Variadas
Univasf lança processo seletivo de mobilidade acadêmica para estudantes das Instituições de Ensino Superior regionais
A Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou hoje (24) edital do processo seletivo para o Programa de Mobilidade Estudantil – Convênio Univasf/Uneb/UPE/Facape/IF Sertão-PE (Edital N° 3/2016). A seleção visa proporcionar aos estudantes de graduação regularmente matriculados nestas Instituições de Ensino Superior (IES) a oportunidade de cursar disciplinas em cursos da Univasf no semestre letivo 2016.1. As inscrições devem ser realizadas até 11 de março na IES de origem do discente.
Para participar, os candidatos precisam estar matriculados nos semestres 2015.2 ou 2016.1 num curso de graduação ofertado por uma das IES que integram o convênio de mobilidade acadêmica regional. Os interessados devem procurar o setor responsável na sua IES para realizar a inscrição. O processo seletivo para participar da mobilidade na Univasf é coordenado pelo Departamento de Programas Especiais de Graduação (DPEG), da Proen.
Para ter acesso às ementas das disciplinas ofertadas nos cursos da Univasf, os candidatos podem acessar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que está disponível nos sites de cada graduação. Também podem entrar em contato com a DPEG pelo e-mail: [email protected] para solicitar o documento.
O Programa de Mobilidade Estudantil foi instituído a partir do convênio firmado entre a Univasf, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade de Pernambuco (UPE), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), por meio do Termo de Cooperação Técnica Nº 5/2015, publicado no Diário Oficial da União de 5 de outubro de 2015.
Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas na Diretoria de Programas Especiais de Graduação da Univasf, pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (87)2101-6758.
..
JUÁ GARDEN SHOPPING APRESENTA NOVO SITE
A partir de hoje, 24 de fevereiro, quem acessar o site do Juá Garden Shopping (www.juagardenshopping.com.br) terá uma surpresa. O mall reformulou sua página, que apresenta layout clean, prático e interativo, com intuito de facilitar a navegação e informar os usuários sobre os serviços, horários e promoções. Por meio do site será possível acessar, inclusive, a toda a programação do cinema (filmes, sessões, valor do ingresso etc), consultar a lista de lojas, promoções e muito mais. A página reúne ainda todo o conteúdo digital do Juá Garden Shopping, facebook e instagram, além das ultimas novidades.
"Nossa analises apontaram um grande volume de acesso ao site do shopping e resolvemos otimizar layout e funcionalidades. Deixamos o visual enxuto, com navegação ágil e intuitiva para que o usuário consiga, de maneira rápida, todas as informações que busca. Seguindo as tendências, o site é multiplataforma e pode ser acessado em diversos tipos de aparelhos: desktop, tablet ou celular", afirma a Coordenadora de Marketing do mall, Vanessa Souto...
Ascom/JUÁ GARDEN SHOPPINGSecretaria de Saúde de Juazeiro e Hospital Regional realizam mutirão de pequenas cirurgias
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Regional de Juazeiro informam que nesta sexta-feira (26) e sábado (27) será realizado um Mutirão de Pequenas Cirurgias (cistos epidérmicos, verrugas, retirada de pequenos tumores benignos e pequenos sinais de pele, exérese de unha, etc), no ambulatório do hospital.
Serão realizadas 100 cirurgias por dia. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar o ambulatório do hospital, portando Guia do SUS, Cartão SUS e documento RG...
Ascom/Prefeitura Municipal de JuazeiroTrabalhadores rurais baianos participam do combate ao Aedes aegypti
Estado com maior número de famílias que vivem da agricultura familiar - cerca de 700 mil -, a Bahia passa a contar também com o apoio dos pequenos produtores no combate ao Aedes aegypti e, consequentemente, às doenças dengue, zika e chikungunya. O Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Saúde (Sesab), apresentou o plano de ação que envolve os trabalhadores rurais baianos, na tarde desta terça-feira (23), no Centro de Formação da SDR, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador.
