Foram encontrados 143 registros para a palavra: memória

Autora do livro "NASCENÇAS: Construindo memórias e pulsando Vida", recebee prêmio pela sua contribuição à Literatura em Língua Portuguesa

Josenilda Nascimento,  autora do livro "NASCENÇAS: Construindo memórias e pulsando Vida", recebeu prêmio pela sua *contribuição* à Literatura em Língua Portuguesa na Festa Literária Internacional de Paraty e quer incentivar o hábito da leitura mundo à fora, começando pelo Vale do São Francisco.

Entusiasta da *liberdade* e propulsora do Protagonismo 
Pessoal por intermédio da leitura e do autoconhecimento, Josenilda se diz preocupada com o uso excessivo de telas em detrimento da leitura e da saúde mental das pessoas...

Escritoras promovem encontro para discutir identidade, memória e representatividade

No mês em que o Brasil celebra pela primeira vez o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, a Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife, será cenário de um encontro literário promovido pelo 4º Festival Pernambucano de Literatura Negra, que busca aprofundar a discussão sobre identidade, memória e representatividade racial.
Nesta terça-feira (19), escritoras, ativistas e jornalistas se reúnem para debater o papel transformador da literatura na formação da consciência racial, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e reforçando a importância da luta contra o racismo.

A programação começa no dia 19, às 16h, com o debate Construindo identidades por meio da leitura: a influência dos livros na consciência racial. Com mediação de Jarda Araújo, assistente social, pesquisadora e ativista pelos Direitos Humanos, a mesa contará com a participação de Dayse Cabral de Moura, professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Literatura Negra. Elas irão explorar como a leitura pode transformar percepções sobre identidade racial e contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária. Dayse, autora de obras infantojuvenis como A Rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos, trará sua experiência acadêmica e literária para ilustrar a força da literatura na valorização de narrativas negras...

Maurício Dias Cordeiro solicita ao poder público o desligamento do projeto "Memorial Casa da Bossa Nova"

Maurício Dias Cordeiro solicita ao poder público o desligamento do projeto "Memorial Casa da Bossa Nova", confira:

Aos amigos & amigas e o povo de Juazeiro.
Estou solicitando oficialmente ao poder público,executivo  municipal, o meu desligamento do projeto "memorial casa da bossa nova" idealizado e implantado por nós na gestão passada.
Há mais de três anos e nove meses, a minha atuação tem sido muito mais como divulgador e motivador dos nossos valores históricos/ culturais nas redes sociais,  na perspectiva de preservação do nosso patrimônio imaterial. 
Tenho sido um "escudeiro cultural" da minha terra nativa: Juazeiro do Rio São Francisco na Bahia.
Sofri e sofro ataques, sem temer, no entanto,  o embate dialético, construtivo, honesto!
Seguirei meu longo e implacável caminho - a bossa nova - é do mundo e é para lá que eu vou.
Não carrego pedra, produzo conteúdo sensitivo e tenho visceralmente um envolvimento com a minha terra nativa, sua gente.
Às vezes, como um "escorpião encravado na sua própria ferida. "
Agradeço a todos que colaboraram direta e indiretamente com o nosso sonho. 
Desde 1976, como compositor/músico, tenho muito mais sobrevivido como criador de "jingle's , spot's, trilhas,  vinhetas, conteúdo áudio visual para iniciativa privada e política.
Sonhos não desistem - só os vivos envelhecem e camaleão muda de cor.
E eu "aínda quero morrer de amor".
Muito obrigado.. principalmente" in memória" do sonhador Flávio Luiz
Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauríçola)..

Colegiado de Ciências Sociais da Univasf promove Semana de Integração com o tema “Educação, Trabalho e Memória”

Com o tema “Educação, Trabalho e Memória”, o Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a Semana de Integração do Período Letivo 2024.1 do curso.

O evento ocorrerá no Campus Juazeiro de segunda-feira (5) a sexta-feira (9)...

Primeiro jogo oficial entre Petrolina x Juazeiro trás memórias do BAPE, torneio com clubes das duas cidades a partir da década de 70

 

 

Veneza de 1970 - Foto Arquivo Professor Taciano Medrado
..

A&R da multinacional Universal Music visita Memorial Manuca Almeida

Pela primeira vez, o A&R, executivo da multinacional Universal Music Brasil, Alexandre Sarthou , visitou o Memorial Manuca Almeida, em Juazeiro, e conheceu de perto a  história do artista Manuca, um dos contratados da Universal há mais de 20 anos. Alexandre Sarthou é responsável pela pesquisa de talentos e atua entre o elo artista /editora, do início até o lançamento, mantendo sempre contato para fortalecer a parceria.

