Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

A insônia. Uma madrugada sem dormir não vem sozinha

Antiga letra de Chico Buarque revela o estilo de vida do genial compositor: “Eu faço samba e amor até mais tarde e tenho muito sono de manhã”. A minha inspiração para música está tão distante daquela do letrista quanto o planeta Terra de Marte.

No mais, concordamos no capítulo do sono quando o dia clareia. Cresci ouvindo os mais velhos a falarem o chavão de que se deve dormir pouco, pois haverá toda a eternidade para tanto. Acreditei nisso até a segunda ou terceira insônia. Bom para quem não consegue fechar os olhos à noite é dormir pela manhã...

Espaço do Leitor: Educação municipal a beira de um colapso.

Sabe aquele dia em que você acorda e diz: “Chega de silêncio, chega de tanto esperar”!

Há alguns dias em que um formigueiro começou a me atiçar com o pensamento de que algo a mais precisa ser dito sobre a Educação Municipal de Juazeiro. Sim, mais, porque algumas colegas de profissão já iniciaram essa discussão e nada mudou até então, pelo contrário, ficaram figurinhas marcadas “pelas chefias”...

João do Rio: o fascínio pelas ruas e dicas de como se fazer reportagem

Há exatos cem anos, no dia 23 de junho de 1921, o jornalista carioca Paulo Barreto resolveu sair mais cedo da redação de seu jornal A Pátria, que ele havia fundado há menos de um ano.

Ele, que saía normalmente depois das 3 horas da manhã daquele matutino inovador no cenário do Rio de Janeiro, que inoculava ares de modernidade na vetusta cena jornalística local, pegou o paletó e o chapéu às 10 horas da noite e tomou um táxi. O destino era seu palacete na Avenida Vieira Souto, em Ipanema...

Opinião: Raul Seixas-"Os homens passam, as músicas ficam"

Estudante de psicologia, filosofia, ator, compositor, músico e escritor, nascido em uma família de classe média na Bahia em 28/6/1945, o canceriano Raul Santos Seixas, também conhecido com Raulzito, está cada vez mais vivo.

Raul, que misturou influências do rock"n"roll, de Elvis Presley com a batida de Luiz Gonzaga o rei do baião, gravou seu primeiro disco Raulzito e os Panteras em 1967, aos 22 anos, porém o retorno só veio com o lançamento da música Ouro de Tolo, em 1973. Em toda sua carreira, lançou mais de 20 discos...

Morador solicita manutenção corretiva junto ao SAAE

Fomos procurados por proprietários de imóveis localizados na Rua Edgar Bandeira e José Severo Lins, localizadas no bairro Pedra do Lord, solicitando intervenção junto ao SAAE da cidade de Juazeiro/Ba, para realização da manutenção corretiva conforme evidenciado nas fotos em anexo.

Foram abertos vários chamados para manutenção, sendo enviado a equipe que informou aos moradores que não é de responsabilidade do SAAE essa manutenção, informação desencontrada, tendo em vista que é cobrado o valor da taxa de esgoto na conta dos moradores.  ..

Artigo – Às margens do Velho Chico

Em meio de tantas notícias desagradáveis dos últimos tempos, que entristecem e deprimem, seja pela perda de alguns entes queridos ou pelas dores e sequelas causadas por um certo vírus maldito, nada mais sugestivo e acolhedor do que me dirigir ao recolhimento ao longo de alguns dias, respirando a pureza do ar que enriquece a vida rural, e me deliciando com a beleza do canto dos pássaros.

E, em complemento de tudo isso, nada mais encantador do que a contemplação diária de um idoso de 520 anos de idade que passa à minha frente, e desfila pujante e altaneiro, exibindo beleza e riqueza, força e energia, para o deleite de quantos queiram bater palmas ao seu eterno poder. Então, palmas para: O VELHO CHICO!..

INCIVILIDADE? NÃO. UM ATO DEMOCRÁTICO E ORDEIRO PELA VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES.

Professores de Lagoa Grande encaminharam texto a Rede GN com pedido de publicação refutando colocações feitas por vereadores do município em relação à manifestação realizada pela categoria no aniversário da cidade. Confira:

É com muita indignação que alguns professores efetivos da Rede Municipal de Lagoa Grande ouviram o posicionamento de 03 vereadores da Casa Zeferino Nunes. O posicionamento dos vereadores chama bastante atenção, tendo em vista que desrespeita uma categoria que realizou um manifesto pacífico e ordeiro no dia do aniversário da cidade com o objetivo de sensibilizar os Poderes Executivo e Legislativo para a causa dos Precatórios do FUNDEF...

Artigo - Com mais de meio milhão de mortos por Covid, afinal, o que os brasileiros precisam?

Recentemente, o Brasil ultrapassou a marca de mais de meio milhão de mortos pelo advento da Covid 19, a pandemia do século, que atingiu toda a humanidade. Frente a tais números, não há o que ser comemorado, mas, sem dúvidas, existe o que ser aprendido.

