Sem um único deputado federal eleito, caso Isaac Carvalho (PCdoB) não consiga reverter sua situação de inelegibilidade, Juazeiro, com um colégio eleitoral de pouco mais de 146 mil votos, deve ficar sem representação no Congresso Nacional e amargar mais uma vez a falta de recursos oriundos das emendas parlamentares.
Basta uma olhada no boletim de urna local para entender o porquê dessa escassez de representatividade na esfera maior do poder. Na eleição deste último mês de outubro o eleitor local dividiu sua preferência entre 324 candidatos a deputado federal com domicílio eleitoral fora do município, sendo que a grande maioria dos votados por aqui sequer conhecem Juazeiro.
Considerando a exclusão de Isaac Carvalho, que obteve 37.530 votos em Juazeiro, e do Pastor Reverendo Kenaidy, que também teve votos invalidados, a soma de votos para os considerados “forasteiros”, chegou a 52.767 votos, número muito superior aos demais candidatos locais, que juntos somaram 12.252 votos.
Entre os 30 mais votados em Juazeiro na eleição proporcional, para deputado federal, conforme apuração oficial do TSE, apenas três são de Juazeiro: Targino Gondim, com 7. 600 votos, seguido por Márcio Jandir, com 2.880 e Jackson de Maria de Bosco com 644. Entre os 4 mais votados em Juazeiro, três são de fora: Adolfo Viana, com 4. 726, Luciano Araújo com 4.332 e Dayane Pimentel com 3.421 votos.
Se o boletim de urna ainda valer na gestão Bolsonaro, tudo indica que os filhos da terra voltarão a ver navios também nas indicações para os cargos federais. Com recursos nas esferas superiores o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, tenta garantir a validade dos seus votos, o que garantiria pelo menos um representante de Juazeiro na Câmara Federal.
Da redação Blog Geraldo José
10 comentários
03 de Dec / 2018 às 10h29
Petrolina esta crescendo muito , muitas obras anunciadas . isso já basta pra felicidade juazeirense
03 de Dec / 2018 às 10h56
ACEITA LOGO QUE DOI MENOS ISAAC
03 de Dec / 2018 às 10h56
ACEITA LOGO QUE DOI MENOS ISAAC
03 de Dec / 2018 às 11h28
Verba com esse prefeito e esse insistente em deputado federal, o tal vaqueiro... pra que??? ... melhor não ter mesmo!
03 de Dec / 2018 às 12h04
Que sina juazeiro tem para em todo pleito eleitoral, tem esses candidatos brncar com os votos dos eleitores municipais, eu tive que votar em uma candidato de fora, pós já sabia que os votos de ISAAC Carvalho não seriam validados. Mas ele tenta de todo modo empura de guela a baixo do eleitor que vai reverte. Senhores candidatos deixe de mentir tanto para o povo dessa linda e maravilhosa cidade.
03 de Dec / 2018 às 13h04
Tem deputados federais que trabalham por Juazeiro, como Daniel Almeida, Adolfo Viana, José Carlos Araújo e outros. Neste cenário que se inicia em 2019 certamente aparecerão outros deputados para fazer indicações para Juazeiro.
03 de Dec / 2018 às 13h06
Tem deputados federais que trabalham por Juazeiro, como Daniel Almeida, Adolfo Viana, José Carlos Araújo e outros. Neste cenário que se inicia em 2019 certamente aparecerão outros deputados para fazer indicações para Juazeiro.
03 de Dec / 2018 às 18h23
A cidade de juazeiro tem dois Deputados um vai para o seu quinto mandato o outro para o segundo mandato e você não ver uma obra reivindicada por eles que mora em juazeiro,enquanto o Deputado Roberto Brito trouxe quatro ambulância para juazeiro uma viatura para Itamotinga,eles tem que se espelhar no EX=Deputado Pedro Alcântara centro de cultura joão Gilberto ginásio de esporte Aluisio viana,os politicos de juazeiro tem é que tomar vergonha na cara e trabalhar em prol do povo
04 de Dec / 2018 às 11h58
O vaqueiro só quer garantir o foro privilegiado, somente isso! Só não consegue ver quem é cego.
07 de Dec / 2018 às 20h28
Parabéns aos mais de 37.000 Juazeirenses envolvidos nesta proeza! Sim, aos que escolheram depositar seus votos, mesmo com ampla divulgação durante o período eleitoral, em candidato ficha suja! 2020 já bate na porta! Não queremos o que está aí! E as raposas velhas também precisam se dar conta de que também não servem mais... Dar a vez mesmo, deixando o ego e a sede pelo poder de lado! A oposição Juazeirense precisa se unir e lançar um único nome forte pra bater de frente!