitiu que a gente vivesse o momento político mais crítico da história do país, o presidente Médici, foi o homem que assinou a EMBRAPA e ITAIPU, numa demonstração de que os últimos gestos que as pessoas fizeram permitiram que o Brasil encontrasse o seu rumo”.
- “Cada um de nós será julgado um dia por aquilo que fizemos ou que deixamos de fazer!”
Acho que basta! Incrível essa admiração do Lula pelos presidentes do Regime Militar. E o mais impressionante: Não falou em Ditadura em nenhum momento! E numa análise mais fria, não recordo de ter ouvido dos simpatizantes do regime militar palavras tão eloquentes quão generosas na exaltação de um modelo de governança militar, o que reforça o conceito do ditado popular: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço“. Reverência de tal dimensão poderia ser esperada de qualquer outro líder político ou sindicalista, nunca do Lula! Tenho certeza de que o leitor que não o acompanhou ao longo desses anos ou não teve acesso a essas manifestações, custará a acreditar que seja verdade. Vale lembrar que naquele tempo não se falava em “Fake News”!
Não tenho a intenção de exercer qualquer carga contra o Lula, o qual já está pagando a sua parte pelos pecados cometidos, e que teima em dizer que nada fez. Mas não custa despertar a memória adormecida dos que o idolatram, bem como lembrar-lhes de que o ditado popular acima bem se ajustaria a ser uma frase por ele pensada em algum momento, e que o Brasil agradeceria se o seu conselho fosse assimilado pelos que o acompanham: FAÇAM O QUE EU DIGO, MAS... NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO! Para os bons entendedores, esse artigo basta.
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.
23 comentários
16 de Jun / 2019 às 23h13
Realmente, Agenor, uma das características da esquerda brasileira é esquecer os fatos e distorcer a história. Mas este interessante relato que você nos trouxe comprova que todo o discurso que vemos referindo-se a ditaduras, fascismo e outros estereótipos atribuídos aqueles que não comungam a tese socialista são manifestações partidárias extremadas e que atualmente beiram ao desespero por verem sua ideologia refutada por grande parte da sociedade. Estamos em um renascer político. E toda renovação é salutar. FOZ DO IGUAÇU
16 de Jun / 2019 às 23h17
Parabéns meu amigo pelo seu artigo. (Salvador-BA).
16 de Jun / 2019 às 23h20
Pura verdade meu irmão! Parabéns! Isso é que chamo de lucidez! (Salvador-BA).
16 de Jun / 2019 às 23h28
Bem lembrado Agenor, boa crônica. Mais uma vez, vou recomendá-lo para a ABL (Camamu-BA).
16 de Jun / 2019 às 23h32
BOM TEMA, Belo texto para o contexto do momento. Serve ainda de lição para que nunca andemos pelas cabeças dos outros, literalmente.
16 de Jun / 2019 às 23h41
Mais uma vez você, com maestria, focaliza o paradoxo com que o ex-presidente LULA, compreendia os efeitos quando se reportava aos momentos do período militar. Também se reporta ao termo que naquele tempo não se falava em "Fake News", porque o termo usado era mais contundente, fato produzido por EMBUSTEIRO, que na verdade, hoje concluímos que tudo era feito com a consciência MENTIROSA, haja vista, que a maioria dos seus ministros e correligionários está cumprindo o tempo de prisão, inclusive, o próprio ex-presidente, o chefe do BANDO. Incrível, né! (Manaus-AM).
