Foram encontrados 7 registros para a palavra: preservação da caatinga

Na COP28, governador Jerônimo defende criação de Fundo para financiar preservação da Caatinga

Em seu último dia na COP28, nos Emirados Árabes, o governador Jerônimo Rodrigues participou, neste domingo (3), de um painel que reuniu governadores do Nordeste na defesa do bioma da Caatinga.

Ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas, Jerônimo ressaltou que a importância ambiental e social da Caatinga precisa ser reconhecida e preservada...

A Caatinga em pé e as Mudanças Climáticas são temas de seminário realizado em Juazeiro

A reflexão sobre as ações de mitigação das Mudanças Climáticas e Preservação da Caatinga foram o mote do III Seminário Estadual de Recaatingamento que aconteceu no período de 09 a 10 de março, em Juazeiro.

O evento, realizado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e pelo Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, reuniu mais de 100 pessoas entre agricultores (as), técnicos(as), pesquisadores(as) e professores(as) universitários(as), estudantes(as) e autoridades políticas à exemplo do Coordenador Geral do Programa Bahia sem Fome do Governo da Bahia, Tiago Pereira. ..

Estado investe mais de R$3 milhões em tecnologias de preservação da Caatinga e produção sustentável

Para assegurar que agricultores e agricultoras familiares que vivem em áreas tradicionais de fundo de pasto, no Semiárido da Bahia, tenham sustentabilidade nas atividades produtivas, acesso à alimentação e à renda, preservando o bioma Caatinga, o Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, está implantando mais de 700 tecnologias sociais de captação e reuso de água, e instalando equipamentos que produzem energia limpa e eficiente.  

As ações ambientais estão acontecendo em comunidades rurais de 11 municípios dos territórios de identidade Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e Sertão do São Francisco, onde atuam diversas entidades que prestam assessoria técnica continuada (ATC), parceiras do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), co-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). ..

Obra do Lote 2 da BR-235/BA tem ação para preservação da Caatinga

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalha para a conclusão da implantação e pavimentação do Lote 2 da BR-235/BA. Atualmente, entre Jeremoabo (BA) e Canché (BA), a construtora Top Engenharia, executora da obra, realiza o serviço de terraplanagem em alguns pontos da rodovia, assim como a abertura de áreas na faixa de domínio. Restam apenas 12 dos 77,60 quilômetros de todo o Lote para serem asfaltados.

Com o intuito de preservar a fauna e a flora local, a Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), acompanha as atividades de supressão de vegetação da obra. Na semana passada, a equipe acompanhou as ações em parte de um fragmento de terra, com vegetação densa, no povoado Bananeirinha, único trecho do Lote 2 que a construtora ainda não tinha realizado a abertura de área...

Desfile de 7 de Setembro dará destaque a preservação da caatinga em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), com o apoio de outras secretarias municipais e as corporações Militares Estadual e Federal, realiza os últimos preparativos para o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, que este ano terá como tema "A Sustentabilidade em Defesa da Caatinga". As escolas das Redes Municipal e Estadual, corporações militares e entidades civis irão desfilar da Orla I até a Avenida Adolfo Viana, em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Dentro da programação às 7h30, acontece a solenidade de hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal e às 8h15 a revista às tropas, na Avenida Santos Dumont, ao lado dos Correios. Logo em seguida, as inicia o desfile militar e às 9h o desfile civil.
 
De acordo com a comissão organizadora este ano o desfile trará algumas novidades, como a participação dos alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil, que vão abrir o desfile das escolas com os pelotões da banda infantil e dos pais e alunos que irão distribuir mudas de plantas nativas da caatinga. "Estamos ensaiando com os alunos de 4 a 5 anos das EMEIs Beatriz Mota e Anna Hilda, que vão apresentar na avenida um pouco do trabalho que é desenvolvido em sala de aula, com o Projeto de Musicalização da Educação Infantil. Eles estão ansiosos para chegar logo o dia do desfile. Os estudantes das escolas Iracy Nunes, São Francisco de Assis NH2, Argemiro José e Paulo VI também estão preparando novidades", disse a secretária da SEDUC, Lucinete Alves. Outra novidade é a participação dos alunos da APAE de Juazeiro, que segundo a coordenação estão animados e preparando apresentações para o 7 de setembro. As fanfarras das escolas também intensificaram os ensaios na semana que antecede o desfile.
 
Este ano irão desfilar 13 escolas entre municipais e estaduais, além da APAE. A concentração dos estudantes acontece na Orla 2, às 7h, e o inicio do desfile às 9h,  seguindo por toda Orla I até a Avenida Adolfo Viana, com dispersão na  Rua Oscar Ribeiro (em frente à Policlínica). O desfile será encerrado com as instituições, organizações civis, a Marcha da Diversidade e o grito dos excluídos. ..

Preservação da Caatinga é tema de VII Romaria em Defesa da Vida

No próximo domingo (21), será realizada, em Campo Alegre de Lourdes (BA), a VII Romaria em Defesa da Vida, que este ano tem como tema "Caatinga: cultivar e preservar para viver".  A tradicional Romaria é um momento de celebração e também um espaço onde a população compartilha suas preocupações e problemas que atingem comunidades do município.

A Romaria tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a defesa da vida, da natureza, dos territórios e dos povos. A escolha do tema sobre a Caatinga está relacionada com a Campanha da Fraternidade de 2017, que aborda os biomas brasileiros. "A preservação da Caatinga é de responsabilidade de todos nós, principalmente dos que vivem no Semiárido. Refletir a necessidade de cuidar do nosso bioma é um reforço das discussões da Campanha", diz Marina Rocha, agente da Comissão Pastoral da Terra...

Projeto de Lídice da Mata aprovado no Senado assegura mais recursos para preservação da Caatinga

O Projeto de Lei 578/2015, aprovado nesta terça-feira (25), no Senado Federal, prevê a ampliação de financiamento de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente para a Caatinga. O texto da senadora Lídice da Mata agora segue para tramitação na Câmara dos Deptados.

Segundo a parlamentar baiana, a ideia é reduzir as dificuldades de financiamento de ações de conservação da Caatinga, que hoje tem apenas 7,8% de sua área protegida por unidades de conservação. Essa porcentagem, de acordo com Lídice da Mata, está abaixo da meta nacional de 10% assumida pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica para todos os biomas do País, com exceção da Amazônia, cuja meta é de 30% da área sob unidades protegidas...