Foram encontrados 18 registros para a palavra: paralimpíada

Com 86 medalhas ao todo, Brasil bate recorde histórico na Paralímpiada

Neste sábado, 7, o Brasil fez história ao superar o recorde de medalhas em uma edição de Jogos Paralímpicos. Com um total, até o momento, de 86 medalhas, sendo 23 ouros, 25 pratas e 38 bronzes, a delegação brasileira ultrapassou as 72 medalhas conquistadas no Rio 2016 e em Tóquio 2020.

Em um dia marcante com 16 medalhas, o Brasil conquistou seis ouros e consolidou o país na sexta posição do quadro de medalhas...

Samira Brito estreia nas Paralimpíadas de Paris neste Sábado

A atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Samira Brito, fará sua estreia nas Paralimpíadas de Paris neste sábado (31). A velocista competirá na prova dos 200m, categoria T36 (atletas com paralisia cerebral), a partir das 16h25 (horário de Brasília).

A bateria deste sábado é crucial para garantir uma vaga na final. Caso se classifique, Samira retornará à pista no domingo (1º) para lutar por uma medalha. Atualmente, ela ocupa a 5ª colocação no ranking mundial dos 200m e é medalhista de prata nos Jogos Parapan-Americanos realizados no Chile em 2023...

APA Petrolina inicia a segunda edição do projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) recebeu a autorização do Ministério do Esporte para executar a segunda edição do projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão.

O programa, financiado com recursos obtidos através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), tem como objetivo preparar e capacitar atletas e paratletas para competições esportivas de alto rendimento...

APA Petrolina disputa 1ª Fase do Circuito Paralímpico de Atletismo

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) disputa, neste sábado (25) e domingo (26), a 1ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico de Atletismo. A competição, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, reunirá mais de 300 atletas de elite e novos talentos do paradesporto brasileiro.

A APA enviou para a competição uma delegação com 18 integrantes. De acordo com o treinador Givanildo Marcos, o objetivo é que os atletas consigam resultados expressivos que possam garantir oportunidades em competições internacionais.   ..

Destaque Nacional: Estudante de Petrolina conquista medalhas de ouro e bronze nas Paralimpíadas Escolares

O estudante Keyrysson Kauã de Souza, da Escola Municipal José Nunes, localizada em Nova Descoberta, zona rural de Petrolina, foi destaque nas Paralimpíadas Escolares, que aconteceram em São Paulo na última semana. Com força física e agilidade surpreendentes, o atleta de apenas 13 anos, tem comprometimento nos membros inferiores e competiu na categoria TF44.  Integrante da delegação Pernambucana e estreante nessa competição, a fera no atletismo faturou duas medalhas de ouro no arremesso de pelota e uma de bronze no salto em distância.

O evento nacional, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reúne crianças e adolescentes com deficiência física, intelectual ou visual de todos os estados do Brasil, selecionados nos eventos estaduais. Keyrysson participou da seletiva regional no mês de agosto deste ano, em Natal, onde conquistou ouro na pelota e prata no salto. Para o estudante, concorrer nas Paralimpíadas foi muito mais do que competir e conquistar medalhas. "Realizei meu sonho em ter participado dessa competição nacional e o incentivo da minha Escola foi muito importante para a conquista dos bons resultados. Quero continuar treinando para ir a outros eventos esportivos e representar minha Petrolina", declarou o aluno...

Delegação da Bahia ganha 10 medalhas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2022 

Com a conquista de dez medalhas – cinco ouros, duas pratas e três bronzes –, a delegação da Bahia marca sua participação na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2022, encerrada nesta sexta-feira, 25, em São Paulo, no Comitê Paralímpico Brasileiro.  Atletas estudantes baianos foram ao pódium nas modalidades de natação, atletismo, tênis de mesa e goalball. 

Nos jogos individuais, destaque para natação, atletismo e tênis de mesa. Na piscina, a jequieense Bárbara Britto marcou os melhores tempos nas quatro provas disputadas – 50M, 400M, 100M costas e 100M livre –,  conquistando quatro medalhas de ouro. No atletismo, o jovem Daniel Rios Rios faturou a medalha de ouro na prova arremesso e Riquelme Araújo dos Santos conquistou medalha de prata na prova 250M e bronze na prova de 75M.   ..

#ParalimpíadasEscolares2022: Natação e atletismo garantem primeiras medalhas para a Bahia

As modalidades de natação e atletismo deram as duas primeiras medalhas para a Bahia no primeiro dia de provas da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2022, que seguem até sexta-feira, 25, em São Paulo.

Na natação, a jovem Bárbara Britto, 15 anos, conquistou o ouro na prova 50m livre; e no atletismo, Riquelme Araújo Santos conquistou o bronze na prova de 75 metros. ..

