Foram encontrados 2711 registros para a palavra: Escola

Escolas municipais realizaram desfile cívico no distrito de Itamotinga, em Juazeiro

As comemorações em homenagem à Independência do Brasil continuaram durante o fim de semana em Juazeiro. Na manhã do último sábado (10), escolas municipais realizaram um desfile cívico no distrito de Itamotinga. Com o tema "Juazeiro terra da alegria", a ação fez um resumo da história do município.

De acordo com uma das organizadoras do desfile, Kelly Gomes, o desfile acontece há muitos anos no distrito, mas só a partir de 2008 começou a ser realizado anualmente. "O projeto é elaborado ainda no início do ano. A organização faz uma subdivisão de alas. Cada ala é trabalhada em sala de aula durante o ano letivo, de maneira multidisciplinar", explica...

Escola de Juazeiro é premiada em Concurso Nacional

Premiação condecorou instituições de ensino que investem em ações com as famílias.

Milhares de pais, alunos e familiares de todo o Brasil passaram o mês de agosto analisando como anda a qualidade do relacionamento que as escolas mantém com eles. A partir dessa reflexão, eles votaram e escolheram as instituições de ensino que receberam o "Troféu ClassApp- Qualidade no Relacionamento Escolar"- um prêmio pioneiro no reconhecimento da  importância do relacionamento escola-família na formação e no desempenho dos alunos. Em Juazeiro (BA) , a  "Escola do Cisne" foi a grande vencedora. Nesta primeira edição, participaram cerca de 170 escolas das 45 maiores cidades e centros metropolitanos do país, envolvendo cerca de 6.5 mil famílias na votação. Certificado pela Caixa Econômica Federal (no. 3-1752/2016), o Troféu é organizado pela ClassApp e conta com o apoio do Instituto iStart de Ética Digital...

III Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação recebe mais de 500 inscrições

A 3ª edição do Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação bate recorde superando as edições de anos anteriores com a soma 582 inscrições computadas. Ao todo são 40 cidades participantes, distribuídas entre 15 Territórios de Identidade. O Concurso é uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e tem como objetivo principal a sensibilização de estudantes para o universo da escrita criativa.  

Voltado para estudantes do Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio, cada candidato teve a oportunidade de se inscrever com obras inéditas - poema e/ou uma redação – ficcional. Por ora, as inscrições estão sendo validadas quanto à documentação exigida em regulamento, para seguir até a próxima fase, que é a avaliação dos conteúdos. ..

Ivete Sangalo será tema de Escola de Samba e Juazeiro é citada no enredo

Homenageada com o enredo "Ivete do rio ao Rio", a cantora Ivete Sangalo esteve na quadra da Grande Rio na madrugada deste domingo, 4, para prestigiar a disputa de samba-enredo da tricolor, que foi a primeira escola do Grupo Especial do Rio a definir a obra que vai embalar o desfile da agremiação em 2017.

A baiana e outras milhares de pessoas que acompanhavam a escolha do hino da escola viram a parceria do sexteto Paulo Onça, Kaká, Dinho, Rubens Gordinho, Alan e Moreno sair consagrada da competição, que teve 23 sambas concorrendo. Ivete, que chegou na quadra após sair de um show na Zona Sul carioca, acompanhou de perto a definição do samba que ajudará a contar sua história na Sapucaí. Era pouco mais de 6h da manhã quando foi anunciado o samba-enredo vencedor. ..

PROERD DO 5º BPM FORMA MAIS DE 400 ALUNOS EM ESCOLA DE PETROLINA

No dia (01/08), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) do 5ºBPM, realizou formatura de mais de 400 (quatro centos) alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Zélia Maria de Santana Matias no Bairro Jardim Amazonas, em Petrolina (PE). Iniciativa, que conta com apoio da Monsanto, tem o objetivo de orientar jovens e seus responsáveis sobre a prevenção ao uso de drogas e propagação da violência. Esteve presente o Major PM José Roberto - Representando o Comandante do 5ºBPM, Diego Godoy - Representando a Monsanto, 

Rosenilda de Oliveira - Gestora da escola, Carmen Lúcia - representante da Secretaria de Educação Municipal, Dário Lopes da Silva - Representante da Comunidade, Francis Teonília - Coordenadora do Governo Presente, o Cabo PM Paulo Rocha - Coordenador Executivo Regional do Proerd Sertão II e as Instrutoras Sd Juçara e Sd Thaisley...

