Espaço do Leitor
Meia Maratona Tiradentes, manchada pelo fim de um governo. Por Salvador Carvalho
No último dia 28 de abril, a cidade de Juazeiro foi palco da 38ª Meia Maratona Tiradentes, um evento esportivo que celebra sua 38ª edição. Com percursos de 5 e 21 quilômetros, a maratona é uma festividade tradicional que incentiva e revela grandes atletas.
Contudo, no último domingo, um episódio desrespeitoso ocorreu, manchando a reputação da cidade de Juazeiro durante o término do mandato de Suzana Ramos. A desorganização do evento resultou na falta de medalhas para os últimos participantes, que receberam, em vez disso, medalhas da edição anterior, de 2023. Em eventos de corrida de rua, é costume que todos os atletas sejam agraciados com medalhas de participação. O ocorrido deixou muitos atletas frustrados e indignados...
Ascom Dr. SalvadorARTIGO - SOLUÇÕES INOVADORAS CONTRIBUEM PARA SEGURANÇA EM DIVERSOS SETORES
Em um mundo onde a segurança é uma preocupação constante, diversos setores - desde logística até segurança pública - enfrentam desafios cada vez mais complexos. Graças aos avanços tecnológicos, temos à nossa disposição uma ampla gama de ferramentas e soluções inovadoras para agir de maneira mais eficiente e inteligente.
No Brasil, os desafios em relação à segurança pública são significativos. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, o país figura entre as cinco nações com maior sensação de violência no mundo...
Morre Rafael Coelho, grande homem, grande ser humano e grande empresário
Recebi, com muita tristeza, a notícia da partida do meu amigo Rafael Coelho, cuja amizade muito me honrou.
Eu o conheci quando começou seu brilhante trabalho no Curtume Moderno, em Petrolina, um dos meus melhores clientes, quando trabalhei em uma multinacional química. ..
Artigo - Brasil tem muito a melhorar e pouco a comemorar no Dia Mundial da Educação
No transcurso do Dia Mundial da Educação, 28 de abril, cabe profunda reflexão sobre a participação brasileira no PISA 2022 – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, cujos resultados foram divulgados recentemente.
Continuamos em posição muito ruim, repetindo a baixa pontuação que se tem obtido desde o início da aplicação da prova, em 2000: 73% dos nossos estudantes não alcançaram o patamar mínimo em matemática, 50% em leitura e 55% em ciências. Dentre 81 nações, o Brasil ocupa, respectivamente, nas três disciplinas, o 65º, o 52º e o 62º lugares. ..
Atenção, SAAE: moradora do bairro Coreia reclama de falta de água há mais de 20 dias
Em denúncia encaminhada ao Blog na tarde desta quinta-feira (25), a moradora relata que os números do SAAE não recebem chamadas, ficando impossível registrar a reclamação. Segundo outra moradora, a Rua dos Ingleses também enfrenta o mesmo problema.
Veja o relato:..
Espaço LeitorLeitor questiona atraso de Construtora na entrega das casas do Residencial Novo Horizonte, em Juazeiro: “desrespeito e irresponsabilidade”
Em denúncia encaminhada na tarde desta quarta-feira (24) ao Blog, leitor questiona motivo do atraso na entrega das casas o Residencial Novo Horizonte, em Juazeiro.
De acordo com o relato, a entrega das casas da segunda fase era para o mês de abril...
Artigo: O comprometimento do jornalismo ambiental brasileiro
Em manuais de jornalismo, a objetividade e a isenção dos jornalistas são aconselhadas fortemente. No manual de redação do Estado de São Paulo, de 1997, consta, já no primeiro capítulo, a sugestão do repórter ser objetivo e isento, pois seu papel é de mediação da realidade dos fatos com o leitor. No entanto, como ser isento quando o mundo se aproxima de seu colapso pelas próprias ações humanas?
Como não se posicionar diante da destruição, da ganância, das desigualdades e injustiças? Passados quase 30 anos da publicação do guia, veículos hegemônicos ainda corroboram para a visão de que o jornalista deve se manter neutro perante a realidade que se desenrola sobre ele – como se isso fosse possível.
