Outros Destaques

Política

Variadas

Seminário da Fenagri 2016 vai destacar agroindústrias e expansão de mercado

Consolidado como um dos principais eventos da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, que acontecerá no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina – PE, de 25 a 28 de maio próximo, o Seminário deste ano vai apresentar o tema Agroindústrias no Vale – bases legais e tecnológicas para expansão de mercado. A Embrapa Semiárido já definiu a programação e durante a manhã e tarde do dia 27, reúne no Senai Petrolina  especialistas do setor com o propósito de fortalecer as ações para manutenção e expansão do mercado da agroindústria local.

O encontro começa às 8h, com a abertura oficial seguida da primeira palestra destacando o tema, Aspectos legais para o estabelecimento das agroindústrias, que será apresentado por Aionne Guimarães, da Agência Municipal de Vigilância Sanitária. Na sequência, a consultora do Sebrae, Márcia Maria de Medeiros Santos fala ao público sobre o Comércio e mercado dos produtos agroindustriais locais: possibilidades de mercado para agricultura familiar...

Ascom

"O São Francisco agoniza da Nascente a foz", diz pescador

A vida do povo e do rio São Francisco foi foco da análise de conjuntura a partir da visão dos ribeirinhos/as e pescadores/as apresentada no II Congresso Nacional de Pescadores e Pescadoras da Bacia do São Francisco. O evento aconteceu de 1º a 03, na Ilha do Fogo, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), reunindo cerca de 500 pescadores/as de toda e extensão da Bacia, além de movimentos e entidades sociais ligada a atividades pesqueira.

"O São Francisco agoniza da nascente a foz... a realidade do rio vem piorando", diz o pescador e representante do Movimento dos Pescadores do Alto São Francisco, Josemar Durans. Foi nesse tom que a voz dos/as representantes dos/as pescadores/as de cada região da bacia ecoou a atual situação do Velho Chico e dos profissionais que vivem da pesca artesanal ao longo do leito do Rio. A conjuntura atual da região do Alto, apontada por Josemar, é de falta de investimento em Saneamento, já que o esgoto adentra o rio sem nenhum tratamento, o envenenamento do Rio por meio de agrotóxicos e resíduos das indústrias, além do avanço na implantação de projetos de irrigação. Outros impactos apontados são o avanço do agronegócio, e como o hidronegócio vem retirando os territórios dos ribeirinhos e da classe trabalhadora em nome de um modelo de desenvolvimento que não contribuem com a vida do rio e das pessoas. Uma realidade não somente do alto, mas de toda a bacia como apontaram, posteriormente, os/as pescadores/as...

Ascom/IRPAA

Semaop realiza desobstrução de área pública

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro realizou nesta terça-feira, 05, mais uma operação de desobstrução de área pública. A ação contou com a participação da Guarda Civil Municipal e aconteceu no bairro Kidé, próximo a Rodovia Salitre. 

A ação foi necessária porque barracos foram construídos em área pública e a secretaria tem recebido diariamente denúncias dessas invasões na cidade. A fiscalização de postura da Semaop, acompanhada da Guarda Municipal, compareceu ao local logo nas primeiras horas da manhã para fazer a desocupação da área, que já estava toda separada em lotes...

Ascom/Juazeiro

Sebrae oferece oficinas gratuitas para microempreendedores de Paulo Afonso

Os microempreendedores individuais (MEI) que desejam melhorar o desempenho do seu negócio terão a oportunidade de participar, gratuitamente, das oficinas SEI Empreender e SEI Planejar. As ações serão realizadas, nesta quarta-feira, 06, das 9h às 13h e das 14h às 17h, respectivamente, no auditório do Sebrae Paulo Afonso.

Com a oficina SEI Empreender os participantes irão conhecer a importância de praticar atitudes empreendedoras, como superar dificuldades e descobrir e aplicar o seu potencial para o fortalecimento da empresa. Já com a oficina SEI Planejar os microempreendedores serão orientados sobre técnicas de planejamento para melhorar os resultados.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem se dirigir ao Sebrae Paulo Afonso, localizado na Rua São Francisco, n° 233, Centro, ou ligar pelo telefone (75) 3281-4333...