Além dos secretários estaduais Jerônimo Rodrigues (SDR), Fábio Vilas-Boas (Sesab) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente), o evento teve a participação de diversas entidades que representam o homem do campo, entre elas, a Frente dos Trabalhadores Livres (FTL) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA). De acordo com o titular da SDR, além dos técnicos que atuam nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs), a mobilização terá apoio das 33 entidades de assistência técnica selecionadas via edital do governo estadual. "Teremos, neste primeiro momento, o envolvimento direto de aproximadamente 700 pessoas. São agentes de informação, de desenvolvimento, que poderão, com muita tranquilidade, ofertar informações [e] orientar as famílias".
Material informativo
Jerônimo Rodrigues afirmou que as secretarias municipais de agricultura e desenvolvimento rural, bem como os sindicatos e cooperativas, serão parceiros importantes no combate ao mosquito. "A ideia é que o apelo do governador Rui Costa e da presidenta Dilma possa chegar a cada canto da Bahia". A partir desta quarta-feira (23), com apoio da Sesab, a SDR dará início à distribuição de material informativo às entidades parceiras. "Teremos, no dia 1° de março, uma videoconferência pelo sistema do IAT [Instituto Anísio Teixeira] para que possamos informar, orientar e capacitar os técnicos. No dia 12, faremos uma grande limpeza nas áreas da SDR, nos prédios, nos Setafs, nas máquinas que estão paradas, etc”.
Segundo ele, no dia 19 de março, será realizada uma ação para verificar as cisternas. “Queremos [observar] se os sistemas de captação de água, os reservatórios em geral, estão recebendo a devida manutenção, se estão sendo devidamente cobertos para evitar a proliferação do Aedes aegypti", explicou o secretário de Desenvolvimento Rural.
Movimentos sociais
Para o secretário Fábio Vilas-Boas, a mobilização junto à população que vive na zona rural "é importante porque estamos buscando capilaridade. Precisamos levar informação aos locais mais distantes, à zona rural, às famílias das periferias. Portanto é muito importante envolvermos os movimentos sociais na difusão deste conhecimento". O presidente da Fetag-BA, Claudio Bastos, disse que os 410 sindicatos filiados à federação representam trabalhadores da agricultura de todos os municípios baianos. "Acho de fundamental importância esta parceria da Sesab [e] SDR com todos os órgãos ligados à agricultura familiar, aos movimentos sociais da área rural como um todo”.
Ele disse que “é uma grande realização esta parceria. É um trabalho que envolve toda a sociedade. Nós, da Fetag, vamos mobilizar todos os sindicatos, associações e cooperativas num ato de orientação, para que possamos de fato fazer este combate [ao mosquito] e conscientizar o nosso povo também". A coordenadora de Educação da Frente dos Trabalhadores Livres (FTL), Mirla Duarte, avalia como fundamental a mobilização do meio rural na prevenção da dengue, zika e chikungunya. "Os trabalhadores são sujeitos que vivenciam a realidade estabelecida no campo. Eles precisam participar destas discussões. A troca de conhecimento é importante e necessária”.
..
Professores são capacitados para atuar nos Programas Se Liga e Acelera Brasil em Juazeiro
Os professores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro começaram esta semana a capacitação inicial para trabalhar com os programas de correção de fluxo escolar ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que foram implantados no município desde 2010. O curso segue até a próxima sexta-feira (26), na Escola de Formação de Professores - EFEJ, e está sendo ministrado por formadores do Instituto Ayrton Senna.
A coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, Simone Farias informou que participam do curso mais de 40 profissionais, que irão trabalhar para corrigir a distorção do fluxo educacional de alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 14 anos. “O curso terá a duração de 40 horas. Após a capacitação, eles irão trabalhar com os alunos utilizando a metodologia e o material desenvolvidos pelo próprio instituto”, explicou...
Por Emanuelle Lustosa/SEDUCProjeto busca preservação de abelhas e desenvolvimento da apicultura regional
O superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro (BA), José Hailton Carneiro de Oliveira, recebeu representantes do projeto Abelha Viva – que trabalha com a captura correta dos enxames encontrados em área urbana, visando preservar a biodiversidade e promover o campo da apicultura na região. De acordo com a idealizadora do projeto, Lícia Regina Lopes, o objetivo da reunião foi firmar uma parceria e buscar apoio em relação à organização dos apicultores do município. “A partir do momento que a gente institucionalizar o projeto, ter uma estrutura física e orientação dos técnicos da Codevasf, vamos poder fazer de forma correta a estruturação da produção de mel no município”, ressalta.