ALUNOS REIVINDICAM REFORMA DE ESCOLA EM MANIÇOBA. SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO CONTESTA

Não existe satisfação maior do que chegar ao seu estabelecimento de ensino e encontrá-lo limpo, organizado e com toda infra-estrutura funcionando. Também não existe maior decepção e às vezes até dá vontade de não comparecer a uma escola que se encontra deteriorada, necessitando de uma série de ações, entre elas, profunda reforma.

O Blog recebeu na noite desta quinta-feira (01), uma série de mensagens de estudantes que constituíram um grupo no whatsapp com objetivo de reivindicar e sensibilizar o Secretário Municipal de Educação Clériston Andrade para que este autorize a reforma da Escola Municipal Quinze de Julho, localizada no Projeto Maniçoba NH...

Beneficiário do Bolsa Família precisa informar mudança de escola dos filhos

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com crianças entre 6 e 17 anos que mudarem de escola precisam atualizar a informação junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Se a atualização não é feita, o governo não consegue acompanhar a frequência escolar desses alunos, e o benefício pode ser suspenso. 

Manter os filhos matriculados e frequentando as aulas está entre as chamadas condicionalidades, que são compromissos nas áreas de educação e saúde assumidos pelos beneficiários ao ingressarem no programa. 

A frequência escolar mensal mínima é de 85%, para estudantes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos. É exigido ainda que as crianças estejam com o cartão de vacinação em dia e que sejam acompanhadas pelo serviço de saúde do município. 

Cadastro – Quem recebe o Bolsa Família também precisa manter outros itens do cadastro atualizados , como mudança de endereço, aumento ou diminuição da renda, nascimento ou morte de alguém da família, entre outros. 

A coordenadora geral do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Ana Gabriela Sambiase, alerta para a consequência de não estar com a atualização em dia. “Se a família não atualizar o cadastro, ela poderá perder o benefício. A orientação do ministério é que todas as informações do cadastro sejam atualizadas. Ao informar os dados ao Cras [Centro de Referência de Assistência Social], é como se o beneficiário fizesse uma nova entrevista”, afirma. 

Caso não haja nenhuma mudança, a confirmação das informações do cadastro deve ser feita obrigatoriamente a cada dois anos. Se o cadastro ficar mais de dois anos sem atualização, a família é convocada para o processo de Revisão Cadastral. 

Atualização – A beneficiária Claudilane Anísio dos Santos, 30 anos, se mudou de São Paulo para Campo Maior, no Piauí, há u m mês. Mãe de três crianças, com idades entre 1 e 12 anos, ela informou os novos dados ao Cras logo após fazer a matrícula dos filhos na nova escola. “Eu atualizei porque é um compromisso que temos com o Bolsa Família. A gente tem que estar atualizando sempre que muda de estado ou está trabalhando, pra poder ficar em dia”, conta. 

Controle – O governo federal realiza anualmente o cruzamento de diversas bases de dados para saber se existem irregularidades nas informações dos cadastros das famílias, como aumento não informado da renda familiar e mudança de endereço. A intenção é evitar que usuários que não se enquadram nas regras recebam o benefício...

Escola Nota 10: “Fazemos da leitura um compromisso”, diz coordenadora de Escola Nossa Senhora das Grotas

Todos os dias na Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas, localizada em Juazeiro (BA), a rotina é a mesma. Após a acolhida dos alunos, todas as turmas, do 1º ao 5º ano, dedicam meia hora para leitura. Lá, missão da equipe é despertar na criança o gosto pelos livros.

