Eleições
Em sinal de consolidação de aliança, Lula e Alckmin têm novo encontro em SP
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador paulista Geraldo Alckmin se reuniram na noite de sexta-feira (11), em São Paulo. O encontro, revelado pelo jornal ‘Folha de S.Paulo’ e confirmado pela CNN, aconteceu na casa do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). Na avaliação de aliados do petista, representa a consolidação da aliança com vistas ao Palácio do Planalto.
À CNN, pessoas que participaram do encontro disseram que o movimento para que Alckmin seja vice-presidente na chapa de Lula está concretizado —independentemente do partido que o ex-tucano escolher para se filiar...
CNN / foto: reproduçãoMourão confirma que não será vice de Bolsonaro e que concorrerá ao Senado
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) confirmou nesta sexta-feira (11/2) que disputará o cargo de senador pelo Rio Grande do Sul, estado onde nasceu. Consequentemente, não estará na chapa de tentativa de reeleição de Bolsonaro este ano. A declaração foi dada a jornalistas na saída do Palácio da Alvorada.
O general usava uma máscara com a bandeira do Rio Grande do Sul e foi questionado se o símbolo era um indicativo de que concorreria ao Senado pelo estado. "Lógico né", respondeu...
Correio Braziliense / foto: Marcos Correa/PRPesquisa Ipespe: Lula tem 43% e Bolsonaro, 25%; Moro e Ciro empatam com 8%
A nova pesquisa Ipespe para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta sexta-feira (11), indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto na pesquisa estimulada com 43%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 25%. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) empatam em 3º lugar, com 8%.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), vem em 4º lugar, com 3% das intenções de voto. Depois, aparecem Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), empatados com 1%. Os nomes de Rodrigo Pacheco (PSD), Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe d’Avila (Novo) não pontuaram...
CNN / foto: reproduçãoSupremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar limites de propagandas eleitorais
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na quinta-feira (10) se mantém os limites impostos pela legislação à propaganda eleitoral paga em jornais, seja em versão impressa ou nas páginas das publicações na internet.
O primeiro a votar foi Luiz Fux, relator do caso e atual presidente do Supremo. O ministro fez uma defesa do jornalismo profissional e se manifestou a favor da retirada das restrições aos jornais...
Agencia BrasilMourão diz que Braga Netto é capacitado para ser novo vice
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, avaliou em entrevista à CNN nesta quarta-feira (9) que o general Walter Braga Netto, ministro da Defesa, seria “uma pessoa extremamente capacitada para ser o novo vice-presidente junto com Bolsonaro”.
Apesar de ressaltar que a escolha do vice ainda não foi cravada pelo presidente da República, Mourão também destacou que Braga Netto “tem um excelente relacionamento” com Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que, em sua visão, o vice deve levar em consideração “a composição política” e a “confiança daquele que é cabeça da chapa”...
CNN / foto: reproduçãoTRE-BA realiza primeira coletiva sobre Eleições 2022
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, nesta quarta-feira (9), a primeira coletiva de imprensa sobre as Eleições Gerais 2022. Os jornalistas foram recebidos pelo presidente do Regional, desembargador Roberto Frank, em encontro na sede do órgão, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Na pauta, assuntos como: balanço de títulos cancelados na Bahia e os meios criados pelo TRE-BA para atender os cidadãos baianos até o fechamento do cadastro eleitoral que acontece em 4 de maio. ..
Redação redeGNTSE aprova pedido de fusão de DEM e PSL e permite criação do União Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade o pedido de fusão do DEM e PSL, para formar o União Brasil. O relator do processo na Corte é o ministro Edson Fachin, que votou de maneira favorável à integração dos partidos.
Em seu voto, Fachin afirmou ter verificado o cumprimento de todos os requisitos necessários para que a fusão fosse aprovada...
O GloboOnze ministros devem deixar o governo até o final de março
O presidente Jair Bolsonaro disse que vai mudar parte do seu ministério por causa das eleições de outubro. Pelo menos 11 ministros deixarão os cargos para concorrer no pleito. De acordo com o chefe do Executivo, as alterações serão oficializadas no Diário Oficial da União de 31 de março.
