Ministro do Meio Ambiente Edson Duarte visitará o norte da Bahia, Juazeiro e Curaça

27 de Jul / 2018 às 13h00 | Variadas

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, visita, no início da próxima semana, o norte da Bahia. Ele vai cumprir agenda oficial em Juazeiro e Curaçá, onde participará da solenidade de apresentação do Projeto Ararinha na Natureza, que desenvolve ações para a reintrodução da ararinha-azul ao seu habitat histórico. A ave é considerada extinta em ambiente natural desde o ano 2000.  

Na segunda-feira (30), em Juazeiro, Edson Duarte participa, de manhã, de reunião no campus da Uneb sobre recomposição vegetal das margens do rio São Francisco. À tarde, comparece à reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, na sede do Sebrae. No início da noite, participa da abertura do II Simpósio do Bioma Caatinga e VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, no Complexo Multieventos da Univasf – Pólo Petrolina/Juazeiro.

Na terça-feira (31), o ministro segue para o município de Curaçá, onde vai se reunir com lideranças comunitárias, representantes da prefeitura e Câmara Municipal e integrantes do Projeto Ararinha na Natureza. O encontro será a partir das 10h, na sede da Fazenda Concórdia, área rural da cidade. Na ocasião, serão discutidas ações que estão sendo tomadas para a reintrodução da ararinha-azul na natureza.

Uma das medidas é a instalação do Centro de Reprodução e Reintrodução que está sendo construído em Curaçá para receber, já no próximo ano, 50 ararinhas-azuis que serão repatriadas da Alemanha para o Brasil. As aves vão ser alojadas no Centro, onde serão preparadas para a soltura. A vinda das ararinhas foi acertada durante recente viagem do ministro à Europa.

Ainda no encontro, será feita uma apresentação do projeto Ararinha na Natureza – o que vem sendo feito, as novas ações e as perspectivas para o futuro. Uma das novidades a serem anunciadas é a integração da iniciativa Unidades de Recuperação de Áreas Degradas (Urad), desenvolvida no semiárido pelo Ministério do Meio Ambiente, ao projeto de reintrodução das ararinhas.

As Urads desenvolvem boas práticas produtivas e tecnologias sociais para convivência com o semiárido. No caso específico do Projeto Ararinha na Natureza, as Urads vão contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região e para a recuperação de áreas degradadas e habitats críticos para o estabelecimento das ararinhas que serão soltas no futuro. Na prática, as unidades vão auxiliar a preparar o ambiente para a reintrodução das ararinhas.

Outros temas que serão tratados no encontro são o Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação da Ararinha-Azul; a estruturação das unidades de conservação do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Juazeiro, que reúne a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha-Azul e o Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-Azul (recém-criadas para abrigar as aves), a APA do Boqueirão da Onça e o Parque Nacional do Boqueirão da Onça; e o programa de voluntariado, que já está fase de implementação e busca envolver a comunidade, em especial os jovens, no projeto de reintrodução das ararinhas.

Serviço:

O quê: Visita do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, a Juazeiro e Curaçá, no norte da Bahia Dias: Segunda-feira (30/07) e terça-feira (31/07)

Contatos: Elmano Augusto, da Ascom do MMA – (61) 2028-1031/1227 e (61) 9-9272-9702

Ascom MMA Elmano Augusto

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.