Outros Destaques

Política

Variadas

Em 2 meses, Moro soma derrotas e recuos depois de ordens de Bolsonaro

Dois meses após tomar posse com status de superministro, Sergio Moro já coleciona derrotas e recuos que foi obrigado a fazer publicamente após contraordens do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

O ministro da Justiça e Segurança Pública aceitou deixar a carreira de juiz federal para assumir a pasta sob o argumento de que estava "cansado de tomar bola nas costas". Mas, em 60 dias de governo, tem enfrentado problemas parecidos.

A última delas ocorreu na quinta-feira (28), quando o ministro da Justiça teve de voltar atrás, a contragosto, na nomeação da especialista em segurança pública Ilona Szabó. Ele a havia indicado para ser membro suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Antes desse caso, Moro já havia se deparado com outros episódios de constrangimento, o que tem gerado desgaste e irritado o ministro. Sergio Moro, segundo assessores próximos, passou a quinta-feira de cara fechada. Logo nos primeiros dias no cargo, Moro recebeu a missão de concretizar mudanças na legislação para dar aos cidadãos mais acesso à posse de armas, bandeira de Bolsonaro durante a campanha presidencial do ano passado.

Desde o começo, o ministro tentara se desvincular da autoria da ideia, ao dizer nos bastidores que apenas estava cumprindo ordens do presidente. Na elaboração do decreto, que foi publicado em janeiro, algumas de suas sugestões foram ignoradas, como o número de armas que poderia ser registrado por pessoa --ele defendeu que tinham que ser apenas duas, e não quatro, como acabou estabelecido no decreto sobre o assunto.

Em outro caso, o ministro viu o governo interferir naquilo que mais se dedicou desde a posse, seu pacote anticrime e anticorrupção, que reúne projetos de leis apresentados ao Congresso em fevereiro. Entre as medidas, Moro incluiu a criminalização do caixa dois. Dias depois, no entanto, soube que, por decisão do Palácio do Planalto, o tema iria tramitar separadamente do restante das propostas, que incluem mudanças na legislação sobre crime organizado, corrupção e tráfico de drogas.

A ideia de tirar a criminalização do caixa dois do texto principal visou atenuar a resistência de parlamentares e acabou expondo Moro por confrontar seu discurso de ministro em relação ao de juiz. Como juiz, Moro enfatizava a gravidade do caixa dois. "Muitas vezes [o caixa dois] é visto como um ilícito menor, mas é trapaça numa eleição", afirmou em agosto de 2016.

Como ministro de Bolsonaro, diante da decisão de separar a proposta de criminalização do projeto principal, Moro afirmou ter atendido à queixa de alguns políticos de que "o caixa dois é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade que corrupção, crime organizado e crimes violentos".

Mesmo quando não teve de recuar, o ministro da Justiça e Segurança Pública deu sinais de fragilidade quando a palavra do presidente foi mais forte do que a dele, como no escândalo revelado pela Folha de S.Paulo sobre candidaturas de laranjas do PSL, partido de Bolsonaro.

Enquanto Moro deu declarações evasivas, dizendo que a Polícia Federal iria investigar se "houvesse necessidade" e que não sabia se havia consistência nas denúncias, Bolsonaro determinou dias depois, de forma enfática, a abertura de investigações para apurar o esquema --que resultou na queda do ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência), que presidiu o PSL nas eleições.

No episódio de Ilona Szabó (que é colunista da Folha de S.Paulo), o ministro ainda teve de acompanhar declarações públicas que explicitaram sua derrota, como entrevistas da especialista e mensagens dos filhos do presidente da República.

"Meu ponto de vista é como essa Ilana Szabó aceita fazer parte do governo Bolsonaro. É muita cara de pau junto com uma vontade louca de sabotar, só pode", escreveu o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho de Jair Bolsonaro, em uma rede social.

O próprio Ministério da Justiça admitiu a derrota por meio de nota à imprensa. "Diante da repercussão negativa em alguns segmentos, optou-se por revogar a nomeação, o que foi previamente comunicado à nomeada e a quem o ministério respeitosamente apresenta escusas", disse o comunicado.