Asscom

Parcerias vão incentivar produção de leite de cabra no Sertão do São Francisco

Uma articulação institucional entre o Sebrae, por meio do Programa Bioma Caatinga, do Governo do Estado da Bahia por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e do Banco do Brasil, pretende apoiar o fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no sertão do São Francisco. A região possui a metade do rebanho de caprinos e ovinos da Bahia. Com o objetivo de somar conhecimentos e fortalecer a produção e comercialização leiteira do setor de ovinocaprinocultura aconteceu, na última sexta-feira, dia 1°, uma reunião que contou com a presença de representantes e produtores rurais da região.

O agricultor familiar Willames Thiago Santana, presidente da Cooperativa da Agropecuária Familiar de Juazeiro será um dos beneficiados pelas ações de assistência técnica, capacitação e fomento à comercialização. A cooperativa reúne 22 produtores e atua na produção de leite e derivados e cortes especiais de cordeiro. “Nós temos a matéria-prima e produtividade que aliados à profissionalização dos produtores rurais, inserções de tecnologias e credenciamento dos produtos vai fortalecer a cadeia leiteira e ampliar as possibilidades de mercado”, disse...

Asscom

Secretaria de Saúde de Casa Nova divulga cronograma de atendimento da Unidade Móvel de Saúde

Continuando com as ações semanais de atendimento de saúde nas comunidades do interior, a prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulga o cronograma do mês de abril da Unidade Móvel de Saúde.
 
No último final de semana, a unidade esteve em atendimento na comunidade de Lagoa do Alegre. Durante a visita, os moradores foram atendidos por médicos, dentistas e técnicos de enfermagem em consultas, aferição de pressão arterial, dispensa de medicamentos e atendimento odontológico. Foram 45 exames de Preventivo, 130 consultas médicas, 35 odontológicas, 17 aplicações de vacinas e o auxilio a um parto.
 
A unidade presta atendimento gratuito sempre a partir das 8h da manhã. No próximo dia  09/04, será na comunidade de Tiririca; 16/04 no distrito de Luiz Viana e  30/04 na localidade de Ouricuri. "Vamos continuar levar atendimentos para todos os cantos de nossa cidade. Esse é um compromisso nosso", afirma o gestor municipal, Wilson Cota. ..

Ascom/Casa Nova

PESQUISADORES DOS EUA REALIZAM MISSÃO TÉCNICA EM TERRITÓRIOS DA BAHIA

 
Professores e especialistas em ecologia de ecossistemas aquáticos da Universidade de Auburn, no Alabama, Estados Unidos, estarão na Bahia, desta terça a sexta-feira (5 e 8), para uma missão técnica nos territórios do Sertão do São Francisco e Itaparica. Acompanhados de técnicos da Bahia Pesca e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), eles farão uma análise das atividades de pesca e aquicultura nas duas regiões. 
 
O intercâmbio é mediado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em auxílio à parceria entre a Codevasf e a Universidade de Auburn. A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), dará suporte técnico aos especialistas referente ao cenário produtivo da região.
 
"As ações do homem sobre o meio ambiente no leito do Rio São Francisco vêm comprometendo a atividade de pesca. O objetivo desta parceria é avaliar o esforço pesqueiro na região, o status atual e a capacidade de suporte do rio, para daí pensar estratégias de revitalização", explica o gerente de assistência técnica da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, um dos integrantes da comitiva que irá receber os professores norte-americanos, junto com o presidente empresa, Dernival Oliveira Júnior.
 
No território do Sertão do São Francisco, na terça e quarta (5 e 6), a agenda de visitas dos pesquisadores contempla ida aos terminais pesqueiros da Bahia Pesca em Sobradinho e Remanso, aos projetos produtivos de piscicultura em tanques rede no reservatório de Sobradinho e visitação à colônia Z-42 no município de Casa Nova. No território de Itaparica, na quinta e sexta (7 e 8,), serão realizadas visitas às unidades de produção de alevinos, de beneficiamento de pescados e à fábrica de ração para animais aquáticos.
 
"A iniciativa de promover esta parceria é de suma importância para os pescadores e aquicultores da Bahia, uma vez que as análises realizadas pelos professores norte-americanos possuem alcance significativo para trazer melhorias no desenvolvimento das nossas atividades. O intuito é revitalizar o Rio São Francisco para, assim, potencializar a cadeia produtiva da pesca no Estado", afirma o presidente da Bahia Pesca.
..

Bahia Econômica

Juremal abre a programação anual das Feiras de Caprinos e Ovinos de Juazeiro

A agenda das Feiras de Caprinos e Ovinos realizada anualmente pela Prefeitura de Juazeiro já está fechada. A programação de 2016 terá inicio em abril, de 15 a 17, no distrito de Juremal, na sua segunda edição. 

