Foram encontrados 21 registros para a palavra: evasao escolar

Prefeitura de Juazeiro intensifica combate à evasão escolar, supera meta e atinge mais de 100% do Busca Ativa Escolar

Comprometida com o combate à evasão escolar, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), acaba de alcançar mais uma conquista significativa na Educação ao superar a meta e atingir mais de 100% dos critérios estabelecidos pelo Busca Ativa Escolar. Com ações efetivas, a gestão municipal tem reafirmado o compromisso diário durante os 200 dias letivos da rede municipal de ensino no combate à evasão escolar. A cidade segue avançando na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes do município.

"É com muito orgulho que, por mais um ano, Juazeiro supera a meta estabelecida no Busca Ativa Escolar, reafirmando nosso compromisso em garantir o acesso à educação a todos os estudantes do município. Durante o período da nossa administração, Juazeiro conseguiu rematricular cerca de 1.800 estudantes e, em 2024, 720 alunos foram reintegrados à escola. Eu sou uma grande entusiasta e incentivadora da educação e, por isso, permaneço comprometida em continuar trabalhando para manter nossa cidade uma referência de excelência no ensino público de qualidade", compartilhou a prefeita Suzana Ramos. ..

Evasão escolar dispara durante pandemia da Covid-19

A taxa de evasão escolar de alunos entre 5 a 9 anos saltou de 1,41%, no último trimestre de 2019, para 4,25%, no mesmo período de 2021 — a taxa é 128% mais alta. Os números foram divulgados, ontem, pela pesquisa Retorno para Escola, Jornada e Pandemia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o levantamento, o ápice da evasão escolar foi no terceiro trimestre de 2020, quando 5,51% das crianças deixaram as salas de aula. Isso fez com que o país recuasse mais de uma década, aos níveis observados em 2007...

Prefeitura de Petrolina resgata quase 400 alunos da evasão escolar

Entendendo a importância de preservar o direito à Educação, a Prefeitura de Petrolina vem intensificando a Busca Ativa para combater o abandono e a evasão escolar. Em parceria com outras pastas, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes desenvolve ações para localizar os alunos que estão fora das unidades educacionais, problema que se agravou diante da pandemia da Covid-19. O contato com as famílias faz parte de um trabalho de rotina para identificar as causas do distanciamento e elaborar estratégias para trazer o aluno de volta. Os gestores de cada unidade educacional também dialogam com as famílias através de ligações, envio de comunicados escritos e grupos de Whatsapp.

Dados do programa Busca Ativa Escolar mostram que, até o final de setembro deste ano, 574 estudantes estavam em situação de possível abandono escolar. No entanto, através do trabalho das escolas, com o apoio do Conselho Tutelar e dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), essa situação está sendo superada: até o momento, 376 desses estudantes foram reconduzidos até as unidades de ensino...

Nordeste apresenta índices preocupantes sobre evasão escolar

Estudo sobre a Educação durante a pandemia, evidenciou as desigualdades regionais que permanecem inalteradas no país, apesar das políticas públicas.

O levantamento mostrou que nem todos os municípios tiveram as mesmas condições de monitorar os estudantes e assegurar que mantivessem o vínculo com a escola desde março de 2020, quando do início da pandemia da Covid-19 e da implementação das medidas de isolamento social...

Evasão escolar na rede pública estadual de Pernambuco atinge média de 4,7% por causa da pandemia

Dados da Secretaria Estadual de Educação apontam que a evasão escolar na rede pública de Pernambuco atingiu uma média, 4,7% por causa da pandemia de Covid-19. Esse índice está baseado na quantidade de alunos que não voltaram às aulas, de forma presencial ou remota, nos ensinos fundamental e médio, que tiveram percentuais diferentes.

O maior percentual da evasão escolar, de acordo com o governo, foi registrado entre os estudantes do ensino fundamental. Dos 134 mil matriculados, cerca de 6% não voltaram às aulas. Isso equivale a, aproximadamente, 8 mil alunos...

Evasão escolar na rede pública estadual de Pernambuco atinge média de 4,7% por causa da pandemia

Dados da Secretaria Estadual de Educação apontam que a evasão escolar na rede pública de Pernambuco atingiu uma média, 4,7% por causa da pandemia de Covid-19. Esse índice está baseado na quantidade de alunos que não voltaram às aulas, de forma presencial ou remota, nos ensinos fundamental e médio, que tiveram percentuais diferentes.

O maior percentual da evasão escolar, de acordo com o governo, foi registrado entre os estudantes do ensino fundamental. Dos 134 mil matriculados, cerca de 6% não voltaram às aulas. Isso equivale a, aproximadamente, 8 mil alunos...

Com evasão escolar e desigualdade social, educação para autonomia do aluno é desafio no Brasil

“O ato de cozinhar [...] supõe alguns saberes concernentes ao uso do fogão, como acendê-lo, como equilibrar para mais, para menos, a chama, como lidar com certos riscos mesmo remotos de incêndio, como harmonizar os diferentes temperos numa síntese gostosa e atraente.

