Frustrados nas suas expectativas, após o longo exílio do Egito, os hebreus resolveram construir um “bezerro de ouro”, “um deus que marchasse à sua frente” (Ex. 32, 1), como o único capaz de conduzir o povo pela tortuosa travessia daquele deserto infindo.
Conforme o citado texto bíblico, foi necessária a intervenção do próprio Deus para que o mesmo povo, por conta daquela escolha precipitada, não viesse a degenerar-se, perdendo sua unidade e caindo nas mãos dos inimigos.
Nos anos que se sucederam à primeira guerra mundial, quando uma crise sem precedente se abateu sobre a Europa (espalhando fome, desemprego, falta de perspectiva, desconfiança em relação à classe política), o povo foi à caça de um “bezerro de ouro”, um “salvador” que “marchasse à sua frente”, salvando-o da desolação generalizada. Encontraram logo dois: Mussolini na Itália e Hitler na Alemanha.
O resultado de tal escolha todos nós já conhecemos. Uma política baseada no ódio, no racismo, no xenofobismo, na força do arbítrio, na eliminação do diferente, no desrespeito às minorias, levou o mundo ao pior genocídio de todos os tempos – a segunda guerra mundial, que ceifou a vida de aproximadamente 50 milhões de pessoas.
Situação análoga vem ocorrendo no Brasil. A crise pela qual tem passado o país (crise ética, econômica, política, institucional, etc.) tem feito com que muitos, aqui e agora, também recorram ao seu “bezerro de ouro”, esperando que as coisas tomem outro rumo. Esse "bezerro de ouro" é Jair Bolsonaro.
A engrenagem política, todavia, é mais complexa do que se imagina e não é um “salvador da pátria” que vai mudá-la a toque de mágica, de um momento para outro, como muitos ingenuamente chegam a acreditar. Principalmente quando esse “salvador da pátria” vem revestido do que há de mais abominável, como o ódio, a homofobia, o racismo, o machismo, a misoginia, a apologia à violência, e a intolerância em todos os seus níveis.
José Gonçalves do Nascimento.
[email protected]
16 comentários
17 de Apr / 2018 às 10h44
Talvez ele nao seja o melhor candidato. Mas concerteza o seu TB não é.
17 de Apr / 2018 às 16h21
Esses mesmo cidadãos que hoje criticam Jair messias Bolsonaro,salvo exceção,são os mesmo que elegem e repetem sempre o voto,essa conversa fiada de isentão não convence mais ninguém,É BOM JAIR ACOSTUMANDO,BOLSONARO não é salvador da pátria,ninguém é,mais é o único que após 7 mandatos não tem processos por corrupção,por receber propina,quem vai fazer a campanha é o cidadão honesto,que tá cansado de tanta corrupção,não adianta chororô ou mimimi,nada do que os sabichões e jornalistas esquerdopatas falar vai fazer com que cidadãos honestos desistam!!!!!!
17 de Apr / 2018 às 16h31
Bezerro de ouro falso foi Lula e o PT, que dividiram para conquistar, como manda a cartilha comunista. Falem o que quiserem de Bolsonaro, menos que ele é LADRÃO, CORRUPTO E CONDENADO. É bom JAIR se acostumando. Vamos endireitar esse país.
17 de Apr / 2018 às 16h55
que texto contrario quando se refere a bolsoanro, hein? que distorção de fatos, tudo aquilo que tem de ruim que é a esquerda de fato você pega e joga como se ele fosse isso, canalha mesmo! ex presidente lula, quando foi a israel ele recusou de ver o presidente de israel, o partido comunismo matou mais do que Hitler no passado que também que chamava partido nazista dos trabalhadores, comunismo mata até hoje veja a Venezuela de Hugo chaves no qual é amigo de lula. CANALHA militante do pt...
17 de Apr / 2018 às 17h23
Engraçado é que xingam ele de tudo, só não podem xingá-lo de corruPTo!!!