O distrito tem a economia voltada para agricultura de subsistência, a criação de animais, a comercialização de esterco para os projetos irrigados de fruticultura e a fabricação do doce de leite. Com a feira, os organizadores pretendem divulgar os produtos para a busca de novos mercados. "A Caprinovinocultura é uma atividade que muito contribui com a economia de todos os distritos, cujos produtos da cadeia possuem uma grande demanda, porém ainda apresenta uma baixa produtividade decorrente de fatores como a desorganização dos produtores, falta de adesão às práticas tecnológicas, melhoramento genético, processo de comercialização, entre outros pontos estratégicos que buscamos sanar com a promoção das feiras", explica José Wilson Chaves (Chaveco), supervisor da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) do município e coordenador das feiras.  ..

Ascom/Juazeiro

Prefeitura de Sobradinho fortalece parceria com a Apae no município

 
A Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho, Fernanda Sanjuan, se reuniu com a direção da Apae na última sexta-feira (1) , com o objetivo de ouvir as demandas e acompanhar o trabalho realizado pela instituição, que atende a centenas de alunos. Atualmente a Prefeitura garante, mensalmente, um repasse de R$ 1.500, 00 (Mil e quinhentos reais), assume o pagamento de dez profissionais, entre eles educadores cedidos pela Secretaria de Educação, que trabalham na parte pedagógica da instituição. 
 
Além disso, a prefeitura garante fardamento, transporte escolar e realiza reforma e manutenção do prédio. "Esta gestão tem um compromisso com a Apae, uma instituição séria, que realiza um trabalho importante na nossa comunidade com a oferta de atendimento especializado para crianças e adolescentes. Uma parceria que envolve toda uma rede, que vai desde a Secretaria de Educação, a Seads. Além do repasse financeiro feito mensalmente, sem nenhum atraso, atendemos as demandas extras que nos chegam da direção. Temos honrado este compromisso e estamos sempre à disposição da instituição", declarou a Secretária.
 
Na reunião, a coordenadora e fundadora da Apae, Alexandra Lima, solicitou uma fonoaudióloga e uma nutricionista para melhor atender os alunos. O pleito foi atendido. As duas profissionais, cedidas pela prefeitura atenderão aos alunos da Apae, já a partir da próxima semana. " A fonoaudióloga vai atender duas vezes por semana e a nutricionista vai orientar o cardápio oferecido, melhorando assim o trabalho que desenvolvemos com nossos alunos. Esta parceria com a prefeitura é essencial para manter a instituição que coordeno a onze anos e precisa deste suporte para que possamos atender mais efetivamente nossos alunos", afirmou a coordenadora.
..

Ascom Sobradinho

Politica pública cultural de Casa Nova é destaque em evento

 
A gestão da cultura de Casa Nova foi destaque mais uma vez. Na última semana, o coordenador de Cultura e Turismo da cidade, Luciano Correia, foi entrevistado no programa 'Abertura Cultural', projeto desenvolvido no Centro e Cultura João Gilberto, em Juazeiro.
 
No encontro, o gestor da cidade destacou os avanços das politicas públicas na cidade com a implantação do Sistema Municipal de Cultura, pioneiro no Vale do São Francisco.  A cidade conta com leis que asseguram investimentos na cultura da cidade (Plano decenal, Conselho Municipal e um Fundo financeiro). Por conta desse trabalho, o município recebeu este ano o Selo de Gestão Cultural, em evento que contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo.
 
Além do representante de Casa Nova, o programa, apresentado pela jornalista Gisa Ramos, contou com a participação do ator e diretor Marcos Velasch e a banda Sóda Solta. 
 
O Projeto 'Abertura Cultural' foi contemplado no Edital - Agitação Cultural - Dinamização em Espaços culturais e propõe realizar programas de auditório com o objetivo de entrevistar os artistas e profissionais ligados à cultura do Território Sertão do São Francisco. O programa acontece ao vivo, transmitido via online (youtube - Abertura Cultural), todas as quintas-feiras, a partir das 19:30 h no Centro de Cultura João Gilberto com direção do artista visual Alex Moreira e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.
..

