Outros Destaques

prev
next

Política

prev
next

Espaço do Leitor

Artigo - Agronegócio brasileiro é importante para o G20 reduzir a fome no mundo

Será importante que avancem, já em 2025, as ações da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada na Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro, no final de 2024. O encontro, sob a presidência do Brasil, ganhou significado ímpar na história do grupo, ao abordar um dos desafios mais críticos da humanidade: a segurança alimentar.

A expectativa é de que a iniciativa, proposta por nosso país, protagonista global do agro, tenha êxito, de modo que seja possível avançar de modo expressivo nessa agenda até 2030...

O medo de envelhecer em um país que está ficando velho - Por Pastor Teobaldo

O aumento da população idosa no Brasil, impulsionado pelo crescimento da expectativa de vida, paradoxalmente, intensifica o medo da velhice no país. Essa apreensão é alimentada por uma série de fatores interligados, que vão desde a fragilidade das políticas públicas até a desvalorização dos idosos na sociedade. A falta de políticas públicas eficazes, especialmente no que tange à seguridade social e à saúde, é um dos principais catalisadores desse medo. A incerteza quanto ao futuro da Previdência Social, somada à insuficiência dos benefícios e à precariedade do atendimento médico, gera uma profunda insegurança nos brasileiros que se aproximam da terceira idade.

A dificuldade de acesso à saúde de qualidade, com a falta de leitos, a demora no atendimento e a carência de profissionais especializados, é outro fator que contribui para o medo da velhice. A rede do SUS, apesar de seus avanços, ainda enfrenta desafios significativos para atender à crescente demanda da população idosa. A desvalorização dos idosos na sociedade, com a falta de oportunidades de participação social e o isolamento, também é um fator importante a ser considerado. A solidão e a falta de reconhecimento podem ter um impacto negativo na qualidade de vida dos idosos, contribuindo para o medo e a angústia em relação ao envelhecimento...

Por Pastor Teobaldo - Pastor evangélico há 30 anos, com formação em Teologia, Psicanálise Clínica, E

Espaço do Leitor: Alagamento faz década na Rua da Liberdade, bairro Alto do Alencar em Juazeiro-Bahia

Venho mais uma vez relatar e pedir ajuda do Blog para que chegue às autoridades competentes a fim de que possam fazer alguma coisa por nós.

Não aguentamos passar por isso todo ano...

Morador do Centro de Juazeiro questiona "vaga exclusiva" de empresário na porta dos comércio e pede fiscalização da SEMAURB E AMTT

Na tarde desta sexta-feira (7) um morador da Rua Floriano Peixoto, no Centro de Juazeiro, denunciou que após a extinção da Zona Azul, comerciantes têm criado vagas exclusivas no asfalto, nas portas dos seus comércios, para estacionarem seus veículos. Segundo ele, a ocupação das vagas por moradores e populares tem irritado funcionários das lojas, que chegam a ser rudes com quem tenta estacionar. Veja o relato:

"Com a extinção da zona azul surgiu uma nova modalidade na cidade, a zona exclusiva do empresário, comerciantes que se acham no direito de criar na porta de seus comércios, literalmente no asfalto, vagas exclusiva para sua frota de veículos, e ainda por cima funcionários mal orientados destratam moradores e populares quando a gente ocupa essas vagas. Hoje por volta das 13 h um funcionário deste comércio quase me agride por conta desta tal vaga "privativa". Conto com uma melhor fiscalização dos órgãos competentes, SEMAURB E AMTT pois essa não é a primeira situação, desde o governo passado outros casos vem acontecendo", disse.
 ..

Redação RedeGN/Espaço do Leitor/Foto: Reprodução WhatsApp

Artigo: O estado subterrâneo da guerra

Não pensem que este escriba perdeu as estribeiras. Mas o mundo vive um estado de guerra. A afirmação leva em consideração não apenas as guerras que se travam na arena das mortes, entre elas, o duelo de Rússia e Ucrânia, de Israel versus palestinos ou os conflitos entre Azerbaijão e Armênia. Abriga as batalhas de bastidores, que se operam por meio de estratégias indiretas, ferramentas já usadas no passado e que se mostram eficientes para equilibrar o sistema de forças do planeta. Afinal, não interessa a Xi Jinping, a Putin ou a Trump destruir fisicamente seus adversários com armas que devastariam a vida no planeta.

Explico o que se entende por estratégia indireta, pinçando o pensamento de celebrados formuladores de guerra. O que eles têm a nos ensinar?..

Espaço Leitor

Moradora do bairro Alto da Maravilha denuncia falta de vacinas e descaso de funcionários do posto de saúde

Uma moradora do bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro, denúncia atraso de vacinas para a faixa etária de cinco e seis meses de idade. Ela conta que o neto está desde o mês de dezembro sem receber as doses.

