Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

CSTT diz que intensificará fiscalização nos calçadões da cidade

Hoje (09) o Blog Geraldo José postou o relato da leitora Ana Paula Dias referente ao constante tráfego de bicicletas nos calçadões no centro de Juazeiro. A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) entrou em contato com a nossa redação e orientou os ciclistas a não usarem as vias dos calçadões para deslocamento e que as fiscalizações serão intensificadas.

Confira a nota da CSTT sobre o assunto na íntegra! " A leitora Ana Paula Dias tem razão. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o tráfego de bicicletas em calçadas e passeio é proibido. O inciso I do artigo 68 do CTB orienta que ao passar por calçadas e faixa, o ciclista deve desmontar da bicicleta. O artigo 255 preconiza ainda que essa é uma infração média,  e passível de multa. Muitos ciclistas que insistem em trafegar pelos calçadões da cidade já foram autuados, mas infelizmente, insistem nessa infração. A CSTT irá intensificar a fiscalização nos calçadões para tentar inibir esse tipo de contravenção"...

Espaço do Leitor: Ciclistas no calçadão.

Geraldo Tudo bem?

Meu querido, gostaria de  utilizar seu meio de comunicação para cobrar das autoridades competentes um esclarecimento para uma situação que me chama atenção aqui em Juazeiro. São os ciclistas no calçadão, transitam tranquilamente e muitas vezes somos obrigados a driblar para não esbarrar em um deles e acabar sendo atropelado, pois muitas vezes encontramos alguns em altas velocidades. Ora, se é um meio de transporte, uma vez ao atravessar o calçadão (acredito eu, fechado para melhorar a vida dos pedestres), não deveria ser empurrando a bicicleta? ..

POEMA HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - EXPLOSÃO


Um dia quis a dor
Alojar-se em meu coração. 
Ela tentou, se maquiou,
Insistiu, reagiu, e conseguiu!
A dor que parecia maior 
Que o meu poema,
A dor, como um ardor,
Como verdade serena,
Sim, ela veio e se aconchegou,
E dominou os meus dias,
E cantou, sorriu, limpou-me
As lágrimas, as chagas,
Cuidou de mim,
Para sempre está ali,
Como uma confissão,
E por mais que eu acredite
Em conspiração, a dor não!
Ela é presente, onipotente,
Não me faz doente, 
Pelo contrário, me faz forte,
E mesmo que me perca na vida,
E me ganhe sem medida, a morte,
Não importa se vazio eu esteja,
Ou até cheio, derramado, imerso,
Que a minha pena ou condenação,
Antes de qualquer crime seja,
A alma repleta de versos,
Como num atentado, explosão!

* Paulo Carvalho – jornalista, poeta e escritor.  ..

MULHERES PARABÉNS!

Parabéns à todas as MULHERES por mais um dia, afinal todos os dias são dessas guerreiras...

Analisando todo esse contexto atual, que compreende essa incansável e legitima luta das mulheres por seus direitos, e sobretudo por RESPEITO, eu vejo o seguinte: Nós vivemos infelizmente numa sociedade totalmente violenta sob todos os aspectos...

AMAR DE VERDADE UMA MULHER

(Maurício Dias)

Amar de verdade..

ESPAÇO DO LEITOR: MORADOR DO ELDORADO EM JUAZEIRO COBRA DO SAAE REPAROS E DESENTUPIMENTO DOS ESGOTOS

Em contato via e-mail com o blog do Geraldo José, o leitor Jean Lima, pede ao SAAE reparos na rede de esgotos do bairro Eldorado em Juazeiro. Veja abaixo, o texto na íntegra:..

QUESITO “FORA, TEMER”: NOTA DEZ!!!

Leitor, curioso e saudoso leitor, saudades de vosmecê. Volto tascando de cara uma pergunta: Vosmecê assistiu o apoteótico desfile das escolas de samba do grupo especial de Brasília? Hum...não? Pois foi aqui ó, na orelha. Governantes, empresários, otoridades, de tipos todos. Aconteceu no Brasilódromo e o ápice se deu com o cortejo do Bloco dos Golpistas Temerosos. Cortejo exótico saindo do Palácio do Jaburu, passando pelo Palácio da Alvorada, Senado, Câmara Federal e descambando na Esplanada dos Ministérios. Sem delonguismos por que o texto tem mais o que fazer, o júri popular, meu irmãozinho, deitou e rolou nos usurpadores do poder. O Bloco dos Golpistas Temerosos que tinha como tema o “CÃO FOLIA” predestinou-se ao ostracismo tirando Dez no quesito “Fora, Temer” e Zero em todos os outros, incluindo os importantes quesitos Comissão de Frente pra Trás, Involução e Samba Desenredo. Foram brincar com o povo, tome Júri Popular nos cós! Rárárá. Quíquíquí. Uníssono, unânime e não cabendo recurso. Leitor, gostou e dourou? Te amo.

