Foram encontrados 168 registros para a palavra: lgbt

Ministério Público recomenda que Prefeitura realize a 1ª Conferência Municipal LGBTQIAPN+

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, recomendou à Prefeitura do município a realização da 1ª Conferência Municipal LGBTQIAPN+. O evento deve ser convocado por meio de decreto municipal até o final deste mês de março de 2025 e ocorrer até o dia 31 de maio de 2025.

A recomendação visa promover um espaço para que o público LGBTQIAPN+ possa apresentar as suas demandas, ideias e dificuldades às gestões municipal, estadual e nacional. A iniciativa também possibilitará que Petrolina encaminhe delegados para representar o município na IV Conferência Estadual e na IV Conferência Nacional dos Direitos da População LGBTQIAPN+...

Governo do Estado lança Plantão Integrado para atendimento a pessoas LGBTQIAPN+, mulheres, crianças e idosos durante o Carnaval

A rede de amparo do Governo do Estado já está preparada para atuar nos principais circuitos do Carnaval deste ano.

O Plantão Integrado dos Direitos Humanos, organizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDH), foi lançado nesta quinta-feira (27), na Biblioteca Central dos Barris, em Salvador, anunciando o suporte a crianças, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, idosos, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e consumidores durante a folia, com assistência especializada...

Governo do Estado na Bahia amplia atendimento ao público LGBTQIAPN+

Acolhimento, orientação psicológica, assistencial, pedagógica e jurídica, denúncias de violência, preconceito ou discriminação são alguns dos serviços realizados por instituições especializadas do Governo do Estado para pessoas LGBTQIAPN+, que teve o atendimento ampliado na Bahia.

O Centro de Promoção e Defesa dos Diretos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CPDD), localizado no Pelourinho, funciona no 'Casarão da Diversidade' e possui uma equipe multiprofissional...

Religiosos e pesquisadores defendem fé que acolha população LGBTQIA+

As religiões podem se tornar espaços de acolhimento e de inclusão das diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. É com essa visão que pesquisadores, ativistas e religiosos se reúnem a partir de hoje (4) no 1º Seminário Nacional LGBTQIA+ de Fé: diálogo inter-religioso e luta contra fundamentalismos. O evento vai até o dia 6 de fevereiro na Biblioteca Parque Estadual, na região central do Rio de Janeiro.

A cientista da religião Giovanna Sarto é uma das curadoras do encontro, que vai reunir representantes de tradições religiosas diferentes: Budismo, Santo Daime, Islamismo, Candomblé, Umbanda, Hinduísmo, Catolicismo, religião pagã, além de instituições evangélicas tradicionais, pentecostais e neopentecostais...

Governo do Estado anuncia ampliação de investimentos para a população LGBTQIAPN+ durante o "Ocupa CPDD"

Com um investimento bianual estimado em R$ 6,3 milhões, o maior da história da Bahia em políticas públicas para a população LGBTQIAPN+, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), deu início nesta quinta-feira (23), às atividades de 2025 do Centro de Proteção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD/LGBT), no Casarão da Diversidade, em Salvador.

A ação, conhecida como "Ocupa CPDD", teve uma programação gratuita durante todo o dia, o qual incluiu apresentações culturais com performance artística de Beca Baroni e Haus Of Bushido, acolhimento psicossocial, encaminhamento para solicitação de benefícios sociais, orientação pedagógica (Enem/Encceja) e retificação de prenome e gênero...

São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram os maiores números de casos de violência contra pessoas LGBTQIAPN+

O número de mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil cresceu 13,2% em 2024, quando comparado com os registros do ano anterior. É o que aponta o Observatório do Grupo Gay da Bahia (GGB), a mais antiga organização não governamental da causa na América Latina.

O levantamento é feito há 45 anos e leva em conta notícias veiculadas na imprensa e correspondências enviadas à ONG. Foram computados homicídios, latrocínios, suicídios e outras causas...

Ativista LGBTQIA+ é assassinado a tiros por homem encapuzado em bar em Serrinha

Um ativista da comunidade LGBTQIA+ foi assassinado, na sexta-feira (20), em Serrinha, cidade a cerca de 180 km Salvador. Lucas Cruz de Jesus, de 33 anos, conhecido como Duduka, foi morto a tiros dentro de um bar na rua Santa Clara, no bairro Vista Alegre.

De acordo com a Polícia Civil, familiares da vítima contaram que um homem encapuzado desceu de um veículo, entrou no bar e atirou diversas vezes. Lucas morreu no local...