Mesmo com o recuo, Sergio Moro defendeu o convite que havia feito dizendo na nota que foi motivado "pelos relevantes conhecimentos da nomeada na área de segurança pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé".

Ilona Szabó caiu porque é contrária ao afrouxamento das regras de acesso a armas, política do governo Bolsonaro. Também já criticou em artigo o pacote anticrime de Moro, ao considerar preocupantes, entre outras coisas, as medidas que tendem a ampliar o direito à legítima defesa.

"O sentimento é o de que quem ganha é a polarização, perde a pluralidade e o debate de ideias, tão fundamentais numa democracia", disse a especialista à reportagem. As "tratoradas" de Bolsonaro não atingem apenas Moro, no entanto. Diferentes ministros já foram derrotados e tiveram que anunciar recuos --como Gustavo Bebianno, antes de ser demitido em meio à crise das candidas laranjas.

Em áudios vazados publicados pela revista Veja, por exemplo, Bolsonaro mandou uma mensagem a Bebianno pedindo para cancelar uma viagem dele e de outros ministros que já estava marcada para a Amazônia. Paulo Guedes (Economia), que também entrou com status de superministro, é outro que já teve contratempos com o Planalto. O principal deles envolve a reforma da Previdência. O presidente afirmou nesta quinta (28) que o governo pode alterar a proposta de idade mínima para mulheres de 62 anos para 60 anos...

BN

Prefeitura de Sobradinho adquire novos equipamentos para o Hospital Maria Auxiliadora Carvalho Torres

Ampliando ainda mais a oferta de serviços prestados à comunidade, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, adquiriu novos equipamentos para o Hospital Municipal Maria Auxiliadora Carvalho Torres.

A conquista destes aparelhos foi um pleito do Prefeito Luiz Vicente Berti ao Governo do Estado, que contou com a articulação do Deputado Estadual Adolfo Menezes...

Ascom PMS

Com economia em ritmo lento, governo tenta destravar crédito para empresas

Com a retomada do crescimento ainda em ritmo lento – o que foi demonstrado pela alta do PIB de apenas 1,1% no ano passado –, o governo estuda um pacote de medidas para destravar o crédito às empresas. O Ministério da Economia quer facilitar as garantias que são oferecidas pelas companhias para conseguir financiamento bancário. Com isso, acredita que pode dar um impulso aos investimentos.

Em entrevista ao Estadão/Broadcast, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, antecipou que uma das ideias em análise é viabilizar a concessão de garantias com base na expectativa de venda futura, o que no jargão do mercado é apelidado de “fumaça”. Hoje, é permitido que empresas tomem crédito com base em receitas que ingressarão no caixa futuramente a partir de vendas parceladas já realizadas (por exemplo, quando um comerciante vende uma mercadoria em prestações no cartão de crédito)...

Estadão

Carnaval de Petrolina : Com tradicional frevo, Polo da 21 de Setembro dá pontapé inicial na folia

Finalmente, depois de muita expectativa, a folia do Carnaval de Petrolina teve início neste sábado (2). O tradicional polo da 21 de Setembro ficou pequeno para as famílias que prestigiaram o primeiro dia de festa, que contou com diversas marchinhas, orquestras, blocos, e é claro, muito frevo.

O bloco “Derruba a Cerca” abriu o desfile de blocos e troças. O Cortejo Afro veio logo depois, trazendo as baianas com suas águas perfumadas enviando 'axé’ aos foliões, seguido do bloco “Os bem casados” e a Orquestra de Frevo do Bolinha que se encontrou com o  bloco “Ô abre alas tô chegando”, e a Orquestra Serpente Imperial, fazendo uma animada mistura de ritmos. A última orquestra da noite foi a tradicional “Herói ou Malandro”...

Ascom/Petrolina

Futebol: Carnaval a festa é trabalhar, ter gratidão e treinar diz treinador do Petrolina

O Petrolina conseguiu a segunda vitória consecutiva no Campeonato Pernambucano e deixou a zona de rebaixamento. Após a estreia do técnico Neco, a Fera Sertaneja venceu o Central, fora de casa, e derrotou o Flamengo de Arcoverde, na quarta-feira, em casa, por 2 a 0. 

