Foram encontrados 15 registros para a palavra: Coletivo Trippé

Crianças de escolas públicas e instituições sociais de Juazeiro (BA) visitam o Centro de Cultura João Gilberto

Fazer pontes entre a dança, os espaços culturais e instituições sociais é a missão do "Primeiros Passos" do Coletivo Trippé. O projeto realiza ações de mediação cultural no Centro de Cultura João Gilberto desde julho.

Na última semana, recebeu o público infantil de escolas públicas e Ong's de Juazeiro (BA) para fazer uma visita guiada e assistir espetáculo. ..

Coletivo Trippé abre turmas gratuitas de dança no Centro de Cultura João Gilberto

Aulas de dança serão ministradas pelo Coletivo Trippé de forma gratuita no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), até outubro. Divididas em duas turmas, uma infantil e outra para jovens e adultos, as atividades são realizadas nas segundas e quartas-feiras, às 17h e 19h, respectivamente.

Ainda há vagas para a turma infantil, que recebe crianças de 06 a 10 anos. Para participar, o responsável deve preencher a ficha de inscrição online, disponível no link https://linktr.ee/trippecoletivo...

Coletivo Trippé estreia 'Libertárias' com temporada gratuita em Juazeiro

Ideias de liberdade e feminino são o mote de criação do novo trabalho do Coletivo Trippé, a performance 'Libertárias'. A obra, inspirada nas protagonistas femininas da Independência da Bahia, cumpre temporada em Juazeiro (BA), até sexta (24). Hoje (22), a sessão será no Centro de Cultura João Gilberto, às 19h30, com entrada gratuita.

"Nós usamos essas mulheres fortes que lutaram pela independência do nosso estado como inspiração para falar sobre o que significa a liberdade através do nosso movimento, tentando ampliar a discussão para além da história e dialogar com a contemporaneidade", diz a bailarina Mary Ane Nascimento. ..

Ocupação do Coletivo Trippé movimenta CEU das Águas com mediação cultural para jovens e adultos

A ocupação do Coletivo Trippé no CEU das Águas, equipamento cultural no bairro Rio Corrente, em Petrolina (PE), continua com a realização de atividades culturais gratuitas para todos os públicos.

Em agosto, o espetáculo em temporada foi o ‘Era Pra Ser Assim’, que atendeu o público jovem e adulto com três sessões, nos dias 09 e 10. Uma das instituições recebidas foi a Apae, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que levou o grupo de dança para participar do projeto...

Coletivo Trippé estreia espetáculo que aborda trajetória de seus bailarinos

O Coletivo Trippé, que atua com Dança no Sertão do São Francisco há mais de 11 anos, estreia essa semana sua mais nova criação. 'Era Pra Ser Assim' leva aos palcos as histórias dos próprios bailarinos, de forma descontraída e brincando com os estereótipos da linguagem. As apresentações são gratuitas e serão na sede do Ballet Criart, no sábado (10) e domingo (11), sempre às 20h.

Esse é o décimo espetáculo do grupo, que ao longo dos anos vem investindo em estéticas diferentes, atuando principalmente com a formação de novos públicos. A escolha por uma abordagem em "metadança" é para comemorar a primeira década do coletivo, que nos últimos meses vem pesquisando sobre a produção de dança no interior e a trajetória de seus dançantes...

Coletivo Trippé divulga programação de espetáculos gratuitos em Juazeiro

Levar a Dança para vários espaços de Juazeiro-BA é um dos objetivos do 'Trippé 10 anos - Ímpares, Pares e Multiplicadores', projeto de manutenção das atividades do Coletivo Trippé. Essa semana, o grupo apresenta espetáculos de seu repertório em duas instituições de ensino da cidade, no Canto de Tudo da Uneb e no auditório do IFBA.

Começa hoje (27) a temporada de apresentações populares do espetáculo 'No Caminho das Alimentadeiras', que irá ocupar o anfi-teatro Canto de Tudo, no DCH III da Universidade do Estado da Bahia, localizada no bairro São Geraldo, em Juazeiro. Serão duas sessões, sendo a outra amanhã (28), sempre às 19h, com entrada gratuita. ..

Coletivo Trippé estreia 'Eu Cá Com Meus Botões' neste domingo (17)

Em uma viagem em busca de lembranças e poesias, o espetáculo Eu Cá Com Meus Botões estreia neste domingo (17), em Petrolina-PE. Esta é a terceira obra infantil do Coletivo Trippé, que dá continuidade ao processo criativo que une dança e poesia, agora em um trabalho para o olhar da criança. A primeira apresentação será na Praça do Bambuzinho, no centro, às 18h.

A temporada do espetáculo continua de forma gratuita por bairros periféricos da cidade. Na terça-feira (19), a sessão será na Praça CEU das Águas, no bairro Rio Corrente. Já na quarta-feira (20), a montagem chega ao bairro José e Maria, na Associação das Mulheres Rendeiras...

Dançando poéticas ribeirinhas, Coletivo Trippé estreia filme nesta quinta (08)

As poéticas do Sertão do São Francisco e o povo ribeirinho estão sempre presentes nos trabalhos cênicos do Coletivo Trippé, que reúne artistas que pesquisam a Dança e seu diálogo com outras linguagens.

A partir desses estudos, nesta quinta (08), o grupo estreia um novo trabalho, o filme Uma Janela Interior. A transmissão começa às 20h30, no Youtube (youtube.com/coletivotrippe)...

Celebrando 10 anos de atuação, Coletivo Trippé lança coleção de minilivros dançantes

Imagine poder levar um espetáculo de dança em seu bolso, essa é a proposta 'Coreografias de Bolso', uma coleção de minilivros do Coletivo Trippé. Para comemorar seus 10 anos, os artistas revisitam os movimentos dos sete espetáculos que criaram nessa década, transformando em uma série de "flipbook", livrinhos que ao paginar revela um filme analógico.