Nesse momento, apuram-se responsabilidades, infrações, crimes, culpados...a população lota as ruas em manifestos calorosos pacíficos ou até violentos demonstrando insatisfação política pela falta da vacina, enquanto que identificamos o proveito do momento para jogos políticos. E, me pergunto: Em que momento discutir sobre as próximas eleições foi mais importante que unir forças de entidades e gestores políticos pela vacinação efetiva de mais brasileiros?..

Cidadão denuncia onda de assaltos em rodovia baiana na área urbana de Juazeiro (BA)

Em e-mail a Rede GN o cidadão Ítalo Ferreira denuncia onda de assalto na BA-210 e cobra a obra de duplicação da citada rodovia anunciada recentemente pelo governador Rui Costa. Confira:

A realidade nua e crua do cidadão pagador de impostos em JUAZEIRO-BA...

A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS É UM CRIME CONTRA A PÁTRIA

Não é a primeira vez que tentam enganar e espalhar mentiras para legitimar a privatização da Eletrobrás. A proposta de privatização da Eletrobrás, a maior empresa de energia da América Latina, construída ao longo de 70 anos, por muitas gerações de brasileiros, fere de forma irremediável, os mais altos interesses da população.

Entregar esse patrimônio essencial e estratégico às mãos de grupos estrangeiros é abrir mão da nossa soberania e do nosso desenvolvimento, com consequências desastrosas para o Brasil e para os brasileiros. É um crime contra a nossa pátria!..

Artigo: João, Pedro e Antônio, os donos do arraiá

Celebração criada pelas tradições populares da igreja católica, a festividade junina é a soma de várias tradições de diversos países, que montam um painel cultural no nordeste do Brasil, a partir de um recorte de muitas culturas, conforme já explicamos aqui, anteriormente.  

A quadrilha de origem francesa, as bandeirolas de Portugal, os fogos e balões da cultura oriental, as guloseimas das culinárias africana e indígena, a sanfona que nasce da soma do fole escocês com a gaita, a zabumba dos tambores africanos e o triângulo inserido no forró por Luiz Gonzaga...

Espaço Leitor

"O rosto de Luiz Gonzaga em seu busto encoberto por uma máscara, parece verter lágrimas", escreve jornalista Magno Martins

Rumo ao Sertão, dei uma entradinha, há pouco, em Caruaru. Saí de coração dilacerado. Em pleno São João, festa curtida por milhares de turistas, bati de frente com um cenário de cidade fantasma. Comércio fechado, ruas desertas. O rosto de Luiz Gonzaga em seu busto encoberto por uma máscara, parecia verter lágrimas. A única lembrança do dia junino, antes fervilhante, estava nas estações de rádio tocando forrós saudosos.

Minha alma sentiu a profunda dor do trauma, da minha tristeza. Também pudera, fui presença assídua, todos os anos, no São João de Caruaru, uma das minhas cidades paixões. Sou, com orgulho e vaidade, Cidadão Honorário da terra de Vitalino. ..

Artigo: alegria que traz "O São João"

Eu sou nordestina, natural da Bahia, e com muita satisfação quero partilhar com vocês sobre a "alegria do São João". Sim, chega a ser engraçado o sentido duplo que pode ter essa expressão, pois pode ser tratada a alegria das festividades da cultura do país ou ainda, a alegria tão marcante da vida desse santo para a história da nossa fé e salvação. Assim sendo, peço licença para unir as duas alegrias em uma só: São João.

Quem foi esse rapaz? O que ele fez para ser tão importante? Que significado tem a sua vida e qual a alegria que ele nos trouxe? Bem, vamos lá! Quando começa o mês de junho, tudo muda em nosso coração nordestino. É algo que se compara à expectativa de um acontecimento importante, muito especial. As cores mudam, a decoração das casas, das ruas e até mesmo de cidades inteiras. E por que tudo isso? Para esperar "o São João"!..

Leitor cobra providências para combater "guerras de fogos de artifícios na avenida Flaviano Guimarães e ruas adjacentes

Primeiro lugar não quero me identificar por medo de represálias... Os moradores da Avenida Flaviano Guimarães e ruas adjacentes têm sofrido com as guerras de bombas que estão sendo promovidas desde o dia de Santo Antônio.

São inúmeros adolescentes correndo rua acima e rua abaixo, até altas horas da madrugada (se domingo para segunda foram até às 4h) colocando em perigo pessoas, casas e carros que estão estacionados na ruas. ..

Artigo - Aspectos importantes da reforma administrativa

*Josemar Santana

Esperada desde o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), anunciada na posse do primeiro governo de Lula (1º/1/2003) como sendo necessária ao desenvolvimento do país, entre outras reformas, a exemplo da Previdência, da Tributária, da Política e da Eleitoral, ultrapassou os governos Lula/Dilma/Temer e somente no atual governo do presidente Bolsonaro a Reforma da Previdência foi aprovada e agora, pela PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 32/2020, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados a proposta de Reforma Administrativa...

Pai de aluno cobra reforma em colégio estadual de Poço de Fora em Curaçá (BA)

Nesta terça-feira, 22 de junho, trago uma preocupação para alunos e pais de alunos que estão prestes a iniciar os estudos no ensino médio, antigo segundo grau.