O grito “ FORA, TEMER” se esparramou feito cobra pelo chão por todo o país. De Juazeiro ao Oiapoque e Chuí. Comoção cívica em plena desopilação momesca para desabafar, empunhar palavras de ordem e peitar de peitos abertos o falso presidente e seus miquinhos cúmplices, leiloeiros da riqueza de uma Nação e da hombridade do seu povo simples. O Brasil, pela boca do povão, vociferou com o ‘ FORA, TEMER”! Tem aplausos...

JUAZEIRENSES TECEM CRÍTICAS AO SAAE E PEDEM A EXONERAÇÃO DO DIRETOR-PRESIDENTE JOAQUIM NETO

Loteamento Eldorado.

O descontrole está tão acentuado no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro) nesse início da gestão do Prefeito Paulo Bomfim que já há quem peça a cabeça do diretor-presidente Joaquim de Medeiros Neto. Vejam a mensagem do policial e morador do Loteamento Eldorado Luciano Medrado: “Pelo amor de Deus não aguentamos mais tanta fedentina e muriçocas. O SAAE existe? Cadê o diretor Joaquim Neto e o assessor de imprensa que não vão a imprensa dar uma satisfação à sociedade que hoje convive no meio de esgotos, fedentina e muriçocas? Cadê os vereadores? Cadê o Ministério Público? Será que ninguém vai tomar uma providência contra o descaso do SAAE? Queremos soluções urgentes para a situação que nós moradores de Juazeiro estamos vivendo, são vários bairros com problemas de esgotos estourados. Você lembra ano passado que o diretor Joaquim Neto falou que Juazeiro estaria com 95% saneado? E as elevatórias? Cadê o prefeito Paulo Bomfim que não vai mais para a imprensa? O que houve? Será que eles andam por nossa cidade? Muito obrigado e fica com Deus. Joaquim tem que pedir para sair”. Expressou Luciano Medrado...

CRÔNICA: AOS SEUS ENCANTOS, MULHER!

Mulher, esposa, amante, dama ou mulher-dama, mãe, guerreira, lutadora, vencedora, valente, incansável, paciente ou impaciente, brava ou mansa, gari, doméstica, educadora, operária, executiva, empresária, policial militar, servidora pública, professora, atriz, arquiteta, engenheira, advogada, apresentadora, juíza, promotora, médica, parlamentar, Prefeita, Governadora ou Presidente!

Você, mulher, que já acumula históricas conquistas sociais não sabe o poder que tem nas mãos, capaz de vencer grandes desafios com a chama do seu olhar, com a graça do seu sorriso, com o seu ar dengoso e às vezes altivo!..

SERÁ QUE A CULPA É DA LEI?

Eu sei que nada sei em se tratando de conhecimento das Leis que regem o País. Mesmo a Carta Maior não sei além do seu Artigo 1º cujos fundamentos são: “a soberania; a cidadania; a dignidade humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político”; e fecha com um lindo parágrafo único onde diz: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente nos termos desta Constituição”. Muitos de nós, que aqui escrevemos, em algum momento já citamos essa pérola de onde o poder emana, mas o povo não manda... Concordam?

Mas essa poderosa palavra chamada poder que é um verdadeiro doce colocado na boca do povo, não existe apenas em nossa Constituição. Na maioria das Nações ninguém diz que o poder vem de cima para baixo, ainda que venha, ainda que existam ditaduras perversas, onde reinam soberbos e tiranos, lá vai estar escrito, que o poder vem do povo... Que o povo é quem manda, mas, para que isso possa acontecer é preciso delegar alguém para mandar por ele... Que tal? Já tinham percebido isso?..

Artigo: Transposição, a hora da verdade

Há uma certa euforia a respeito da reta final da Transposição de águas do São Francisco para o chamado Nordeste Setentrional. Elio Gaspari, na Folha de São Paulo, disse que a "Transposição de Lula é um sucesso". É compreensível também a euforia da população receptora. Nós aqui, que somos obrigados a olhar a floresta e não só a árvore, mantemos nosso olhar crítico sobre essa obra.

Em primeiro, a água ainda não transpôs o divisor e não chegou aos estados do Setentrional, mas permanece nas barragens do Pernambuco. Houve vazamento na barragem de Sertânia e o município foi obrigado a remover 60 famílias atingidas pelo vazamento. Houve morte de pequenos animais e destruição de bens familiares...

