O incêndio que aconteceu nas Lojas de Tecidos HB no centro de Juazeiro deixou evidente a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros dos dois municípios, Juazeiro e Petrolina. O incêndio considerado de grande proporção ocorrido numa lojas de tecidos, atingiu um prédio central e vizinho a outras lojas e revelou mais uma vez a fragilidade do Corpo de Bombeiros e a falta de infraestrutura da corporação.
Este Blog acompanhou a ação e viu o quanto valeram os esforços dos bombeiros, principalmente quando o fogo atingiu andar mais alto do prédio para debelar as chamas. A determinação dos bombeiros superou a falta de infraestrutura da corporação e conseguiram evitar uma tragédia no local.
Em caso de incêndios em um andar alto, visto que Juazeiro e Petrolina já possuem edificios entre 40 e mais de 50 metros não haverá condições de alcançar o local, pois não existe, por exemplo uma escada Magirus, sem falar nas mangueiras.
No ano de 2014 foi aprovada uma lei que desvinculou o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia. Na época a emancipação do Corpo de Bombeiros foi um dos destaques do "Plano de Modernização". O plano foi lançado após a instalação do grupo de trabalho formado para estudar a reestruturação da corporação, que montou reformas estrututurais, disciplinares, éticas e promocionais.
A redação deste Blog solicitou ao Comando do Corpo de Bombeiros informações sobre a ação do combate ao incêndio que aconteceu hoje, dia 6, no centro de Juazeiro.
Redação blog
6 comentários
06 de Apr / 2018 às 22h29
Gente a determinação e força de vontade dos guerreiros do fogo foi e é motivo de orgulho para nos. JUAZEIRO tinha um carro com a referida escada (magirus), que foi solicitada na capital e não mas retornou. Quanto a estrutura, a nossa cidade não possui HIDRANTES e parece que os gestores não estão ligando muito. Outra coisa que vejo é a falta de fiscalização para cumprimento de medidas de seguranças não só para os logistas, mas também para clientes. E dentre elas é a contratação de Bombeiros Civis em estabelecimentos privados, em conformidade das leis e das próprias ITs do CBMBA.
07 de Apr / 2018 às 08h07
Prezado Geraldo, isto mesmo que a região vive. Determinados e Valentes os homens bombeiros. Mas infelizmente o Governo sempre omisso com a estrutura e serviços. Precisa urgente de um debate poderia ter acontecido um desastre ainda maior e nossas autoridades caladas.
07 de Apr / 2018 às 08h44
CORRETA A MATÉRIA, " TRANCAM-SE AS PORTAS DEPOIS DE ARROMBADA " .
07 de Apr / 2018 às 08h47
Verdade, pude ver de mais perto, houve muito esforço do profissionais bombeiros, do Saae e Exército, porém pouca extrutura dos carros e materiais ,para um incêndio de alta proporções, se Deus nos livre de um incêndio deste nível em um prédio mais alto e com pessoas dentro ,morrem todos, os profissionais que lá estavam fizeram o impossível diante da falta de extrutura.
07 de Apr / 2018 às 11h43
Mesmo sem os equipamentos necessários, por irresponsabilidade do Governo do Estado, os Guerreiros do Corpo de Bombeiros merece todo aplauso. Os caras são nota 10.
07 de Apr / 2018 às 13h26
Vamos bater palmas prá esses guerreiros (a), pois fazem o quê pode largando a todo o tempo o seu suor. Cadê o governo do Estado pra dar condições de trabalho a esses guerreiros quê tem mau um alojamento diguino, quê quem fez foi a agrovale!!