"Temos previsto, no momento, 11 ministros para disputar eleições. Obviamente, teremos ministérios-tampão. Não tem nada discutido com ninguém (sobre quem assumirá), para evitar ciumeira. Dia 31 de março tem um pacotão: 11 saem e 11 entram. Da minha parte vocês só vão saber via Diário Oficial da União", disse ontem à imprensa, em Porto Velho, onde se encontrou com o presidente peruano, Pedro Castillo...
Correio BraziliensePodemos faz ato de apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho ao Governo de Pernambuco
Na próxima segunda-feira (7) o Podemos Pernambuco anuncia formalmente o apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (DEM) ao Governo de Pernambuco. O evento será realizado no Mar Hotel, no Recife, a partir das 14h30, e contará com a presença da deputada federal, e presidente nacional da sigla, Renata Abreu e do deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente da legenda no estado, além de parlamentares federais e estaduais.
Na ocasião, o Podemos ainda fará a filiação de prefeitos e vice-prefeitos. Também será dada a posse do Diretório Mulher no Estado. ..
Da Redação RedeGNApesar da suspensão do atendimento presencial o primeiro título pode ser solicitado de forma virtual
Eleitores que vão votar pela primeira vez em 2022 podem tirar o título sem sair de casa. Mesmo com a suspensão do atendimento presencial, os serviços eleitorais, a exemplo do alistamento, permanecem disponíveis por meio do site do TRE baiano www.tre-ba.jus.br e aplicativos da Justiça Eleitoral.
Para solicitar a primeira via do documento, os cidadãos poderão contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE). ..
TRE BahiaMesmo sem biometria, eleitor poderá votar em 2022
É falsa a afirmação de que será exigido cadastro de biometria para votar nas eleições gerais de 2022. Publicações com variações dessa mensagem têm sido divulgadas por perfis no Twitter, no Facebook e também por WhatsApp, sugerindo a existência de um “complô” do TSE com a mídia tradicional para ocultar essa informação dos apoiadores do atual presidente, impedindo que votem por sua reeleição.
As postagens alertam que em 4 de maio se encerraria o suposto prazo para registrar a biometria. A data, na verdade, se refere ao prazo para regularizar o título de eleitor...
CNN / foto: reprodução-TSECandidatos às eleições de 2022 têm um desafio: conquistar jovens eleitores
Eles querem mais proximidade com causas e estão descontentes com os políticos do país, demonstrando elevada desconfiança nos partidos políticos. É o que mostra um estudo divulgado hoje pela Luminate, uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade da representatividade cívica nas democracias.
A pesquisa foi feita em parceria com as pesquisadoras da USP Esther Solano e Camila Rocha...
Redação redeGN com informações USPEleições 2022: resolução reafirma cotas de gênero para registro de candidaturas
Partidos, candidatas e candidatos que pretendem participar das Eleições Gerais de 2022, programadas para o dia 2 de outubro, devem ficar atentos às regras e aos prazos relativos ao registro das candidaturas, previstos na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.609/2019.
A norma trata também do julgamento dos pedidos de registro de candidaturas...
redação redeGN com informações TSEPropaganda no rádio e na TV começa em 24 de agosto e terá duração de 35 dias
O calendário para propaganda eleitoral no rádio e na televisão foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A publicidade nas concessões públicas terá início no dia 24 de agosto, com duração de 35 dias, encerrando em 29 de setembro. Em 2022, as eleições serão realizadas em 2 de outubro, primeiro domingo do mês.
Em caso de segundo turno, a previsão para ocorrer é no dia 30 do mesmo mês...
Redação redeGNBolsonaro sanciona Orçamento com fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões
O presidente Jair Bolsonaro sancionou o fundo eleitoral de 2022 com um valor de R$ 4,9 bilhões para o fundo eleitoral, recursos que serão distribuídos entre partidos para serem utilizados nas eleições. A sanção foi publicada nesta segunda-feira (24) (no Diário Oficial da União (DOU).
Bolsonaro também manteve no Orçamento as emendas de relator, que permitem o chamado orçamento secreto, instrumento pelo qual o Executivo destina verbas a pedido de parlamentares, sem que eles sejam identificados...
