Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

A HISTÓRIA DO CARNAVAL NO MUNDO

Em agradecimento aos deuses pelas chuvas e fertilidade do solo que lhes davam os produtos alimentícios oriundos da terra, os gregos realizavam seus cultos que originaram o carnaval, 600 anos a.C. Essa comemoração somente passou a ser adotada pela Igreja Católica em 590 depois de Cristo. Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. Essa festa carnavalesca a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne, marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo, inspirando essa cultura para cidades como Nice, Nova Orlean, Toronto e a nossa Capital do samba, o Rio de Janeiro, que criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras importantes cidades do mundo, como Tóquio e Helsinque, capital da Filândia, além da nossa São Paulo, hoje sua concorrente nos grandes desfiles. Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta–feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação. Estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (terça-feira gorda). O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias, de 17 a 23 de dezembro, nas ruas, praças e casas da Antiga Roma.

 O entrudo está na origem do português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia...

Ascom/Gonzaga Patriota

ESPAÇO DO LEITOR: ESGOTOS A CÉU ABERTO IRRITAM NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA.

Boa noite Geraldo.

Essas fotos eu tirei agora a noite na rua Sete de Setembro no bairro Nova Esperança...

ESPAÇO DO LEITOR: MORADOR REPUDIA BARULHO NO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO.

O leitor Paullo César disse por meio de mensagem ao Blog Geraldo José que não suporta mais a barulheira no Residencial São Francisco e pediu providências. Confira:

Nobre Geraldo, quero aqui expressar a minha indignação no que se refere aos bares a céu aberto no Residencial São Francisco. Ninguém consegue dormir à noite com barulho, discussões, brigas, som de carros estrondosos, bem como o som dos próprios bares que passa a noite inteira tocando. Não há o mínimo de respeito pelo próximo, pessoas que tentam dormir, idosos, crianças...

Imagem Ilustrativa da internet

Os penitentes de Juazeiro, uma chama de Fé...

Até hoje não se sabe ao certo quando as "alimentadeiras de almas" (cordão composto por homens e mulheres) resolveu caminhar pelas noites da quaresma entoando benditos e fazendo orações, nem se foram realmente os capuchinhos e franciscanos, que fundaram no início do século XVIII a cidade de Juazeiro, sertão da Bahia, os responsáveis pela introdução da prática penitencial. Que durante as segundas, quartas e sextas dos 40 simbólicos dias do sacrifício de Cristo realizam o ritual da penitência.

O cordão de "Atrás da banca" (hoje bairro de Santo Antônio) continua sua peregrinação pelas sete estações (cruzeiros das tradicionais paradas dos penitentes). Após o falecimento de D. Zabelzinha que era a "chefe" do cordão, o comando do grupo à partir daquele momento ficou a cargo de sua filha Jesulene Rodrigues Ribeiro " Nenenzinha" a pedido da própria mãe e que até hoje coordena o grupo,..

Por Valterlino Pimentel com informações do site Overmundo

Artigo - O Que é Corrupção? Temos Sim um Sistema Político Corrupto! Há a Cultura Social de Ilicitudes! O Protecionismo e o Combate às Práticas Ilegais e Criminosas!

As consequências sociais atormentadoras, resultantes da corrupção, o significado das injustiças atinentes dela, o poder de deformação moral que ela tem, a militância histórica de quem defende, na prática, direitos, deveres e o bem-estar social, têm proporcionado momentos de reflexões e preocupações, onde podemos pontuar debatendo esse mal desnecessário:

1)  O que é Corrupção? – “O termo "corrupção" surgiu a partir do latim (corruptus), que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo”. “A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio”. Inclusive, o Ministério Público define que: “cortar fila, dá ou receber qualquer coisa por simples vantagem pessoal, tem relação com a corrupção”.....

Laurenço Aguiar – Militante e Dirigente Político de Sento-Sé

Artigo - Nossa Senhora das Grotas e Aparecida no samba

Roberto Malvezzi (Gogó)

O sagrado e o profano não têm distinção no meio do povo. Conforme a famosa frase de Moraes Moreira "sagrado e profano o baiano é carnaval". O que interessa é a festa. Os demais elementos vêm como auxiliares, inclusive se o enredo for sobre Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora das Grotas abrindo o desfile de Grande Rio em homenagem à Ivete Sangalo...

