Foram encontrados 12 registros para a palavra: unidades de saúde de Juazeiro

Março Lilás, Azul e Amarelo: cuidados nas Unidades de Saúde de Juazeiro seguem o ano inteiro

A população-alvo para o rastreamento da doença inclui todos os indivíduos entre 50 e 75 anos. Atualmente, mais de 38 mil pessoas nessa faixa etária encontram-se no raio de rastreamento em Juazeiro.

Março Amarelo – Conscientização sobre a Endometriose

A endometriose afeta milhões de mulheres no Brasil e pode causar dores intensas, além de ser um dos principais fatores de infertilidade feminina. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para garantir qualidade de vida às pacientes.

A Sesau reforça a importância de buscar atendimento médico ao perceber sintomas como dores pélvicas intensas, cólicas menstruais fortes e dificuldade para engravidar.

Com essas ações, a Secretaria de Saúde de Juazeiro segue comprometida com a promoção da saúde e o bem-estar da população, incentivando o acesso à informação e aos serviços de prevenção. ..

Março Lilás: unidades de saúde de Juazeiro reforçam ações de prevenção ao câncer do colo do útero

Aderindo à campanha nacional Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer do colo do útero, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reforça a importância dos exames preventivos e da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), principal causador da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que 17.010 novos casos de câncer do colo do útero sejam registrados anualmente no Brasil entre 2023 e 2025. A doença é provocada, principalmente, pela infecção por alguns tipos do HPV...

Unidades de Saúde de Juazeiro intensificam ações de cuidados com a saúde da mulher

Com programação especial do Mês da Mulher, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue firme oferecendo diversos serviços de saúde voltados ao público feminino. Até o dia 27 de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e outros pontos da cidade estarão realizando atendimento médico, exame preventivo, testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), verificação de pressão arterial e glicemia.

Confira o cronograma e aproveite os serviços gratuitos:..

Vereador Dr. Salvador cobra urgência no restabelecimento de equipes médicas em Unidades de Saúde de Juazeiro

Através de indicação encaminhada a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro, o vereador Dr. Salvador (PCdoB) solicitou que a gestão municipal encaminhe uma solução “em caráter de urgência” para a falta de médicos em oito equipes de saúde da família, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do João Paulo II (equipes B e C), Alto da Maravilha, Dom José Rodrigues (Residencial São Francisco), Centro, Tabuleiro, Piranga 1 e 2, Palmares e Pedra do Lord”, comunicou.

Na justificativa o vereador considera “os potenciais prejuízos à coletividade, bem como a possibilidade de configurar, eventualmente, lesão ao direito fundamental à saúde, além de ofensa ao dever que possui a administração direta de obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, se faz necessário a alocação de profissionais médicos nas Unidades Básicas do Saúde (UBS) dos bairros mencionados”, escreveu...

Fitas que monitoram glicose de diabéticos estão em falta nas unidades de saúde de Juazeiro (BA)

Pacientes com diabetes estão com dificuldades para adquirir na Secretaria Municipal de Saúde as fitas usadas para medir a taxa de glicose. Elas são fundamentais para se monitorar a doença e são distribuídas gratuitamente a pacientes cadastrados.

As fitas de glicemia são entregues aos diabéticos que estão cadastrados no programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), vinculado ao SUS. A denúncia chegou ao conhecimento da redação da Rede GN na manhã deste domingo (27) por meio de um paciente que pediu urgência na divulgação do fato:..

Unidades de saúde de Juazeiro têm atendimento prejudicado após arrombamentos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto da Maravilha está com os atendimentos suspensos nesta segunda-feira (6), pois foi arrombada neste domingo (5). A unidade é a terceira UBS invadida por vândalos em uma semana

De acordo com a superintendente de Atenção Básica, Jumara Lopes, da UBS do Alto da Maravilha o vândalo levou quatro monitores de computadores, liquidificador, jaleco do profissional de saúde, entre outros. Porém a superintendente ressalta que houve neste caso uma intenção clara de depredação...

Prefeitura realiza ações de prevenção ao suicídio nas unidades de saúde de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (28)  'sala de espera' para falar sobre o 'Setembro Amarelo', uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Desta vez foram as comunidades do Jardim Flórida,  na sede, e de Lagoa do Boi, na zona rural.

As palestras foram ministradas pela equipe do  Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf). A proposta é falar de saúde mental, a partir dos dados de atendimento que possam identificar o adoecimento da população avaliado nas consultas realizadas nas UBS's do município...