O Petrolina só volta a jogar no dia 13. Questionado sobre liberação dos jogadores para brincar o carnaval, o treinador do time Neco disse que o carnaval vai ser de trabalho, pensando no Vitória-PE...

Foto: Emerson Rocha G1 Petrolina

Carnaval 2019 será o primeiro com lei de importunação sexual

Pela primeira vez, carnaval deste ano estará sob a vigência da Lei 13.718/2018 que torna crime atos de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro. Em termos legais, a importunação sexual é definida como prática de ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena prevista varia de um a cinco anos de prisão – se o ato não constituir crime mais grave.

Ainda pouco conhecido, o texto foi aprovado pela Senado Federal em agosto do ano passado e sancionado em setembro pelo então presidente Michel Temer. A nova tipificação de importunação sexual substitui a contravenção penal de importunação ofensiva ao pudor, punida somente com multa ou, no máximo, períodos curtos de prisão (de 15 dias a dois meses) em regime aberto ou semiaberto...

Agencia Brasil

Opinião: A morte do inocente neto de Lula soltou os monstros do ódio

Sabíamos que no Brasil majoritariamente solidário, sensível à dor alheia e que ama seus pequenos, existiam monstros de ódio. Confesso, no entanto, que ignorava que fossem tantos e com tanta carga de sadismo. Estão sendo revelados pelos comentários sórdidos e até blasfemos, já que invocam a Deus como motivo da morte de Arthur, de sete anos, neto inocente de Lula, condenado e preso por corrupção.

Uma criança ainda não teve tempo de conhecer a que abismos de cegueira tanto a política como a ideologia podem conduzir. E cai sobre nossa consciência de adultos a infâmia de transformar em piadas baratas, em ironia e sarcasmo nas redes sociais a dor de um avô pela perda de seu neto. Lula, mesmo condenado e na cadeia, não perdeu nem sua dignidade de pessoa nem seu pedaço de história positiva que deixa escrita neste país...

Espaço Leitor

Carnaval: Luiz Gonzaga e o primeiro forró trio-eletrizado da Bahia

Luiz Gonzaga e o carnaval. O Rei do Baião, também brilhou na majestade dos festejos momescos Nos anos 80 o Carnaval da Bahia abriu espaço para o forró, xote e baião. o Cantor e compositor Gereba conta o circuito Barra-Ondina aplaudiu a sanfona de Luiz Gonzaga acompanhado na época com Dominguinhos. “O primeiro trio do Circuito Barra-Ondina foi nosso. Nós, com Luiz Gonzaga, criamos o Barra-Ondina. Mas o pessoal do axé odeia que a gente diga isso”.

Em 1985, porém, Luiz Gonzaga já mostrava aproximação com os baianos do Carnaval. A convite de Armandinho, Dodô e Osmar, fez uma participação no disco Chame Gente, que saiu pela RCA. Gravou Instrumento Bom, de Moraes Moreira e Fred Góes...

Redação Blog

Petrolina: MPPE trabalha em regime de plantão durante o carnaval

No período que vai de 2 a 6 de março, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) irá atuar em regime de plantão para que seja possível atender as demandas da população durante o Carnaval. No Recife, o atendimento ao público ocorre nas sedes das Promotorias de Justiça da Capital (plantão criminal), na avenida Visconde de Suassuna, nº 99, no bairro de Santo Amaro; e nas Promotorias de Justiça em Defesa da Infância e Juventude (plantão da Infância e Juventude), na rua João Fernandes Vieira, n° 405, na Boa Vista.

Nas demais localidades de todo o Estado, o atendimento poderá ser realizado nas sedes das circunscrições ministeriais, localizadas nas cidades de Salgueiro, Petrolina, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Palmares, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Jaboatão dos Guararapes e Serra Talhada...

MPPE

Presidente da Vale, Fabio Schvartsman, deixa o comando da mineradora

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, deixou o comando da mineradora, na esteira da tragédia até o momento aponta mais de 300 vítimas, entre mortos e desaparecidos, após o rompimento de uma de suas barragens em Brumadinho (MG) em janeiro. 

O executivo divulGOU uma cartA neste sábado (2) comunicando seu afastamento da companhia. Com a saída de Schvartsman, o diretor-executivo, Eduardo Bartolomeo, deve assumir interinamente o comando da empresa...

