Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Espaço do Leitor: Troca de lâmpada.

 
Olá Geraldo,
 
Nós moradores do Jardim Vitória solicitamos do setor de iluminação da prefeitura a substituição de uma lâmpada que está queimada causando uma escuridão e insegurança para os pedestres. Este poste está localizado na esquina com a rua do Lírio (atrás do SINSERP). Faço saber também que já foi feita uma solicitação através do telefone da SESP 3612-5411 por parte de uma moradora, porém depois de mais de uma semana nada foi feito. Neste poste é necessário colocar uma proteção, pois o mesmo está desprotegido da chuva fazendo com que a lâmpada queime mais rápido.
 
Leonardo Dantas - Morador do bairro
..

FALTA DE ILUMINAÇÃO NO BAIRRO ITABERABA

 
Olá Geraldo! 
 
Como sempre tenho dito aos meus próximos, seu blog é motivo de orgulho para nós, residentes e usuários dos benefícios do Vale.
 
Estou me pronunciando desta vez, para reclamar sobre a falta de iluminação na Travessa da rua 13 no bairro Itaberaba, onde, através do seu blog conseguimos êxito em outras reclamações. 
 
À noite é quase impossível de se enxergar alguma coisa nesta rua. Só tem um poste, e este por sua vez com a lâmpada quebrada. Sim, quebrada. Um ermo horrível, a gente (os moradores) fica com medo de sair ou de chegar em horários acima das 22:00. Não tirei fotos justamente porque não há como tirar sem iluminação. Já liguei várias vezes para a Secretaria de serviços públicos (SESP), anotei números de protocolo e não obtive nenhum benefício. Fui ao escritório da SESP que fica no distrito industrial onde a pessoa que me atendeu prometeu (como nas ligações) que estaria colocando na programação, a reposição da lâmpada no dia seguinte (Quinta feira) e até agora nada. Esta minha luta já tem mais de dois meses, e ninguém se manifesta.
 
Eu só acho que a SESP não precisa deixar que os problemas cheguem até o seu blog para que sejam cumpridas as suas obrigações. 
 
Bom, espero que agora o nosso problema se resolva, porque não tem graça nenhuma observar que em todas as nossas contas de energia nos deparamos com a taxa de iluminação pública bem nítida em meio as cobranças da nota, e viver num breu que causa arrepios.
 
Muito obrigado Geraldo, que Deus nos abençoe e nos livre de todos os males.
 
Valquírio Fernandes
..

Imagem Ilustrativa da Internet

ARTIGO - EPA HEI..! MINHA MÃE IANSÃ!

É a saudação a Iansã (orixá feminino iorubano dos ventos e tempestades). Defensora contra raios e tormentas. Também chamada por Oyá, deusa do rio Oyá (Niger).

“Mangueira seu cenário é uma beleza, que a natureza criou!” Minha Mangueira (Verde e Rosa) é campeã de 2016 na Marquês de Sapucaí. Última a desfilar na segunda feira de carnaval, às 05h e não tirei os olhos da TV na fé em Santa Bárbara (Iansã), sensual, valente, mulher do incestuoso Xangô, este, também orixá jeje-nagô, senhor rei dos astros que domina os raios; deus do trovão, filho de Iemanjá, sempre saudado com a expressão Kawo Kabiesile! Suas vestes são o vermelho e branco. Orixá da justiça e do dinheiro, sendo 4ª - feira o seu dia votivo; sincretiza-se com São Jerônimo...

COM MEDO DA DENGUE

Geraldo,

As fotos retratam a situação aqui é na rua da Caixa no bairro João XXIII...

ARTIGO – A CONVIVÊNCIA COM OS EXTREMOS

Quando o noticiário diário dá conta de que o Sul do país se afoga sob tantas chuvas e enchentes, é praxe o desabafo no Nordeste: “uns com tanto e outros com tão pouco”, referindo-se às históricas secas no nosso querido semiárido, o que, felizmente, não acontece agora face às abundantes chuvas, ultimamente. Também se ouve sobre os contrastes de temperaturas no mundo que atingem até 58º graus abaixo de zero – na China, recentemente –, enquanto por aqui temos o Rio de Janeiro com 40º graus acima e sensação térmica de quase 50º! 

