O vereador Agnaldo Meira (PCdoB), participou nesta quinta-feira (12), de sessão itinerante, promovida pela Comissão de Agricultura, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O encontro solene, realizado no Juá Garden Shopping, integrou o segundo dia de programações da Feira Nacional da Fruticultura Irrigada (FENAGRI), e objetivou promover um debate a respeito das demandas da população local, de produtores e fruticultores da região.
Na ocasião, Meira reiterou a respeito da importância do incentivo a realização de feiras da agricultura familiar, da fruticultura e da caprinovinocultura na região. A Voz dos Trabalhadores ainda pontuou a respeito da falta de políticas públicas e investimentos para a agricultura familiar, e da necessidade urgente da mudança e implementação de novos sistemas de irrigação, que ajudem a reduzir o consumo de água. "A ALBA pode estar discutindo e ampliando esse debate, tanto para a agricultura familiar, quanto para os grandes produtores", afirmou Meira.
LUTA PELA ÁGUA: Preocupado com o acesso a água nas comunidades do Salitre, Meira discutiu a respeito do projeto Eixo Sul, Canal do Sertão, e da necessidade de implantar água pressurizada nas duas margens do rio Salitre. Agnaldo Meira ainda reiterou a respeito da luta pela redução da tarifa de água, cobrada pela Mineração Caraíba, para a agricultura.
"Temos os principais canais de água, com tubulações de 800 milímetros, sendo utilizada apenas 30% do seu potencial. A média do custo de água, na região, chega a 0,12 centavos, o metro cúbico, mas o metro cúbico cobrado pela mineração chega a 0,38 centavos. É um valor exorbitante! A agricultura não deve pagar o preço de tarifa cheia. Precisamos enfrentar essa discussão, para otimizar essa estrutura, que beneficia mais de cem mil pessoas em nossa região", explicou Meira.
A sessão itinerante teve como propositor o deputado estadual Zó e contou com a presença dos deputados Roberto Carlos e Eduardo Sales, todos, membros da Comissão de Agricultura da ALBA. Também estiveram presentes autoridades locais, entidades, colonos, produtores e fruticultores da região.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.