Nos últimos dias e em vários estados foi noticiado que o Ministério Público investiga prática de cartel por parte de postos de combustíveis. "Em tempos de judicialização ampla e irrestrita nada mais esperado, afinal a gasolina subiu muito, muito nos últimos meses", avalia rofessor do Departamento de Economia da UFPE, Fernando Dias.
De acordo com o professor esta política da Petrobras é praticamente monopolista na venda de gasolina. "Isto não impede, contudo, que os postos se organizem em carteis e com isso obtenham vantagens indevidas em cima dos consumidores. Isto, porém, não é tão simples de demonstrar. Nas últimas décadas dezenas de ações neste sentido foram tomadas, e poucas chegaram a algum lugar, incluso aí uma CPI no Congresso. O ponto é que é muito difícil demonstrar a existência de um acordo coletivo de combinação de preços, e os dados não ajudam", diz Alvaro.
"Estados, a exemplo de Pernambuco, Bahia e Ceará é evidente que há combinação de preços. Na grande maioria dos municípios pesquisados, particularmente nas capitais, há desvio significativo nos preços ainda que pequeno", conclui o professor.
Redação Blog
8 comentários
19 de May / 2018 às 01h10
HOJE SOMOS UM GRANDE COLETIVO DE BUNDA MOLES, ESTAMOS VENDO O BARCO AFUNDAR, ROUBAREM O PAIS E MATAREM NOSSOS DIREITOS E NÓS CALADINHOS.PQP!!
19 de May / 2018 às 01h13
Saudades de Lula gasolina era 2.30 e gas 22 reais e todos tinham empregos. A esperança eh Lula. Juazeiro eh 90 % Lula??
19 de May / 2018 às 01h37
Culpa de MiShell traidor vendendo Poços de Petróleo para os americanos de GRACA e para os brasileiros carissimo. Coxinhas tao arrependimento mata. Saudades da época de Lula tudo era bom
19 de May / 2018 às 08h28
GERALDO, Tenho ouvido absurdo quanto a não conseguir provar a cartelização de combustível em nossa cidade. Vou fazer só uma observação aos nossos leitores;" toda empresa no seu custo é composta de particularidades e uma delas é a estrutura que pesa nos custos fixos, não se justifica um posto de gasolina de grande porte ter o mesmo percentual de custos de um posto menor. É muito simples como um posto que tem 6 funcionários, com menor quantidade bomba de abastecimento e com movimento menor poder ter o mesmo custo fixo de um com estrutura três vezes maior. todo comercio a diferença de preço.
19 de May / 2018 às 10h04
Hoje será o 5º reajuste diário seguido. Só esta semana, a alta é de 7% nos preços da gasolina. O PT reajustou 3 vezes em 13 anos.
19 de May / 2018 às 10h42
PARA BESTÂNIA LULA ERA MOVIDO A CANA FOI SACANA E ESTA EM CANA......KKKK
19 de May / 2018 às 11h56
Avaaaa, sério? É só andar pela cidade e comparar os preços. Tudo igual! Se isso não for combinado é oq? Coincidência? Ahahahah
19 de May / 2018 às 13h11
Uma dona de casa sabe mais economia que este cidadão. Se em toda a cidade de Juazeiro e Petrolina vc encontra a gasolina com o mesmo preço e não for considerado um acordo entre os donos de postos (cartel), pelo amor de Deus. Também um dos donos de postos de gasolina é parente de um prefeito de 3º mandato que tem por aí.