17 de Jun / 2019 às 03h01
Amigo Agenor hoje regime militar eh péssimo porque quem reclamar eh morto ou preso ou exilado sem crime. Hoje Gas 60 reais. Hoje Gasolina 4.40. Hoje Avanço do desemprego
17 de Jun / 2019 às 03h06
Agora Regime militar soldados passa fome e generais milionários. Consulte o Google. General Heleno........22 milhões........Veja blog Brasil247
17 de Jun / 2019 às 03h07
Resumão, pra quem ainda não entendeu: - Moro só poderia garantir a prisão de Lula, se Teori saísse de cena. - Teori, ministro do Supremo, era crítico da Lava Jato. Ele poderia reconhecer a inocência de Lula, mas sofreu o único 'acidente' de avião em 2017. - O delegado da PF que investigava a morte de Teori foi assassinado por um frequentador do Clube de Tiro .38, o mesmo clube que os Bolsonaro frequentam. - Adélio, autor da facada, foi a este mesmo clube no mesmo dia que Carlos Bolsonaro foi. - Adélio estava desempregado, mas teve dinheiro para pagar 600 reais por uma hora no Club, ficar hos
17 de Jun / 2019 às 03h11
Quem derrubou o avião de Castelo Branco?? Juscelino Kubischek não andava de avião porque tinha medo. Colocaram uma bomba no seu carro? Quem matou Anisio Teixeira??? Pesquisa?? Regime militar pior que Sadam Russem E Kadaf eram militar
17 de Jun / 2019 às 03h23
Moru e Bostanaros comendo milhões em Brasília e os brasileiros pobre sem médicos sem escola sem emprego sem aposentadoria?
17 de Jun / 2019 às 03h25
MORO FAÇA o General H.....DEVOLVER. SAO 22 MILHOES JA SERVE PARA A PREVIDENCIA.
17 de Jun / 2019 às 03h28
ESTE GENERALE DIZ QUE ENFRETA TODOS,VAI PAGAR OS 22MILHÕES ,PARA GRITAR DE GALO ,MESMO ASSIM NAO DA PRA GRITAR MUITO ALTO POR QUE JA ESTA PERTO DE BATER AS BOTAS,É MELHOR E REZAR .
17 de Jun / 2019 às 03h36
“Quando a grande mídia transforma Moro e a Força Tarefa em deuses ou super-heróis, se torna inevitável o que aconteceu. Os jornalistas pararam de investigar e questionar a Lava Jato e simplesmente ficaram aplaudindo, apoiando e ajudando”, avalia Greenwald. Juiz M... vende sentenças ???
17 de Jun / 2019 às 03h49
A cada dia, Moro e os procuradores da Lava Jato se complicam mais. Agora têm que mudar suas versões. Antes, diziam não ver nada demais no que estava sendo revelado. Agora que vazaram canalhices como usar a esposa morta de Lula para atacá-lo, negam tudo. Os que acreditam na verdade sabiam que Lula seria redimido. E está acontecendo...
17 de Jun / 2019 às 03h52
O meu amigo Lula o que fizeram com tu e tua família não tem perdão Deus perdoa porque Deus é bom Entrega na mão de Deus e que fizeram contigo só Deus tem a justiça para fazer com eles entrega na justiça divina de Deus tarda mas não falha vai pagar um por um
17 de Jun / 2019 às 04h02
Engraçado no GOVERNO PT desemprego 6%inflacao 4 % estávamos em crise,até apresentadora com colar de tomates na época a 8reais tv, agora tomate A10 reais feijão a 15 não tv inflação, gasolina 5 gás a 80 não tem inflação vái entender ESTE país?
17 de Jun / 2019 às 04h03
ACORDA BRASIL DESSE PESADELO CHAMADO BOLSONARO e Moro
17 de Jun / 2019 às 04h06
Pobre se lascou com Bosonaro e milicianos e falso Moru!!!!E vai piorar mais ainda!Trabalhar até morrer e sem direitos
17 de Jun / 2019 às 04h12
Agenor e Quim hoje Estamos num desgoverno desqualificado desonesto miliciano militar Bosunaru total loucura Morumentiroso desqualificado e aparentemente sem solução
17 de Jun / 2019 às 06h23
Juiz parcial MoruBosonaro ... tudo gravado. audio. certo ou errado?
17 de Jun / 2019 às 09h17
Até tu Agenor entrou em desespero? Aguarde os fatos que estão sendo divulgados pela Intercept, e aí então vc poderá retornar a cena e escrever um texto sobre esse GRANDE ACORDO previsto por Jucá. Um verdadeiro lamaçal de podridão. Estão querendo tapar o sol com a peneira...impossível. A VERDADE VENCERÁ A MENTIRA, disse o Papa.
17 de Jun / 2019 às 15h43
ADALBERTO,SE O CAPITÃO,SEGUNDO VOCE,É DESONESTO,DIZER ENTÃO O QUE DE LULA QUE SAQUEOU A NAÇÃO DEIXANDO A QUEBRADA E NUM BURACO ?