Ainda na denúncia, ela reclama dos funcionários do posto e diz que "para conseguir fazer qualquer coisa lá é com muita briga". Confira a denúncia da moradora, que pede fiscalização por parte da atual gestão...

Redação RedeGN

Moradores da Rua Padre Flávio, bairro São Geraldo voltam a reclamar de "esgoto a céu aberto"

Moradores da Rua Padre Flávio, bairro São Geraldo voltam a reclamar de "esgoto a céu aberto". Ilan Ribeiro do Vale,  morador da Rua Padre Flávio, no bairro São Geraldo diz que os moradorres "estão sofrendo com um entupimennto na rede de esgoto no início da rua que faz ligação com a Avenida  Edgard Chastinet, o esgoto está retornando pois antes do entupimennto tem um Lava-Jato e essa água enche a rede indo para casa da vizinha e esse esgoto está descendo pela rua que moro, e um cheiro horrível vizinho, o mesmo já pediu apoio do SAAE e várias vezes e até agora não foi resolvido". 

De acordo com Ilan o Problema voltou faz 1 mês. "Fizemos reclamação e nada só dizem que devemos esperar pois a demanda é grande", finaliza Ilan
 ..

Espaço Leitor

Espaço do Leitor: Uma rua chamada Agapanto

À primeira vista,o nome Agapanto soa bastantes estranho aos ouvidos de quem não sabe do que se trata,contudo,para para acabar com esta duvida,esclareço:

Agapanto é o nome de uma Flor,seu nome significa,’Flor do Amor’,originaria da Africa,no Brasil ela floresce em outubro,no Equador em Junho,nos EUA em dezembro...

Artigo - Comida mais cara: como a alta dos alimentos pesa no bolso dos mais pobres e amplia a desigualdade

Nos últimos meses, a disparada dos preços dos alimentos tem impactado diretamente o orçamento das famílias brasileiras, sobretudo as de baixa renda.

De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação dos alimentos fechou 2024 com alta de 8,23%, revertendo a tendência de queda registrada no ano anterior...

Artigo - Entre a negligência e as respostas da natureza em tempos de chuva

Enquanto se pensa em  desenvolvimento e não em bem viver, o lucro estará sempre à frente da razão e a natureza  será apenas um recurso a ser explorado pelo capital.

Se não se respeita os limites da natureza, porquê razão ela respeitará aqueles que tentam destrui-la e ocupar o seu lugar?..

Artigo - Sob os grilhões da Nova Ku Klux Klan

As imagens de brasileiros algemados e amarrados pelos tornozelos com correntes me trouxeram lembranças de filmes estadunidenses que retratam negros sendo torturados e mortos após inúmeras surras dadas por brancos invasores de terras no Mississippi.

Você deve se recordar de cordas com corpos negros pendurados pelos pescoços, enquanto homens e mulheres seguram Bíblias em suas mãos...

Artigo - Conjuntura econômica e seus reflexos no mercado de trabalho brasileiro em 2025

O ano de 2025 chega com a expectativa de uma economia brasileira em fase de ajustes e com avanços em áreas estratégicas.

O Brasil ainda enfrenta desafios macroeconômicos como inflação persistente, altas taxas de juros e necessidade de atração de investimentos externos para fortalecer setores como tecnologia, agronegócio, mineração, bancário e bens de consumo...

Espaço do Leitor: Respeito ao outro. Pela dor ou pelo amor.

..

Espaço do Leitor: Juazeiro e a cultura da invasão de terras.

Prezado Geraldo e leitores do Blog, 

Conta-se nos quatro cantos do município de Juazeiro, que a história de ocupação urbana desta cidade se deu, dentre outros processos, a partir de uma fazenda pertencente a uma viúva que, sem herdeiros, decidiu doar para a diocese local, toda a sua propriedade, ora rural...

Artigo: Caetanear o que há de bom

No show com Maria Bethânia, há um mês, Caetano Veloso interpretou o louvor Deus Cuida de Mim, do pastor Kleber Lucas, que diz:
“Eu preciso aprender um pouco aqui
Preciso aprender um pouco ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque Ele é quem cuida de mim.”

O que mais chamou a atenção não foi a escolha do louvor, mas o comentário de Caetano sobre o “crescimento das igrejas evangélicas”. A frase soou desconexa e sem desenvolvimento, deixando dúvida sobre se era uma crítica, elogio ou mera observação. Talvez, se tivesse sido contextualizada, houvesse maior empatia por parte do público — ou talvez não...

Espaço Leitor

Artigo: os sertões e a sabedoria do pássaro João de Barro em tempos de chuvas

Amigas e amigos, nunca mais escrevi um texto, vou ver se sai um hoje, tenho que retomar essa atividade. É que tenho andado muito envolvido com a fazenda e, principalmente agora que choveu, aumenta a atividade com plantação de milho, abóbora, moringa, capim etc etc. E eu gosto de botar a mão na massa mesmo.

