Os movimentos de bastidores da política em Juazeiro, nos últimos dias, vão deixando alguns sinais e apontam um afunilamento nos nomes que pretendem disputar, com Suzana Ramos, a vaga de gestor do município a partir do ano que vem.
O primeiro deles é que, por enquanto, somente Suzana Ramos (PSDB) tem o nome assegurado como candidata a reeleição e fica evidente a tentativa de manter as bases que a elegeram em 2020.
Primeiro Suzana tornou pública a reaproximação com o vice-prefeito Leonardo Bandeira (PSB), que vinha fazendo movimentos junto com o grupo oposicionista e em alguns momentos teve nome citado como um possível candidato a prefeito, apoiado pelo pai, Joseph Bandeira.
O retorno de Leonardo ao convívio harmonioso com a prefeita Suzana Ramos, com algumas indicações no primeiro escalão, provocou uma insatisfação do pai, Joseph Bandeira, publicamente. Se não for o escolhido de Jerônimo, que deu prazo até 15 de dezembro para um entendimento local entre os pré-candidatos da sua base, ninguém crava qual seria seu caminho. Sai avulso pelo PSB, volta aos braços de Suzana, onde o filho já está ou apoia um candidato da Federação partidária que reúne PT, PCdoB e PV?
Joseph poderia ser o próprio candidato de Jerônimo, em Juazeiro, usando como argumento sua musculatura política e densidade nas pesquisas, diante dos novatos. Quem joga terra na ideia, dentro do mesmo campo político, usa argumentos de que a pesquisa que o coloca à frente de alguns é a mesma em que lidera no quesito rejeição.
Na Federação partidária que reúne PT, PV e PCdoB, os sinais são mais claros ainda: o PT aponta que terá candidato a prefeito, está filiando quem se habilita à vaga, tem pelo menos quatro nomes para oferecer ao governador, incluindo o de Isaac Carvalho, que luta para provar que pode ser candidato. Para Isaac Carvalho o fogo amigo agora está dentro da própria legenda, com muitos pretendentes ao cargo filiados, torcendo pelo infortúnio do ex-prefeito para ocupar a vaga que seria dele na disputa. Em tese, Isaac agora dorme com o inimigo.
PV e PCdoB, que oferecem os nomes dos deputados Roberto Carlos e Zó como pré-candidatos, pelo desenho, dificilmente vencem o corporativismo petista, que tem candidatos com os mais variados perfis para não perder a briga na federação, sem contar que a legenda tem o pedigree de quem governa a Bahia e o Brasil. Além de Isaac Carvalho, que teria a preferência em função de uma memória política que lhe garante uma vantagem em eventual pesquisa, o PT tem na sua relação de pretendentes os advogados Tom Zé e Márcio Jandir, o empresário e engenheiro civil, Edson Tanuri, o vereador Alex Tanuri e o ex- vereador Tiano, que é o mais petista de todos e também sonha com a vaga, usando o tempo de casa como argumento.
Na base do governador Jerônimo, outros tabém correm por fora, marcando espaço e buscando popularidade para aparecer numa eventual pesquisa eleitoral: Andrey da Caixa (MDB); Ribeiro da Hidroforte (Sem partido) Coronel Anselmo Brandão (Avante), todos buscando o aval do governador, embora saibam que a distancia é maior.
O Coronel Anselmo Brandão (União Brasil), terceiro colocado na última eleição para prefeito de Juazeiro, busca uma posição mais ao centro para tentar ampliar seus votos, subir de posição e se possível no pódio.
Suzana, com a máquina na mão, faz movimentos de aproximação do governador e torce para que o número de concorrentes aumente.
Da redação redeGN
12 comentários
22 de Nov / 2023 às 06h57
PSDB TEM PRÉ CANDIDATO, PEDRO ALCÂNTARA E GLDSON MEDRADO. POR QUE OMITIR.
22 de Nov / 2023 às 10h04
Todos nós, devemos nos posicionar contra a reeleição
22 de Nov / 2023 às 11h17
Tiano é o melhor nome do PT caso Isaac não possa ser, petista raiz, ao contrário dessas raposas interesseiras que se filiam agora.
22 de Nov / 2023 às 11h18
Desses do PT o melhor nome é o de Tiano Felix, foi um bom vereador e um bom secretário municipal, sempre teve lado e tem um projeto para Juazeiro
22 de Nov / 2023 às 11h20
Esses Tanuri já mudando de partido novamente? Não confio em nenhum dele, piorou em Márcio Jandir, que até um dia desse era candidato pelo DEM, Tom Zé tem que ficar é em Sento Sé, em Juazeiro se Isaac não for o único nome que o PT tem é o de Tiano e o de Angélica
22 de Nov / 2023 às 11h21
Para Juazeiro ser feliz devia ser Isaac prefeito e Tiano Felix vice-prefeito.
22 de Nov / 2023 às 11h23
Tô com Isaac e não abro, se não for Isaac, só Tiano tem o meu voto, eu quero votar 13, em alguém que seja do PT de verdade!
22 de Nov / 2023 às 11h39
Pois é, que bom que o nome de Tiano sai da sombra e passa a protagonizar a luta interna para a afirmação de um projeto maior e não projeto de pseudo-esquerdistas que entram em partidos que estão sangrando, pois se rendem à lógica mercadológica do quem pode dar mais, agora presente nos partidos. Juazeiro possui nomes de homens e mulheres qualificados e qualificadas e não pode ficar refém da velha e vampiresca política, que não contribui para o avanço desta cidade tão importante no VSF. Avante Tiano e outros nomes raiz do PT como Cícero Félix etc., que podem fazer de Juazeiro uma cidade melhor.
22 de Nov / 2023 às 11h45
Joseph está igual a sapo, é você botando pra fora e ele pulando a vassoura
22 de Nov / 2023 às 20h08
Tem que ser Tiano, desses Tanuri Juazeiro já está cansado!
22 de Nov / 2023 às 20h10
Isaac precisa escolher quem sempre esteve ao seu lado, lembrar de quem comeu poeira ao seu lado, lembrar de alguém que venha do povo e que tenha experiência em gestão pública, que quando foi vereador tenha feito um mandato popular, Isaac precisa lembrar de Tiano Felix, esse sim é o nome que o PT precisa para disputar a prefeitura, um nome alinhado com Jerônimo de verdade.
22 de Nov / 2023 às 23h55
Quanto será que o tal do Tiano pagou para fazerem esses comentários aqui?? Kkkkk