Ascom Casa Nova Fotos: Divulgação

SÃO JOÃO DO DADAU SERÁ EM JUAZEIRO

Acabou a polêmica: O tradicional São João do Dadau que esteve ameaçado de se transferir para Petrolina acaba de ser confirmado peloa próprio jornalista e promoter Adalberto Barbosa para o dia 15 de maio em Juazeiro tendo como atração principal Dorgival Dantas. A confirmação veio por meio das redes sociais:

“SIM, vai ser em JUAZEIRO SIM, meu coração não deixa ir. E agora lacrou TUDOOOOO E olhe só a minha cara de felicidade... Ele, o master top super tudo do forró, na festa mais gostosa, acolhedora e alegre: São João do Dadau rima com Dorgival! É a fartura do forró com a fartura de comidas e bebidas, que é marca registrada do São João do Dadau. Agora Responda aí! #melhorPraVc #MelhorPraNós #agoralacroutudo #TodoBom #Juazeiro”...

IMPASSE NA ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DAS NOVAS SÍNDICAS DOS RESIDENCIAIS PRAIA DO RODEADOURO E MORADA DO SALITRE

A tentativa de obter informações sobre o estatuto do condomínio para formar uma chapa e concorrer à função de síndica nos Residenciais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre, os dois únicos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida que geram energia solar em Juazeiro, tem mobilizado algumas mulheres dessas duas comunidades.

Tarde passada, Raimunda Milter, Cristiane Barbosa, Socorro de Castro e Gigliane Barbosa estiveram no programa Geraldo José (Transrio FM) quando denunciaram que as atuais síndicas Marinalva Sobral e Gilza Martins, respectivamente, tem dificultado a liberação destas informações fundamentais para criação das chapas que pretendem concorrer ao processo eleitoral...

Primeiro "Dia D" do Aniversário Saudável movimenta unidades de Saúde

Realizado no último sábado (02), o Primeiro "Dia D" do Programa Aniversário Saudável movimentou as unidades de saúde, em Petrolina. Centenas de pessoas compareceram às unidades, cantaram parabéns e passaram por uma consulta de avaliação para realização do check up. Os contemplados, todos aniversariantes do mês de abril, foram convidados pela equipe do Call Center. "O check up acontece aos sábados duas vezes por mês e atende os aniversariantes de cada mês, que estão cadastrados no programa. É importante que as pessoas não faltem, pois o objetivo da gestão Julio Lossio é garantir a prevenção de doenças que podem ser tratadas, quando descobertas precocemente", pontuou a diretora de Atenção Básica, Sátira Cavalcanti.

A usuária Geruza Magalhães dos Santos, moradora do bairro Gercino Coelho, parabenizou a Secretaria de Saúde pela implantação do Programa. "Para mim esse Aniversário Saudável foi uma benção. A gente chega aqui, é avaliado e bem atendido pela equipe de saúde. Eu achei essa ideia ótima. O programa Aniversário Saudável é uma inciativa da gestão Julio Lossio que visa prevenir as maiores causas de mortalidade em Petrolina, que são o câncer de mama, próstata e colo de útero, além de hipertensão e diabetes...

Ascom/Petrolina

Semaop responde denúncia sobre terrenos no bairro São Geraldo

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública informa que 18 proprietários de terrenos do Bairro São Geraldo já foram notificados e autuados. A multa aplicada é de 2 VRF(Valor de Referencia Fiscal) correspondente a R$ 225,46. Na primeira autuação o proprietário deve realizar a limpeza do local imediatamente e providenciar o muro; em 30 dias se não tiver sido cumprida a lei, o valor da multa dobra a cada nova autuação. 

A SEMAOP informa ainda que as multas serão aplicadas ao proprietário que consta no cadastro de imóveis do município, uma vez aplicada a multa e não havendo o pagamento da mesmo o nome poderá ser negativado no SPC ou SERASA...

Revitalização de espaços comercias no centro de Juazeiro é tema de seminário

Acontecerá nesta terça-feira (05), às 8h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj), um seminário para discutir a revitalização do centro comercial da cidade. O evento é promovido pelo Sebrae juntamente com outras entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas), Aciaj e da Prefeitura de Juazeiro, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Meio Ambiente e Ordem Pública (Semaop) e Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT).