Pesquisa da Setur-BA avalia impacto turístico da Parada do Orgulho LGBT+ na Bahia

A 21ª Parada do Orgulho LGBT+ encerrou, neste domingo (8), a Semana da Diversidade na Bahia, arrastando uma multidão, puxada por 14 trios elétricos no circuito Barra/Ondina, em Salvador. Com o tema "Orgulho Jovem", a manifestação pelos direitos do segmento foi promovida pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com o apoio do Governo do Estado, por meio de diversas secretarias. Antes do desfile, no Farol da Barra, houve apresentações de transformistas e atrações musicais, como Ju Moraes e Samba Trevo de Mulher.
 
"Este ano trabalhamos para atrair um número maior de turistas, oferecendo um circuito com mais comodidade. O evento movimenta toda uma cadeia produtiva, que vai dos fornecedores de material publicitário aos setores de transporte, bares e restaurantes, gerando trabalho e receita", declarou o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira.
 
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou da festa com equipes do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) espalhadas no circuito, para orientações sobre o Roteiro LGBTQIAPN+, desenvolvido por meio de parceria entre a pasta, o GGB e a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). Ele contempla atrativos das zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos e Costa dos Coqueiros, com fatos históricos, personagens da comunidade e serviços disponíveis. O órgão também aplicou a pesquisa que identifica o perfil do visitante, levantando informações sobre origem, meios de transporte e hospedagem, gasto e tempo de permanência, além da avaliação das atividades no destino.
 
"Salvador ficou mais especial ainda, porque, além dos seus atrativos e espaços para o público LGBT+, tem uma festa como essa. O circuito da parada é maravilhoso para o turismo", destacou o jornalista Welton Trindade, de São Paulo.
 
"Um evento grande como esse serve para mostrar o quanto é importante respeitar o direito do outro. Nosso grupo foi muito bem acolhido pelo pessoal da Bahia, que tem um calor diferente. Essa pesquisa é muito importante", completou o psicólogo Bruno Ferreira, de Goiás.
 
O presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, participou do desfile e ressaltou o crescimento da manifestação baiana. "A cada ano, a parada na Bahia vem mais forte e firme no propósito de lutar pelos nossos direitos e também impulsionar o turismo, um dos grandes empregadores da comunidade".
 
Durante a Semana da Diversidade, a Setur-BA também capacitou trabalhadores do trade turístico da capital, para qualificar o atendimento inclusivo.  "O Governo do Estado atua na divulgação da Bahia entre os destinos gay friendly mais procurados do país, em feiras nacionais e internacionais, e reforçou os cursos de capacitação, sempre apoiando a semana dedicada ao segmento", explicou a coordenadora de Regionalização e Promoção do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos. ..

Semana da Diversidade começa com celebração cultural e ações para a população LGBTQIA+

Teve início nesta segunda-feira (2), no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, a 8ª edição da Semana da Diversidade. Promovido pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB), o evento se estende até o próximo domingo (8), culminando com a 21ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia. A programação oferece uma série de atividades culturais, debates temáticos e serviços assistenciais, visando à promoção dos direitos da comunidade.
 
Com apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Cultura (Secult), Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Saúde (Sesab), a Semana da Diversidade promove diversas ações voltadas para a valorização e inclusão da população LGBTQIA+. Ao longo do evento, serão realizadas rodas de conversa, oficinas culturais, exposições, mutirões de saúde, atendimento jurídico e mobilizações de direitos humanos. Essas atividades ocorrem em diversos pontos de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), fortalecendo a presença do Estado na defesa dos direitos de pessoas que enfrentam discriminação.
 
Para Luiz Mott, presidente de honra do GGB, a celebração vai além das conquistas. "A Semana da Diversidade e a Parada do Orgulho são mais do que festas, são atos de resistência e luta. É um momento de celebrar quem somos, mas, também, de refletir sobre os desafios que ainda enfrentamos. O apoio de diversas instituições, especialmente do Estado, reforça a importância dessa luta por igualdade e respeito", ressaltou Mott.
 
Turismo inclusivo
 
O evento marca, também, o avanço da Bahia como destino turístico inclusivo, com iniciativas voltadas para fortalecer o turismo focado em acolher a diversidade. A Secretaria de Turismo (Setur) tem promovido a Bahia em feiras nacionais e internacionais, apresentando o estado como referência nesse segmento no Brasil.
 
"Entendemos a importância desse público e a necessidade de qualificar o destino Bahia para acolher esses visitantes, considerando suas especificidades e necessidades. Nosso objetivo é tornar a Bahia um destino cada vez mais acolhedor e diverso, promovendo um turismo competitivo e diversificado. A secretaria está apoiando essas ações com capacitação e qualificação do trade turístico, envolvendo agentes, operadores e profissionais do setor", destacou a chefe de gabinete da Setur-BA, Juliana Brito.
 