Bem, mas vamos ao texto, que na verdade eu nem sei como nominar esse assunto, poderia ser sabedoria da natureza, crendice popular, curiosidades do sertão, sei lá, eu vou chamar simplesmente de coisas do sertão. ..

Espaço Leitor

"Davos, eu e você: Tudo a ver?" - Por Pastor Teobaldo

O Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, não representa o povo pobre do planeta, mas sim os poderosos conglomerados corporativos globais. Nele, reúnem-se os mais ricos e influentes do mundo para debater caminhos viáveis para a economia global, mesclando a tudo isso menções sobre as políticas que visem minimizar a pobreza e a exclusão social. Na prática, porém, sempre priorizam a proteção ao capital e celebram a economia de mercado, mesmo em detrimento do social.

Davos representa um microcosmo das desigualdades globais e dos debates sobre o futuro da Economia. Entretanto, Davos contribui significativamente para uma reviravolta na opinião pública pela reação através do debate inverso - e este voltado para as prementes questões abordadas pelo Fórum Social Mundial. Mas, por conta desse embate ideológico, ambos se veem obrigados a debater aspectos que envolvem o outro. Enquanto um aponta para o desenvolvimento com responsabilidade social, o outro defende a valorização das empresas geradoras de empregos, porém com sustentabilidade. ..

Por Pastor Teobaldo - Foto divulgação World Economic Forum/Valeriano Di Domenico - Fotos públicas

Espaço do Leitor: Nota de repúdio ao processo seletivo da secretaria municipal de educação de Juazeiro. Prefeitura responde

Eu, Carlos Wendel, cidadão juazeirense, concurseiro, candidato ao cargo de Agente de Segurança Escolar, no concurso público municipal de Juazeiro de edital de n 03/2024 datado em 19.07.2024 venho através deste renomado blog prestar a minha indignação ao prefeito de Juazeiro o Sr. Andrei Gonçalves por ter lançado o edital do processo seletivo (pss) de número 001 de 17 de janeiro de 2025 para contração de servidores permanentes (de carreira) da educação, pelo regime de Reda; cometendo o mesmo erro da ex-prefeita a Sra. Suzana ramos que passou quase todo seu mandato praticando esse tipo de contrato inconstitucional de servidores permanentes.

Levando o ministério público a intervenção nesta prática ilegal, através do inquérito civil n 003.9.110777/2017 resultando em um(Tac) termo de ajuste de conduta de n 02/2023 entre o ministério público e o município de Juazeiro, obrigando o município regularizar esses contratos irregulares, fazendo o concurso público em concordância com a constituição federal e que proibiu (como consta na cláusula sexta do Tac supracitado) o mesmo em abrir esses processos seletivos, após o lançamento do edital do concurso que foi publicado em 19 de julho de 2024 de número 03/2024...

Morador da Comunidade Angical está indignado com a Coelba

Geraldo, nós moradores da  comunidade de Angical, Distrito de Abóbora, estamos indignados com o descaso da empresa NEOENERGIA-COELBA. Estamos a mais de 24 horas sem energia, nem vou falar nos transtornos porque todos já sabem.

Tem sido recorrente as interrupções sempre que chove acontece, estamos cansados de abrir chamado para poda de árvores que estão tocando a fiação e eles nunca apareceram...

EXISTIRMOS, A QUE SERÁ QUE SE DESTINA?

Não consigo fazer uma introdução para o que eu penso em escrever. Só sei que é por demais pesaroso começar uma segunda feira com uma faixa de luto estendida na sacada do prédio de seu local de trabalho.

Parece tudo muito confuso, inexplicável, emocionalmente aflitivo para nossa condição humana...

Juazeiro: "manifesto minha insatisfação em relação à constante falta de água no povoado Jua. Peço atenção das autoridades"

Juazeiro: "manifesto minha insatisfação em relação à constante falta de água no povoado Jua"Esse apelo é pra Prefeitura Municipal e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Confira

Venho por meio desta manifestar minha insatisfação em relação à constante falta de água no povoado Jua. Foi acordado que a distribuição de água seria realizada a cada três dias em cada localidade. No entanto, essa programação não está sendo cumprida, gerando transtornos para os moradores...

Espaço Leitor

Leitor faz alerta sobre placas soltas na área central de Juazeiro (BA)

Em mensagem ao e-mail da Rede GN um leitor que pediu reservas em relação à sua identidade faz alerta sobre o risco que os condutores de veículos estão enfrentando ao passarem por placas soltas no centro da cidade.

As placas de ferro estão por sobre um enorme bueiro na Avenida Raul Alves, em frente ao pontilhão que dá acesso à avenida Santos Dumont...