Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo - As cidades e suas novas estruturas e divisões urbanas

As avenidas, ruas, praças, parques, travessas, largos e demais espaços que compõem a estrutura de uma cidade dizem muito sobre a sua identidade. Na contemporaneidade muitas cidades têm tomado novos rumos estruturais e começam a observar suas consequências. Dentre os lugares diversos, existem os espaços de vivência e os de transição, e assim, os espaços públicos e privados; mas a rua deixa de ser um local, para ser apenas uma ligação. É sabido que todos os elementos precisam ser muito bem pensados e planejados na estrutura de uma cidade para que ela possa oferecer condições socioculturais necessárias à população.

Em um território que se forma pelo somatório de edifícios e grandes construções, o espaço público é ou não concretizado fisicamente com tais construções, de maneira alguma pode ser substituído ou mesmo abandonado. Infelizmente, não é o que vem acontecendo; inclusive, os espaços de transição começam a tomar conta do urbanismo das cidades que ampliam sua estrutura basicamente com lugares apenas de passagem. Com isso os locais de vivência deixam de existir para dar espaço a ambientes de circulação efêmera que não provocam o sentimento de pertencimento na população. Pois, se o planejamento urbano não favorecer o conteúdo simbólico da cidade, essa passa a ser apenas um grande emaranhado de tecidos soltos sem muitos significados ou pregnância...

Espaço do Leitor: Resgate da juazeiranidade pelo Cais

Olá Geraldo, estive recentemente na Vila Bossa Nova e fiquei positivamente impressionado com a estrutura, o movimento das famílias e turistas, e a energia baiana que só Juàzeiro tem. Encontrei em meu acervo algumas imagens doadas por amigos e fiz a comparação, entre o atual momento da Orla II e o passado da Orla I (imagens em anexo). 

Gostaria de inserir a seguinte reflexão: seria este o resgate de nossa juazeiranidade? Acredito que podemos estender essa ideia louvável, de restaurar prédios históricos (e a balaústre) e devolvê-los à nossa população. Não somente com empreendimentos de lazer (o caso da Vila Bossa Nova), mas também com os espaços comerciais. No centro da cidade há vários estabelecimentos que escondem as antigas platibandas, com letreiros extravagantes. 

Um abraço,..

Morador do Castelo Branco reclama de situação no bairro, após chuvas desta semana

A chegada das chuvas na região, ao tempo que trazem alento para o homem do campo, que espera ansioso por essa benção, traz também consequências para que mora na sede do município, principalmente nos bairros.

Um leitor, que pediu sigilo da fonte, cobrou uma providencia da municipalidade no sentido de resolver um problema ocasionado pelas chuvas no bairro Castelo Branco:..

MAIS UM LIXÃO SE FORMA EM JUAZEIRO, SAAE RESPONDE

Geraldo é com muita tristeza que venho denunciar o descaso da prefeitura de Juazeiro bem como o SAAE, sou morador da avenida Laudelino dos Santos, no Jardim Vitória. Veja o lixao que foi implantado na referida avenida. Tudo de ruim está entrando nas residencias a exemplo de baratas, ratos , muriçócas e o mau cheiro Também estão sendo registrados alguns incêndios. Esperamos que a Prefeitura, como o SAAE tomem as devidas  providências.

Almir Queiroz - Morador...

COMUNITÁRIO REIVINDICA LIMPEZA NO BAIRRO CASTELO BRANCO, SESP informa que a limpeza Já está na programação

O comunitário Carlos Augusto encaminhou e-mail e fotos ao Blog GJ Notícias solicitando a limpeza no bairro Castelo Branco, Veja: “Venho mais uma vez por meio do blog externar a minha indignação, sentimento esse também da população do bairro Castelo Branco para com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) que há meses não vem realizando o serviço de limpeza ou seja varrição do nosso bairro. Avenidas e quadras sujas, tomadas pelo mato, lixo, entulho. É o que se vê. O problema que vai se arrastando sem uma solução é de indignar a população. Resíduos de toda espécie, vão dando um tom de abandono as principais vias do bairro uma obrigação do setor de limpeza pública da cidade. A população do bairro está indignada com a situação que há meses não vê varredores nas avenidas e quadras do nosso bairro”.

NOTA: SESP informa que a limpeza no bairro Castelo Branco já está na programação..

A comunidade de Itamotinga realiza o 3° mutirão de limpeza do Rio São Francisco

Confiram informações da Comunidade de Itamotinga que deveria ser um exemplo para todos que convivem às margens do Rio São Francisco: Geraldo, a comunidade de  Itamotinga realizou o 3° mutirão de limpeza do Rio São Francisco, no porto do distrito. Com a realização da Accardi e apoio de alguns comerciantes.