O projeto Abelha Viva surgiu em 2014 após Lícia Regina presenciar em seu local de trabalho o extermínio de um enxame. “Aquela situação me incomodou muito e resolvi que tinha que fazer alguma coisa, por isso fui ao Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para conseguir informações. Após uma reunião na instituição aconteceu a primeira ação do projeto, que foi um curso de capacitação técnica sobre a captura de abelhas para bombeiros, produtores, estudantes e representantes da secretaria de meio ambiente. Também foi possível criar um banco de dados com o nome dos apicultores da região”, relata...
Ascom Codevasf Foto DivulgaçãoPrefeitura de Juazeiro adquire caminhão varredeira de ruas
A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) adquiriu um caminhão varredeira de ruas de grande porte que vai agilizar o atendimento prestado a população na área de limpeza urbana. Da marca Karcher, modelo MC 700, a máquina pode operar com uma ou duas escovas laterais, resultando em uma faixa de limpeza de até 3,6 metros, aliado a um reservatório de 6 mil litros de capacidade.
A máquina pode atuar em diversos tipos de pavimento, fazendo remoção de areia, folhas e detritos em geral encontrados em vias. “Esse é um equipamento moderno, que vem somar com o trabalho dos agentes de limpeza, melhorando significativamente a limpeza das avenidas do município, com mais eficiência e rapidez, principalmente agora que Juazeiro vem ganhando novas avenidas pavimentadas”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas...
Elaine Barbosa/SespPrefeitura disponibiliza aplicativo para folião avaliar o Carnaval de Juazeiro 2016
Um mês após o término do Carnaval 2016 o folião juazeirense ainda sente saudades do som dos trios elétricos que animaram a festa ao comando das estrelas Ivete Sangalo, Saulo Fernandes, Daniela Mercury, Bell Marques, Luiz Caldas, Armandinho, Psirico e muitas outras atrações. Durante quatro dias o público invadiu o tradicional circuito da Avenida Adolfo Viana/Orla curtindo com muita alegria e em clima de paz.
O Carnaval mais uma vez contou com o Palco Multicultural da Rua da 28, que teve homenagem ao poeta Luiz Galvão através de show da banda Nossos Baianos e Baby do Brasil, além de várias atrações do pop rock local. E os foliões que já haviam participado da construção da maior festa momesca do interior da Bahia, quando puderam indicar atrações e votar para escolha do Rei Momo e Rainha, agora também vão poder avaliar e ajudar a construir a edição 2017. Quem participar entrará no sorteio do novo álbum de Saulo, "Baiuno"...
Ascom/Prefeitura Municipal de JuazeiroPETROLINA: Prefeitura ajuda na ressocialização de detentos através do trabalho
A Petrolina de Petrolina através da Secretaria de Infraestrutura mantem o programa de ressocialização dos apenados com o trabalho de auxiliar de limpeza pública. Os trabalhadores são integrantes de um convênio firmado entre a cidade e o Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão de execução penal para cooperação técnica.
O convênio dá margem de participação de 150 sentenciados em regime aberto e livramento condicional para execução de atividades na área de serviços gerais, para pintura de meio fio, varrição, raspagem de vias, manutenção e recuperação de praças, canteiros centrais, poda em geral, além dos serviços de pedreiro e servente. A seleção é feita através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDJUDH/SEDSDH). Atualmente as equipes desenvolvem suas atividades em todos os bairros e prédios públicos de Petrolina...
Ascom/Prefeitura Municipal de PetrolinaAGORA: Carro atinge moto em cheio na descida da ponte em Petrolina
Um acidente neste momento chama àtenção da população que transita pela descida da ponte em Petrolina, nas proximidades do Vale da Sorte. Um carro que ia para o sentido centro da cidade acertou em cheio uma moto que vinha no sentido Juazeiro-Petrolina com dois passageiros.
Os dois estão no chão aguardando o atendimento do SAMU, veja as fotos:
..