A prática de cozinhar vai preparando o novato, ratificando alguns daqueles saberes, retificando outros, e vai possibilitando que ele vire cozinheiro”...

Evasão escolar é maior em estados sem aula presencial

Estados, que ainda continuam sem aulas presenciais, já registravam, mesmo antes da pandemia, as mais altas taxas de adolescentes fora da escola.Em todo o país, 18% dos jovens de 16 e 17 anos estavam sem estudar em 2019. No entanto, a situação já alcançava 27% no Maranhão.

Desde o início da pandemia, especialistas alertam sobre a necessidade de ações para evitar o aumento de alunos que saem da escola. A suspensão prolongada das aulas e a perda de renda das famílias são a combinação mais perigosa para afastar os jovens dos estudos...

Para especialistas, evasão escolar será um dos reflexos da pandemia na educação

A pandemia de covid-19 trouxe um grande retrocesso para a educação no Brasil. Especialistas apontam que o fechamento das escolas, necessário por conta do isolamento social, e a falta de conectividade estão afetando o aprendizado dos alunos e podem resultar, inclusive, em evasão escolar.

Para discutir os efeitos da pandemia no ensino, a importância do papel do gestor escolar neste momento e também os resultados do trabalho da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, iniciativa do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, o USP Analisa da semana passada  conversou com o titular da Cátedra, professor Mozart Neves Ramos, e com o diretor fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Martins Faria...

Efeito social da pandemia: MPPE elabora sugestão de plano de atuação para reduzir a evasão escolar na rede pública

Desafio antigo enfrentado pelo Brasil, a evasão escolar tem uma grande chance de aumentar em razão pandemia da Covid-19, sendo necessária a adoção de políticas públicas ainda durante o período de suspensão das aulas presenciais, bem como a partir da retomada das aulas nos sistemas gradual e híbrido, como atenção à busca dos estudantes. Preocupado com a descontinuidade da formação escolar das crianças e dos jovens, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Direito Humano à Educação (Caop Educação), encaminhou para os promotores de Justiça material como sugestão de atuação.

Com o objetivo principal de reduzir a números mínimos os índices de abandono, evasão e infrequência escolar, o Plano de Atuação, com modelos de documentos e sugestões de algumas diligências a serem executadas pelos promotores de Justiça, foi disponibilizado pelo Caop Educação, por email...

"Governo do Estado deve se espelhar na Prefeitura de Salvador para combater evasão escolar", diz Targino

A evasão escolar é um desafio para os próximos anos, por isso o deputado estadual Targino Machado (DEM), sugeriu que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, faça uma visita técnica ao modelo pioneiro de escola laboratório criado pela Prefeitura de Salvador.

"A metodologia adotada faz com que o aluno tenha maior interesse pelo ensino. As instituições trabalham em parceria com o Google e com a SmartLab", explica Targino, destacando que "os estudantes frequentam a escola normal de manhã ou de tarde e vão aos laboratórios no contraturno"...

Evasão escolar no município de Petrolina será discutida em audiência nesta sexta (01)

A Prefeitura de Petrolina junto com a Vara da Infância e Juventude e outras instituições ligadas aos direitos da criança e do adolescente, discutirão nesta sexta-feira, 1º de novembro, em uma audiência pública realizada no Ginásio Municipal Osvaldo de Carvalho, das 8h às 12h, a questão da evasão escolar no município. O evento deve contar com a presença de pais, alunos, palestrantes, além de educadores da região.

Foram convocados mais de 800 alunos, sendo 460 alunos de 21 escolas municipais e 383 de 10 escolas estaduais com registro de infrequência ou evasão escolar. O estudantes devem comparecer à audiência acompanhados de seus responsáveis. Durante o encontro, serão realizadas palestras com profissionais da Vara da Infância e Juventude e Defensora Pública. ..

Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande implantam o Projeto Voltei para combater a evasão escolar

Na última semana, os municípios de Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, localizados no Sertão do estado, deram início às articulações com as Promotoria de Justiça locais a fim de desencadear esforços conjuntos para interromper processos de evasão e infrequência escolar, a partir da adoção da ficha do projeto Verificação Oficial Limitadora de Taxas de Evasão e Infrequência (Voltei).

Nas ocasiões, o projeto foi apresentado aos gestores públicos, da rede escolar, de assistência social, de saúde e de proteção da criança e do adolescente de cada localidade. Além dos promotores, os encontros também contaram com a presença do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Direito Humano à Educação (Caop Educação), o promotor de Justiça Sérgio Souto...

Enfrentamento da evasão escolar é prioridade de programa lançado pela Prefeitura de Petrolina

Segundo o Censo Escolar 2017 e 2018, existem mais de 2 mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 4 a 17 anos, fora das salas de aulas das escolas municipais, particulares e do Estado, no município de Petrolina.  Diante desse cenário, a prefeitura lançou, nesta quarta-feira (20), o Programa Busca Ativa Escolar que atuará de forma intersetorial no enfrentamento da exclusão escolar.