Foi removida toda sujeira que estava no fundo do rio, com ajuda da equipe de mergulhadores da comunidade. O lixo que se encontrava nas margens também foi retirado. A novidade foi a remoção das ervas daninhas que se encontravam no local natural do rio, quando está em período de cheia...

Foto: Divulgação

ESPAÇO DO LEITOR: UM PODER PERVERSO E VERGONHOSO...

É domingo, primeiro do ano, e eu aqui lembrando meus tempos quando tinha um tempinho e, como digo, juntava umas e outras palavras e o blog gentilmente publicava em atenção ao seu modesto leitor assíduo como gosto e faço questão de dizer onde quer que eu vá...

De repente, lendo algumas postagens de uma rede social da qual faço parte, deparo-me com essa foto acima, e as seguintes palavras: “Escravizados na colheita do café, Rio de Janeiro em 1882.” Fiquei olhando bem a imagem, lendo e relendo a frase descrita, e lá também deixei meu comentário: Só VERGONHA. Poder SACANA!..

ARTIGO - GERAÇÃO MERTHIOLATE

Ultimamente estou nostálgico, rememorando minha geração, refiro-me aqueles que hoje tem 40 acima de idade. Para quem não sabe isso é merthiolate, um remédio usado para ferimentos. Ele ardia e queimava quando aplicado, e ainda essa peneirinha quando grudava na casca da ferida causava tanta dor, uhh. Mas usávamos tranquilamente, pois naquela época, os medicamentos geralmente eram amargos e indigestos.

Parece que fomos forjados para saber lidar com a dor...

Espaço do Leitor: "Pare, siga, pare, siga, é assim a obra da avenida Adolfo Viana!”

Em e-mail ao Blog um leitor que se identifica como “Juazeiro crítico” cobra informações sobre a obra de requalificação da Avenida Adolfo Viana. Confira: “Geraldo já estamos em 2020 e a obra de requalificação da avenida Adolfo Viana mais fica parada do que segue. Por último foi prometido que iria revitalizar toda iluminação da avenida, só colocaram os potes do canteiro sem funcionar. Será que vai ser concluída essa obra?” ..

Opinião – Um novo tempo... Novos ajustes

Quão bom e quão suave aos nossos sentidos, é ver um povo sorridente, com palavras amáveis e mensagens carinhosas, caracterizando o clima que impera agradavelmente nesse período de final de ano. É um espírito de doação integral, que supera todas as falhas, dissabores e deficiências nas relações entre as pessoas ao longo da trajetória da vida. 

Até o Presidente Bolsonaro, presenteou e surpreendeu a população com três grandes novidades: 1) Repetiu a tradição dos últimos presidentes, e veio passar uns dias de folga na Base Naval de Aratu, Praia de Inema, próximo a Salvador, Aliás, é impossível não registrar um fato ocorrido, cuja atitude foi imprevisível para todos:  deixou o seu recolhimento e se deslocou para visitar o povo do Povoado próximo, andou em Supermercado, veio a Salvador para circular no Farol da Barra sob aplausos e cumprimentos das pessoas, além de visitar o Forte. Para quem as pesquisas indicam um elevado índice de rejeição e desaprovação popular, e ter a coragem de andar num território “outrora petista”, parece-me que a realidade tem um perfil hoje bem diferente! 2) Travou a língua solta dos “filhinhos”, que só atrapalhava o seu governo; 3) O último fato inusitado é ter passado o final de ano sem perder o humor ou mandar algum repórter que: “vá perguntar à sua mãe!”. Sinal de breve evolução na linguagem da comunicação! Ao menos por esses dias de confraternização, foi assim!..

O perigo da tecnologia é implantar no Homem a convicção enganosa de que ele é onipotente, impedindo de ver sua imensa fragilidade

É no relato de um bucólico contador de estória, nas feiras e praças desses Brasis, que se perpetuam as tradições e singularidades das gentes do subcontinente [brasileiro]. São lendas e verdades; crenças e crendices; episódios e acontecimentos; casos e causos; estórias e histórias, vitórias e derrotas; cantorias e cantos, fartura e pobreza; alegria e sofrimento; nascimento e morte. Cordel e viola; bicho e gente. Operário e patrão; empregado e desempregado; pobre e rico. Depoimento oracular da gênese do Povo Brasileiro. Fenômeno Universal…

Não é à-toa que está na moda, nas escolas, ajustar contratos com os contadores de história, leitores em voz alta. Os cantadores são comuns no Nordeste, cantam versos de sua própria autoria ou repetem composições alheias ou, ainda, histórias tradicionais da memória coletiva. Geralmente, não possuem boa voz, têm uma maneira de cantar seu canto acompanhando os versos. O resultado é agradável. São os jornalistas do sertão, contando e cantando a história dos homens famosos, acontecimentos importantes, aventuras e casos extraordinários, histórias tradicionais europeias, principalmente da península ibérica, ou contos e cantos populares, de origem indígena ou africana...