Segundo a gestora, Katiane Soares, o momento é parte do projeto “É Hora de Ler”. Ela explica que além da leitura individual diária, duas vezes por semana o professor coloca fichas de leitura com pequenos textos em uma caixa, para que alguns alunos leiam em público. “Também fizemos uma atividade extra com os alunos do 3º ano. Levamos eles para o terminal do município e cada um escolheu livros para ler em voz alta para as pessoas que esperavam ônibus no local”, diz...

CPM JUAZEIRO É CAMPEÃO GERAL NOS JOGOS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA – JERP

Aconteceu neste final de semana entre 26 e 27/08, os Jogos Escolares da Rede Pública – JERP na cidade de Juazeiro – BA. O Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna participou da competição com representantes nas modalidades Xadrez, Handebol, Judô e Atletismo, obtendo êxito e conquistando o título de Campeão geral na competição.

O xadrez obteve destaque através dos seguintes resultados: campeões nas categorias mirim nos gêneros feminino e masculino, categoria infantil no gênero feminino e vice-campeão no gênero masculino. No Handebol campeão nas categorias mirim e infantil; No Judô campeões, feminino na categoria 52 kg, e masculino nas categorias 58 kg e 73 kg; Atletismo, 1º lugares no lançamento de Dardo infantil, revezamento 4x 75 mirim, 100 metros mirim...

Escola de Confecções entrega certificados do curso de Corte e Costura

Foi realizada na noite de ontem, (25) no Clube SINSERP a entrega de certificados aos 29 concluintes do curso de Corte e Costura da Escola de Confecções da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro. 

A Escola de Confecções foi criada em março 2015 e em parceria com o Instituto Mocidade Liberdade e Cidadania já capacitou cerca de 200 profissionais no setor de confecções.

A professora Nilda Machado, no Projeto desde a primeira turma, estava muito feliz com o resultado e motivada para continuar o projeto. O concluinte Luiz Pereira da Silva disse estar agradecido ao prefeito Isaac Carvalho pela oportunidade. "Agradeço muito a dedicação da professora que nos ensinou durante três meses. Hoje posso dizer que sei costurar. Já faço camisas, saias, calças e quero me aprimorar cada vez mais. Estou costurando não só minhas roupas com aceitando encomendas", afirmou...

Projeto Escola Verde da Univasf realizará debate com candidatos à prefeitura de Juazeiro (BA)

Para discutir as propostas relacionadas aos temas Educação e Meio Ambiente com os candidatos à prefeitura de Juazeiro (BA), o Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá um debate na próxima terça-feira (30). O evento será realizado a partir das 8h, no Complexo Multieventos da Univasf, Campus Juazeiro. Destinado a professores, estudantes, gestores, ambientalistas e demais interessados no tema, o evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa. O debate será transmitido ao vivo pela TV Caatinga. 

Participarão do debate, os candidatos Charles Leão (PPS), Joseph Bandeira (SD), Marcio Feitosa (PRP) e Paulo Bonfim (PC do B). Todos responderão a perguntas realizadas por representantes de instituições das áreas de ensino, agropecuária, coleta seletiva, de catadores de materiais recicláveis, entre outras presentes. A mediação será realizada pelo jornalista Carlos Britto. 

O debate ocorrerá em seis blocos: abertura e formação de mesa; apresentação dos candidatos; perguntas da mesa e de instituições presentes; perguntas entre os candidatos; considerações finais dos candidatos e assinatura pelos candidatos do Termo de Compromisso em desenvolver a Educação Ambiental no município, caso seja eleito. 

Para o coordenador do PEV e professor do Colegiado de Ciências Sociais, Paulo Ramos, o evento é uma oportunidade de comprometer os candidatos com o desenvolvimento de políticas públicas ambientais e o cumprimento da Lei da Educação Ambiental. “Também será um espaço para discutir ideias sobre o tema, em um bom nível, de forma que a Universidade cumpra seu papel de promover o debate de ideias”, destaca.  ..

