A repercussão da absolvição de Daniel Alves, por um Tribunal Superior da Espanha, como divulgado pela redeGN mais cedo, segue causando repercussões em Juazeiro, principalmente após um episódio que culminou com a retirada da estátua em homenagem ao jogador na orla da cidade, na gestão anterior, atendendo a uma recomendação do Ministério Público da Bahia.
O advogado Oseias Alves, de Juazeiro, que já havia manifestado, à época, indignação com a decisão, procurado por nossa reportagem voltou a abordar o assunto:
“Manifesto minha indignação com minha terra natal, Juazeiro. Como diziam e dizem sábios juazeirenses, Juazeiro é madrasta para seus filhos e uma mãe para os forasteiros. O julgamento precoce que aconteceu com um dos seus filhos ilustres, demonstra com toda ênfase o que uma madrasta faria com o filho”, declarou.
Na manifestação Dr. Oseias Alves diz que Daniel Alves foi “Julgado antecipadamente, condenado e teve sua estátua retirada da Orla de Juazeiro como se estuprador fosse. O ministério à época argumentou que por ele ainda estar vivo não poderia ter a estátua, baseado numa Lei que que diz que homenagens em vias públicas só podem ocorrer pós morte, mas é bom lembrar que em Juazeiro tem uma avenida por nome Luís Inácio Lula da Silva e este ainda está vivo” reforçou.
De acordo com Oseias, “A desconfiança (no processo) já existia, com uma mulher que chama-se Maria chuteira, que vão atrás de famosos jogadores e só na Espanha foram mais de seis casos, todos absolvidos, o sétimo foi Daniel. Neymar foi vítima de uma que saiu aqui do Brasil para ir para a França, dormir com ele e depois denunciar que tinha sido estuprada. Se ele não tem a gravação também entraria nesse rol. Imagine o prejuízo financeiro que esse rapaz tomou (Daniel), fora o prejuízo moral, preso, recolhido numa cela, condenado antecipadamente. A indignação vem da manifestação antecipada e agora a Justiça corrige o seu erro e o estado espanhol deverá pagar uma indenização a Daniel. Juazeiro também condenou seu filho ilustre antecipadamente. É hora de nos manifestarmos, de forma que isso traga alento a família de Daniel Alves”, declarou.
Leitores da redeGN lembraram que existem outros logradouros públicos em Juazeiro com nome de pessoas vivas, citando escolas com nomes dos ex-prefeitos Jorge Koury e Misael Aguilar e do comunicador e ex-veredaor Herbeth Mouze, todos vivos.
Nas suas redes sociais o irmão de Daniel Alves, Ney Alves se pronunciou: "Vida longa pra Você meu irmão, que Deus te abençoe te proteja e te livre das crueldades humanas. A Deus toda honra e Glória, pois foi na dor que eu hoje consigo saber de verdade quem são os verdadeiros. Te amo meu irmão cadê o @? Solta pra gente ver os comentários. Eta Deus da Gloria”, anotou.
O ex-prefeito Paulo Bomfim numa publicação do Portal ZAP escreveu: “Nunca deveria ter saído”.
“Sempre achei que a decisão de retirar a estátua (monumento) que existia em sua homenagem em Juazeiro-BA, não era correta, pois um erro cometido por qualquer pessoa não apaga tudo que fez de bom em sua vida pregressa, espero que retornem o monumento para o local de antes, com as desculpas devidas”, escreveu Osvaldo Galdino.
"E agora o que vão dizer os lacradores? E a estatua vai ser colocada de volta ao seu local de origem? Que aqueles que crucificaram Daniel Alves se pronunciem. Glória a Deus, agora aqueles lavradores façam a fila para pedir perdão a ele", escreveu outro leitor.
Da redação redeGN/
6 comentários
28 de Mar / 2025 às 12h27
O atraso de Juazeiro é essa conversa de "forasteiro". É por isso que este lugar não sai do buraco.
28 de Mar / 2025 às 14h55
Só observando, concordo plenamente com seu raciocínio Dr. Oséas, quem solicitou a retirada da estátua é de Juazeiro? Aqui gostam de enaltecer forasteiros.
28 de Mar / 2025 às 15h07
Paula, você está correta kkkk ! Os juazeirense daqui de casa, fazem piadinhas com os RAÍZES NATIVOS, que não reproduzem nada de novo nada de bom? como diz os juazeirense daqui de casa, JUAZEIRO não está com esta bola toda ,inclusive quando se deslocamos pra outras cidades aqui no Nosso ESTADO DA BAHIA? acho difícil mudar o que está enraizado na cabeça de alguns aqui em JUAZEIRO?isto só se ver aqui? bom lembrar se for parentes de DANIEL ALVES, tenho quase certeza que tem familiares vindo de outros ESTADOS vizinhos? Errou SR.ADVOGADO COM ESTE SEU LINGUJAR .
28 de Mar / 2025 às 22h44
Sacrificaram o menino, mesmo antes do julgamento de última instância.
28 de Mar / 2025 às 22h46
O mal de Juazeiro é não valorizar suas coisas, suas pessoas. Por isso Juazeiro foi ultrapassada pela cidade vizinha, vamos seguir o bom exemplo de Petrolina, pois o povo de lá valoriza sua terra e é por isso que lá é uma cidade altamente desenvolvida.
30 de Mar / 2025 às 00h18
Concordo com vc Paula, alguns juazeirenses, como esse advogado, alimenta essa ideia errônea de diferenciação entre nativos e "forasteiros". Nada a ver.