UM APOSENTADO APAIXONADO PELO RIO...

Vamos falar hoje, do Rio e o Aposentado ou o Aposentado e o Rio... Olhando assim dá no mesmo, mas, vou provar aqui que não dá... Vamos começar exemplificando a palavra chave desse texto, com auxilio do dicionário como gosto de fazer:

PAIXÃO – “É um termo aplicado a um sentimento muito forte em relação a uma pessoa, objeto ou tema. A paixão é uma emoção intensa convincente, um entusiasmo ou um desejo sobre qualquer coisa. É também aplicado com frequência para determinar um vívido interesse ou admiração por um ideal, causa ou atividade. Em suma, é um sentimento de excitação incomum ou de forte emoção...”...

ESPAÇO DO LEITOR: FALTA D'ÁGUA NO PARQUE RESIDENCIAL.

O leitor do Blog José Batista, conhecido popularmente por Batista do Oito, enviou mensagem nesta segunda-feira (27), reclamando da falta de água na comunidade. Veja: “Caro amigo Geraldo, estamos nós moradores do bairro Parque Residencial mais uma vez sem água desde ontem por volta das 15 horas, até esse momento sem nenhuma explicação. Nas nossas casas faltou o liquido precioso, sendo que crianças e adultos estão sem fazer algumas necessidades. Estamos esperando mais uma desculpa do Saae, ou será que fecharam o registro novamente? Na hora de pagar vamos fechar o zíper das nossas carteiras para ver o que será feito. Há já sei! Eles vêm e cortam o fornecimento ou estou errado?”

José Batista- Batista do Oito..

ERA UMA VEZ UMA RUA CHAMADA AGAPANTO! ...

AGAPANTO,para quem não sabe,é o nome que se dá a uma flor originaria da África e até onde se sabe, no Brasil ela floresce em outubro, no Equador em junho e nos EUA em dezembro. O nome AGAPANTO é de origem grega e significa: ‘AGAPE’-AMOR... ‘PANTO’-FLOR, resumindo, ‘AGAPANTO’ significa a ‘FLOR do AMOR’!

Esta flor empresta seu nome a uma Rua de Juazeiro, que fica na divisa do Parque Centenário com o Novo Encontro. Se por um lado a flor é bonita, significando o mais belo sentimento que possa passar por um coração humano, o mesmo não se pode dizer da rua que recebe seu nome...

MORADOR DO JOÃO XXIII EXIGE FISCALIZAÇÃO EM BORRACHARIAS DO BAIRRO

Cristian morador do bairro João XXIII encaminhou mensagem ao Blog Geraldo José solicitando fiscalização em borracharias com objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya. Veja a mensagem: “Geraldo queria pedir ao setor da prefeitura responsável pela fiscalização de pneus velhos em borracharias, pois aqui na rua da Caixa, bairro João XXIII, tem duas borracharias cheias de pneu velho só acumulando água. Todos sabemos que nessa época de chuva nós moradores estamos todos arriscados a pegar alguma doença transmitida pelo mosquito. Obrigado e espero a visita de agente de saúde e o órgão para recolher esses pneus, pois em várias cidades acontece esse trabalho de recolhimento e só não vejo aqui em Juazeiro”. ..

ARTIGO – LUZ ACESA CONTRA OS PRIVILÉGIOS

Apenas quatro meses atrás, ou seja em 20/11/2016, este Blog publicou a minha crônica sob o título “FORA... OS PRIVILEGIADOS DO FORO!”, ocasião em que já reivindicava a necessidade de mudança nessa Lei que fere os princípios básicos do Art. 5º da Constituição Federal, que determina: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Essa é uma linguagem muito cristalina e de fácil entendimento, e não há razão que justifique a existência dessa proteção especial para uma casta de transgressores, cujos crimes somente o Supremo Tribunal poderia julgar.

Daí que, em razão da existência desse dispositivo do Foro Privilegiado é que surgem os desencontros interpretativos até mesmo entre os juristas, e ainda ocorrem os tristes episódios de nomeações suspeitas e marcadas pelo caráter da cumplicidade com pessoas investigadas ou sob processo para os cargos especiais. Vale relembrar que o próprio Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Relator da PEC sobre o assunto, disse: “Privilégio odioso [...] e que o foro se tornou, sob o pretexto de assegurar a independência das autoridades, sinônimo de impunidade”.   ..

