O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, visita, no início da próxima semana, o norte da Bahia. Ele vai cumprir agenda oficial em Juazeiro e Curaçá, onde participará da solenidade de apresentação do Projeto Ararinha na Natureza, que desenvolve ações para a reintrodução da ararinha-azul ao seu habitat histórico. A ave é considerada extinta em ambiente natural desde o ano 2000.
Na segunda-feira (30), em Juazeiro, Edson Duarte participa, de manhã, de reunião no campus da Uneb sobre recomposição vegetal das margens do rio São Francisco. À tarde, comparece à reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, na sede do Sebrae. No início da noite, participa da abertura do II Simpósio do Bioma Caatinga e VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, no Complexo Multieventos da Univasf – Pólo Petrolina/Juazeiro.
Na terça-feira (31), o ministro segue para o município de Curaçá, onde vai se reunir com lideranças comunitárias, representantes da prefeitura e Câmara Municipal e integrantes do Projeto Ararinha na Natureza. O encontro será a partir das 10h, na sede da Fazenda Concórdia, área rural da cidade. Na ocasião, serão discutidas ações que estão sendo tomadas para a reintrodução da ararinha-azul na natureza.
Uma das medidas é a instalação do Centro de Reprodução e Reintrodução que está sendo construído em Curaçá para receber, já no próximo ano, 50 ararinhas-azuis que serão repatriadas da Alemanha para o Brasil. As aves vão ser alojadas no Centro, onde serão preparadas para a soltura. A vinda das ararinhas foi acertada durante recente viagem do ministro à Europa.
Ainda no encontro, será feita uma apresentação do projeto Ararinha na Natureza – o que vem sendo feito, as novas ações e as perspectivas para o futuro. Uma das novidades a serem anunciadas é a integração da iniciativa Unidades de Recuperação de Áreas Degradas (Urad), desenvolvida no semiárido pelo Ministério do Meio Ambiente, ao projeto de reintrodução das ararinhas.
As Urads desenvolvem boas práticas produtivas e tecnologias sociais para convivência com o semiárido. No caso específico do Projeto Ararinha na Natureza, as Urads vão contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região e para a recuperação de áreas degradadas e habitats críticos para o estabelecimento das ararinhas que serão soltas no futuro. Na prática, as unidades vão auxiliar a preparar o ambiente para a reintrodução das ararinhas.
Outros temas que serão tratados no encontro são o Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação da Ararinha-Azul; a estruturação das unidades de conservação do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Juazeiro, que reúne a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha-Azul e o Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-Azul (recém-criadas para abrigar as aves), a APA do Boqueirão da Onça e o Parque Nacional do Boqueirão da Onça; e o programa de voluntariado, que já está fase de implementação e busca envolver a comunidade, em especial os jovens, no projeto de reintrodução das ararinhas.
Serviço:
O quê: Visita do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, a Juazeiro e Curaçá, no norte da Bahia Dias: Segunda-feira (30/07) e terça-feira (31/07)
Contatos: Elmano Augusto, da Ascom do MMA – (61) 2028-1031/1227 e (61) 9-9272-9702
Ascom MMA Elmano Augusto
5 comentários
27 de Jul / 2018 às 15h35
Blá blá blá à parte, o que é que "Coisinha" vai trazer para Juazeiro além de projetos e ideias? Uma proposta: preserve o Rio São Francisco com uma obra marcante. É disso que Juazeiro precisa.
28 de Jul / 2018 às 08h17
Rapaz quem é vivo sempre aparece AAA tá chegando às eleições tá explicado
28 de Jul / 2018 às 08h40
Esse anaCleto me diga o que o PT da panela de Isac, dono do chicote, trouxe pra Juazeiro. ! O que o IRPAA e seus derivados de exportação e caros trazem pras comunidades TB das panelinhas e outras? Enfim, o que os pseudo patas do PT local Regional fazem? Se ver só tem artistas no palco. Edson nunca precisou de vcs, faz política Limpa, denunciou o José Dirceu qdo fazia reuniões do mensalão às escondidas,lá antes de tudo vir a mídia. E vcs aqui na mamata mamando o que sobra de ruim costa e da prefeitura. Igual aos huagros. Se liga. Não diga asneiras .
28 de Jul / 2018 às 08h49
Esse cara tem história, e faz história, independentemente de qualquer coisa. Se tá na ala centro direita, esteve TB na ala da esquerda onde subiu na política e que o estatuto do PV é muito diferente de outros partidos. Um exemplo: Ciro do centro quis apoio da direita, não vogou, está pedindo agora apoio da esquerda. Esquerda essa que teve Temer na Vice, comiam no mesmo cocho. Lula e Dilma e de quebra esses carteirinhas PT sem rumo e direção. todos Corruptos . Mas esse cara aí sabe o que é, e quem é quem, diferente dos daqui, que só sabem comer no cocho da prefeitura e do ruim.
28 de Jul / 2018 às 14h17
O dinheiro e a as obras de preservação do Rio, vão ficar em Pernambuco? A Bahia é o Estado onde o Rio tem sua maior extensão territorial, e Pernambuco é quem vai administrar a revitalização?