O objetivo do seminário é discutir e analisar, a princípio, a revitalização dos espaços comerciais localizados nas ruas Benjamin Contant, Goes Calmon, Coronel João Evangelista e o Calçadão Conselheiro Saraiva. “Nós vamos começar a trabalhar a qualificação do empresário que ocorre paralelo a parte estrutural. A ideia é que, além da parte externa, nós precisamos preparar a nossa casa, ainda mais agora que nós devemos recepcionar bem os consumidores no centro da cidade”, ressaltou o coordenador do Sebrae, Carlos Coenteiro, em entrevista ao programa Geraldo José desta segunda-feira (04)...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Prefeito Isaac prestigia vaquejada em Maniçoba

Neste último final de semana, 02 e 03, o Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, prestigiou a quarta vaquejada do Parque Lourival Matias, em Maniçoba. O responsável pela vaquejada no Distrito de Maniçoba, Lourival Matias, estava satisfeito com o sucesso do evento. "Esse ano nosso prêmio deu uma soma de 40 mil reais. Nós recebemos vaqueiros do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Bahia, de tanto lugar. Aí você pensa que um lugar tão pequenininho como esse recebe tanta gente de fora! É bom pra mim e minha família, mas também é bom pra esse povo todo daqui que se diverte, mas também lucra", expressou Lourival.

Para Seu José Francisco dos Santos, de 82 anos de idade e Vaqueiro "de nascença", como frisou, a vaquejada é ainda uma forma de não se deixar perder a identidade do vaqueiro. "Já corri muito atrás de boi na caatinga. Tinha que pegar o boi e trazer de volta para o curral. Acho bom que ela exista, porque é como se a gente, o vaqueiro da lida que já tá se acabando, tivesse a certeza de que vai continuar", afirmou...

Ascom/Juazeiro

Sesc Petrolina abre inscrições para as oficinas da 9ª edição do Festival Aldeia Vale Dançar

Já estão abertas as inscrições para as oficinas da  Aldeia Vale Dançar - 9º Festival de Dança do Vale do São Francisco, que vai movimentar Petrolina e região de 19 a 30 deste mês. Os interessados devem procurar o Setor de Cultura do Sesc Petrolina, de segunda a sexta, das 14h às 18h, e o valor da inscrição custa R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Para a clientela comerciária e seus dependentes as inscrições custam apenas R$ 10,00.

A primeira oficina de capacitação, Dança Contemporânea e seus assuntos, acontece no dia 22, das 9h às 13h, e será ministrada por Dudude Herrmann (Belo Horizonte). Entre os dias 23 e 24, três oficinas marcam a programação: Corpos Híbridos, com Juliana Manhães (Rio de Janeiro) – de 9h às 13h; Dança de Salão, com Geison Duarte (Petrolina) e Ballet Clássico, com Renata Camargo (Recife). Ainda no dia 24, Polyana Mattana ministra uma oficina de Tatuagem...

Clas Comunicação

Secretaria Municipal de Educação realiza convênio com a Escola Evangélica de Petrolina

A Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretária de Educação, realiza convênio com a Escola Evangélica de Petrolina, de natureza filantrópica, vinculada à Fundação Evangélica do Vale do São Francisco (Fevasf).

Em reunião realizada na Seduc, o Secretário de Educação, Coronel Leite, recebeu junto com a Secretária-Adjunta, Gilmara Lacerda e a Secretária Executiva de Gestão, Lindamária Amorim,  a Presidente da  FEVASF, Mary  Elde Gomes de Queiroz e a Diretora da Escola Evangélica, Mazzarelo Macedo. O objetivo da reunião foi articular a liberação do convênio com a SEDUC, ficando acordado que a escola passa a ser conveniada do município e, portanto, regida segundo a proposta pedagógica e diretrizes do Sistema Municipal de Educação...

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Governo da Bahia vai investir R$ 80 milhões em serviços de diagnóstico por imagem em 2016

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai investir R$ 80 milhões em serviços de diagnóstico por imagem em onze unidades de saúde do estado ao longo deste ano em obras e equipamentos de radiologia, incluindo tomografia computadorizada e ressonância magnética. Nesta segunda-feira (4), o governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inauguram o novo Serviço de Diagnostico por Imagem do Centro Estadual de Oncologia (CICAN). Os investimentos fazem parte de um projeto de reestruturação dos serviços de diagnóstico por imagem que vem sendo conduzido pela Secretaria da Saúde, através do regime de Parceria Público Privada (PPP). O novo parque de imagem do CICAN vai disponibilizar, tomografia computadorizada, raios X e mamografia digital e estereotaxia de mama.  ..

Atores globais passam final de semana em Petrolina

O final de semana em Petrolina contou com visitas ilustres. É que os atores globais, Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, Marcelo Serrado e Domingos Montagner estão na região para gravar cenas da novela Velho Chico. Entre uma gravação e outra, os mesmos foram flagrados curtindo muito à região.