17 de Apr / 2018 às 21h11
BOLSONARO É CORRUPTO, SIM. SENÃO VEJAMOS: 1)COMO EXPLICAR OS 200 MIL REAIS QUE ELE RECEBEU DA JBS? (DIRÃO QUE ELE DEVOLVEU. DEVOLVEU, NÃO. ENTREGOU AO PARTIDO E, ATO CONTÍNUO, RECEBEU DO PARTIDO OS MESMOS 200 MIL. ISSO É LAVAGEM DE DINHEIRO); 2)COMO EXPLICAR O FATO DE BOLSONARO RECEBER AUXÍLIO-MORADIA, SENDO PROPRIETÁRIO DE IMÓVEL EM BRASÍLIA? 3)COMO EXPLICAR OS MILHÕES DE RECURSOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS QUE BOLSONARO ESTÁ USANDO PARA FAZER CAMPANHA ANTECIPADA? 4)COMO EXPLICAR O TAMANHO DO PATRIMÔNIO DE BOLSONARO E FILHOS, CONFORME LEVANTAMENTO RECENTE DA FOLHA DE SÃO PAULO?
17 de Apr / 2018 às 21h13
CONTINUAÇÃO: BOLSONARO TEM QUASE TRÊS DÉCADAS NA POLÍTICA COMO DEPUTADO PELO RIO DE JANEIRO, E NÃO SE CONHECE NENHUM PROJETO DE RELEVÂNCIA QUE TENHA PARTIDO DELE. ESSE TEMPO TODO FOI PAGO PELOS COFRES PÚBLICOS APENAS PARA ARROTAR BRAVATA E PERSEGUIR DESAFETOS; PREGA O ESTADO MÍNIMO, MAS TEM ELE E A FAMÍLIA INTEIRA MAMANDO NAS TESTAS DO ESTADO. OU SEJA, O ESTADO MÍNIMO VALE APENAS PARA OS OUTROS. PRA ELE E OS SEUS, HAJA ESTADO.
17 de Apr / 2018 às 21h42
Eu desafio você José Gonçalves a provar por meio de vídeos, matérias de jornais IMPARCIAIS ( e não blogs de esquerda ) provar aos leitores desse BLOG onde BOLSONARO faz política de ódio, racismo e xenofobismo. Que começou fazendo essas divisões foi o teu PT que colocou negros contra brancos, nordestinos contra sulistas, gays contra héteros e por assim (ainda) vai...
17 de Apr / 2018 às 22h54
Meu caro ajota, bote sua viola no saco e leve sua cantiga de grilo para outro lugar. Aqui e no resto do Bradil só dá Bolsonaro. E não é de ouro, é de chumbo ;)
18 de Apr / 2018 às 10h19
Texto verdadeiro, transparente e responsável: ilustrado com fatos históricos; cita personagens estrangeiros para exemplificar o personagem brasileiro Bolsonaro, que além do que o texto fala, é também, indelicado, truculento, violento – um perfil apropriado para o ser humano profundamente corrupto. Deve ter fortes amizades com o lago ruim da justiça para não ter virado réu!
18 de Apr / 2018 às 10h27
... José Gonçalves é um ser humano do melhor perfil que qualificação geral: integro; sério; honesto; teólogo; politizado; escritor; poeta popular; democrático; ótimo caráter; personalidade exemplar; extraordinário chefe de família (... ... ...)!... Parabéns, se todas as pessoas do mundo tivesse os valores dele, a vida seria uma a festa de abundância, justiça social e paz!
18 de Apr / 2018 às 21h35
Tá explicado - o cara é cumpadre do Laurenço, militante socialista e assessor com status de secretário kkkk É cada uma. Laurenço você também escreveu cartinha para a Al Jazeera????
19 de Apr / 2018 às 08h37
Quem xingou o autor do texto revelou claramente a natureza fascista de Bolsonaro!... Por issoi que determinadas figuras da direita insistem em usar nome falso!
16 de Apr / 2020 às 02h36
Um ano depois, respondam se este artigo não foi profético? Mas a horda de tolos, e entre eles, muitos neopentecostais, ainda se curvam ao bezerro, que apenas nos fazem sofrer num deserto sem saber o destino que teremos!
16 de Apr / 2020 às 02h39
Um ano depois, respondam se este artigo não foi profético? Mas a horda de tolos, e entre eles, muitos neopentecostais, ainda se curvam ao bezerro, que apenas nos fazem sofrer num deserto sem saber o destino que teremos!
23 de Apr / 2020 às 14h59
Quase uma profecia. Em dois anos constatamos que ele é de fato o bezerro de ouro. Só Deus para nos salvar.