Escola Municipal Professora Leopoldina Leal desenvolve atividades na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é comemorada no Brasil dos dias 21 a 28 de agosto. Durante esse período, em Juazeiro, as escolas municipais desenvolveram atividades sobre o tema com o objetivo de trabalhar a inclusão dentro da sala de aula. Cada instituição elaborou seu próprio calendário de ações, que variaram de gincanas até o debate em sala de aula.

Na Escola Municipal Professora Leopoldina Leal duas atividades foram desenvolvidas por grupos. Segundo a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Jandira Rodrigues da Silva, a primeira foi a exibição de dois vídeos motivacionais, um sobre a superação no esporte e o outro sobre atletas paraolímpicos. "Tentamos aliar um assunto atual, que é a olimpíada, com o debate sobre a inclusão. Depois que eles assistiram, conversamos sobre a importância de respeitar o diferente e também sobre a grande capacidade da pessoa com deficiência", relata...

AMB LANÇA CARTILHA CIDADANIA E JUSTIÇA NA ESCOLA EM PETROLINA

Nesta quinta-feira (25), a partir das 09:00h, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promove o lançamento da Cartilha Cidadania e Justiça na Escola em Petrolina. Serão distribuídas 100 cartilhas para crianças do 6º e 7º ano na Escola Eduardo Coelho, localizada na rua Prof. Zélia Mathias, nº 106, bairro São José. 

O objetivo é estimular o contato do Judiciário com professores e alunos do ensino fundamental, além de apresentar noções de cidadania e justiça por meio de uma linguagem didática. A cartilha traz ilustrações infantis e lúdicas sobre temas como o bullying, Lei Maria da Penha, o meio ambiente, as relações homoafetivas, a alienação parental e guarda compartilhada...

ESCOLA NOTA 10: Escola municipal de Juazeiro (BA) usa criatividade para reduzir número de faltosos

O primeiro mês de aula deste ano na Escola Municipal Professora Maria José Lima, localizada no bairro João Paulo II, em Juazeiro (BA), foi alarmante para o quadro de profissionais. Isso porque foi detectado um alto número de faltas injustificadas na instituição. Para reverter a situação, a equipe gestora elaborou um projeto que foi abraçado pelos professores e rendeu resultados positivos.

De acordo com a gestora Wilza Miranda, esse tipo de ausência é aquele ocasionado pela falta de interesse do aluno em ir para escola, não por doença ou outro contratempo. Para tentar melhorar a assiduidade, a ideia proposta foi a de criar uma premiação, cujos critérios são: fazer todas as lições de casa e frequentar todas as aulas. “Entregamos mensalmente medalhas feitas de papel para os alunos que atingem a meta. Além disso, tiramos fotos dos premiados do mês de cada turma, fixamos no mural da escola e publicamos na nossa página na internet, para que a comunidade também participe”, explica a gestora...

Entrega de certificados para a Escola de Confecções será realizado no próximo dia 25

Em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, o blog confirmou que vinte e nove alunos do curso de Corte e Costura oferecido pela Escola de Confecções ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis) de Juazeiro recebem certificado de conclusão no dia 25 de Agosto, às 19h no Clube Sinserp localizado à Rua Adão Pereira, bairro Jardim Vitória.

Com duração de 3 meses, pode se estender conforme a necessidade. Essa já é a terceira turma a concluir o curso da Escola de Confecções que foi criada em Março de 2015 no bairro Nossa Senhora da Penha e hoje funciona no bairro Santo Antônio...

ESCOLA DO BAIRRO SÃO JOSÉ EM PETROLINA RECEBE ETAPA DO PROERD

Quinta-feira, 18 de agosto, o Policial Cb Paulo Rocha - Coordenador Executivo Regional do Proerd Sertão II iniciou o Curso do Proerd para pais e responsáveis, na Escola Rubem Amorim de Araújo no Bairro São José em Petrolina.

O conteúdo curricular deste programa consiste de cinco lições que se concentram em fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência e aptidões de como orientar os filhos...