Redação Blog Geraldo JoséChuvas e aumento do dólar afetam preço da cesta básica em Petrolina e Juazeiro, segundo Facape
O preço dos alimentos segue em alta em Petrolina e Juazeiro. A inflação agregada nas duas cidades no mês passado chegou a 7,06%, segundo o Índice da Cesta Básica (ICB) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). No lado pernambucano, o valor da cesta continua maior, com uma diferença de R$ 11,70 em relação ao preço registrado em Juazeiro.
Diferente de janeiro de 2015 - quando a estiagem causou a diminuição da produção e, consequentemente, aumento nos preços - o ano de 2016 começou chuvoso no Vale do São Francisco. Mas, o excesso de chuvas causou grandes perdas nas regiões produtoras. O resultado foi a diminuição da oferta e aumento nos preços de alguns itens, como tomate, arroz e feijão carioca. A carne continua em alta.
Os produtos afetados pela desvalorização do real frente ao dólar também contribuem para que a cesta permaneça mais cara. O açúcar, por exemplo, teve o preço alavancado devido ao aumento das exportações e redução da oferta no mercado interno, além do crescimento da parte da cana de açúcar destinada à produção de etanol...
AsscomEmpossados os novos membros do Conselho de Cultura de Juazeiro
Com a presença da maioria dos conselheiros eleitos, titulares e suplentes, e mais a participação de representantes de instituições e grupos folclóricos da cidade, como Os Congos e o Afoxé Filhos de Zaze, tomou posse no último dia 19, a nova composição do Conselho Municipal de Cultura (CMC) para o biênio 2016/2018. A solenidade foi realizada na sede da secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU) e contou ainda com a presença do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, e do assessor institucional e coordenador da Casa dos Conselhos, Roosevelt Duarte, representando o prefeito municipal, Isaac Carvalho.
O coordenador da Casa dos Conselhos conduziu os trabalhos do ato de posse do CMC lendo o decreto de nomeação dos novos conselheiros, e citando os titulares e suplentes, representantes governamentais e os eleitos dos segmentos culturais do município. Roosevelt parabenizou todos os conselheiros, em nome do prefeito, e fez questão de destacar a mensagem do executivo para os conselheiros empossados. “Uma coisa que o prefeito faz questão que seja lembrado nos atos de posse dos conselhos, é que valorizemos a participação da sociedade civil nos conselhos municipais”, disse, destacando que “Isaac quer uma gestão compartilhada, poder público e sociedade civil trabalhando juntos”...
Por Paulo Carvalho/SECJUURGENTE: MORADORES DO ITABERABA REALIZAM MANIFESTO EM FRENTE AO PAÇO MUNICIPAL
O bairro do Itaberaba foi um dos mais atingidos pelas chuvas de janeiro e consequentemente, um dos mais afetados com problemas em sua infraestrutura. Depois do período úmido, ruas ficaram intransitáveis e o esgotamento sanitário anda constantemente entupido, com os dejetos fecais correndo a céu aberto. Depois de reclamar nos diversos veículos de comunicação, os moradores resolveram radicalizar e partir para o manifesto.
Neste momento, eles estão concentrados em frente ao Paço Municipal, cobrando do Poder Público alguma atitude urgente. Eles saíram em caminhada do Itaberaba até o prédio sede da Prefeitura com cartazes cobrando a recuperação das ruas, limpeza da rede de esgotos e melhoria na saúde...
MORADORES VOLTAM A COBRAR CONCLUSÃO DE OBRAS NO BAIRRO ARGEMIRO
Os moradores do bairro Argemiro estão se organizando e pretendem comemorar o segundo ano do início da reforma da Unidade Básica de Saúde Dr. José Erasmo Menezes Serafim que começou no dia 02 de outubro de 2014 e até hoje não foi concluída e, portanto, nem entregue à comunidade.
De acordo com a placa exposta ao lado da UBS, a reforma do valor de R$ 80 mil reais iniciada em outubro deveria ter sido concluída no dia 02 de abril. “Enquanto isso o povo continua sem a devida assistência, mas nós não estamos dormindo. E não é só isso, a sede da Companhia da Polícia Militar foi concluída desde o ano passado e não foi inaugurada porque não tem acesso e nem iluminação. É só o que a gente quer saber: Porque estas obras não foram inauguradas ainda? Desta forma a gente vai querer o sucessor dele? Jamais.” declarou Fábio Joaquim...