Delegação baiana já está em São Paulo para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

A delegação da Bahia já se encontra em São Paulo, capital, para participação nas Paralimpíadas Escolares/2022, com provas a iniciarem nesta quarta-feira, 23, no Centro Paralímpico Brasileiro.

Com a presença de mais de 1.300 atletas de 7 a 14 anos de todo o Brasil, representando 25 estados em 14 modalidades esportivas, a edição 2022 é considerada uma das maiores desde que o Comitê Paralímpico Brasileiro começou, em 2006, a organizar torneios esportivos reunindo pessoas com deficiência. ..

Com medalhas e recordes, APA é destaque nas Paralimpíadas Escolares

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) segue colecionando ótimos resultados por onde passa. Na disputa das Paralimpíadas Escolares, realizada em São Paulo, a equipe fez a festa e volta para casa com a bagagem cheia de conquistas. Foram 16 medalhas no total, sendo 13 de ouro, duas de prata e um bronze. Além disso, o time também conquistou cinco recordes nacionais.

“A APA já participa das Paralimpíadas Escolares há alguns anos, mas nos últimos dois a gente deu uma ênfase maior. O professor Adriano agregou muito, chegou com atletas novos, umas promessas boas e esse projeto paralímpico escolar de base da APA vem crescendo bastante, com perspectivas muito boas. Todos foram muito bem e estamos muito felizes com as conquistas", destacou o técnico e presidente da APA, Domingos Rodrigues...

APA Petrolina disputa Paralimpíadas Escolares com expectativa de medalhas

Paratletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) estão em São Paulo para a disputa das Paralimpíadas Escolares, competição que começou nesta terça (23) e segue até a próxima sexta-feira (26), no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. A delegação da APA conta com nove integrantes, sendo seis paratletas, um guia e dois treinadores.

Para representar bem o estado de Pernambuco e voltar para Petrolina com medalhas na bagagem, o técnico Adriano Cunha aposta na experiência de alguns paratletas e no bom trabalho de preparação da equipe...

Samira Brito fica fora do pódio nas finais do atletismo paralímpico em Tóquio, mas traz muito orgulho para o Vale do São Francisco

Não foi dessa vez que a paratleta Samira Brito, que está representando o Vale do São Francisco nas Paralímpiadas de Tóquio 2020, subiu ao pódio e trouxe uma medalha olímpica. Na prova dos 100m rasos feminino T36 para paralisados cerebrais, Samira que faz parte da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), terminou na sétima colocação.

Em Tóquio, a paratleta havia garantido a classificação para final com o sétimo tempo, 15s05, nos 100m rasos feminino T36. Na briga pela medalha, a brasileira competiu pela raia dois e novamente foi sétima colocada, desta vez, em 15s27. Na prova, a chinesa Shi chegou na primeira posição com direito a recorde Mundial Paralímpico (13s61). A medalha de prata ficou com Ivanova do Comitê Paralímpico Russo (14s60). Aitchison da Nova Zelândia chegou ao pódio (14s62)...

Baianos disputam os Jogos Paralímpicos de Tóquio, a partir desta terça-feira (24)

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começaram oficialmente nesta terça-feira (24) e seguem até o próximo dia 5 de setembro. O Brasil será representado por 259 atletas (incluindo atletas-guia, calheiros, goleiros e timoneiro) que vão disputar 20 das 22 modalidades esportivas. Nove baianos representam o país nos Jogos, nas modalidades de paracanoagem, futebol de 5, halterofilismo e atletismo. 

A estreia do Brasil nos Jogos acontece já nesta terça-feira (24), primeiro dia oficial de competições do evento, com o time de goalball, em partida contra a Lituânia, às 21h (horário de Brasília). A seleção brasileira de futebol de 5, comandada pelos baianos Jefinho, Cássio e Gledson, começa a caminhada rumo a quinta medalha de ouro no dia 29, 11h, horário de Brasília.   ..

Paralimpíada: em isolamento, brasileiros estão sem conseguir treinar

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informou nesta terça-feira (10) que 52 integrantes do grupo que viajou ao Japão para a Paralimpíada de Tóquio, sendo 27 atletas, estão em isolamento total em Hamamatsu, cidade onde é feita a aclimatação antes do início dos Jogos, a 250 quilômetros da capital japonesa. Segundo a entidade, esportistas das seleções de natação, tênis de mesa, halterofilismo e goalball não estão podendo sair dos respectivos quartos de hotel, nem mesmo para treinar.

Nesta segunda-feira (9), o Comitê revelou que dois membros da delegação (não atletas) testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19) na chegada ao Japão. Um deles estava com o grupo que viajou na quinta-feira (5) e teve a contaminação detectada no exame de PCR realizado ainda no aeroporto de Narita, em Tóquio, após apresentar resultados negativos nos três testes realizados na semana anterior ao embarque...