Espaço do Leitor

MORADOR REIVINDICA RECUPERAÇÃO DO ACESSO AOS RESIDENCIAIS JUAZEIRO I, II E III DO BAIRRO ITABERABA

Apenas um dia de chuva na terça-feira, 31 de dezembro de 2019, e a avenida de acesso aos Residenciais Juazeiro I, II e III no bairro Itaberaba, se transformou numa verdadeira tábua de pirulito.

São tantos buracos tomados por água empossada que dentro em breve será inevitável a sua interdição. Os veículos atualmente já circulam com certa dificuldade. O leitor João Marcos encaminhou a seguinte mensagem: “Essa é a situação em que se encontra o bairro Itaberaba e os residenciais Juazeiro I, II e II, após as chuvas nos primeiros dias do ano de 2020”...

MORADORA DO NOVO ENCONTRO FAZ DENÚNCIA SOBRE LIXO ACUMULADO EM TEMPOS DE DENGUE

A leitora Maria Luzinete Duarte V. Vieira encaminhou e-mail ao Blog GJ Notícias com pedido ao Poder Público Municipal no sentido de agir para evitar a propagação de dengue na comunidade. Veja: “Pneus cheios de água, vasos e bacias sanitárias, material plástico descartável. Esta é a situação de alguns terrenos, localizados na Avenida Brasil, bairro Novo Encontro, em Juazeiro (BA).

Em dias de chuva, cheios de lixo, eles se transformam num ambiente propício para a produção e proliferação de mosquitos, inclusive do Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Seria legal que a prefeitura, através dos seus órgãos de vigilância e fiscalização, tomasse as providências cabíveis para limpeza do terreno, seja limpando ou cobrando dos proprietários a sua limpeza” expressou a leitora...

Artigo - Todo dia é dia novo

Os dias que antecedem a virada de um ano para outro servem como uma espécie de 'arranque', de provocações e regressos. Nem sempre partindo da vontade própria, mas quase sempre do que se é norteado, seja pelas enxurradas de mensagens recebidas nas redes sociais ou encontradas em publicidades muitas vezes apelativas nas mídias escritas, faladas e televisionadas.

Saber que fumar, não controlar o peso corporal, não praticar exercícios físicos e não se preocupar com uma alimentação saudável e equilibrada podem prejudicar a saúde, e mesmo assim são ações corriqueiras (entra ano, sai ano), isto todo mundo, ou quase todo mundo, já sabe. Fazer o bem sem olhar a quem, idem. Mas, para muita gente é preciso que se aproxime um novo ano (do calendário cristão) para a consciência doer, as ações acontecerem e as inúmeras promessas surgirem...

MORADOR RECLAMA DOS ANIMAIS VADIOS E EXTRAVASAMENTO DA REDE DE ESGOTO NO PIRANGA II

Manoel Marques em novo vídeo encaminhado ao Blog GJ Notícias volta a reclamar dos animais vadios e do extravasamento da rede de esgotos no bairro Piranga II, em Juazeiro (BA). Confira:

..

MORADOR DO MONTE CASTELO FAZ APELO AO PREFEITO PAULO BOMFIM

Moradores do bairro Monte Castelo começam o ano de 2020 com os velhos problemas registrados ao longo de 2019 e a perspectiva de vê-los resolvidos este ano. Em e-mail ao Blog GJ Notícias o morador da rua Itapuã, João Vagner fez o seguinte relato: “Em nome dos moradores da rua Itapuã e de todo o bairro Monte Castelo,  anexe essas fotos ao blog do Geraldo José por favor Adelino Junior, você como representante do bairro, perguntando ao senhor Paulo Bonfim, qual a solução que ele tomará para resolver esses problemas recorrentes do Monte Castelo que está abandonado, largado, esquecido,jogado literalmente aos insetos, pragas, lama e a  falta de estrutura. E o convide para  uma visita ao bairro após a chuva juntamente com o secretário de infraestrutura da cidade”. ..

Da redação

ARTIGO - ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020 Parte V

*Josemar Santana

Dando continuidade à série de comentários e artigos sobre as Eleições Municipais do próximo ano, a abordagem a seguir vai tratar d’AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL PARA 2020, destacando, inclusive, as que já foram tratadas nas 4 PARTES publicadas...