Prefeitura intensifica fumacê para combater muriçoca e dengue em Juazeiro
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando o fumacê nos bairros da cidade para combater muriçocas e o mosquito Aedes Aegypti. O efeito do inseticida dura cerca de quatro horas e na fumaça está diluído um inseticida que mata os pernilongos adultos. Para ter um resultado eficaz, é recomendável que os moradores deixem portas e janelas abertas durante a passagem do carro fumacê.
Segue abaixo a programação desta semana:..
Ascom Prefeitura de JuazeiroTrote solidário: Alunos da Facape fazem doação de sangue e sensibilizam comunidade para ato
Os estudantes foram ao Hemope e fizeram panfletagem no Centro de Petrolina.
?Os estudantes da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) se uniram na última semana para um ato de solidariedade: feras e calouros foram ao hemocentro de Petrolina – Fundação Hemope – para doar sangue. A ação, que foi uma espécie de 'trote solidário', fez parte da programação da Semana de Integração da Facape. ..
Ascom FacapeCPM Juazeiro – dez anos fazendo história
O Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, criado através do Decreto 9836, publicado no Diário Oficial em 22/02/2006, através de convênio firmado entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Pública, com interveniência da Polícia Militar da Bahia. Oferece cursos do Ensino Fundamental II ao ensino médio, é uma das unidades que compõe o NRE – 10.
Dez anos fazendo jus ao lema “A palavra convence, o exemplo arrasta”, formado cidadãos cônscios dos seus diretos e deveres e preparados para viver numa sociedade dinâmica e complexa...
Membros do Fórum de Comitês de Bacias visitam Mariana
Luto e preocupação. Esses foram os sentimentos expressados pelos membros do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas que realizaram visita técnica à cidade de Mariana (MG), no dia 18 de fevereiro. O encontro reuniu representantes da mineradora Samarco, da Prefeitura local e da comunidade das regiões afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, em Bento Rodrigues, no município de Mariana.O acidente deixou os moradores desabrigados, quase 20 mortos e vários feridos. Atingiu também outras cidades, inclusive de outros estados do Brasil, gerando um impacto ambiental incalculável e irreversível para o rio Doce.
Para Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e membro do Fórum, a visita não foi realizada apenas por solidariedade, mas também "porque precisamos entender o ocorrido, até mesmo porque a tragédia mexe com todos os comitês de bacias hidrográficas do Brasil", disse, prometendo "acompanhar essa situação para que não caia no esquecimento"...
Ascom/CBHSFUnivasf iniciou hoje (19) ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com mutirão de limpeza no Campus Sede
As ações da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) de combate ao mosquito Aedes aegypti começaram na manhã de hoje (19), Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. Um mutirão de limpeza, realizado no Campus Sede, em Petrolina (PE), deu início à campanha “Univasf sem Aedes”. Um grupo com cerca de 20 funcionários terceirizados participou desta primeira ação, que promoveu a varredura e a limpeza de áreas externas do campus. O lançamento oficial da campanha “Univasf sem Aedes” será realizado nesta segunda-feira (22), às 9h30, na sala do Conselho Universitário (Conuni), com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e será transmitido ao vivo pela TV Caatinga.
A ação de hoje teve início com a apresentação do programa “O Causo é Sério - Dengue” da TV Caatinga, WebTV da Univasf. O vídeo, apresentado pelo contador de causos Clenio Sandes, mostra a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti , que é transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em seguida, o grupo se reuniu no auditório do Siass Univasf para uma apresentação sobre a importância do combate ao mosquito dentro e fora da Universidade. O reitor Julianeli Tolentino e integrantes da Comissão instituída pela Portaria N° 54/2016 (disponível no link abaixo) responsável pela mobilização contra o Aedes aegypti na instituição acompanharam o início das atividades.
O mutirão percorreu o Campus Centro da Univasf para coletar objetos que possam acumular água e identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti . Os pontos foram fotografados para realização de análise da Comissão da campanha, que irá discutir as ações para combatê-los. O mutirão de limpeza foi orientado pelo coordenador de Supervisão, Operações e Serviços da Prefeitura Universitária, Ozevaldo Santos.
