A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), movimentou a Escola Professora Atanilha Luz de Araújo na quinta-feira (17).
Os estudantes participaram de oficinas do projeto 'Empreendedorismo em Ação', que foram realizadas em parceria com o programa Despertar. A ação teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos estudantes e fortalecer habilidades de empreendedorismo a partir de uma perspectiva sustentável.
"Nesta edição do projeto, contamos com oficinas de fotografia, com atividades teóricas e práticas, oficina de artes, de aproveitamento integral dos alimentos e de produção de sabão. Os próprios alunos colocaram a mão na massa e o material produzido nas oficinas, bem como os produtos que eles já confeccionam na disciplina de empreendedorismo, serão expostos e comercializados na Feira do Bode de Massaroca, neste final de semana, de 18 a 20 de agosto", contou a assessora pedagógica em empreendedorismo, Andrea Nascimento.
A chef de cozinha sustentável, Poliana Santana, foi facilitadora da oficina 'Aproveitamento Integral dos alimentos e utilização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs)'. "Nós somos do projeto 'Baia: Banco de Aproveitamento Integral dos Alimentos' e trabalhamos com a finalidade de começar a quebrar a cultura do desperdício no nosso município e estimular o consumo das Pancs. Na Escola Atanilha, ensinamos aos alunos como fazer o refrigerante de palma, o requeijão de coco e a trufa de entrecasca de maracujá".
Lídia Isabela dos Reis, 13 anos, aluna do 7º ano do Ensino Fundamental, aprovou a iniciativa e frisou a contribuição das oficinas para a sua vida prática. "É muito bom aprender a fazer esses produtos, porque além de aprender a fazer uma coisa diferente, a gente pode até vender e ganhar o nosso próprio dinheiro", disse a estudante.
Programa Despertar-Todas as atividades foram programadas a partir de uma perspectiva sustentável, em parceria com o projeto Despertar. "O Despertar é um programa intersetorial e atua com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar a mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental. Na Escola Atanilha, buscamos alcançar os estudantes com temáticas voltadas para questões socioambientais, com a participação da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) em uma palestra sobre coleta seletiva, e abordamos também o empreendedorismo, a fim de fortalecer o protagonismo dos estudantes", explicou a coordenadora do programa Michele Viana.
Layza Oliveira da Silva, 12 anos, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, também é uma agente Despertar em sua comunidade e destacou seu sentimento sobre a participação no programa. "As atividades são muito divertidas e ajudam a desenvolver a nossa capacidade de liderança e protagonismo na escola".
Ascom Seduc/PMJ
0 comentários