MORADORA RECLAMA DA LAMA, DO LIXO E DO MATAGAL NO BAIRRO TABULEIRO

A leitora Mônica Gomes, moradora do bairro Tabuleiro, em Juazeiro (BA) encaminhou e-mail e fotos ao Blog GJ Notícias reclamando da falta de pavimentação em algumas ruas, além do lixo e do mato tomando conta do entorno dessas artérias na comunidade. Confira: “Gostaria de compartilhar com todos minha indignação com a secretaria de Obras de Juazeiro. Sou moradora da rua 17, bairro Tabuleiro, há mais de um ano uma máquina da prefeitura passou nesta rua para nivelamento (dizem eles), só que está causando um transtorno enorme, pois ficou um buraco fundo no fim da rua quando vem as chuvas ficamos por dias alagados, impossibilitados de sair de casa. O mato, muita água e muito lixo se juntam em um só local. No mesmo dia que estive na secretaria fiz o pedido de um braço para o poste, pois a rua também se encontra uma parte sem iluminação e até agora nada! Tenho fotos da rua alagada e do poste sem o braço, peço a ajuda de vocês para ver se nós conseguimos alguma coisa nessa cidade, já que os locais beneficiados são apenas bairros escolhidos por eles, deixando a população do bairro tabuleiro a mercê do lixo, da lama e da escuridão”. ..

100 milhões de árvores do MST - um balanço de 2019

Não temos nossos corpos cobertos pela fuligem da queimada da Amazônia;
Não temos nossas almas cobertas pela lama de Brumadinho
Não temos nossas mãos sujas de sangue pelos índios, negros e guardiões da floresta assassinados ou pelas crianças mortas por balas certeiras atiradas a esmo pela polícia;

Não somos responsáveis pelos 24 milhões de subempregados e nem pelos 11,9 milhões de desempregados;
Não poluímos as praias paradisíacas do Nordeste com petróleo;
Não é de nossa responsabilidade o aumento de 4 milhões de pessoas em estado de miséria no Brasil;
Embora sejamos solidários e comprometidos com todos eles, esses males vêm de quem detém o poder no Brasil...

Espaço do Leitor

Artigo - E se hoje fosse o seu último dia?

Hoje é o último dia de 2019. E se hoje fosse o último dia da sua vida? Como você o viveria? Naturalmente ou bem diferente? Eu te proponho uma reflexão nisso e um desafio de vida.

Cuidei de doentes terminais os quais eu acompanhei e vi coisas nos últimos instantes de existência. Vi, ouvi e percebi os lamentos, e os arrependimentos, súplica por perdão e tentativas de se reaproximar de pessoas humanas e do próprio Deus. ..

Espaço do Leitor: Turistas reclamam da escuridão no acesso ao Juá Garden Shopping, SESP RESPONDE

“Geraldo José final de ano, período do Réveillon, aumenta o número de turistas na nossa cidade, nas conversas, muitos tem vontade de conhecer o shopping de Juazeiro, mas ficam com receio de ir à noite por conta da escuridão em que se encontra a BR-407 onde é o principal acesso. Geraldo será que a prefeitura municipal não teria como resolver essa situação da iluminação na BR trecho da Canteiro de Obras até o contorno do distrito? Com certeza será bom para o nosso shopping e principalmente para a população que precisa passar por aquele trecho” declarou o leitor que pediu para não ter o nome revelado.

NOTA SESP:..

Foto de arquivo do Blog GJ Notícias

Artigo – ANO NOVO: ANTES E DEPOIS

Como sempre acontece, o Natal tem o poder de ser uma Festa revestida de muito carinho e agradável encantamento, não somente pela memória que permite relembrar o nascimento do menino Jesus, como pela particularidade de ser conhecida como uma “festa da família”. Ainda que no entorno dos festejos haja uma forte ascendência dos interesses comerciais, é insuperável e contagiante a alegria de adultos e crianças ao se presentearem mutuamente, com aquele tradicional e singelo FELIZ NATAL!  

Mesmo que ainda esteja a sentir os eflúvios especiais da noite natalina, eis que já estamos à espera do agradável gostinho de outra data também muito especial, que embala os sentidos de todas as pessoas, pela importância que representa o dia 31 de dezembro. Ainda que o final da jornada ao longo de 365 dias, às vezes, não deixa muita coisa a comemorar, mas, é impossível não reconhecer que emociona a passagem dos últimos minutos que marcam a transição entre um ano que passa e já representa um passado, e outro que se inicia trazendo esperanças e novas expectativas de vida para as pessoas. ..