JN

Carnaval garante alegria para os foliões e renda extra

Carnaval garante alegria para os foliões e renda extra para muita gente. As costureiras andam inspiradas e mais aceleradas do que nunca. “Está ótimo esse carnaval. Dá para ajudar muito. Fazer muita coisa”, disse a costureira Margarida Ferreira.

A costureira Jô Maria vai neste embalo até domingo (3): “Tem uma equipe que trabalha comigo, então a gente faz em torno ou mais de oito mil peças de roupas”. No galpão, 30 costureiras trabalham 12 horas por dia desde o início de 2019...

JN

Carnaval: Polícia Rodoviária Federal põe dez mil agentes com bafômetros nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal colocou dez mil homens com bafômetros nas rodovias brasileiras para tentar impedir que motoristas dirijam bêbados. Este é o primeiro carnaval desde que a Lei Seca passou a prever punições mais severas.

O motorista parado pela polícia já era conhecido dos agentes. Um mês antes ele já tinha sido preso bêbado e, de novo, estava dirigindo sob efeito de álcool...

Jornal Nacional

Carnaval de Petrolina: marchinhas e frevo levam alegria à Casa Geriátrica

A Casa Geriátrica de Petrolina teve uma programação diferente, nesta sexta-feira, 1º de março. Com músicos por toda parte, as pessoas idosas que residem no local brincaram carnaval ao som de marchinhas e frevo.

A animação ficou por conta da centenária Philarmônica  21 de Setembro que levou no seu repertório grandes sucessos dos carnavais de rua. A programação inclusiva faz parte de uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR)...

Ascom/Petrolina

Casa Nova: Farmácia do CAPS abastecida

"Começamos com o pé direito" – resumiu o Prefeito Wilker Torres ao comentar o recebimento dos medicamentos destinados ao CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Casa Nova – "A licitação foi realizada, de forma transparente, com convite ao Promotor Fernando de Assis Rodrigues, participação de membros do Conselho Municipal de Saúde e aberta a todas as empresas qualificadas. O resultado é esse que estamos vendo. Remédios na farmácia, nenhuma reclamação, nem impugnação. "

A aquisição de medicamentos para o CAPS sofreu descontinuidade durante o ano de 2018 por impugnações de empresas concorrentes e pela dificuldade de se encontrar todos os medicamentos listados e necessários aos pacientes: "São quantidade às vezes pequenas e as empresas não se interessam por participar. Outras vezes participam e um outro concorrente discorda e faz a impugnação. Foi um ano inteiro dessa forma. A que foi realizada agora no início do ano contou até com um convite ao promotor de Casa Nova para que não houvesse dúvidas. Não queremos impugnações, que atrasa e atrapalha o atendimento aos nossos pacientes usuários do CAPS" – explica a Secretária Maria de Lourdes Silva Santos...

Ascom PMCN

Detran libera veículos removidos em blitz e fornece documentos durante o Carnaval

Quem perdeu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode resolver o transtorno ainda durante o Carnaval. Se o carro foi removido em blitz, a solução está disponível também. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) funciona em regime especial para atender os foliões.

Os serviços são oferecidos na Central de Trânsito, na Avenida Ademar de Barros, em Ondina, das 8h às 22h. Para solicitar a segunda via da CNH ou do CRLV, o folião deve apresentar um documento de identificação com foto e pagar as taxas de R$69,92 e R$ 73,36, respectivamente. Se a pessoa estiver sem documentos, precisa prestar informações que sejam validadas pelo sistema do Detran. O CRLV é emitido após o pagamento da taxa e a habilitação será entregue no dia seguinte...

Ascom Detran Bahia

Lula volta para carceragem em Curitiba após cremação do corpo do neto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está retornando à carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, após participar do velório e acompanhar a cremação do corpo de seu quinto neto, Arthur Lula da Silva, que morreu aos 7 anos por causa de uma meningite meningocócica.

Lula deixou o cemitério de São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, de onde tomou helicóptero para se deslocar até o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, de onde embarca para Curitiba...