O Globo Foto IlustrativaMandato único: discussão sobre fim da reeleição é bem aceita por parlamentares
Em todo ano de eleição, a história se repete: os candidatos a um cargo do Executivo — seja ele prefeito, governador ou presidente da República — prometem que, se eleitos, não irão disputar a reeleição.
Há quem vá mais longe e prometa que vai propor o fim da possibilidade de reeleição, como fez o presidente Jair Bolsonaro (PL) quando ainda estava em campanha em 2018. Na época, ele disse que proporia um mandato único, começando pelo seu governo...
Correio BrazilienseEleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento
Os eleitores terão até o dia 4 de maio para regularizar o cadastro ou tirar o seu primeiro título de eleitor e conseguir participar da votação deste ano. Na data, 151 dias antes do pleito, vence também o prazo para transferência do local de votação e revisão de qualquer informação constante do Cadastro Eleitoral, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Após fim do recesso, o Fórum Eleitoral em Juazeiro está realizando atendimento. A REDEGN obteve a informação que para o atendimento o eleitor recebe uma senha presencialmente. A apresentação da carteira de vacinação é obrigatória...
Redação redegn Foto Ney Vital - arquivoConfira o calendário oficial aprovado pelo TSE para eleições de 2022
Com o começo do ano em que haverá eleições, inicia-se uma sucessão de etapas e procedimentos que culminarão na eleição de 2 de outubro, data do primeiro turno, quando milhões de brasileiros devem ir às urnas para a escolha de presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
Pelo calendário oficial aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno ocorre em 30 de outubro, caso nenhum dos candidatos a presidente alcance a maioria absoluta dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). O mesmo ocorre nas disputas para o cargo de governador...
Agência Brasil / foto: Marcelo Camargo-Agência BrasilTSE comprará mais de 170 mil urnas eletrônicas por R$ 1,179 bilhão
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que a empresa Positivo Tecnologia venceu mais uma licitação para o fornecimento de urnas eletrônicas. Trata-se de um contrato de R$ 1,179 bilhão para a compra de até 176 mil equipamentos.
O valor supera os cerca de R$ 800 milhões por 180 mil urnas de uma licitação anterior, vencida pela Positivo em julho de 2020 – esses primeiros equipamentos encontram-se em produção e deverão ser utilizados já nas eleições gerais de 2022...
Agencia BrasilJustiça Eleitoral apresenta novo modelo de urna eletrônica para as eleições de 2022
A Justiça Eleitoral apresentou, nesta segunda-feira (13), o novo modelo de urna eletrônica, que será usado pelo primeira vez nas eleições de 2022. Ela será mais moderna, mais segura e trará novos recursos de acessibilidade, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O equipamento foi apresentado em Manaus, durante visita do presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso, a uma fábrica de urnas eletrônicas na capital...
G1 / foto: reprodução/TSEPré-candidato à presidência, Sergio Moro visita Recife neste sábado (05)
Uma das quatro capitais brasileiras escolhidas, sendo a primeira do Nordeste, Recife receberá no próximo dia 5 a visita do ex-ministro da Justiça Sergio Moro para o lançamento de seu livro Contra o Sistema da Corrupção, evento que acontecerá no Teatro RioMar, às 18h.
Tendo dito, em 2016, que não se via “ainda como um político verdadeiro”, hoje Moro aparece como aposta do Podemos para a corrida pela Presidência da República em 2022, pontuando em 3º lugar nas pesquisas eleitorai. ..
Redação redeGN Foto IlustrativaApós dois anos sem partido, Bolsonaro se filia ao PL, nona legenda da carreira política
O presidente Jair Bolsonaro se filiou na manhã desta terça-feira (30) ao Partido Liberal. A cerimônia de filiação aconteceu na sede do partido em Brasília e contou com a presença do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e de integrantes do governo.
Bolsonaro foi eleito presidente pelo PSL em 2018 e deixou o partido em 2019, em meio a divergências com a cúpula da legenda. Na ocasião, chegou a articular a criação de um novo partido, a Aliança Pelo Brasil, que não passou da fase de coleta de assinaturas...
G1 Foto Reprodução YouTube