Todo catálogo de música do compositor Manuca Almeida é administrado por Lu Almeida e família e pela editora Universal Music, que é considerada a maior do mundo e tem os maiores nomes da música nacional e internacional como: Lady Gaga, Rihrana, Ariana Grande,  Madonna, Anita, Caetano, Zeca pagodinho, Léo Santana João e muitos outros...

Artesãos de Juazeiro transformam o couro em fonte de renda e preservam tradições e memórias

O artesanato produzido em couro é uma expressão cultural e artística que carrega memórias e características históricas da ancestralidade sertaneja, preservando técnicas tradicionais de produção. Em Juazeiro, localizado no Norte do estado, o empreendimento familiar Aio Artesanato em Couro, atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), abusa da criatividade na produção de bolsas, carteiras e acessórios. 

 O grupo formado pelo casal Silvia Dantas, conhecida popularmente como Nina, e Vicente Natureza, vivem exclusivamente do artesanato e propõem aos clientes artes únicas e um design desafiador, tendo como principal característica o acabamento das peças em crochê. ..

Atos pró-democracia marcam um ano de ações golpistas de 8 de janeiro

Em vídeo postado nas redes sociais, ao completar um ano do dia 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da memória da sociedade na construção e manutenção da democracia de um país.

Ao lembrar a tentativa de golpe de Estado ele destacou: “Dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe nesse país e o 8 de janeiro significa, daqui pra frente, não permitir que a sociedade esqueça disso, para poder garantir a democracia. E é esse 8 de janeiro que precisa ficar.”..

Memória 8 de janeiro: fotos inéditas mostram danos provocados na Câmara e no Senado pelos invasores

Uma exposição sobre a invasão do dia 8 de janeiro de 2023 na Câmara dos Deputados será inaugurada na segunda-feira (8), para marcar o primeiro ano dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A mostra é composta por fotos do dia da invasão e pela exposição de objetos danificado pelos golpistas que, na tarde daquele domingo, marcharam pela Esplanada dos Ministérios pedindo a anulação da eleição presidencial de 2022 por meio de um golpe militar...

Hospital tem princípio de incêndio no Recife, e pacientes são retirados

O hospital particular Memorial São José, localizado no bairro do Derby, no Recife, registrou um vazamento de gás e um princípio de incêndio na noite desta sexta-feira (22). As informações são do Bahia Notícias, parceiro da Rede GN.

A unidade hospitalar teve que ser evacuada e os pacientes foram retirados às pressas, formando filas de leitos na entrada do hospital. Não houve vítimas...

Torneio de Xadrez desenvolve habilidades de memória e concentração de estudantes da rede municipal de Juazeiro

Sempre engajada em proporcionar novas experiências de aprendizado, através de um ensino comprometido em despertar o interesse do aluno, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), tem desenvolvido diversas estratégias atrativas para contribuir com o desenvolvimento dos estudantes.

A partir desse princípio, a Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri realizou nesta sexta-feira (15) um 'Torneio Interclasse de Xadrez', com o objetivo de apresentar aos alunos, habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões...

Opinião:1969 um ano de histórias e memórias

O Instituto Juazeiro 150 Anos nasceu com a missão de neste presente instante do tempo que urge, projetar uma cidade melhor para um futuro breve. Na infraestrutura, na saúde, na economia, na cultura e no bem estar.

E nessa jornada de ideias, propostas, projetos e ações que estão sendo construidas a partir da união de pensamentos múltiplos e heterogêneos, onde ecoa uma  uníssona voz em prol do desenvolvimento amplo e perene de Juazeiro, também  respeitamos e nos inspiramos num passado luminoso de uma cidade vocacionada para o progresso mediante o trabalho e a luta de bravos e brilhantes juazeirenses. ..

Operação Memoria Mortis: Polícia prende seis pessoas de organização criminosa por homicídios e porte de arma 

A POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO desencadeou, na manhã desta quarta-feira (13), a Operação de Intervenção Tática,  denominada "MEMÓRIA MORTIS". Vinculada à Diretoria Integrada do Interior I – DINTER I, sob a presidência da Delegado Rodrigo Passos de Albuquerque, Titular da Delegacia de Polícia da 94ª Circunscrição – Cupira, unidade integrante da 14ª Delegacia Seccional – 14ª DESEC.

A investigação foi iniciada em Dezembro de 2022, com o objetivo de identificar e desarticular a Associação Criminosa voltada à prática de Homicídios e Porte de Arma de Fogo...

Cleuza Pereira lança neste sábado (10), em Salgueiro,  'Memórias da Paróquia de Santo Antônio"

Com pouco mais de um século e meio, a trajetória da comunidade católica de Salgueiro, no Sertão Central, até a chegada de sua Diocese, ganha seu resgate histórico e documental com o lançamento do livro Memórias da Paróquia de Santo Antônio (1843-2010) de autoria da educadora, ex-prefeita e deputada federal Cleuza Pereira. A obra  será lançado neste sábado (10) a partir das 20h na praça da catedral após as celebrações das trezenas alusivas ao padroeiro da cidade que prosseguem até o dia 13.

