Em Juazeiro, estão em construção e em processo de funcionamento 15 estações elevatórias de esgoto, de um total de 20. Na manhã desta quinta-feira, 18, o prefeito Isaac Carvalho e o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Joaquim Neto, além do assessor de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, estiveram acompanhando a obra da elevatória 18, localizada no bairro Tabuleiro.
De acordo com o engenheiro responsável pelo saneamento em Juazeiro, Henrique Santiago, o sistema é composto de em torno de 200km de rede convencional e 80 km de rede condominial, o que vai coletar de 15 a 17 mil ligações domiciliares. “Essas ligações domiciliares correspondem de 30 a 35% do sistema no município, que tem hoje 60% da cidade saneada. Nós passaremos a ter entre 90 e 95%. Essas redes coletoras levam os dejetos às estações elevatórias”, esclarece. “Já temos três prontas. Uma em funcionamento, que fica no João Paulo II, e duas aptas para a operação. Temos mais seis com toda a parte de construção civil prontas, na fase de montagem hidromecânica (instalação de bombas)”, informa Santiago, relembrando que outras seis estão sendo construídas e mais cinco serão iniciadas. Devido à implantação do saneamento básico, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) será ampliada, com previsão de início para ainda esta semana.
Um dos benéficos que ações como estas geram é a redução da proliferação de mosquitos, como as muriçocas. Esta é a satisfação do trabalhador rural Bráulio Amorim Pereira, que mora no bairro há mais de 20 anos. “A muriçoca vai afastar mais, as nossas casas vão ficar mais valorizadas, melhorar a saúde dos moradores. Muitos prefeitos já prometeram, mas o único que eu já vi aqui foi Isaac. Agora tá todo mundo botando fé, vendo o material, as máquinas, os trabalhadores. Enfim, chegou. E tudo que for de benéfico para a população é bem vindo”, declarou.
O prefeito Isaac ressaltou que a cada real investido em saneamento básico, é gerada uma economia de cerca de R$5,00 em gastos com saúde pública. “O saneamento está a todo vapor. Temos obras de ligações domiciliares nos bairros Alto da Aliança e Jardim Flórida. Em breve o juazeirense terá mais qualidade de vida. Esta obra é uma das prioridades da nossa gestão. E estamos acompanhando de perto, devido a importância da qualidade de vida e na saúde das pessoas”, pontuou Isaac Carvalho.
O diretor-presidente do SAAE se disse orgulhoso de participar de obra de tamanha importância. “Falar em saneamento é falar em conforto, qualidade de vida, e principalmente, em saúde. Estamos vivendo um momento muito delicado em relação ao Aedes, mosquito transmissor de várias doenças, e cada vez a gente intensifica e amplia o saneamento básico. Estamos empenhados para até o final de setembro deixar a cidade com um percentual de saneamento de 90 a 95%, um valor acima da média do país. É algo que nos orgulha fazer parte disto, numa obra que representa qualidade de vida para a população de juazeiro”, finalizou.
Por Raphael Leal/PMJ
6 comentários
19 de Feb / 2016 às 08h17
Seu prefeito Cadê o asfalto que o senhor prometeu ao redor da praça santa Terezinha em piranga? Quando chove ninguém pode ir nem na igreja de tanta água acumulada.só tem conversa fiada
19 de Feb / 2016 às 08h20
Gostaria de saber desse prefeito da quantidade de buracos naquela via do antigo cafona até a rodoviária? Tinha uma empresa fazendo buracos na pista,acho que era pra fazer análise do solo,e tampavam com areia,e agora que a areia saiu ta um caos só.vai ser preciso interditar a via,e tocar fogo em pneus para o senhor tomar providências? O senhor não tem assessor não?ou será que eles ficam ouvindo as rádios locais e anotando as reclamações?. Eeeita povo fraco esse da prefeitura
19 de Feb / 2016 às 10h28
E o capacete de obra é da Tenco, é?
19 de Feb / 2016 às 10h34
Mas o diretor do SAAE não se afastou do cargo, ou seja, se descompatibilizou do cargo para concorrer ao cargo de prefeito? Como pode uma pessoa que por Lei precisa se descompatibilizar do cargo público, esteja dando publicidade, com sua presença, e até no texto da publicidade do post, em obras do órgão do qual trabalha e que deveria esta afastado. Cadê a justiça eleitoral? É coisa que só se ver em Juazeiro e no Brasil.
19 de Feb / 2016 às 15h28
POR FALAR EM CAFONA AQUELES TRILHOS DE FERRO QUE CORTAM ESSA AVENIDA DE PIRANGA ATE A ESTAÇÃO VELHA TEM SER TIRADO DESSE LOCAL A MUITO TEMPO POIS OS MESMOS VEM CAUSANDO ACIDENTES A MUITO TEMPO E NINGUÉM TOMA NENHUMA MEDIDA TIRANDO ESSES TRILHOS O TRANSITO VAI FICAR BEM MELHOR PODEM APOSTAR.....
19 de Feb / 2016 às 17h56
Quero saber do senhor prefeito como anda o processo da elevatória do Bairro novo encontro que fica em frente a EMEI do Bairro? Que já tem mais de 2 anos sem terminar e a praça que ficou de ser construída no fundo da creche que até hj continua na mesma. Virou foi uma mata atlântica no local. Eles não estão nem fazendo a limpeza das proximidades da creche que faz vergonha a sujeira nas laterais e fundo da EMEI do Bairro novo encontro.