Cultura e Direitos Humanos
 
A Secult apoia a Semana da Diversidade e a Parada do Orgulho LGBT+, fortalecendo a presença da cultura na promoção de inclusão e respeito às diferenças. Outras ações da pasta incluem rodas de conversa e oficinas em museus estaduais, como a Oficina de Xilogravura no Museu de Arte Moderna (MAM) e debates sobre gênero e sexualidade no Museu de Arte da Bahia (MAB).
 
Ao longo da semana, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) realizará um Plantão de Atendimento, oferecendo serviços como orientação jurídica e emissão de passe livre para pessoas com deficiência, e distribuição de insumos de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No dia 8 de setembro, durante a Parada do Orgulho, a SJDH coordenará ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais nos circuitos do evento, além de uma mobilização para distribuição de materiais de conscientização.
 
Programação
 
A VIII Semana da Diversidade e o 21º Orgulho LGBTQIAPN+ Bahia acontecem até 8 de setembro. No Pelourinho, a programação inclui o Festival de Cultura e Arte, rodas de conversa sobre diversidade nas escolas e exposições como "Fantasmagorias Brasil: Ensaios de Rotas de Fuga" e "Xica Manicongo". Feiras de empreendedorismo negro e a qualificação de profissionais para o atendimento ao turista também são destaque.
 
Outras ações acontecem em diferentes locais, como o mutirão de direitos humanos na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Feira Saúde Mais Perto no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina, e rodas de conversa em instituições de ensino estaduais. Além disso, estão previstos shows e lançamentos de livros, como "Uma vida em Des Transição", de Indianarae Siqueira, e "O que não se pode dizer", de Jean Wyllys.
 
A semana será encerrada com a Marcha do Orgulho Trans, partindo do Porto da Barra. Também haverá atividades como atendimento móvel de saúde e assistência social, capacitação de policiais em direitos humanos e prevenção à discriminação e violência contra a comunidade, concentrando-se no circuito Barra-Ondina.
  ..

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBTQIAPN+

Imagine estar em um festival que celebra e promove discussões importantes sobre a arte produzida por artistas LGBTQIAPN+. Um momento que além de destacar esses corpos artísticos, também busca ampliar o conhecimento cultural do que é produzido pela comunidade.

Essa é a proposta do primeiro Festival Traviarcado, que ocorrerá entre os dias 30 de julho e 03 de agosto em Petrolina, cidade localizada no sertão pernambucano...

Projeto "Lentes Coloridas" pesquisa perfil de profissionais LGBTQIAPN+  no audiovisual baiano

Identificar o perfil dos profissionais LGBTQIAPN+ que trabalham na indústria audiovisual baiana e registrar suas histórias, desafios e interesses, promovendo um diálogo aberto com a sociedade sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Esse é o objetivo central do projeto de pesquisa e publicação "Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano", proposto pelos pesquisadores e doutores em comunicação: João Araújo, Maíra Bianchini e Rodrigo Lessa.

O projeto, que está em sua fase inicial, parte de uma pesquisa quantitativa e qualitativa e convida profissionais LGBTQIAPN+ do audiovisual baiano para participarem do mapeamento, através de questionário online. "Profissionais de qualquer setor do audiovisual podem contribuir com a pesquisa. Desde quem trabalha com YouTube e publicidade a quem atua nas áreas de videogames, cinema ou TV; de quem roteiriza, produz ou dirige a quem trabalha com maquiagem, desenhando sets ou com a parte elétrica. Também é possível responder de forma anônima", reforça a produtora Maíra Bianchini...

Bahia têm 11 pré-candidaturas de pessoas LGBT+ à eleição municipal

O terceiro boletim com dados parciais de pré-candidaturas LGBTQIA+ às eleições municipais deste ano, mapeados pelo Programa Voto Com Orgulho, e divulgado sexta-feira (28), apresenta um total de 333 pré-candidaturas, das quais 299 afirmaram ser pessoas LGBTQIA+ e 34, pessoas aliadas à causa.

No boletim anterior, foram apuradas 304 pré-candidaturas, das quais 273 pessoas LGBTQIA+ e 31 pessoas aliadas à causa...

2º edição do Concurso Beleza Transgênero encerra o Mês do Orgulho LGBT em Juazeiro

Respeito, diversidade e resistência foram palavras de ordem na 2ª edição do Concurso Beleza Transgênero (transexuais e travestis), realizado na noite deste sábado (29), na Praça Barão do Rio Branco, em Juazeiro.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), marcou o encerramento da programação do “Junho do Orgulho LGBT” no município. ..

2ª edição do Concurso Beleza Transgênero será realizado neste sábado (29)

A Praça Barão do Rio Branco, em Juazeiro, será tomada por um arco-íris neste sábado (29), com a realização da 2ª edição do Concurso Beleza Transgênero (travesti e transexual).

