Em Petrolina, a prefeitura vem intensificando, através de rondas noturnas, o trabalho para retirar animais de grande porte das ruas da cidade. Somente na noite última terça-feira (23), a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) apreendeu 14 animais, entre cavalos e jumentos, que estavam colocando em risco a vida da população.
De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia, o número de animais capturados aumentou, consideravelmente, após a ronda noturna. "Os proprietários aproveitavam o horário noturno para soltar os animais", frisou. Além disso, o órgão vem tomando outras providências para reduzir essa prática frequente na cidade, a principal delas foi um Termo de Cooperação firmado com o Ministério Público e que já está em vigor.
A coordenadora Graziella Correia explica que, o proprietário que tiver seu animal apreendido na rua, pela segunda vez, deverá responder judicialmente.
"Antes, os donos dos animais, mesmo reincidentes, poderiam pagar a taxa no Centro de Controle de Zoonoses e retirar o animal, porém, como observamos que, mesmo pagando a taxa muitas pessoas estavam toda semana no órgão com seu animal preso, então resolvemos entrar em contato com o Ministério Público e, a partir de agora, na segunda apreensão o proprietário poderá responder processo judicialmente", destacou.
A ronda noturna acontece três vezes por semana, porém, diariamente, um caminhão da prefeitura percorre as ruas no horário de 7h às 12h e 14h às 19h. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Jatobá do bairro Pedra do Bode, Nº 01.
Ascom PMP
1 comentário
25 de Oct / 2018 às 16h31
Não só Petrolina, como aqui em Juazeiro necessita de ações como essa ,,aqui mesmo onde eu moro no Jardim Vitória tenho vizinho um senhor que tem vários animais como cavalos e jumentos, e o mal cheiro de fezes e urina é insuportável, acredito que a prefeitura deveria tomar uma atitude a esse senhor ,que não existe uma pessoa criar animais no meio da rua pelo amor de Deus quem de direito tome uma atitude quanto essa situação preciso de um mínimo de qualidade de