De outra parte, enquanto técnicos, engenheiros e arquitetos, ambientalistas e administradores públicos queimam as pestanas para dotarem as cidades de estruturas adequadas a uma vida de conforto para as populações que nelas habitam, em alguns recantos do mundo infestados pelo ódio e pelas guerras, edifícios, parques, monumentos culturais, palácios e tantas outras relíquias que marcam a história de cada povo, são destruídos com estúpida violência pela insanidade de governos que matam sem piedade o seu próprio povo para manter o poder. Um doloroso exemplo dessa tragédia vem ocorrendo na guerra civil da Síria, onde 250 mil sírios já morreram e outros 76.000 já enfrentaram a morte nos mares em precaríssimas embarcações, em busca de um espaço em outros rincões do mundo para viverem...!..

CANÇÃO PARA BEATRIZ

Toda vez que vejo

Sua tez em fotografia..

Artigo - Os rios São Francisco e Tietê – descem subindo

O milagre do interior de São Paulo é o rio Tietê e o milagre do Nordeste brasileiro é o rio São Francisco. O Velho Chico, como carinhosamente o chamamos, tem 2.814 quilômetros de extensão, nasce lá em baixo, no Sudeste e desce subindo para o Nordeste brasileiro, com destino a Alagoas, cortando os Estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, até chegar ao Oceano Atlântico, depois de drenar uma área de aproximadamente 641.000 km². É a vida e o mais importante curso d´água do Nordeste brasileiro. O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroelétricas, ajudando no abastecimento do país.

Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com 1.371 kms de extensão, entre Pirapora (MG), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico. Esse transporte fluvial no Velho Chico é outra coisa que hoje enfrenta muitas dificuldades. Esse trecho navegável apresenta condições bastante distintas, entre o período de estiagem e o de cheia...

FAMÍLIA PEDE AJUDA PARA ENCONTRAR PARENTE DO CEARÁ QUE SUMIU EM PETROLINA

Geraldo,

Me chamo Pâmela Bruna, moro em Horizonte - CE, e venho por meio desta menagem lhe pedir ajuda, pois este rapaz, se chama Fernando Pontes Lima, é meu primo que está desaparecido desde o dia 29 de janeiro de 2016. Não temos notícias concretas de seu paradeiro, apenas uma informação de que ele comprou no mesmo dia uma passagem com destino a Petrolina - PE...

EU PENSO ASSIM... EM SEIS, GANHOU UM

Se a gente for analisar o desempenho do time da JUAZEIRENSE no início deste campeonato, poderíamos até dizer que os resultados dos dois jogos, perdendo em Salvador para o Bahia, com um jogador a menos, pela maior parte do tempo, por 3 x 2 e ainda algumas reclamações contra a arbitragem. Se fizermos uma análise sabe o resultado do último jogo, 5ª feira, 11, contra o Fluminense de Feira de Santana que vem de uma longa preparação e manutenção do elenco, o placar de 0 x 0, não foi decepcionante, ao contrário, muito proveitoso, pois ganhamos um ponto fora de casa, (que casa?).

Com resultados dessas duas partidas iniciais, torna-se necessário, uma reflexão aprofundada, uma análise muito técnica sobre o desempenho da equipe que mesmo com as considerações que apresento aqui sobre os dois jogos cumpridos pelo “CANCÃO”, está claro que os dois jogos restantes pela primeira fase de classificação, domingo, 21, aqui (aqui?) contra o FEIRENSE e no dia 28, a JUAZEIRENSE vai jogar lá no estádio LOMANTO JR, contra o VITÓRIA DA CONQUISTA, que dia 10, empatou com o E.C. VITÓRIA da capital em 1 x 1, são partidas importantíssimas, pensando na classificação. É bom lembrar que a maratona continua. Já neste domingo, 14/02, às 19:30h, o time de Roberto Carlos volta à campo, em Senhor do Bonfim, estreando na COPA NORDESTE, enfrentando o CONFIANÇA de Sergipe...

Herbet Mouze

Espaço do Leitor: Morador reclama de capina feita nos contornos da BR-407 e no Parque Lagoa de Calú

Vive-se um momento em que se fala muito em preservação ambiental, são palestras, seminários, vídeo conferências, etc., mas nada do que se ouve é vivenciado na prática...