O evento, que começa a partir das 19h, é promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), e tem o objetivo de fortalecer a autoestima individual e coletiva dos participantes e da comunidade envolvida, além de valorizar, reconhecer e potencializar os corpos transexuais e travestis...

Prefeitura de Juazeiro disponibiliza atendimento pioneiro para a população LGBTQIAPN+

A Prefeitura de Juazeiro vem realizando um trabalho pioneiro no atendimento às pessoas LGBTQIAPN+, com a criação do Ambulatório Trans e o atendimento psicossocial e jurídico para esse público. Implantados na gestão da prefeita Suzana Ramos, os serviços se complementam e contribuem para a promoção da saúde física e mental deste público.

Parceria da Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e de Saúde (Sesau), com o Hospital São Lucas e a Faculdade Estácio Idomed, o Ambulatório Trans funciona desde 2021, oferecendo a hormonização assistida para pacientes transexuais, transgênero e travestis em processo de transição de gênero. De janeiro a junho de 2024, o serviço realizou 76 atendimentos...

Junho do Orgulho LGBT: 2ª edição do Concurso Beleza Transgênero será realizado neste sábado (29)

A Praça Barão do Rio Branco, em Juazeiro, será tomada por um arco-íris neste sábado (29), com a realização da 2ª edição do Concurso Beleza Transgênero (travesti e transexual). O evento, que começa a partir das 19h, é promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), e tem o objetivo de fortalecer a autoestima individual e coletiva dos participantes e da comunidade envolvida, além de valorizar, reconhecer e potencializar os corpos transexuais e travestis.

Em 2024, o concurso vai contar com 11 finalistas, entre homens e mulheres. "O concurso será um momento festivo para celebrar os corpos transsexuais e travestis, mostrar a beleza deste público, a sua versatilidade e o empoderamento, além de ser um espaço de resistência, de celebração da diversidade e de luta contra a homofobia. Um resumo do que representa o Dia do Orgulho LGBT, comemorado em 28 de junho", pontua o responsável pela Diretoria de Diversidade da Sedes, Andrey Antony...

Junho do Orgulho LGBT: Prefeitura de Juazeiro finaliza curso de corte e costura para pessoas transgênero

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), finalizou, na sexta-feira (21), o curso de corte e costura voltado exclusivamente para a população transgênero. A ação, que integra a programação do "Junho do Orgulho LGBT" no município, teve como objetivo contribuir para a empregabilidade desse público-alvo.

O curso foi pensado para contribuir com a inclusão econômica das pessoas transgênero, através da formação e do incentivo ao empreendedorismo. "As pessoas transexuais e travestis são um segmento economicamente vulnerável, devido ao preconceito que sofrem. Então, esse curso é uma maneira de contribuir para a correção de distorções sociais e promover a inclusão social ampla dessas pessoas", pontuou o responsável pela Diretoria de Diversidade da Sedes, Andrey Antony...

Junho do Orgulho LGBT: Inscrição para a 2ª edição do Concurso Beleza Transgênero encerra neste domingo (23)

Terminam neste domingo (23), as inscrições para a 2ª edição do Concurso Beleza Transgênero (travesti e transexual)

. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), e tem como objetivo fortalecer a autoestima individual e coletiva dos participantes e comunidade envolvida, além de valorizar, reconhecer e potencializar os corpos transexuais e travestis...

Junho do Orgulho LGBT: Prefeitura de Juazeiro promove curso gratuito de corte e costura para pessoas transgênero

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), iniciou, nesta segunda-feira (17), um curso de corte e costura voltado exclusivamente para a população transgênero. A ação, que tem como objetivo contribuir para a empregabilidade desse público-alvo, acontece até o dia 21 de junho e integra a programação do "Junho do Orgulho LGBT".

De acordo com o responsável pela Diretoria de Diversidade da Sedes, Andrey Antony, o curso de corte e costura foi pensado para contribuir com a inclusão econômica das pessoas transgênero. "Uma das grandes características desse segmento é ser economicamente vulnerável, devido ao preconceito. Um preconceito estrutural, que expulsa as pessoas de espaços, como a escola, e que acaba afetando a sua escolaridade, renda, expectativa de vida, etc. Então, esse curso é uma maneira de contribuir para a correção dessas distorções sociais e promover a inclusão social ampla dessas pessoas"...

Junho do Orgulho LGBT: Prefeitura de Juazeiro promove feira de saúde para população LGBT

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou, nesta terça-feira (18), na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), uma feira de saúde voltada para o público LGBTQIAPN+. A ação integra a programação do "Junho do Orgulho LGBT" no município e tem como objetivo ampliar o acesso desse público aos serviços de saúde.

De acordo com o responsável pela Diretoria de Diversidade da Sedes, a feira foi criada para ser uma porta de acesso do público LGBT à rede de saúde e sensibilizar os profissionais da área para os cuidados com essa população...