Foram encontrados 4 registros para a palavra: j.borges

Trajetória do xilógrafo J.Borges está em exposição no Museu do Pontal

A retrospectiva da obra do mestre da xilogravura brasileira J.Borges está disponível ao público na exposição O Sol do Sertão, que vai até o dia 25 de março de 2025, no Museu do Pontal, no Rio de Janeiro. A mostra inicia neste sábado (29), às 14h30, e é inteiramente gratuita para o público. 

Segundo o curador e diretor-executivo da exposição, Lucas Van de Beuque, o museu fez uma longa pesquisa em cima dos acervos e coleções do artista, de 88 anos, espalhados no Brasil. “A gente vai expor ao público essa trajetória, desde os primeiros estudos de cordéis que ele fez até as últimas obras, como a Sagrada Família, que foi dada ao Papa Francisco no ano passado pelo presidente Lula, representando a arte popular do Brasil, e a obra O coração na mão, que ele fez recentemente e é um grande sucesso”, disse Van de Beuque à Agência Brasil. ..

Cais do Sertão recebe J.Borges para live na Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

O Centro Cultural Cais do Sertão dedica vasta programação online à 13ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, evento da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe e da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural (GGPPC).

Dos dias 13 a 27 de agosto, as redes sociais do museu - perfil do Instagram, Spotify e canal do YouTube - abrigarão transmissões ao vivo de entrevistas, rodas de conversa, além de playlists temáticas e vídeos interativos sob o tema "Janelas do Patrimônio - novos olhares, estratégias e conexões". Entre os convidados, o xilogravurista J. Borges participa de live nesta quinta-feira, às 17h...

Mestre J. Borges assina a camisa oficial do Galo da Madrugada no 43° desfile: “Xilogravuras no Cordel do Frevo”

O Galo da Madrugada este ano completa o 43º desfile. A camisa oficial do 2020 do Clube de Máscaras é assinada pela figura maior da Xilogravura pernambucana, com trabalho reconhecido internacionalmente. Para o projeto, o Mestre Artesão J. Borges, natural de Bezerros, uniu em uma mesma ilustração elementos da natureza, como pássaros, mandacarus e o próprio céu estrelado do Sertão, e os foliões que desfilam no carnaval. 

O destaque da camisa é o altivo e colorido Galo da Madrugada reinando absoluto na folia. A arte é fruto do entalhe na madeira que caracteriza o trabalho de J. Borges e vem reforçar a identidade visual do desfile...

Tradição dos presépios se renova em vários pontos de Juazeiro e Petrolina

Para celebrar o período natalino, ruas, casas, prédios e igrejas se enfeitam para a data de nascimento de Cristo. A tradição se repete há séculos e é representada, principalmente, com a montagem dos presépios. A recriação da manjedoura, dos animais e reis reforçam a memória do Natal para os cristãos. Durante a noite, iluminados, muitos deles viram atração para famílias e crianças que guardam a lembrança das decorações em fotos.

Em diversos tamanhos e cores, a montagem dos presépios varia conforme a disposição dos organizadores e o espaço destinado à representação. Mas, independentemente da proporção das imagens, o propósito do ritual é recriar a palavra bíblica do nascimento de Cristo e resgatar o espírito de fé das pessoas...