Artigo: Dominguinhos 75 anos: o mestre da sanfona e sons, das paixões e amores, do silêncio e da solidão

"Que saudade matadeira eu sinto no meu peito. Faço tudo para esquecer, mas não tem jeito."Este é um dos muitos versos que Dominguinhos cantou e tocou com sua sanfona, transformando-a em um instrumento da saudade, sentimento que persiste no coração de todos nós que convivemos com o cantor, compositor e instrumentista.

Hoje 12 de fevereiro se fisicamente estivesse entre nós Dominguinhos completaria 75 anos.

Hoje convidado que fui para participar de Programas de Rádio na região do Vale do São Francisco destaquei a genialidade, simplicidade, humildade do mestre Dominguinhos. Em especial a gratidão que o discípulo tinha por Luiz Gonzaga.

Destaquei dois filmes que fala sobre vida e obra de Dominguinhos: primeiro o documentário "O milagre de Santa Luzia" (2008), de Sergio Roizenblit, no qual o instrumentista viaja pelo Brasil para mostrar as diferentes formas regionais de se tocar sanfona e os principais sanfoneiros do país.

E aquele que mais me toca: O longa metragem webserie "+Dominghinhos". Neste filme é mostrado “Um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, seu refinamento musical, sua universalidade".

Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples.

Aos 6 anos, José Domingos de Morais, O Dominguinhos ganhou a primeira sanfona do pai, o mestre Chicão. Aos 8, já se apresentava com os irmãos, Morais e Valdomiro, em feiras livres e portas de hotel de Garanhuns-Pernambuco, onde nasceu em 12 fevereiro de 1941.

Dominguinhos foi nome dado por Luiz Gonzaga, com quem gravou, em 1957, Moça de Feira. “O menino chegou de um ambiente diferente e começou a viver num mundo glamourizado. Mas foi sempre na dele, sempre com esse jeitão sertanejo”, diz Gilberto Gil no primeiro episódio da web série +Dominguinhos.

A riqueza dessa história levou os músicos Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian a promover encontros entre o sanfoneiro e parceiros, antigos e jovens que tocam e contam histórias vividas nos palcos da vida.

Em uma delas, Giberto Gil lembra do tour do álbum Refazenda (1975), em que viajaram juntos mais de 20 mil quilômetros. Em certo momento, Dominguinhos pergunta: “Isso é reggae, é?”. Quando o amigo responde que sim, ele rebate: “Que reggae nada, isso aí é um xotezinho sem-vergonha”.

Dominguinhos conseguiu inovar a arte do mestre!

Antes de começar a luta contra o câncer que o submeteria a uma injustiça do destino vivida em um quarto do Hospital Sírio Libanês, convalescendo na dor física e da alma que sofria Dominguinhos recebeu uma equipe de jovens cineastas. Estavam ali para colocar a água do Rio São Francisco em uma garrafa. Ou, se fosse preciso, em duas.

Ao lado de Djavan, Dominguinhos chorou. Estava visivelmente abatido pela doença, mais magro do que em outras cenas, e parecia sentir as próprias notas em dobro. "Seu Domingos" tirou a água dos olhos e pediu a Djavan um favor com uma humildade de estraçalhar os técnicos do estúdio. "Se você tivesse trazido seu violão, eu ia pedir pra tocar uma música pra mim".

Quando a música aparece, ela vem em turbilhão. Um Dominguinhos de cabeça baixa, de pé, à frente de um grupo, tocando sua sanfona como se estivesse em transe. De olhos fechados, transpassa dedos uns sobre os outros como se tivessem vida própria, como se nem dos comandos do cérebro precisassem.

No documentário é o próprio músico quem narra sua história: o pai que já tocava na roça, lembra de sua sanfoninha de 8 baixos e do primeiro grupo que formou com dois irmãos no Nordeste, quando tinha 8 anos.

Conta das brincadeiras e dos passatempos. "Eu não matava nem passarinho, por pena." A mãe, alagoana filha de índios como o pai, teve 16 filhos, muitos dos quais "iam morrendo" e sendo enterrados em caixõezinhos que o pai já construía como um especialista.

Seus olhos se enchiam de água depressa, sobretudo depois que ele começou seu tratamento contra o câncer. Em uma noite, deixou o quarto do hospital com seu chapéu de vaqueiro, apertou o botão do elevador e fez o nome do pai.

