O projeto que amplia a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), previsto para ser votado em Plenário, foi retirado de pauta. A proposta (PLC 68/2015) incorpora à jurisdição da Codevasf os vales dos rios Mucuri, em Minas Gerais, e Paraguaçu, na Bahia, além de todo o estado da Paraíba.
O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) apresentou uma emenda de redação para explicitar a região do Vale dos Barris, na Bahia, na área de atuação da Codevasf. O senador ponderou, no entanto, que não adianta aumentar a área de atuação de um órgão se também não houver um aumento de recursos. Ele também sugeriu um estudo sobre a fusão da Codevasf com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
"A Codevasf e o Dnocs promovem as políticas de desenvolvimento regional. É algo a pensar, porque senão nós estaremos distribuindo pouco pão para muita gente", alertou. De acordo com o relator do projeto, o senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido-BA), os vales do Mucuri e do rio Paraguaçu necessitam de uma ação articulada do governo federal para enfrentar as dificuldades da falta de água e da precária gestão ambiental. Para Pinheiro, há nessas regiões o subaproveitamento dos recursos naturais.
Agencia Senado
2 comentários
13 de Oct / 2017 às 06h48
ESSE ÓRGÃO VAI FECHAR EM juazeiro E FICARÁ SUBORDINADO A CAPITAL PETROLINA.
13 de Oct / 2017 às 10h32
Walter Pinheiro tá fazendo falta no Senado Federal, de onde não deveria ter saído, porque era um Senador atuante, jamais alienado, como alguns do PT. Por esse motivo mesmo, Pinheiro se desligou da filiação do PT.