O lançamento será realizado em uma Live-debate, hoje (31), às 20h. ..

Coletivo Trippé estreia 'Revoada', solo da bailarina Julia Gondim

Partindo da imagem do pássaro como ser que voa, mas que também pode ser enjaulado pelos humanos, 'Revoada' estreia hoje (19) no canal do YouTube do Coletivo Trippé (youtube.com/coletivotrippe), às 20h. O espetáculo é o primeiro trabalho solo da bailarina Julia Gondim e ficará disponível gratuitamente até o dia 26. 

"Revoada surgiu em meio ao caos causado pela pandemia da Covid-19. A necessidade que eu sentia de dançar para me sentir livre e viva me estimulou a criar esse trabalho", diz a bailarina. O vídeo conta com recurso de acessibilidade para tradução em Libras e o projeto também realizará uma live-debate na terça-feira (23), às 21h, para falar sobre o processo criativo no Instagram do coletivo (@trippecoletivo)...

Coletivo Trippé inicia comemorações de 10 anos com lançamento de podcast

Se dedicando a produzir Dança no interior e fortalecer a cena cultural da região, o Coletivo Trippé comemora uma década de trabalho artístico em 2021.

Para celebrar esse marco, estão sendo produzidos diversos projetos que trazem a memória do grupo e registram suas atividades. O primeiro lançamento é o Podcast Vozes Coletivas, postado em seu canal do Youtube e no IGTV...

Coletivo Trippé disponibiliza espetáculo infantil na internet e realiza Live para crianças hoje a tarde

As crianças que estão em casa por conta do isolamento social podem conferir um espetáculo de dança criado para estimular a imaginação, o Meu Querido Catavento está disponível online nesta sexta-feira (17).

O Coletivo Trippé, criador da obra,  também vai realizar uma oficina lúdica como Live em seu Instagram às 16h, propondo brincadeiras com dança para as famílias fazerem em casa e conversando com o público sobre suas criações...

Mês das crianças terá temporada infantil do Coletivo Trippé

Espetáculo Debaixo D'Água se apresenta no Teatro Dona Amélia

O mês das crianças já começa com programação cultural em Petrolina-PE. O Coletivo Trippé realiza uma temporada de seu mais recente espetáculo, o Debaixo D'Água, obra de dança que leva para a cena discussões ambientais de forma lúdica, incentivando a imaginação da criança com materiais reciclados. As apresentações acontecem nos dias 05 e 06 de outubro, às 19h, no Teatro Dona Amélia do Sesc Petrolina...

Coletivo Trippé estreia 'Debaixo D'água' neste final de semana

Uma nova aventura cênica para crianças surge nos palcos do Vale do São Francisco. Pensando a água como nosso maior tesouro e na importância de falar sobre isso para todas e todos, o Coletivo Trippé estreia seu segundo espetáculo infantil, o 'Debaixo D'água'. As primeiras apresentações desse novo trabalho serão neste sábado (15) e domingo (16), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.

"Uma aventura flutuante", foi assim que o diretor Adriano Alves resolveu chamar essa nova obra. "Ao criar um trabalho para crianças, sempre penso em como fazer com que ela se divirta e que ela nesse mesmo tempo consiga aprender algo, sem ser chato o aprender. Quando pensamos em um novo infantil, também pensamos nesse rio que nos dá a vida. Espero que quem vier assistir, reflita sobre o que estamos fazendo com ele e com nossa terra, sem deixar de dar bons sorrisos", pontua...

Coletivo Trippé realiza temporada popular do espetáculo Meu Querido Catavento em Juazeiro

Bola, caixa de papelão, lençol, panela e utensílios de cozinha são alguns objetos simples do cotidiano que se transformam em brincadeiras, por meio da imaginação das crianças. É nesse cenário que se desenvolve o espetáculo Meu Querido Catavento, que será realizado em nova temporada de apresentações do Coletivo Trippé. O espetáculo fica em cartaz no próximo final de semana, sábado (07) e domingo (08), às 17h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA). Os ingressos serão vendidos a preços populares, nos valores de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).

A atividade integra o projeto de manutenção do coletivo incentivado pelo Governo do Estado da Bahia. Durante a apresentação do espetáculo Meu Querido Catavento, criado em 2014, os personagens utilizam a criatividade, através de jogos e criações coreográficas, dando novos significados lúdicos ao cotidiano infantil. Além de uma interação constante entre os atores e o público, para que as crianças sintam-se como parte da brincadeira.

De acordo com Adriano Alves, integrante do coletivo, a manutenção está permitindo que sejam realizadas regularmente temporadas de espetáculos do repertório do grupo a preços populares, na intenção de despertar mais interesse do público em frequentar a sala de espetáculos. “Meu Querido Catavento não poderia ficar de fora, principalmente no mês das crianças, pois acreditamos que é uma oportunidade de incentivar a ludicidade e a criatividade infantil. Ele sempre nos move, é muito divertido dançá-lo e compartilhar desse momento com a plateia”, ressalta.

O projeto de manutenção do Coletivo Trippé foi aprovado no Edital de apoio a grupos e coletivos culturais 2016 do Fundo de Cultura da Bahia e é uma realização do Coletivo Trippé com produção da PIPA e incentivo financeiro do Governo do Estado, através da Fundação Cultural, do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult). Também conta com o apoio da Abajur Soluções, da CT Produções Artísticas e da Virabólica Comunicação. Para mais informações, acesse a página do Coletivo Trippé no Facebook, facebook.com/coletivotrippe...