Ao longo de mais de 180  páginas do livro que tem prefácio  assinado pelo primeiro bispo da Diocese local, Dom Magnus Henrique, a autora  expõe de forma linear e crescente a história católica do município a partir dos traços biográficos do Padre Antônio Joaquim Soares, natural de Minas Gerais, primeiro Vigário de Salgueiro, conforme registro documental. Em 1846, o religioso  veio a ser nomeado como Vigário da nova freguesia...

Pesquisa confirma prejuízos de memória em infectados por covid-19

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) descobriram que a proteína Spike do SARS-CoV-2, quando injetada no cérebro de camundongos, induz alterações de memória. Essas mudanças ocorrem de forma tardia, em torno de 20 a 30 dias após a infecção, tal como acontece com seres humanos infectados pelo vírus da covid-19.

“Imita bem o que acontece na doença. Quando isso ocorre, a gente está na frente de um bom modelo experimental”, disse nesta segunda-feira (10) à Agência Brasil a neurocientista Claudia Figueiredo, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, uma das líderes da pesquisa. O artigo foi publicado no periódico internacional Cell Report...

Prefeitura de Juazeiro conclui requalificação e paisagismo da rotatória do Marco Zero e resgata a memória histórica do ponto turístico da cidade

Com o objetivo de promover o embelezamento e resgatar o pertencimento dos juazeirenses para a memória histórica dos principais pontos turísticos do município, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), segue realizando os serviços em diferentes pontos da cidade e agora concluiu a requalificação e paisagismo da rotatória do Marco Zero. A rotatória recebeu um novo meio fio, paisagismo com seixos, britas e grama, substituição do cruzeiro, plantas e luzes ornamentais, além de novos postes com iluminação em LED.

"Essas ações de embelezamento aumentam o bem-estar e pertencimento dos juazeirenses, e nós vamos continuar levando a ação para mais espaços. Desde os primeiros dias da gestão, fiz questão de alinhar com as equipes para deixar a nossa cidade mais bonita, bem cuidada e reforcei que o paisagismo seja levado tanto para a sede como para o interior", destaca a gestora municipal, Suzana Ramos...

ARTIGO - SE QUERES SER UNIVERSAL

Escreveu o velho Tolstói: “se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.” A assertiva do escritor russo ensina-nos, entre outras coisas, a  ter em conta a própria “aldeia”, o lugar onde nascemos, nos criamos e atuamos enquanto sujeitos históricos.

E nesse particular não podemos perder de vista o papel da memória.  ..

Semínário Luiz Gonzaga 110 anos de Memória confirma a participação dos professores doutores Durval Muniz, Márcio Matos e Carlos Sardoni

"A contribuição de Luiz Gonzaga na construção da Identidade Cultural do Povo do Sertão do Araripe". Este é o tema do Seminário Luiz Gonzaga 110 anos de Memória que será realizado em Exu, Pernambuco, entre os dias 23 a 26 de março. O evento vai acontecer no Parque Aza Branca e no Colégio Barbara de Alencar.

A programação será lançada em breve e contará com Palestras, mesas redondas, grupo de pesquisas, oficinas e cortejo cultural...

Exu: Memorial Histórico-Cultural do Araripe – Casa Antônio Saraiva Albuquerque, realiza campanha para receber doação para ampliar acervo

Contar a história de um povo através de peças expostas e preservadas é um dos objetivos dos museus. Localizado na Vila de Tabocas, zona rural do município de Exu, Pernambuco, o Memorial Histórico-Cultural do Araripe – Casa Antônio Saraiva Albuquerque, cumpre essa missão e por isto promove uma campanha para arrecadação de relíquias e antiguidades. 

O Memorial Histórico-Cultural do Araripe – Casa Antônio Saraiva Albuquerque conta um pouco da história dos municípios que fazem parte da região do Sertão do Araripe. Para compor o acervo do Museu, não basta que o objeto seja antigo; é preciso que ele tenha valor histórico e cultural. ..

Dia da Bossa Nova, gênero criado pelo juazeirense João Gilberto, é comemorado neste dia 25 de janeiro

25 de janeiro é uma data especial, é o dia em que se comemora a Bossa Nova, gênero musical criado pelo ilustre juazeirense João Gilberto.

Com sua genialidade, o músico criou o gênero que mescla o samba tradicional com jazz americano e é caracterizado por ser mais "intimista", que revelou nomes como Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A data escolhida, inclusive,  é uma homenagem ao dia de nascimento de Tom Jobim...