As fotos registradas mostram os atores, claro, rodeados de fãs e ao lado da banda Trio Granah. Veja alguns registros:

..

Portal Zap

Ações de acesso à água beneficiam 37 mil famílias do semiárido baiano

“Eu assisti o renascimento do semiárido. Vi famílias saírem da miséria para a glória, vi pessoas sem nenhuma expectativa de vida adquirirem dignidade humana depois que participaram do processo de implementação das cisternas de consumo e produção”. A declaração é do padre Neivaldo Oliveira, que, há 20 anos, trabalha na Cáritas Diocesana de Amargosa, organização parceira da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado(SJDHDS), que atua na implementação de estruturas hídricas de consumo e produção no semiárido baiano.

Sob a ótica da defesa dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável solidário e com uma mística ecumênica, desde 2012, a Cáritas Diocesana já implementou 1.718 cisternas de consumo, nos municípios de Brejões, Irajuba, Milagres, Iaçu e Itatim, beneficiando um número igual de famílias. “Não é apenas a construção dessas estruturas hídricas”, ressalta o padre, “estamos falando de um processo de libertação, que eleva a autoestima e promove a cidadania, a autonomia de um povo que sempre viveu à margem das políticas públicas de acesso à água”, comemora.

Segundo o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, Geraldo Reis, “o acesso à água foi fundamental para que, de 2004 a 2013, a Bahia reduzisse de 12,6% para 6,6% o percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, mais de um milhão de domicílios saíram da situação de insegurança para a segurança alimentar nesse período”. Ações semelhantes são realizadas por outras 36 entidades executoras, que, em parceria com a secretaria e o governo federal, já construíram 15.830 cisternas de placas para a captação e armazenamento de água da chuva. A metodologia é baseada no aprendizado, onde o envolvimento das famílias é parte essencial para a sustentabilidade do projeto.

Para a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé, as cisternas de consumo são tecnologias importantes porque “além da inclusão social, elas facilitam o acesso à água de boa qualidade para consumo humano, contribuem para o combate da mortalidade infantil e a redução de doenças”. Com capacidade de armazenar até 16 mil litros de água, as cisternas de placas suprem a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.

Autonomia

A implantação das estruturas hídricas para captação de água de chuva para produção, por meio do projeto “Mais Água”, iniciado em 2012, também trouxe para a população do semiárido a garantia da segurança alimentar e nutricional, a autonomia das famílias, por meio da geração de renda, além de viabilizar as condições para a convivência com o semiárido. Foram implementadas 7.042 cisternas de produção, 7.435 barreiros trincheira familiares, 525 barreiros trincheira comunitários, 48 tanques de pedra, 61 barragens subterrâneas e 1.278 limpezas de aguadas realizadas, que beneficiaram 21 mil famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, em 135 municípios do semiárido.

A experiência da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região do Sisal (Fatres) ilustra bem esse resultado positivo. Com atuação no Território do Sisal, a entidade já implementou 1.106 estruturas hídricas, entre eles, barreiros trincheira familiares, cisternas de enxurrada, barreiros comunitários, tanque de pedra e 100 quintais produtivos, nos municípios de Monte Santo, Queimadas, Cansanção, Itiúba e Nordestina.

A iniciativa, segundo o presidente da Fatres, Urbano de Carvalho, “garantiu a segurança alimentar e nutricional e geração de renda para 1.106 famílias”. Gente como a agricultora Maria Clemente dos Santos, moradora da Fazenda Tapera, em Monte Santo, que comemora os resultados alcançados, graças à cisterna de produção. “Antes de ter a minha cisterna, não conto as vezes que perdi toda a safra em períodos de estiagem. Vendia 60 porções de hortaliças a cada feira, agora estou vendendo 200 porções entre cebolinha, alface, coentro e salsa, sem falar em outros produtos”. ..

Fonte: Ascom/SJDHDS Fotos: Ascom/Cáritas Diocesana e Camila Oliveira /Fatres

Dicas de Saúde: Sinusite tem cura?


Caros leitores, traremos semanalmente dicas de saúde para promover a prevenção de doenças e o bem estar, através de uma coluna com o otorrinolaringologista Dr. Márcio Feitosa. Vocês poderão enviar perguntas ou sugerir temas para trazermos mais informações. Aproveitem!

Sinusite tem cura?..