Redação Blog com informações MST Foto: Reprodução Video

Casa Nova: Pediatra atende nas equipes de saúde do interior

O prefeito de Casa Nova, Wilker Torres determinou que a Secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos, incluísse na programação de atendimento nos postos de Santana do Sobrado, Pau a Pique e Bem Bom o pediatra que passou a integrar os quadros da equipe.

Edward Paixão de Araújo, pediatra, com experiência comprovada, recém contratado, começou a atender na sede do Distrito de Pau a Pique na manhã desta sexta-feira (01/03) e dá continuidade ao atendimento às crianças na sede do Bem Bom...

Ascom PMCN

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 73 milhões

O concurso 2130 da Mega-Sena vai sortear neste sábado (2) o prêmio acumulado de R$ 73 milhões . O sorteio será realizado, a partir das 20h (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte, que está estacionado na Avenida Manoel Roque, na cidade de Videira, em Santa Catarina.

Este é o terceiro concurso da Mega Semana de Carnaval. Já foram realizados sorteios na terça (26) e quinta-feira (28)...

CEF

Museu do Sertão é opção de lazer no feriado de carnaval em Petrolina 

Durante o feriado de carnaval, turistas e petrolinenses terão mais uma opção de lazer. É que o Museu do Sertão de Petrolina estará funcionando normalmente durante a festa de Momo deixando ainda mais completa a lista de opções para o período carnavalesco. Para quem deseja conhecer o acervo de objetos da região, a entrada é totalmente gratuita. 

Nos feriados dos dias 5 e 6 de março, a Secretaria Executiva de Cultura manterá o local aberto à visitação das 9h às 16h. Na segunda-feira (4) que geralmente não funcionaria, o Museu também estará de portas abertas para receber a todos que desejam fazer uma visita ao local. ..

Ascom/Petrolina

Rui Costa vai a São Bernardo do Campo e participa do velório do neto de Lula

O governador Rui Costa viajou à cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, na manhã deste sábado (2), para participar do velório do neto do ex-presidente Lula, Arthur Araújo Lula da Silva, vítima de meningite meningocócica aos 7 anos. 

O governador decidiu interromper sua agenda oficial de Carnaval para prestar solidariedade ao ex-presidente. "É um momento de muita dor e vim manifestar meu apoio a Lula e aos seus familiares. Me solidarizo com o sofrimento de todos diante de um fato tão doloroso. Vim reafirmar ao presidente meu carinho, meu respeito e minha amizade, principalmente nesta circunstância tão difícil que ele está vivendo com a perda do neto querido", afirmou o governador Rui Costa...

Ascom Gov Bahia

Governo vai liberar R$ 700 milhões para o Minha Casa

Depois da pressão de prefeitos e parlamentares insatisfeitos com a paralisia quase completa do Minha Casa Minha Vida (MCMV) nos dois primeiros meses do ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu liberar R$ 700 milhões para pagar parcelas vencidas às construtoras que participam do programa habitacional. A informação foi antecipada pela colunista Sonia Racy. Além de pagar as parcelas atrasadas, os recursos também devem garantir o fluxo de despesas pelo menos até o fim de março. Os financiamentos do MCMV são feitos com recursos do FGTS.

Para as faixas de renda mais baixa, porém, há um subsídio com recursos do Tesouro Nacional. E é nesse repasse que está o problema. Como o governo decidiu fazer um forte controle dos gastos no início do ano, isso acabou afetando os financiamentos. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as contratações de unidades do programa recuaram de 78 mil em janeiro do ano passado para 14 mil em janeiro deste ano. Sem dinheiro para continuarem os empreendimentos, pequenas companhias chegaram a desmobilizar canteiros...

Estadão

Neste carnaval não descuide da proteção na hora do sexo

Você já ouviu falar sobre “os filhos do carnaval”? A expressão surgiu porque os excessos da folia de momo muitas vezes resultam em uma gravidez indesejada ou inesperada. Isso sem falar no perigo das doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, Sífilis e Hepatites Virais. Então, previna-se!

O ginecologista e coordenador médico do Alto Risco do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, Marcelo Marques, ressalta que quando o assunto é proteção durante o sexo não há dúvidas de que a camisinha sai na frente. “Além de impedir a gravidez, o preservativo evita a transmissão das DSTs”, ressalta...

Ascom