ESCURIDÃO NO CENTRO DE JUAZEIRO

A escuridão na rua Castro Alves, centro da cidade, é gritante. Pelo menos é o que relata a leitora do Blog Viviane Stephane. Confira: “´Geraldo é assim que se encontra o centro da cidade (foto), na escuridão! Faz mais de uma semana que comunico a Sesp (Secretaria de Serviços Públicos) que a rua Castro Alves está sem iluminação no poste. Essa lâmpada queimou antes do Carnaval da cidade e até agora eu e toda a vizinhança não tivemos resposta... infelizmente temos que expor em redes sociais e blog para obter respostas” relata Viviane Stephane. ..

Espaço do Leitor: Falta de respeito da população no João Paulo II.

Em e-mail ao Blog uma moradora do bairro João Paulo II reclama de parte dos moradores que não colabora com a limpeza da comunidade. Confira: “Geraldo venho por meio desta solicitar da prefeitura de Juazeiro que envie fiscalização no João Paulo ll nas quadras 10 e 12 do bairro, pois os moradores estão jogando lixo e entulho nas portas ficando horrível a situação com tanta imundice na rua. Essa semana choveu, então saiu carregando todo o entulho, espalhando-se pelas ruas. Além disso na quadra 12 fizeram um quebra-molas irregular de cimento. Passar por estas duas ruas de carro é quase impossível”. ..

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO EM AÇÃO!

Geraldo José,

Há cinco anos resido na cidade de Juazeiro, sou jacobinense e, é notório o desenvolvimento que Juazeiro alcançou nesses últimos quatro anos. Parabenizo o ex-prefeito Isaac Carvalho por ter confiado a Carlos Neiva, pois, o que parecia ser uma missão impossível: fomentar o desenvolvimento comercial e industrial de Juazeiro, tornou-se realidade...

Foto de arquivo do Blog

Espaço do Leitor: Morador cobra iluminação em trecho urbano da BR-407

Olá Geraldo José!

Todos os dias passamos pela BR-407 no trecho urbano e quando é a noite o trecho fica totalmente escuro. Trecho que vai do Atacadão até o Distrito Industrial (Compare). E nesse meio, tem dois pontos de ônibus, praticamente de frente ao Jua Garden Shopping, e as pessoas que saem do shopping pra pegar o ônibus ali ficam totalmente indefesos, com medo. Queríamos ver com o órgão responsável quando será tomado uma medida pra iluminação do trecho em questão. Queremos ir ao Shopping, mas ao sair ficamos nesse situação que não é favorável a ser humano nenhum, ficamos vulnerável a violência, roubo etc. Queremos saber: quando essa situação vai mudar?..

ESPAÇO DO LEITOR: Leitor reclama de calçamento em seu bairro

Jamilson Bispo, leitor do blog e morador do Loteamento Prolar Piranga, enviou e-mail ao blog, relatando as dificuldades que os moradores vivem por lá, se tratando da falta de calçamento nas ruas, veja abaixo na íntegra:

"Essa é a rua 03 do Lot. Prolar Piranga em Juazeiro - BA. Moro nessa rua há quatro ano e a mesma tem apenas metade com calçamento, pois trata-se ainda do governo Misael Aguilar. Lembro e chamo a atenção das autoridades que olhem por nós. É bonito e gratificante andar em ruas calçadas. Pagamos aqui também os nossos impostos. Em tempos de chuvas como agora, fica dificultoso o trânsito de pessoas e veículos devido ao excesso de lama".

..

Espaço do Leitor: SAAE responde leitor sobre acúmulo de água na Quadra 14 do bairro João Paulo II

Na manhã de hoje (24) o Blog Geraldo José publicou a denúncia enviada pelo leitor, Washington Lucas, referente aos transtornos provocados pela tubulação de esgoto na Quadra 14 do bairro João Paulo II. Confira Aqui!

