Professores da rede estadual de ensino em Juazeiro, mais precisamente dos colégios Hildete Lomanto (centro), Cecílio Matos (Alagadiço), Helena Celestino (Castelo Branco) e Antonílio da França Cardoso (Dom José Rodorigues) vão participar de manifestação na manhã desta terça-feira (05) pelas ruas da cidade protestando contra o processo de municipalização dos referidos estabelecimentos de ensino.
A decisão da manifestação foi adotada durante assembleia realizada nesta segunda-feira (04) na sede da APLB – Sindicato, em Juazeiro. Na tarde desta segunda-feira, o Coordenador da APLB em Juazeiro Gilmar Nery participou do Programa Geraldo José (Transrio FM) quando reclamou da falta de diálogo com a comunidade escolar. “O Governo do Estado não dialogou com a comunidade escolar, com a sociedade e empurra essa decisão goela abaixo com graves consequências aos servidores. Então convidamos a sociedade a se unir aos servidores nesta manifestação contra este pacote oferecido pelo governo a nós trabalhadores”.
O professor Guilherme Rodrigo lamentou que esta decisão governamental vai afastar ainda mais o estudante do EJA – Educação de Jovens e Adultos pelo fato de que trabalham de dia e estudam à noite. “Mais distante da sua unidade escolar, por certo o aluno vai desaparecer do colégio” pontuou.
Franciel Amorim professor que fez estudo na cidade de Casa Nova para conclusão de um mestrado alegou que a posição do Estado vai prejudicar ainda mais a qualidade da educação na Bahia. “Na área urbana de Casa Nova funcionavam três estabelecimentos de ensino e agora só são três, a municipalização do Colégio Cecílio Matos que funciona no bairro Alagadiço e dispõe de quatro anexos em outros bairros com certeza abalará consideravelmente a qualidade da educação em Juazeiro e no Norte da Bahia” explicou.
Gilmar Nery concluiu lembrando que a concentração ocorrerá às 09h na sede da APLB, posteriormente se deslocando pelas ruas e avenidas de Juazeiro. “Quero aproveitar para solicitar do Prefeito Paulo Bomfim para que não receba essas unidades a fim de que o Estado continue mantendo o seu funcionamento em Juazeiro”.
Da redação
7 comentários
05 de Feb / 2019 às 06h19
Interessante, não faz um mês que os professores do Colégio Dom Avelar, do Bairro João Paulo II, e que atende bairros como Antonio Guilhermino, Vila Nova Fé, Parque Residencial e os Residenciais Brisa da Serra e Praia do Rodeadouro, que também está sob ameaça de ser municipalzado, estiveram na imprensa reivindicando a permanência do ensino médio, inclusive no NTE 10 numa reunião nada cortes com a Coordenação daquele órgão, chegando ao ponto de se deslocarem em caravana para Salvador e no entanto a APLB fez vista grossa, sequer procurou a gestão da escola.Agora APLB?Por que não antes ?
05 de Feb / 2019 às 06h25
INADIMISSÍVEL, a municipalização das escolas do Estado, com esse reordenamento descarado do governo. Por outro lado, apesar de respeitar muito a APLB, vocês deveriam ter se pronunciado muito antes, o NTE 10 foi o grande responsável pela indicação das escolas e a APLB sequer fez o contra ponto a essa indicação. Estive na Secretaria Estadual de Educação e eles estão irredutíveis baseados nas indicações do NTE 10.
05 de Feb / 2019 às 06h39
Quero manifestações para colocar a quadrilha de milicianos Boso171 na cadeia que hoje ta em Brasília mamando e enganando o povo
05 de Feb / 2019 às 06h45
Por outro lado, professores acomodados, se achando na Zona de Conforto, pouco participativos nos problemas das escolas, não se envolvem. A maioria fica no discurso, no plano de aula, sem compromisso com outras particularidades da escola.Uma categoria, na grande maioria de gente inerte, sem pertencimento com a escola onde atuam. Seria bom matricular os filhos na escola pública que aí credibiliza.Não acredito em quem dá aula em escola pública e matricula filho em escola particular.
05 de Feb / 2019 às 09h02
DE UM GOVERNO PETISTA,O QUE SE PODE ESPERAR DE BOM PARA O POVÃO EM MATÉRIA DE EDUCAÇÃO ? O POVÃO, QUANTO MAIS ILETRADO,MAIS FÁCIL FICA SER ENCABRESTADO !
05 de Feb / 2019 às 09h33
Vamos lutar contra a milícia Boso 171 MoruhipócritaTemir hoje manda em Brasília
05 de Feb / 2019 às 11h55
Kkkkkkkkkkkk Eu acho é graça........e votaram em Ruim Correria kkkkkkkkkkkkkk