NRE 10 realiza 8ª edição dos Jogos Escolares da Rede Pública

No período de 26 a 28 de agosto, em Juazeiro –BA, acontecerão os Jogos Escolares da Rede Pública (Jerp). O evento reunirá representantes de sete cidades que fazem parte do Núcleo Regional de Educação (NRE 10) em competições de esportes coletivos (handebol, basquete, vôlei, futsal, e futebol) e em modalidades individuais (atletismo, natação, judô, tênis de mesa e xadrez).

Este é o oitavo ano do JERP, que terá atividades no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, Colégio Municipal Paulo VI e no Serviço Social da Indústria (SESI).  Os jogos reúnem vencedores de competições realizadas nas cidades de Uauá, Curaçá, Sento Sé, Campo Alegre de Loudes, Remanso, Canudos. Além disso, os vencedores dos Jogos Escolares de Juazeiro...

Escola Nota 10: Em Juazeiro (BA), creche municipal usa cores para auxiliar o aprendizado de crianças de 1 ano

É no primeiro ano de vida que a criança começa a desenvolver a comunicação e a percepção de realidade. Nesse período é essencial trabalhar as habilidades sensoriais do bebê para ampliar sua compreensão de mundo. Com base nessa perspectiva, as turmas do Infantil 1 da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Hozana Nunes, localizada no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro (BA), experimentam uma nova proposta pedagógica que visa despertar sensações a partir das cores.

O projeto é simples, trimestralmente uma das cores primárias – vermelho, azul ou amarelo - é trabalhada em sala de aula. Para a criança experimentar essas sensações, a cor está presente nos pequenos detalhes da decoração. As atividades desenvolvidas são diversas e buscam estimular cada um dos sentidos. Músicas que verbalizam o nome da cor escolhida, por exemplo, são ouvidas em sala de aula. A canção vai além de uma experiência auditiva, pois auxilia a criança a absorver as informações e externar a palavra...

ESCOLA NOTA 10: ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO É 1º LUGAR NA AVALIAÇÃO DO SIMULADO EM REDE

Os alunos da Escola Municipal Santo Antônio, localizada no distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro (BA), ficaram em primeiro lugar na avaliação da primeira unidade do Simulados em Rede, que avaliou 56 escolas do município. O simulado aconteceu em 21 de maio e o resultado só foi divulgado no final de julho. Para valorizar a conquista da escola, os estudantes receberam uma medalha de honra ao mérito durante uma reunião entre pais, professores e alunos.

O simulado virtual foi realizado pela segunda vez neste ano. A princípio acontecerá semestralmente para os alunos do 3º, 4º e 8º ano, com provas de português e matemática. O estudante Arthur Coelho tem nove anos e está no 3º ano. Ele teve a nota nove no simulado online. Apesar do bom desempenho, ele conta que não ficou satisfeito com o resultado. “A prova foi um pouco difícil, mas achei bom receber a medalha, porque eu nunca tive uma”, diz...

Escolas de Juazeiro (BA) buscam novas formas de ensino para os estudantes

O legado das instituições de ensino vai além da alfabetização, profissionalização ou contribuição para o ensino. Conhecidas pelo uso metodológico de aprendizagem, as escolas de Juazeiro (BA) têm ensinado aos estudantes conteúdos relacionados à afetividade, cognição e ao desenvolvimento psicomotor. Por pouco mais de quatro horas, nesta quarta-feira (10), a psicopedagoga, Eliete Araújo, deve abordar esses temas – novidade no país – para professores e coordenadores da escola Arco Iris, na cidade baiana.

A consultoria veio, depois que uma das maiores editoras do Brasil, a FTD, convidou Araújo para palestrar na unidade de ensino em Juazeiro. Segundo a psicopedagoga, serão discutidas com os profissionais da educação, as formas adequadas e produtivas de promover e aumentar o conhecimento dos alunos, as maneiras de ensinar aos jovens como lidar com seus sentimentos (dor, satisfação ou ansiedade) e como estruturar a aprendizagem do estudante para que ele tire o máximo proveito do que foi ensinado.  ..