O Colégio Estadual Getúlio Vargas, no distrito de Poço de Fora, atualmente extensão do Manoel Novaes, na sede do município, se tornou num ambiente insalubre, está prestes a desabar, caso não tenha uma intervenção por parte do governo do estado da Bahia, através da secretaria estadual de educação...

Auxílio Emergencial Já-Uma novela da Fome, acusa coletivo de trabalhadores do setor cultural

O coletivo de trabalhadores do setor cultural que tem se mobilizado em torno da instituição de um Auxilio Emergencial para os fazedores e fazedoras de cultura de Juazeiro recebeu com muita indignação a publicação do decreto Nº 1.441/2021 que regulamenta a lei que institui o auxilio emergencial Afonso Conselheiro. 

A falta de transparência e ausência completa de dialogo com o segmento cultural na construção do decreto, evidenciou absurdo desconhecimento da diversidade e da realidade sociocultural presente na Cidade...

Espaço Leitor

Espaço do leitor: Os Rendimentos das aplicações do IPJ e o canto de um Pardal

O Sr. Marcus Onildo, diretor-presidente do Instituto de Previdência de Juazeiro- IPJ, publicou uma matéria no Site do IPJ informando o bom rendimento das aplicações do Instituto entre os meses de janeiro a abril de 2021 no valor de 2,1 milhões de reais. Sem dúvida nenhuma, este é um motivo de grande alegria, pois, o cenário econômico está muito volátil e as aplicações precisam ser bem direcionadas.

No entanto, ele afirma que isso se deve as “medidas tomadas pela atual gestão que realocou os valores para aplicações mais seguras e rentáveis”, mas tal afirmação não reflete toda verdade, os expressivos rendimentos o qual ele “se vangloria” não iniciou nesta gestão e sim ano passado. Meu sogro sempre afirma para quem se vangloria: “Passarinho que canta demais caga no ninho”...

Espaço do Leitor: Vacinas para os caminhoneiros. Sesau esclarece

Temos vivido tempos muito difíceis, a pandemia de COVID 19 encontrou um país com um sistema de saúde fragilizado, falo pelo meu país pois é aqui que vivo.

Sempre tivemos um serviço de saúde onde sempre nos faltou um atendimento de qualidade, muitas vezes morremos pela deficiência da assistência que nos é prestada...

Artigo - O que é isso, Presidente?

No amplo universo de simpatizantes ou apoiadores do atual Presidente – para cujas posições tenho democrático respeito -, são muitos os fidelizados de maneira tão absoluta que não admitem qualquer restrição às suas mais absurdas atitudes, particularmente quando não reconhece a importância da vacina ou não refreia o seu descontrolado ímpeto verbal. A interrogação do presente título, certamente causará natural e compreensível inquietação. Mas, aqui não se inventa nada, falamos à luz dos fatos, e a ilustração retrata bem o que se segue.

É recorrente dizer, mas qualquer tema que se escolha para uma breve reflexão semanal, sempre terá alguma ligação direta ou indireta com o problema nacional de grande dimensão, aquele que aflige e mexe com a vida de todo cidadão neste País: a PANDEMIA. Naturalmente, seria estafante reiterar os detalhes e motivos ligados ao retardamento pelo Governo das decisões que deveriam ter sido mais ágeis nas providências iniciais para habilitar as primeiras vacinas, ou inútil ao criar sofismas humorísticos ingênuos de que a vacina transforma as pessoas em jacaré. Obviamente que se tivesse tido uma visão menos individualista e mais abrangente no interesse coletivo, muitas vidas poderiam ter sido poupadas dentre essas 500 mil...! Mas, na verdade, faltou o que chamamos de sabedoria para gerenciamento de crise, e aí estamos vendo no que deu...

Os negros são gigantes nas trilhas, nos ritmos e versos da música brasileira

A influência dos negros na cultura brasileira sempre se conectou com a  música,ritmos,sabores e religiosidade. Historicamente, o negro vem a ser, apesar das vicissitudes que enfrenta, um dos componentes mais criativos no cenário da cultura brasileira e aquele que, junto com os índigenas, mais singulariza o nosso povo. Ser negro no Brasil não é fácil, ainda mais em tempos atuais em que as agressões racistas  se multiplicam em todas as esferas sociais.

Falando de arte, reverenciamos o Brasil mestiço em nome de Pixinguinha, Cartola, Zé Kéti, Lupicínio  Rodrigues, João do Vale, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Tim Maia, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Jorge Benjor, Gilberto Gil, e tantos outros...

Emanuel Andrade-jornalista e professor Uneb

Artigo - Sobre o Projeto de Lei de Improbidade Administrativa

Por Dr Marcelo Válio

Imoral, ilegal e vergonhosa a aprovação da urgência pela Câmara dos Deputados para votar as mudanças na Lei de Improbidade Administrativa, bem como a efetiva aprovação do respectivo Projeto de Lei pela mesma casa legislativa...