Paralimpíada: delegação brasileira em Tóquio tem 2 casos de covid-19

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confirmou na manhã desta segunda-feira (9) que dois integrantes da delegação nacional, que já se encontra no Japão, testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19). Nenhum deles envolve atletas, e ambos estão assintomáticos e em isolamento. 

O primeiro caso foi identificado logo após o exame PCR realizado no desembarque em Tóquio, na última sexta-feira (6). Embora tenha sido submetido a três testes nos sete dias anteriores ao embarque.  ..

Paralimpíada: delegação brasileira inicia embarque rumo a Tóquio

A Olimpíada só termina neste domingo (8), mas a Paralimpíada de Tóquio (Japão), que inicia no próximo dia 24, já é realidade para cerca de 130 integrantes da delegação brasileira. Na madrugada desta quinta-feira (5), as seleções paralímpicas de natação, tênis de mesa, halterofilismo e goalball, além de membros das comissões técnicas, médica e administrativa, embarcaram rumo a sede dos Jogos.

O voo saiu do aeroporto de Guarulhos (SP) às 2h40 (horário de Brasília), com escala em Doha (Catar) antes da chegada em Tóquio. De lá, a delegação vai de ônibus até Hamamatsu, cidade a 250 quilômetros da capital japonesa, onde será feita a aclimatação do evento. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o grupo fez dois testes PCR antes do embarque e será submetido a novos exames no país-sede da Paralimpíada...

Embarque das delegações baianas dos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares

As delegações baianas que representarão o estado nos Jogos Escolares da Juventude  (15 a 30) e nas Paralimpíadas Escolares (18 a 23), nas cidades de Blumenau-SC e São Paulo-SP, respectivamente, já se preparam para o embarque que acontecerá na manhã dos dias 15 (Jogos Escolares da Juventude) e 18 de novembro (Paralimpíadas Escolares), no Aeroporto Internacional de Salvador.

Para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, maior evento de esporte estudantil do Brasil organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), viaja, às 8h30 de sexta-feira, o primeiro grupo com 52 pessoas entre atletas, técnicos, dirigentes, fisioterapeuta e jornalista que participarão das modalidades individuais, femininas e masculinas, de judô e luta olímpica, nas faixas etárias de 12 a 17 anos...

Delegação pernambucana embarcou para as Paralimpíadas Escolares

A delegação pernambucana que vai disputar as Paralimpíadas Escolares embarcou na manhã de ontem, segunda-feira (19) para São Paulo, onde será realizada a edição 2018 da competição. Entre atletas, técnicos, oficiais, acompanhantes e membros da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco a delegação conta com 49 integrantes, maior número já enviado por Pernambuco para as Paralimpíadas e um aumento de 65% em relação ao grupo enviado em 2017. 

Os paratletas pernambucanos se classificaram através dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco, realizados entre maio e julho deste ano. Os jogos contaram com três fases regionais - Petrolina, Pesqueira e Recife - além da fase final, realizada no Recife. Somando todas as fases, cerca de 600 atletas participaram dos Jogos Paralímpicos em nosso estado. Os campeões da fase final em idade escolar foram os classificados para as Paralimpíadas...

Equipe médica tentou reanimar ciclista iraniano que morreu neste sábado na Paralímpiada

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Philip Craven, e o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, lamentaram a fatalidade com o atleta iraniano Bahman Golbarnezhad, que morreu na tarde deste sábado após sofrer uma queda durante prova de ciclismo de estrada da Paralimpíada. Os dirigentes trataram o incidente como "um dia de pesadelo" e explicaram minuto a minuto o que aconteceu desde o começo da prova até a morte do atleta depois de uma segunda parada cardíaca. Bahman foi projetado a uma vala entre as duas barreiras de proteção do circuito e bateu com a cabeça violentamente. O iraniano foi atendido de imediato e a ambulância que o levava era equipada conforme legislação internacional, com uma estação de terapia intensiva. Já no hospital, a equipe médica tentou por 40 minutos reanimá-lo, sem sucesso.

- É um dia de pesadelo para o Comitê Paralímpico Internacional. Minhas mais sinceras condolências vão para o Irã, para seus familiares e para o comitê paralímpico do Irã. Meu coração está completamente despedaçado. Vamos fazer uma completa investigação para identificar o que aconteceu e como ocorreu o acidente com o Bahman Golbarnezhad. Foi feito de tudo para salvá-lo. A organização dispôs de tudo. De paramédicos, médicos, enfermeiros, ambulância. Tudo funcionou e tudo foi feito com a intenção de salvá-lo. Não houve cortes de orçamento que pudessem ter afetado de alguma forma a ocorrência de hoje - disse o presidente do IPC, Philip Craven...