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

Artigo: "Antes de querer indicar qualquer um, senhores representantes do povo, ouçam os donos da casa"

Eu inicio com uma indagação: por que artistas juazeirenses precisam deslocar-se para outras cidades, incluindo a capital baiana, ou estados para serem reconhecidos? A resposta é apresentada por vários veículos de comunicação do Vale do São Francisco com a manchete: Artistas ocupam o Centro de Cultura João Gilberto (CCJG). Enxergo a situação com uma grande preocupação para a classe artística juazeirense que não tem voz. A semana findou-se com artistas sendo barrados de entrar no Centro de Cultura João Gilberto – deparados com as portas trancadas – por falta de pagamentos dos servidores (mesmo que terceirizados) por três meses. Isso acontecendo em um dos espaços mais importantes para a promoção da arte e da cultura do Território do Sertão São Francisco. Inibindo o fomento da criatividade, logo agora, tema tão explorado mundialmente. É como sucatear a arte e desdenhar do amor dos artistas pela cultura. Esperamos mais por nossa cidade, esperamos a porta aberta para assistir a encenação do nosso outro “eu”.

Nós queremos uma gestão que saiba escutar os artistas e que reveja o conceito de cultura e a lei que defende o acesso à cultura para todos. É preciso exercer, sem limites, a inteligência para que todos àqueles que vivem da arte sintam-se compreendidos e satisfeitos. O descaso e o desinteresse na classe artística local estimula que talentos sejam colocados de lado ou esquecidos. É podar sonhos e grandes espetáculos...

Saae responde denúncias de esgotos estourados nos bairros Piranga e São Vicente

Com relação às solicitações dos moradores dos bairros Piranga e São Vicente, especificamente das Travessas Conceição e Verde, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) informa que foi enviado na tarde desta segunda-feira (6) um carro e as devidas equipes para a realização dos serviços.

O SAAE reforça que os pedidos para desobstrução de PV (Poço de Visita) bem como a manutenção da rede coletora de esgoto é feita de segunda a sábado dentro de uma programação estabelecida pela autarquia. O prazo para a realização dos serviços depende das  equipes e dos caminhões hidrojateadores...

MORADORA RECLAMA DA FEDENTINA NO BAIRRO PIRANGA I

Moradora do bairro Piranga I entrou em contato com a redação do Blog Geraldo José na manhã desta segunda-feira (06) para reclamar do mau cheiro oriundo do esgotamento sanitário cujos dejetos fecais estão se espalhando pela Travessa da Conceição. Patrícia fez o seguinte desabafo: “ Geraldo pelo amor de Deus anuncie isso porque não tem quem agüente mais esse mau cheiro na Travessa da Conceição para que venham tomar providências. Já fiz varias ligação e nada e foi resolvido” disse. ..

Pai busca sangue raro para menino com leucemia

A campanha pela doação para Miguel Mendes Calixto, de 9 anos, mobiliza as redes sociais

Uma campanha para salvar a vida de Miguel Mendes Calixto, de 9 anos, morador do Bairro Palmeiras, na Região Oeste de Belo Horizonte. O pai, o contador Diniz Lopes Calixto, está empenhado em sensibilizar doadores de sangue O Rh negativo – tipo sanguíneo raro, considerado doador universal – para atender à demanda do menino, internado com leucemia na unidade de terapia intensiva do Hospital São Lucas, na capital. Nas redes sociais, Diniz postou a mensagem ao lado da fotografia dos dois: “Que cada gota de sangue seja uma gota de esperança!..

Março mês da poesia: CASA 160

Som que entra sem bater

Impregna nas paredes..

Fotos Geraldo José

Artigo - Atendimento a pacientes em clinicas, hospitais e consultórios particulares: humanização ou desrespeito?

Ninguém vai a (o) médica (o) por diversão. A procura por esse profissional no Brasil tem sido acentuada nos consultórios, clinicas, postos de saúde e hospitais privados. Quem ali se dirige espera que a relação e o atendimento sejam baseados não só no respeito, mas também, na humanização e na acolhida empática pelos profissionais da saúde.

Dados da ANS (Agencia Nacional de Saúde, 2016) indicam a existência de 47.898.787 beneficiários em planos privados de assistência médica, com ou sem odontologia, com taxa de cobertura de 25,4% da população, um percentual, portanto, bastante expressivo. No contexto da privatização da saúde, o antigo paciente passa gradativamente a ser considerado um "cliente"...

LEITOR RECLAMA DO HEMOBA EM JUAZEIRO

Um leitor que pediu para não ser identificado fez sérias reclamações ao processo de doação de sangue no Hemoba em Juzeiro. Confira:

“Geraldo! Sou doador de sangue desde o final do ano de 2014, onde até hoje, já doei 6 vezes. No mês de janeiro/2017 fui até o Hemoba em Juazeiro para mais uma vez doar sangue. Era uma sexta feira (não me recordo a data) por volta das 16hs, chegando lá fui informado que o médico não iria mais atender ninguém "porque já estava próximo das 16:30hs e ainda tinha 3 pessoas para fazer triagem", o qual é um processo não muito demorado...

