Em Juazeiro, estão em construção e em processo de funcionamento 15 estações elevatórias de esgoto, de um total de 20. Na manhã desta quinta-feira, 18, o prefeito Isaac Carvalho e o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Joaquim Neto, além do assessor de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, estiveram acompanhando a obra da elevatória 18, localizada no bairro Tabuleiro.
De acordo com o engenheiro responsável pelo saneamento em Juazeiro, Henrique Santiago, o sistema é composto de em torno de 200km de rede convencional e 80 km de rede condominial, o que vai coletar de 15 a 17 mil ligações domiciliares. “Essas ligações domiciliares correspondem de 30 a 35% do sistema no município, que tem hoje 60% da cidade saneada. Nós passaremos a ter entre 90 e 95%. Essas redes coletoras levam os dejetos às estações elevatórias”, esclarece. “Já temos três prontas. Uma em funcionamento, que fica no João Paulo II, e duas aptas para a operação. Temos mais seis com toda a parte de construção civil prontas, na fase de montagem hidromecânica (instalação de bombas)”, informa Santiago, relembrando que outras seis estão sendo construídas e mais cinco serão iniciadas. Devido à implantação do saneamento básico, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) será ampliada, com previsão de início para ainda esta semana.
Um dos benéficos que ações como estas geram é a redução da proliferação de mosquitos, como as muriçocas. Esta é a satisfação do trabalhador rural Bráulio Amorim Pereira, que mora no bairro há mais de 20 anos. “A muriçoca vai afastar mais, as nossas casas vão ficar mais valorizadas, melhorar a saúde dos moradores. Muitos prefeitos já prometeram, mas o único que eu já vi aqui foi Isaac. Agora tá todo mundo botando fé, vendo o material, as máquinas, os trabalhadores. Enfim, chegou. E tudo que for de benéfico para a população é bem vindo”, declarou.
O prefeito Isaac ressaltou que a cada real investido em saneamento básico, é gerada uma economia de cerca de R$5,00 em gastos com saúde pública. “O saneamento está a todo vapor. Temos obras de ligações domiciliares nos bairros Alto da Aliança e Jardim Flórida. Em breve o juazeirense terá mais qualidade de vida. Esta obra é uma das prioridades da nossa gestão. E estamos acompanhando de perto, devido a importância da qualidade de vida e na saúde das pessoas”, pontuou Isaac Carvalho.
O diretor-presidente do SAAE se disse orgulhoso de participar de obra de tamanha importância. “Falar em saneamento é falar em conforto, qualidade de vida, e principalmente, em saúde. Estamos vivendo um momento muito delicado em relação ao Aedes, mosquito transmissor de várias doenças, e cada vez a gente intensifica e amplia o saneamento básico. Estamos empenhados para até o final de setembro deixar a cidade com um percentual de saneamento de 90 a 95%, um valor acima da média do país. É algo que nos orgulha fazer parte disto, numa obra que representa qualidade de vida para a população de juazeiro”, finalizou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.