Momento de emoção no filme quando Dominguinhos chega ao teatro no qual a Orquestra Jazz Sinfônica o esperava e sentou-se para tocar De Volta pro Aconchego. Quando sentiu os arranjos sinfônicos atravessando seu peito, não se conteve e chorou uma lágrima graúda, como se soubesse que, ali, era a hora de se despedir.

Levantou a cabeça, tirou o chapéu e chorou...

Por Ney Vital-Jornalista ..

OS PREFEITURÁVEIS E OS DESPREFEITURÁVEIS DO GRUPO ISAAC CARVALHO, EM JUAZEIRO-BA

Leitor, vamo que vamo de português: O correto é “Ao que parece, ao que se parece ou ao que se parece ser?”. Bela resposta, amigo, gostei que gostei: Tanto faz como tanto fezes. Mas, o que parecia tornou-se realidade escrutínea: Iniciou-se a fogo e ferro o cenário político. Delineiam-se os postulantes ao cobiçadíssimo, por que será que será? Cargo de PREFEITO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA.

Como já tinha me dado a honra de, recentemente, analisar um a um os pré-candidatos a prefeito pela oposição, agora chegou que chegou, de mansinho nem pensar, a vez de analisar unzinho a unzinho, os pré-candidatos aliados ao prefeito Isaac Carvalho. De cara, agradeço de coração a permissão concedida pelo meu generoso leitor, gostaria de dizer que as análises são parte meramente do que penso, acho, deduzo, tenho na telha...

ARTIGO - DESABAFO: QUANTO CUSTA O SOFRIMENTO? QUEREMOS UMA SOLUÇÃO DO ASSASSINATO DA GAROTA BEATRIZ.

por Valterlino Pimentel

Por muitos dias, eu optei por permanecer calado. Talvez numa tentativa de obter uma resposta da polícia quanto a elucidação do crime bárbaro da garota Beatriz que repercutiu em todos Brasil, ou evitando que mais feridas fossem abertas, vivenciei e ainda vivo o inferno de diversas declarações absurdas de formadores de opinião que ao invés de confortarem a família, abrem mais feridas...

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do João Paulo II relata abandono das quadras do bairro, veja:

Através de e-mail enviado à redação do blog, o leitor Dirlei Ribeiro, morador do João Paulo II, reclama da falta de cuidado com as quadras poliesportivas daquele bairro. Segundo ele, na localidade há quatro quadras, porém, apenas uma está com condições de uso. Veja abaixo na íntegra:

"Venho através deste, apelar as autoridades competentes para que seja feito os reparos nas quadras poliesportivas do bairro João Paulo II. No bairro temos quatro quadras, porém das quatro apenas uma está em condição de uso, as demais estão com problemas de iluminação muita sujeira e muito mato crescendo ao redor.

Gostaria que ao menos, nos fosse dado algum tipo de explicação porque não está havendo reparo na iluminação das quadras. Aproveito também para falar do asfalto da Av. Manoel Borges, que fica entre o João Paulo II e o Parque Residencial, as obras tinham sido iniciadas, e já estavam praticamente em fase final, só estava faltando a massa asfáltica, porém a última etapa a ser feita nem foi iniciada e o piche que colocaram lá já se desgastou, com isso terá que ser feito tudo novamente do ponto inicial. ..

TRANSFERÊNCIAS FEDERAIS ULTRAPASSARAM OS R$ 270 MILHÕES DE REAIS EM 2015

Podem acreditar que Juazeiro recebeu do governo federal, mais de R$ 270 milhões de reais no ano de 2015, superando Petrolina e Caruaru, cidades mais populosas e na Bahia só ficou atrás de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Parabéns Juazeiro!..

FUTURA RUA OSVALDO BENEVIDES NO BAIRRO ALTO DA ALIANÇA ESTÁ RECEBENDO POSTEAÇÃO

Geraldo José,

A futura Rua Osvaldo Benevides, localizada no Bairro Alto da Aliança, está recebendo posteação. Estamos gratos ao ser atendidos com mais uma reivindicação para o setor de fornecimento de energia da nossa comunidade. Com esta ação cerca de 50 famílias serão beneficiadas, saindo da situação de risco, e assim da clandestinidade...

TERRENO BALDIO INCOMODA NO BAIRRO GERCINO COELHO EM PETROLINA

Em tempos de zika, chikungunya e dengue nem mesmo à distância os pais conseguem ter sossego. Vejam a mensagem do leitor da cidade baiana de Saúde, cuja filha residente em Petrolina:

Geraldo José!..