Através da mobilização e engajamento de mais de 150 agentes e do uso de uma plataforma digital gratuita, que leva o mesmo nome, a gestão municipal está buscando mudar essa realidade em Petrolina. O trabalho vai possibilitar ao poder público identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para garantir que consigam se matricular e frequentar as aulas, contribuindo, assim, para atender ao que determina o Plano Nacional de Educação (metas 1, 2 e 3, estratégias 1.15, 2.5 e 3.9)...

Vara da Infância e Juventude de Petrolina realiza audiências concentradas para combater indisciplina e evasão escolar

Nestas segunda (27) e sexta-feira (31), a Vara da Infância e Juventude de Petrolina promoverá audiências concentradas, que atenderão a um total de mais de 300 alunos de escolas públicas estaduais e municipais da Comarca, com foco no combate à indisciplina e à evasão escolar, respectivamente.

Foram convocados 161 alunos com histórico de evasão escolar, e outros 160 envolvidos em situações de indisciplina, de 28 escolas da rede pública, os quais deverão comparecer à respectiva audiência acompanhados de seus responsáveis. Ambos os eventos ocorrerão às 9h, no salão do júri do Fórum Manoel Francisco de Souza Filho...

VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE COMBATE EVASÃO ESCOLAR EM PETROLINA

Foto Ilustrativa da Internet

Nesta sexta-feira (06), a Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina realiza audiência pública com mais de 200 jovens da rede pública de ensino da cidade. Foram notificados alunos e pais de 14 escolas municipais e 8 da rede estadual. O evento ocorre a partir das 08:00h, no auditório do Júri no Fórum Dr. Manoel Francisco de Souza Filho, centro...

ESCOLA DE JUAZEIRO CRIA PROJETO ALUNO NOTA 10 PARA REDUZIR EVASÃO ESCOLAR

Geraldo,

Meu nome é Alírio Soares, sou gestor do Colégio Estadual Guiomar Barreto Meira, escola localizada no parque residencial em Juazeiro-BA. Percebemos em um ano de gestão que nosso aluno não tinha incentivo ou vontade de estudar, e por isso, passávamos por problemas de evasão escolar. ..

Para diminuir evasão escolar, professores visitam famílias de alunos faltosos em Petrolina

Garantir a frequência do aluno em sala de aula e diminuir a evasão escolar são os objetivos do projeto 'Nenhum a Menos', implantado pela nova política pedagógica da Secretaria de Educação de Petrolina. Através de uma atenção especial à frequência escolar e em parceria com a comunidade, a ação pretende evitar o afastamento do aluno das atividades de ensino-aprendizagem e eliminar a distorção de séries.

Após a consolidação dos dados do mês de maio, fruto do levantamento feito nos diários de presença, a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)Wallisson Pedro, localizado no Condomínio Vivendas, reuniu de professores e fizeram um trabalho de porta a porta. Na visita, os educadores tiveram o trabalho de conscientizar as famílias da importância da frequência escolar desde a Educação Infantil...

Projeto para evitar a evasão escolar é efetivado nas escolas municipais de Petrolina

'Nenhum a menos': esse é o projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Petrolina para combater a evasão escolar e elevar os índices de frequência nas unidades do município em todas as modalidades. Nesta semana, a secretária Executiva da pasta, Sônia Passos, em companhia da Tutora em Educação, Rosane Costa, e do vereador Elismar Gonçalves, visitou unidades escolares do distrito de Nova Descoberta e Projeto Bebedouro I e II, zona rural do município, para auxiliar as gestoras na efetivação do projeto.

Todas as unidades receberam um mural onde devem registrar a quantidade de infrequência no dia e, ao final da semana, apresentar um levantamento e criar estratégias para evitar a evasão. A gestora da escola José Ribeiro da Silva, Maria Lucília de Souza, destacou o trabalho desenvolvido para diminuir os números. "Temos uma parceria muito boa com os pais. Quando um aluno falta, vamos saber diretamente o que está ocorrendo e como podemos ajudar. Com isso, percebemos que a evasão é baixa", explica...

Preocupado com evasão escolar, prefeito Paulo Bomfim visita famílias com filhos fora da sala de aula

O prefeito Paulo Bomfim seguiu a agenda do Programa Juazeiro Educação Nota 10, iniciado em 2015, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para reduzir ainda mais os índices de evasão escolar na Rede Municipal. Em Juazeiro, a Prefeitura conseguiu a redução de 6,2% para 1,6% as taxas de abandono – uma das menores do Nordeste.

Na manhã desta quarta-feira, 08, acompanhado da secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, o prefeito visitou a residência de uma estudante da Escola Anália Barbosa, no bairro Antônio Guilhermino, e conversou com os pais para saber dos motivos da ausência da adolescente na escola e buscar soluções...