Para o funcionário terceirizado Sebastião Eduardo da Silva, é necessário que as pessoas se unam e realizem esse tipo de atividade para combater esse problema no Brasil. “Nós que estamos na Univasf temos que também nos unirmos e esse mutirão foi muito bom, porque foi todo mundo fazer a limpeza com alguém indicando e passando para a gente”, ressaltou.
A gestante e funcionária terceirizada Jéssica Nayara da Silva se preocupa bastante com a epidemia das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e em especial em relação à zika, associada aos casos de microcefalia em recém-nascidos. “Eu achei ótimo, porque é muito necessário o combate do mosquito e essa é uma ação para nós mesmos nos protegermos. Inclusive, por estar grávida, me preocupo muito”, afirmou.
A comissão interna de mobilização em prol do combate ao mosquito Aedes aegypti foi criada na última terça-feira (16) e é formada por oito servidores da Univasf. O objetivo é promover diversas ações ao longo dos próximos meses em todos os campi da Univasf e junto à comunidade externa, na campanha “Univasf sem Aedes”.
..
Ação conjunta reforça combate ao Aedes aegypti em áreas rurais da Bahia
As secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Saúde (Sesab) anunciam nesta terça-feira (23), às 14h, o plano de ação conjunta para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti em áreas rurais da Bahia, principalmente onde existem os Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs).
O plano vai ser apresentado pelos titulares da SDR, Jerônimo Rodrigues, e da Sesab, Fábio Vilas-Boas, no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizado na Avenida Dorival Caymmi, 15.649, bairro de Itapuã, em Salvador. Participam ainda do evento representantes de cooperativas, associações e federações de agricultores familiares...
Secom BahiaFESTIVAL DE CINEMA BAIANO SERÁ REALIZADO EM JUAZEIRO
Festival de Cinema Baiano chega remodelado em 2016. Sua sexta edição será itinerante, com escalas em três cidades do interior do estado: a primeira etapa será em Juazeiro, de 08 a 10 de abril, no Centro de Cultura João Gilberto; a segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana, recebe o festival de 13 a 15 de maio, no Centro de Cultura Amélio Amorim; o encerramento acontece de 09 a 11 de junho, em Itabuna, no Centro de Cultura Adonias Filho.
Fazendo referência à frase icônica do poeta baiano Waly Salomão, o tema desta edição é "A linha da fronteira se rompeu". Para Edson Bastos, produtor executivo do festival, esse mote visa debater a realidade social em que estamos vivendo hoje. "Queremos propor nessa sexta edição, reflexões sobre o rompimento de fronteiras, sobretudo as fronteiras que limitam o nosso pensamento. E encontramos na poesia Câmera de Ecos, escrito por Waly, a frase ideal para representar as discussões que queremos propor", comentou Edson...
ASCOM/FECIBAPetrolina terá um representante de peso no Festival Internacional de Percussão, Salvador
O evento acontece essa semana, entre os dias 26 e 28 de fevereiro e terá a participação do Produtor de Shows e eventos musicais, professor e instrutor de percussão, Cleybson Barros de Souza, mais conhecido no contexto musical na região, como Cleybson Bolão.
O sonoplasta, professor e produtor musical nasceu na cidade de Olinda e se encantou pelo Vale do São Francisco, onde tem uma vasta lista de trabalhos realizados entre Juazeiro e Petrolina, que conceituam a região como um polo musical atuante, além de professor e idealizador de vários projetos musicais, Cleybson Bolão também produz instrumentos musicais a partir de material reciclável. Na bagagem do produto musical, entre outras ações, a realização de Oficina de percussão no IF Sertão ( oficina com materiais recicláveis na confecção de instrumentos percussivos e técnicas para toca los); oficina de percussão pela scfv em Uauá-Ba ( confecção de instrumentos percussivo com materiais recicláveis e manejo de como toca los); curso Prático de Percussão na APAE/Petrolina pela Sec. de Cultura e FUNDARPE – professor, instrutor e construção de instrumentos de percussão com utilização de materiais recicláveis e a participação em inúmeros shows e festivais como produtor musical e também, percussionista..
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.