Participantes do Enem 2017 afirmam terem sido "pegos de surpresa" com o tema da redação da edição deste ano do exame. Os estudantes tiveram que escrever sobre os desafios da educação de surdos.
Em Petrolina, Maria José Silva foi uma das primeiras participantes do Enem. Ela disse que o tema foi difícil. "Não esperava esse tema. Não foi fácil. Tema difícil".
Em Juazeiro, o estudante Gabriel Batista, também avaliou o tema difícil, apesar de creditar as outras provas de "traquila". "Não esperávamos este tema e sim algo relacionado aos acontecimentos internacionais, principalmente a intolerância".
O tema da redação deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também surpreendeu professores que trabalharam na preparação dos alunos. Na prova os candidatos escreveram sobre os desafios para formação e ducacional de surdos no Brasil.
O professor de redação Márcio Calixto, disse que esse não era um tema esperado. "Apesar de muito ter se falado sobre inclusão, mas principalmente dos portadores de necessidades especiais de uma maneira ampla, não dos surdos de forma específica. Não é um tema tranquilo de ser escrito, o aluno vai teve que se dedicar para poder encontrar os argumentos", disse.
O tema da redação deste ano segue a tendência das últimas edições do Enem, que costuma abordar temas sociais. No ano passado, o tema foi Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil. Violência contra a mulher, publicidade infantil, Lei Seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos.
Redação blog com informações Agencia Brasil
7 comentários
06 de Nov / 2017 às 16h12
Juazeiro, Petrolina e de resto todo o país. Ora bolas!
06 de Nov / 2017 às 22h17
Essa redacao foi uma arapuca que pegou desprevinido todo esse povo chato pra cacete que fica agora o tempo inteiro com essa richinha infantil de primario xingando os outros de esquerdopata ou de bolsominion no feicebook, esse povo so sabem xingar o outro lado e repetir frases e bordoes ensaiadas e decoradas, e ainda se acham os superentendidos em debater politica... se lascaram na redaçao.
06 de Nov / 2017 às 22h29
Mais de 10 milhões de surdos no Brasil e essa juventude alienada vem falar que o tema nao foi bom. Porque? Queriam o óbvio, ideologia de gênero, homossexualidade, direitos dos LGBTS, Direitos dos manos e outros beneficios que so temos no brasil e esses temas que nos são colocados de forma desproporcional em relação a outras mazelas do nosso país todos os dias, achei o tema excelente.
06 de Nov / 2017 às 22h36
O cego, com todas as suas dificuldades, não teria dificuldade de se locomover por todo o Brasil, pois ele tem a mesma cultura dos falantes. Se você (caso não saiba Libras) encontrar um surdo, dificilmente conseguirá se comunicar com ele. Sem ajuda (intérprete) o surdo dificilmente chega a um lugar desconhecido, o surdo não compartilha completamente a nossa cultura, tendo uma própria. O tema da redação ajudou a difundir que o Brasil tem duas línguas oficiais, acredito que a maioria da população nem sabia disso e quem sabe motivar mais pessoas a aprender Libras.
06 de Nov / 2017 às 22h48
O tema da Redação do Enem foi muito bem colocado, superando as barreiras e paradigmas sociais e culturas,Tirando da Visão os conceitos mostrados anteriores em cursinhos e Rede sociais, sei que muita gente caiu do cavalo.,,passaram o ano inteiro falando de homofobia, racismo, preconceito, desigualdade de Genêro, e esqueceram de estudar igualdade e educação..kkkkkk
06 de Nov / 2017 às 23h05
Geraldo, teremos s dicas de Física e Química do professor Otoniel Gondim no Blog? Gostaria muito. Aprimorar. Beleza.
07 de Nov / 2017 às 07h44
Quem de fato se prepara durante todo um ano, não deveria se surpreender com um tema, qualquer que seja ele.