Primeiro jogo oficial entre Petrolina x Juazeiro trás memórias do BAPE, torneio com clubes das duas cidades a partir da década de 70

30 de May / 2024 às 10h00 | Esporte

 

 

Veneza de 1970 - Foto Arquivo Professor Taciano Medrado

O Petrolina, debutante em competições nacionais, vai receber a Juazeirense, neste sábado, dia 1 de junho, num jogo que está marcado por muitas expectativas por ser o primeiro jogo oficial de duas equipes de cidades vizinhas, com Juazeiro no lado baiano e Petrolina, no pernambucano, unidas por uma ponte sobre o Rio São Francisco. A partida traz lembranças de um tempo memorável, a partir da década de 70, quando era realizado o BAPE, torneio que envolvia equipes das duas cidades em disputas acirradas pelo título de melhor equipe do Vale do São Francisco. Foi uma época de revelção de grandes craques, dos dois lados.

A rivalidade no futebol entre as duas cidades começou no futebol amador, na década de 70, quando times como o Olaria, Veneza, Carranca, 15 de novembro, no lado da Bahia, enfrentavam o Caiano, América, Palmeiras, dentre outros, do lado de Pernambuco.
O clima de hostilidade que existiu a décadas, já não prospera e as duas cidades se completam, mas há uma expectativa de rivalidade esportiva para este jogo, pela concepção de ser o primeiro disputado em uma competição oficial da CBF. Antes disso as equipes só haviam se encontrado em jogos treinos e raros, nos preparativos das duas equipes antes de competições estaduais, Baiano e Pernambucano.

 

O lado baiano chegou primeiro no profissionalismo, com o juazeiro social Clube, que chegou a ser vice campeão baiano e hoje está na segunda divisão. Petrolina demorou mais a avançar para a eleite do Campeonato estadual de Pernambuco, co o primeiro de Maio, hoje na segunda divisão e com o petrolina, que fez boa campanha ano passado no estadual e chegou às competições nacionais este ano.

A Juazeirense, com uma estrada mais longa em competições estaduais e nacionais, onde fez história vencendo grandes clubes nacionais, como o Cruzeiro, o Vasco, para avançar a fases da Copa do Brasil, não começou bem na Série d deste ano e ainda não venceu, amargando a lanterna do grupo A4, com apenas 2 pontos.

O Petrolina, que debutou nas competições nacionais, chegou a segunda fase da Copa do Brasil esse ano, após vencer o Cascavel, na primeira fase e cair diante do Sousa (PB), na segunda fase, faz boa campanha na Série D e venceu nas duas últimas rodadas, chegando a quinta colocação, muito perto do grupo dos quatro que se classificam nessa fase da competição, com 7 pontos.

A primeira partida oficial entre os dois times será em Petrolina, no Estádio Paulo Coelho, neste sábado (1), com expectativa de grande público. O jogo da volta será no dia 16 de junho, em juazeiro, no Estádio Adauto Moraes.

Da redação redeGN/ Fotos arquivos Taciano Medrado/Ziinha/América/Bruno Lopes

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.