Através de nota enviada a nossa redação, o SAAE esclareceu que : "O bairro João Paulo II foi o primeiro no município a ser contemplado com o esgotamento sanitário, obra que estava parada e foi assumida pelo SAAE em 2014. Lamentavelmente é comum, em muitas residências da cidade, água de chuva ligada diretamente a rede coletora de esgoto o que, costumeiramente no período chuvoso provoca o extravasamento. Lembramos que todo o trabalho do esgotamento sanitário é fiscalizado por membros da comunidade, através da Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO), supervisionado pelos engenheiros responsáveis"...

Espaço do Leitor: SAAE se manifesta sobre cor da água fornecida após as chuvas em Juazeiro

O Blog Geraldo José  postou nesta sexta-feira (24) a denúncia do leitor Leandson Aciole referente a cor da água fornecida pelo SAAE após as últimas chuvas que caíram em Juazeiro. Veja Aqui!

Através de nota, o SAAE informou ao Blog que a água ofertada nesse momento de turbidez no Rio São Francisco, apesar da cor mais acentuada em alguns pontos, está dentro dos patrões de potabilidade determinando pela Portaria N° 2914/2011 do Ministério da Saúde...

ESPAÇO DO LEITOR: POUCO CASO DA SEDUR.

“A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Juazeiro (SEDUR) iniciou nesta quarta-feira (22) uma Operação Tapa-buracos para recuperar ruas com pavimentação em paralelepípedo granítico.”  

“O trabalho começou pelo bairro Maria Gorete, Alto Maravilha e que os próximos bairros ainda serão definidos conforme informou Hermeson Guimarães de acordo com as solicitações da população e que a operação será continua e tem como objetivo corrigir os trechos das ruas e avenidas que foram danificados com a ação do tempo e das chuvas”, explica o gestor de obras da SEDUR. Também irão fazer um levantamento técnico em todos bairros para definir o que precisa fazer.”..

MORADOR DA QUADRA 14, BAIRRO JOÃO PAULO II, RECLAMA DO SAAE

Geraldo,

Alegria de pobre dura pouco, diz um ditado popular. E a de sertanejo, quanto dura, quando cai a chuva?..

A FALTA DE RESPEITO COM O CIDADÃO

Os moradores da Rua Madressilva e vizinhança, como loteamento Bela Vista, Condomínio Parque Centenário, Bairro Parque centenário que necessitam da via diariamente para circular, sofrem com os transtornos, tendo em vista que o problema causado pelo empreendedor do ramo de imóveis, o Sr Assunção de Maria, Condomínio Morada das Árvores, a Prefeitura municipal de Juazeiro-BA, só embargou a obra depois de uma denuncia no Ministério Publico. A prefeitura fica na obrigação de cobrar dos executores da obra a resolução do problema causado aos moradores prejudicados, inclusive os moradores do Condomínio estão com dificuldades de deslocamento tendo por motivo o alagamento na entrada do mesmo.

OBS: Quando o empresário assumiu as obras do condomínio, tinha como obrigação efetuar a pavimentação da Q A (hoje leva o nome de Rua Madressilva, no projeto seria a área comercial do condomínio)...

ARTIGO - A QUE PONTO CHEGAMOS!

Tem crescido bastante, em todo país, grupos que se autodenominam, os “brasileiros decentes”, e que dizem representar as “pessoas de bem”. Isso é o que mais se tem lido e ouvido ultimamente. O interessante é que nem disfarçam, já que muitos são conhecidos e suas atitudes não são condizentes com o que tentam passar. Apresentam uma imensa indignação, porém, movida pelo ódio e não pela ética, são contrários aos corruptos e à corrupção; até ai, tudo bem, o problema é que são contra a corrupção dos outros, do lado oposto. Procuram legitimar a imagem de autênticos paladinos da moralidade, os perfeitos cidadãos cumpridores dos seus deveres e obrigações, os únicos pagadores de todo tipo de tributo (impostos, taxas, contribuição de melhorias e outros...), obedientes às normas de trânsito, cumpridores das Leis trabalhistas e contribuições sociais, respeitadores das filas de bancos, estacionamentos proibidos etc. Enfim, os verdadeiros seguidores das normas jurídica e moral.

Na verdade, o que se observa é que essa simulação desleal e imprudente, de parte desses personagens, que se apresentam como “concierges e guardiões” das boas ações e costumes, promotores das boas relações familiares, conservadores do patrimônio público ou privado, físico ou moral, incita e impulsiona as atitudes odiosas e agressivas, a intransigência, a fúria, a divisão.....