ESPAÇO DO LEITOR: SERÁ QUE VÃO ESPERAR PARA CONSERTAR QUANDO ACONTECER O PIOR?

Geraldo,

Olha a situação dessa boca de Lobo que se encontra no Pontilhão em frente a igreja Batista. Me lembro que esse caso foi reclamado na Rádio Juazeiro e nada foi feito até agora. Será que a prefeitura ou o órgão responsável do setor de obras vão fazer o reparo quando um carro ficar preso com a roda no buraco? Se chegar a cair, a prefeitura vai pagar o concerto do automóvel? Porque o transito ali é intenso nos dias da semana e nos horários de pico é intenso demais, porque o carro do prefeito deve passar por ali também como assim de um vereador, um secretário e assim em diante. Espero que eles se manifestem porque tá demais!..

ARTIGO – A INFELIZ METÁFORA DE UM SENADOR

Tenho por hábito de estilo de quase sempre recorrer à cultura popular com o fim de captar algo interessante para reforçar ou ilustrar uma linha de pensamento. Nos últimos tempos, o nosso querido Brasil está pródigo no surgimento de fatos que inspiram um universo de cenários e interpretações de toda natureza, inclusive influindo no redesenho do sentido de alguns ditados populares, como este muito usado: “vivendo e aprendendo”, para a nova versão consagrada através dos maus exemplos da atualidade: “vivendo e desaprendendo”!

Mesmo o leitor afeito ao costume de estar atento aos acontecimentos do cotidiano, ainda mais quando o país passou a ser vítima da irresponsabilidade de forma genérica e o crime popularizado com uma intensidade nunca imaginada, nem sempre se apercebe dos efeitos de certas mudanças. Por exemplo, os desvios de verbas públicas ganharam tantos dígitos nos seus valores que não mais se fala em MILHARES DE REAIS, mas sim em MILHÕES DE DÓLARES, parecendo, até, que o nome da moeda nacional foi mudado repentinamente e o povo não soube de nada...

ESGOTO CORRE A CÉU ABERTO NO BAIRRO DA CODEVASF

Moradores da Travessa do Verde no bairro São Vicente, conhecido popularmente como Codevasf, enviaram mensagem ao Blog Geraldo José solicitando providências quanto a um esgoto que se encontra obstruído e com isso os dejetos fecais estão escorrendo a céu aberto provocando enorme fedentina. Confira: “Geraldo gostaria que você chamasse à atenção do pessoal do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro) porque há vários dias tenho ido até lá para fazer reclamação sobre um esgoto que agora se encontra a céu aberto do lado da minha casa. Até o momento não tive nenhuma posição deles. O PV (Poço de Visita) se encontra há mais de dois anos e sempre vou lá fazer reclamação e nada. É um mau cheiro insuportável, não aguentamos mais essa situação. Pedimos uma ajuda para que possa ir adiante essas informações. Esse problema ocorre na Codevasf, Travessa do verde” explica a leitora Ednalva de Paula. ..

Artigo - O grande senhor da guerra

 
O que todo homem que se torna presidente de uma nação quer ser é reconhecido historicamente por uma grande obra, ou por um grande feito, e isso jamais vai ser diferente com o mais poderoso presidente de um país, o dos Estados Unidos da América. E parece que Donald Trump quer passar pela Casa Branca reconhecido como belicista e defensor da violência descabida e desproporcional, e da agressão institucional contra todos aqueles que não são seus aliados.
 
O que deve nesse momento ser motivo de preocupação no resto do mundo é o que deve está se passando na cabeça de um homem acima de setenta anos, que diz para seus compatriotas que seu país precisa voltar a vencer guerras. Que seu país deve não ter tanta preocupação com questões sociais, mas com o aumento desproporcional de seu material bélico.
 
Por esse motivo que a preocupação não deve ser somente do resto do mundo, mas também uma preocupação dos próprios estadunidenses, que passam a não ter segurança em nenhum canto do mundo, a partir do momento em que a agressão passa ser política de Estado.
 
Não pode ser considerado normal uma atitude política dessa natureza. Ou o homem está de fato assumindo a tese de que o mundo não pode mais lutar pela paz, mas fazer a guerra, ou o homem está com alguns problemas da doença que o poder provoca no organismo de gente que se acha hiperbóreo demais.
 
Para o bem da humanidade os congressistas americanos têm que barrar essa atitude nefasta do belicismo que permeia o sangue desse homem que se tornou presidente da República estadunidense, os americanos devem ocupar as ruas contra a guerra e pela paz, e os países do resto do mundo aliados não se devem obrigar a aumentar os seus gastos com defesa, mas lutar veementemente pela construção da paz mundial.
 
Por Genaldo de Melo
..