A ideia da objetividade já é questionada por muitos profissionais e pesquisadores, como é o caso de Fabiana Moraes e Márcia da Silva. No artigo “A objetividade jornalística tem raça e gênero: a subjetividade como estratégia descolonizadora”, as autoras discutem que essa suposta objetividade do jornalismo está ancorada em ideias patriarcais, capitalistas, ocidentais e voltadas para os ideais da Modernidade. Tais marcos atravessam a forma como nos relacionamos com a natureza, acarretando injustiças ambientais que se perpetuam até hoje...
Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental Isabelle Rieger e Eloisa Beling LooseJuazeiro: Construção de lombada na Avenida Shefik Khoury é denunciada por morador
Construção irregular de lombada na Avenida Shefik Khoury, acesso aos bairros Antonio Guilhermino, João Paulo II e Parque Residencial. A denuncia foi feita por um morador. Confira:
A avenida que liga os bairros Antonio Guilhermino, João Paulo II e Parque Residencial, com um percurso de aproximadamente 2 km. Nesse percurso temos um total de vinte e três (23) lombadas, popularmente conhecidas como “quebra-molas”, construídas pela Engenharia de Transito do Munícipio de Juazeiro – Bahia...
Espaço LeitorHomenagem: Filhas homenageiam pai no dia do seu aniversário
Geraldo José, se possível, publique essa mensagem do aniversário de meu pai Jorge Ribeiro. Ele é fã do seu Blog Rede GN:
Hoje o dia é para lá de especial, pois se comemora o aniversário de um pai incrível e avô babado!..
Opinião: O alto padrão da educação da Prefeitura de Petrolina não vale para as crianças autistas?
Desde o início do ano de 2024, a minha família e outras dezenas de famílias petrolinenses têm uma só pergunta em mente: Quando a Prefeitura de Petrolina irá contratar as auxiliares das crianças com Transtorno do Espectro Autista?
Isso porque desde fevereiro de 2024 o direito à educação dessas crianças vem sendo negligenciado pelo prefeito Simão Durando e pela secretária de educação do município Rosane da Costa Santos...
Foto: freepikArigo: A quem interessa usinas nucleares no Brasil
Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade brasileira para aceitarem a necessidade de expansão de usinas nucleares no país utilizando justificativas falaciosas e mentirosas. São conhecidos personagens e empresas que sempre boicotaram as fontes renováveis de energia, e retardaram a entrada em operação das tecnologias solares e eólicas no país. Defensores das termelétricas a combustíveis fósseis e da eletricidade nuclear desprezam os interesses nacionais, em detrimento dos interesses econômicos, pessoais e empresariais.
Afirmar que a energia elétrica produzida por materiais radioativos é "energia verde"; "energia limpa"; que é mais barata que outras formas de geração; que riscos de acidentes inexistem; que os resíduos das reações nucleares (conhecidos como "lixo atômico") podem ser armazenados com segurança por milhares de anos; que o país precisa desta fonte energética para evitar apagões futuros é desconhecer a ciência. Essas inverdades têm a intenção de buscar a aceitação popular para uma fonte de energia perigosa, suja e cara. Não esqueçamos que mentir é um ofício destes grupos, cujo único objetivo são os negócios, os interesses econômicos, pouco se lixando para a soberania nacional, para a população que acaba sofrendo com as decisões completamente equivocadas na política energética nacional...
Espaço LeitorJuazeiro: Comunidade do Distrito de Abóbora denuncia falta de médicos por falta de transporte. Sesau responde
A comunidade do distrito de Abóbora, em Juazeiro, Bahia, denuncia que o transporte que deveria levar os médicos para atender a localidade não está sendo realizado.
"Os idosos estão sofrendo. As pessoas vão para a Unidade Básica de Saúde e chegando lá são informados que o médico não veio devido a falta de transporte. Solicitamos emprenho das autoridades para resolver este problema". ..
Espaço Leitor Foto Ilustrativa ArquivoLeitor questiona faixa de pedestres ao lado de outra em área central de Juazeiro (BA)
Um leitor da Rede GN encaminhou fotos e um questionamento a respeito do trânsito na área central de Juazeiro (BA).
O Senhor Joselito Monteiro declara que gostaria de compreender uma faixa ao lado de outra na Avenida Santos Dumont...
Médico não comparece à UBS e leitor denuncia descaso e falta de respeito com pacientes
Sem se identificar, na tarde desta terça-feira (16) um leitor do Blog enviou uma denúncia relatando falta de atendimento em uma UBS.