SESAU entrega novos equipamentos para unidades de saúde de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (SESAU) efetuou esta semana a entrega de novos equipamentos para unidades de saúde do município (UPA 24h, SAMU e Hospital Materno Infantil de Juazeiro – HMIJ). O objetivo dessas aquisições é facilitar o trabalho dos profissionais e melhor atender a população nas demandas de saúde do município.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, foram entregues os seguintes equipamentos: 02 respiradores pulmonares de transporte, 02 monitores de multiparametros (com capnografia, ECG, Oximetria, PI, PNI e temperatura), 01 eletrocardiógrafo portátil e 01 carro de parada. “Os equipamentos que recebemos na UPA 24h foram direcionados para a sala vermelha e vão potencializar a agilidade no diagnóstico de pacientes com suspeita de problemas cardíacos”, destaca o diretor administrativo da UPA 24h, José Guimarães...

Unidades de saúde de Juazeiro passarão por dedetização e horário de atendimento será alterado

A Secretaria Municipal da Saúde informa que os atendimentos na Unidade Básica de Saúde do bairro João XXIII serão suspensos na tarde desta terça-feira (05), para dedetização do equipamento. Os serviços retornam a sua normalidade nesta quarta-feira (06), a partir das 09h.

Outra unidade que também passará por dedetização é a UBS do bairro Argemiro. O serviço será realizado na tarde desta quarta-feira (06), e retomam as atividades na quinta-feira (07), a partir das 09h. ..

SECRETÁRIA MUNICIPAL DENUNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL A SUPERLOTAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE DE JUAZEIRO

A Secretária Municipal de Saúde Fabíola Moura participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (12) quando resolveu assumir publicamente que a Maternidade Municipal e as demais unidades hospitalares estão superlotadas e trazendo transtornos aos serviços de saúde do município.

“Resolvemos tornar público porque algumas situações que estão ocorrendo hoje estão ultrapassando a nossa capacidade de resolução. Nós temos 78 leitos no Hospital Materno Infantil, 25 são para parte de pediatria e os demais para parte de obstetrícia e a gente vem ao longo dos anos aumentando o número de partos. Estamos tornando esta situação explícita porque com a sobrecarga não estamos tendo condições de cobrir as demandas. Mesmo sem leitos, os municípios que fazem parte da Rede PE-BA continuam enviando as gestantes para Juazeiro” expressou Fabíola Ribeiro...

MP pede que unidades de Saúde de Juazeiro voltem a funcionar oito horas por dia

O Município de Juazeiro deverá manter em pleno funcionamento todas as unidades básicas de Saúde da cidade, bem como as Unidades de Saúde da Família, caso a Justiça atenda ao pedido formulado em Ação Civil Pública do Ministério Público estadual de autoria da promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza. A ACP pede que as unidades voltem a funcionar no mesmo horário e nas mesmas condições de antes de 2016, quando a Secretaria Municipal de Saúde alterou as regras, reduzindo para 32 horas semanais a jornada semanal dos funcionários dessas unidades, que tiveram seu horário de funcionamento reduzido de oito para seis horas diárias.

De acordo com a ACP, o secretário Municipal de Saúde teria confirmado a redução do horário de funcionamento, que tomaria por base uma portaria do Ministério da Saúde, que teria por objetivo “garantir aos profissionais de saúde condições de se qualificar, aprimorando seus conhecimentos”. No entanto, de acordo coma promotora Rita de Cássia, a portaria prevê uma redução provisória, sendo que, em Juazeiro, o horário, reduzido em novembro, se mantém o mesmo até hoje. Segundo a ACP, em visita às unidades de Saúde, o MP constatou que em algumas delas nem mesmo o turno de seis horas estaria sendo cumprido, havendo turnos de apenas quatro horas, das 8h às 12h, “estendido até as 13h apenas para vacinação”. A promotora de Justiça destaca que o novo horário de funcionamento estaria “impedindo o acesso à saúde da população que dispõe apenas do turno vespertino para se consultar”...

Estoque de vacina BCG começa a ser normalizado nas unidades de saúde de Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro está abastecendo, de forma gradativa, as unidades de saúde com doses da vacina BCG, que estavam sendo racionadas desde julho do ano passado em todo o país por problemas com a empresa fabricante do produto.  De acordo com o setor de Imunização, 2 mil doses foram entregues ao município.

A coordenadora do setor de Imunização do município, Renata Moreira, explica que mesmo com a falta da vacina, a secretaria adotou estratégia para que não faltasse no município. "Apenas as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Dom José Rodrigues e Angari tinham a vacina, mas na Maternidade Municipal todos os recém-nascidos já saem imunizados com a dose única da BCG. Felizmente, a situação está normalizando e voltamos a disponibilizar a vacina na rede de atenção básica", explicou Renata...