A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) agradece a observação da leitora Tatiane, e informa que a própria leitora em sua colocação, justificou a mudança da sinalização. De acordo com o Manual de Sinalização Vertical de Regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), na página 39, diz que “O sinal R-1 (Placa de parada obrigatória) deve ser utilizado quando se deseja reforçar ou alterar a regra geral de direito de passagem prevista no art. 29, inciso III, do CTB”.
O Art. 29, inciso III, diz que “quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem: a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela; b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela; c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor”.
Conforme foi divulgado, a mudança se fez necessária para otimizar o fluxo do local. Além do fluxo da Avenida Adolfo Viana ser maior, essa via é um corredor de ônibus.
Ascom CSTT
10 comentários
18 de Apr / 2018 às 06h46
A vira fica a minha pergunta porque as placas aqui nas rotatórias de Juazeiro são invertidas já que quem tá na rotatória tem preferência e fica essas sinalização nos contornos da cidade atrapalhando o trânsito fazendo com o engarrafamento e o cojetionameto cresça cada vez mais
18 de Apr / 2018 às 07h49
Apesar de ainda não ter me acostumado com a mudança, acho que ela seja valida.. Não passo pelo local em horario de pico, mas, creio que não tem problema algum em deixar por um tempo para ver se melhora ou não. Mas o primeiro semaforo logo na descida da ponte deveria ser revisto, pois no horario entre 18 e 19hrs ele causa congestionamento até em Petrolina devido ao grande fluxo de veiculos no horario.
18 de Apr / 2018 às 08h23
Tenho que discordar da CSTT e concordar com a leitora, pois essa justificativa de que o fluxo maior é na Adolfo Viana, não cabe, pois a quantidade de carros que sobem para a orla é infinitamente menor do que no restante da via. O trânsito maior fica até o cruzamento da Adolfo Viana com a Coronel João Evangelista (Rua da 28), a demanda que sobe para a orla é muito menor. Ao invés de ter colocado a placa de PARE na Carmela Dutra, a CSTT deveria colocar uma placa de PARE na Adolfo Viana e uma faixa de pedestres, pois há uma parada de ônibus no lado direito e muitas pessoas transitam por ali.
18 de Apr / 2018 às 09h21
É triste saber que tem pessoas querendo ajudar a tornar o nosso trânsito mais fluido, de acordo com as leis de trânsito, e as pessoas responsáveis para tal ação permaneçam no erro, com justificativas esdrúxulas. Por isso que do outro lado da ponte tudo funciona, diferente daqui. Uma vergonha!
18 de Apr / 2018 às 10h29
Só tem um detalhe, motoristas de Juazeiro não usam nem indicador de direção, imagina saber às leis relativos aos incisos determinados pelo Contran, fica a interrogação, será que a culpa é dos Centros de Formação ou do Ciretran ? A quantidade de habilitados que não conhecem regras nesta cidade é de fazer medo.
18 de Apr / 2018 às 11h45
É por essas e outras que Juazeiro não vai pra frente. Mando e desmando total. Organização zero. Diferente da cidade vizinha. Uma lástima.
18 de Apr / 2018 às 12h51
Verdade! Pelo que eu aprendi na auto e nos códigos de trânsito brasileiro a preferências é de quem vem sempre pela direita e não ao contrário como faz os engenheiros de trânsito daqui de JUAZEIRO. Mais aqui em Juazeiro tudo pode nessa cidade sem governante jogado aos poderes incompetentes dessa administração pública...
18 de Apr / 2018 às 20h00
Hoje presenciei um servidor da CSTT fazendo a contagem de veículos que cruzam as duas vias, bem como na rampa da ponte no Banco do Brasil, porém já sabemos que o fluxo é grande e que precisamos de soluções. Ao que sabemos a preferência é de quem vem pela direita, mesmo sabendo que a Av. Adolfo Viana em maior fluxo, não podemos ALTERAR o código de trânsito, que é de competência do EXECUTIVO FEDERAL. Portanto, uma faixa de pedestre elevada na Av. Carmela Dutra resolveria o problema e já há faixa para pedestre defronte ao Palácio Episcopal.
18 de Apr / 2018 às 20h04
A discursão é de apenas um cruzamento, mas vamos ter um alcance maior e saber que não há sinalização e nem percursos adequados em Juazeiro, que resolvam a mobilidade e que sirvam de novos acessos. Vamos lembrar que utilizamos as BRs 407 e 235 e a BA 210 como avenidas ocasionando congestionamentos em vias que não tem pavimentação, sinalização, iluminação e sem falar que precisam de DUPLICAÇÃO, de VIADUTOS, enfim...sabemos disso e os governantes não.
18 de Apr / 2018 às 20h06
O sinal de trânsito na BR 407 da garagem da São Luis fica aberto por muito tempo ocasionando congestionamentos, colisões dentre outras, no mais o contorno não tem sinalização alguma.