A Lei da Ficha Limpa é apenas um dos instrumentos para barrar candidaturas indevidas dentro do universo de 28,9 mil registros protocolados no TSE. O mais comum, segundo a Corte, é a ausência de requisito de registro. Foram 1.913 casos como esse. Houve, ainda, três impugnações por abuso de poder, duas delas com recursos em andamento.
Não foram apenas as denúncias contra a Lei da Ficha Limpa que chegaram ao TSE. Nas últimas três semanas, foram apresentadas 6.037 denúncias de infrações eleitorais ao tribunal. Do total, foram noticiadas 3.978 possíveis irregularidades relativas a propagandas eleitorais nas eleições 2018. Em seguida, aparecem denúncias contra crimes eleitorais (735) supostamente cometidos por candidatos.
As infrações foram denunciadas por eleitores por meio do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para que os eleitores atuem como fiscais de candidatos e partidos.
Entre os estados, São Paulo é recordista em denúncias no aplicativo, com um total de 789 registros. O maior colégio eleitoral do país também lidera as denúncias relativas a crimes eleitorais (103). O segundo estado com o maior número de denúncias é Pernambuco: 756 registros. Desses, 564 são referentes a propagandas.
As informações têm o objetivo de facilitar o trabalho de apuração dos TREs e do Ministério Público Eleitoral. Em 2016, seis dias do segundo turno das eleições municipais, o TSE recebeu 61.961 registros de irregularidades pelo aplicativo. Mais de 29 mil foram denúncias sobre irregularidades em propagandas e 10.636 a respeito de crimes eleitorais.
Redação Blog com informações Agencia Brasil
7 comentários
18 de Sep / 2018 às 11h52
Geraldo, este é caso aqui de Juazeiro. Tão dizendo que Davi Lima derrubou a candidatura de Isaac.
18 de Sep / 2018 às 11h54
Davi Lima meu amigo, se cubra porque o texto acima é bem claro quanto a Lei da Ficha Limpa tirou esses corruptos dessa eleição. Aqui em Juazeiro vc conseguiu: Davi contra Golias
18 de Sep / 2018 às 12h07
Davi Lima meu amigo, se cubra porque o texto acima é bem claro quanto a Lei da Ficha Limpa tirou esses corruptos dessa eleição. Aqui em Juazeiro vc conseguiu: Davi contra Golias
18 de Sep / 2018 às 14h31
É O MINIMO QUE SE EXIGE DE UM CANDIDATO A OCUPANTE DE CARGOS PUBLICOS,OU SEJA :TER FICHA LIMPA !SEM ELA,PROIBIDO DEVERIA SER,SE INSCREVER.
18 de Sep / 2018 às 17h11
O David Lima não fez nenhuma lei, e nem aprovou nenhuma lei, porque David Lima não tem poder para isso. A lei da Ficha Limpa foi feita pelo Congresso Nacional e Sancionada pelo Presidente da República, e, consequentemente, executada pelo Poder Judiciário Brasileira. Ninguém, por mais que queira, pode transformar o David Lima em um bode expiatório. "A lei que foi feita para o mendigo é a mesma que foi feita para o Presidente da República. É uma pena, se Issac Carvalho não puder ser candidato a Deputado Federal, seria um bom Deputado se fosse eleito para a Região de Juazeiro e adjacência.
18 de Sep / 2018 às 17h30
Será que foi o David Lima que mandou prender o Lula, e enquadrar o Lula na Lei da Ficha Limpa, cassando a candidatura do Lula? É claro que não. Teve tanta gente importante que até o presente momento tem passado pela malha fina da lei da ficha limpa, e nem o David Lima, e nem ninguém pôde fazer nada, no sentido de barrar as candidaturas. O Pastor dai de Juazeiro, que me passou o nome do ilustre cidadão, é amigo de David Lima, e foi cortado de ser candidato, justamente pela Lei da Ficha Limpa. Para o Pastor foi até bom, que seria, sem dúvida, um boi-de-piranha.
18 de Sep / 2018 às 17h38
Me lembrei do nome da ilustre figura: Pastor Kenaidy Amorim. Esse dançou na Lei da Ficha Limpa, e o David Lima não pôde fazer nada pelo amigo. O Messias Aparecido Rodrigues fez certo em não entrar dessa vez, nessa lagoa para virar boi-de-piranha.