Ele não cita a qual bairro a unidade pertence. Segundo ele, a consulta foi marcada com muita dificuldade e o atendimento não foi realizado, pois o médico não compareceu. ..
Até quando? pergunta morador sobre ocupação da Praça da Republica, localizada no bairro Dom Thomaz
Mais uma vez os moradores denunciam ocupação irregular da Praça da República, localizada no bairro Dom Tomaz.
No dia 21 de março a REDEGN publicou a indignação dos moradores...
Morador do Jardim Flórida, em Juazeiro, relata descaso com o bairro e chama atenção da Coelba para árvore próxima a fios de alta-tensão
Em denúncia enviada ao Blog na tarde desta quinta-feira (11), morador do Jardim Flórida, em Juazeiro, criticou a falta de infraestrutura no bairro e relatou temer a queda de uma árvore sobre fios de alta-tensão. De acordo com o relato, já foram realizados contato com a Neoenergia Coelba, mas a solução, até o momento, não chegou. Segundo os moradores “Esta árvore apresenta um risco iminente de danificar os fios de alta tensão, representando uma ameaça à segurança pública”.
Confira a denúncia completa:..
Redação redeGNArtigo - Isonomia tributária já!
É urgente que o Governo Federal estabeleça igualdade de condições tributárias entre empresas nacionais e as plataformas internacionais de e-commerce, para que a concorrência seja justa e equilibrada.
Neste sentido, há duas alternativas: revogar a isenção de 50 dólares do Imposto de Importação para mercadorias que ingressem no mercado interno; ou conceder isenções equivalentes aos produtos fabricados e comercializados no País...
Funcionário da Coelba denuncia ligação incorreta feita do Paço Municipal para alimentar impressora na Praça Barão do Rio Branco
Por meio de vídeo enviado ao Blog na tarde desta terça-feira (9), o dirigente do Sinergia e funcionário da Coelba, Gabriel Arcanjo, chamou a atenção para uma ligação que sai do Paço Municipal, para alimentar a impressora de uma senhora que presta serviço com máquina de Xérox, na Praça Barão do Rio Branco.
“Veja os absurdos que acontecem em Juazeiro, só em Juazeiro acontece isso. Esse absurdo é uma ligação que foi feita diretamente do Paço Municipal, para atender uma senhora que tira xerox ao lado do Paço. É mole ou quer mais? No Paço, isso aí pra todo mundo ver. Fico sentido porquê deve ser uma pessoa necessitada, mas o que é errado tem que ser denunciado”, disse Gabriel...
Foto: Reprodução/Redes SociaisIlha do Fogo “há de fazer alarde antes que seja tarde”
Apesar da fama que persegue a ilha do fogo a anos (local de marginais, malandros), as pessoas de bom gosto da população de Juazeiro e Petrolina encontram nela um melhor acesso e proximidade.
Muitos banhistas, nadadores, desportistas, frequentam diariamente a Ilha do Fogo para realização de atividades físicas, afetos, amizade bem-estar e principalmente aos fins de semana, famílias inteiras, dirigem-se a ela como uma das poucas alternativas de lazer gratuito e de fácil acesso. ..
Espaço do Leitor: Semeadores de cultura.
"É incrível a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer." Caetano Veloso
O último dia 06 de abril do corrente ano, o multiartista Geraldo Pontes e o artista plástico Jorge Sairaf (em memória,1957-2020) foram condecorados com o título Grande Embaixador das Artes, Letras e Cultura pela Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture, em Paris...
Perturbação do sossego no bairro Argemiro
Em mensagem a Rede GN moradora do Argemiro reclama do desassossego nos finais de semana na comunidade. Confira a mensagem:
Posta pra mim no seu blog sobre incomodação sonora, pois já fiz várias denúncias no posto policial, mas nunca tomam uma providência...
Juazeirense Suely Nelson Argolo assume presidência do Comitê de Bacias Hidrográfica do Rio Salitre
Pela primeira vez na sua história, Juazeiro-BA, conta com uma filha sua, à frente do CBHS - Comitê de Bacias Hidrográfica do Rio Salitre, uma Presidente Juazeirense.
O CBHS foi instituído pelo Decreto Estadual de nº 10.197de Dezembro de 2006. Ele abrange os Municípios de: Juazeiro, Morro do Chapéu, Várzea Nova, Miguel Calmon, Ourolãndia, Umburanas, Jacobina, Mirangaba, Campo Formoso...