MORADOR AGRADECE DESOBSTRUÇÃO DA REDE DE ESGOTOS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Nesta quinta-feira (11), o Blog divulgou reclamação do leitor Merles (veja aqui), morador do bairro Santo Antônio, sobre o entupimento da rede de esgotos desde o último sábado na rua Getúlio Vargas. No final da tarde o problema foi sanado e o munícipe retornou a este noticioso para agradecer. Confira:

Agradeço pelo alcance do blog. O entupimento da rede de esgoto da Rua Getúlio Vargas no Bairro Santo Antônio em Juazeiro BAHIA acaba de ser resolvido...

POPULAÇÃO CONTRIBUI PARA ALAGAMENTOS EM JUAZEIRO

 
Geraldo, 
 
Estive passando nesta última quarta-feira, dia 10/02/2016, nas proximidades do canal que liga os bairros Alto do Alencar e Alto do Cruzeiro, e me deparei com esta cena de descaso total da população, que não zela do meio ambiente e que em geral cobra da prefeitura a limpeza do canal.
 
É importante lembrar que a prefeitura vem executando serviços de limpeza do referido canal com certa frequência. No entanto, a população não tem feito a parte que lhe compete, e continua jogando lixos e objetos como sofás, cadeiras, etc, às margens do canal, de modo que durante as chuvas esse material impede a passagem das águas, o que causa transbordamento e consequente alagamento das ruas, prejudicando a própria população.
 
Fica portanto a minha indignação com a cultura equivocada daqueles que não zelam do ambiente em que vivem, mas que são os primeiros a cobrar atitude do poder público.

Política é uma via de mão dupla, e não há como ser bom administrador público sem a colaboração do povo.
 
David Cardoso Neto - Comunitário do bairro Castelo Branco
..

Saneamento de Sobradinho engole carros na cidade

Não é de hoje que o saneamento de Sobradinho é um problema principalmente no centro (Vila São Joaquim). O atual prefeito Luiz Vicente começou o fazer o saneamento de algumas quadras que ainda não tinha saneamento e começou errado primeiro com canos pequenos não apropriados para o saneamento, e para completar com uma estrutura mal feita que vem mostrando os erros na obra engolindo carros, caminhão do lixo, ônibus etc. podendo causar um grave acidente. As fotos mostram alguns dos carros que foram praticamente engolidos até mesmo o caminhão do lixo que presta serviço a prefeitura. Todos os carros são engolidos justamente onde foram colocados os canos do saneamento, alguma coisa tem que ser feita antes que cause um grave acidente.

Ricardo Freire..

Espaço do Leitor: Morador reclama de esgoto estourado na Rua Getúlio Vargas, bairro Santo Antônio

Olá Geraldo,

Venho aqui demonstrar minha indignação com os responsáveis pelo sistema de esgoto da cidade de Juazeiro Bahia. Desde sábado aqui no Bairro Santo Antonio na Rua Getúlio Vargas, houve um entupimento da rede de esgoto e começou a vazar para a rua e com isso estamos sofrendo com muriçocas e baratas, sem contar o mau cheiro. Alguns moradores não podem deixar a porta de casa aberta porque não aguentam o mau cheiro do esgoto. Houve várias tentativas de contato com o SAAE, mas sem sucesso. Espero que o caso seja elucidado o mais rápido possível.  ..

ARTIGO: O avanço das bicicletas no Brasil e no mundo

Hoje, no Brasil, são mais de 60 milhões de bicicletas — metade usadas pela população para ir ao trabalho. Segundo a pesquisa Origem e Destino do metrô, aplicada na Região Metropolitana de São Paulo, o uso desse tipo de deslocamento aumentou 18% entre 1997 e 2008. 22% das viagens de bicicleta têm por motivo o alto custo da condução e 57%, a pequena distância da viagem.

Maiores reféns do trânsito, as grandes capitais já recebem algumas iniciativas. Por exemplo, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo contam com o sistema de aluguel de bicicleta – Bike Rio e Ciclo Sampa – resultado da parceria entre as prefeituras e bancos. O projeto vem atraindo um grande número de adeptos. No Rio, a iniciativa aumentou o número de postos e bicicletas para atender a demanda...