O vereador Agnaldo Meira (PCdoB), participou nesta quinta-feira (12), de sessão itinerante, promovida pela Comissão de Agricultura, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O encontro solene, realizado no Juá Garden Shopping, integrou o segundo dia de programações da Feira Nacional da Fruticultura Irrigada (FENAGRI), e objetivou promover um debate a respeito das demandas da população local, de produtores e fruticultores da região.
Na ocasião, Meira reiterou a respeito da importância do incentivo a realização de feiras da agricultura familiar, da fruticultura e da caprinovinocultura na região. A Voz dos Trabalhadores ainda pontuou a respeito da falta de políticas públicas e investimentos para a agricultura familiar, e da necessidade urgente da mudança e implementação de novos sistemas de irrigação, que ajudem a reduzir o consumo de água. "A ALBA pode estar discutindo e ampliando esse debate, tanto para a agricultura familiar, quanto para os grandes produtores", afirmou Meira.
LUTA PELA ÁGUA: Preocupado com o acesso a água nas comunidades do Salitre, Meira discutiu a respeito do projeto Eixo Sul, Canal do Sertão, e da necessidade de implantar água pressurizada nas duas margens do rio Salitre. Agnaldo Meira ainda reiterou a respeito da luta pela redução da tarifa de água, cobrada pela Mineração Caraíba, para a agricultura.
"Temos os principais canais de água, com tubulações de 800 milímetros, sendo utilizada apenas 30% do seu potencial. A média do custo de água, na região, chega a 0,12 centavos, o metro cúbico, mas o metro cúbico cobrado pela mineração chega a 0,38 centavos. É um valor exorbitante! A agricultura não deve pagar o preço de tarifa cheia. Precisamos enfrentar essa discussão, para otimizar essa estrutura, que beneficia mais de cem mil pessoas em nossa região", explicou Meira.
A sessão itinerante teve como propositor o deputado estadual Zó e contou com a presença dos deputados Roberto Carlos e Eduardo Sales, todos, membros da Comissão de Agricultura da ALBA. Também estiveram presentes autoridades locais, entidades, colonos, produtores e fruticultores da região.
Ascom Vereador Agnaldo Almeida
2 comentários
12 de Jul / 2018 às 18h39
Esses caras querem pregar discursos que pregaram antes do governo Lula. E qdo este chegou ao poder esses mesmos discursos se acabaram nas rédeas de um falso vaqueiro direitista. Rui Costa se ligou em Bandeira de novo pra livrar dessa turma de PT local regional que só sabem fazer asneiras. Nunca se profissionalizaram em Agronomia, para serem de comissão da agricultura da alba.kkk
12 de Jul / 2018 às 19h25
Só gente boa nessa mesa diretora.