Ao procurar atendimento principalmente na Rede PE-BA, juazeirenses se deparam com filas, espera de horas e falta de estrutura para os cuidados em saúde.
Uma das cenas mais emblemáticas é a de falta de leitos, mostrando a situação caótica dos estabelecimentos que acomodam pacientes em macas pelos corredores das unidades hospitalares.
Esse quadro tem se agravado nos últimos anos e a espera por regulação na rede estadual está se tornando um martírio para quem já está doente e debilitado.
Estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alertou que o país perdeu 40 mil leitos hospitalares na última década.
A situação de superlotação no Hospital Regional voltou a preocupar pacientes de Juazeiro, Petrolina e mais 53 municípios pactuados da Rede PE-BA (Pernambuco e Bahia).
Na manhã desta quinta-feira (27) o Senhor Marcos Antônio morador do bairro Jardim Flórida compareceu ao Hospital Regional munido da guia para exame de sangue e não conseguiu realizar o procedimento.
“A gente chega de madrugada para de estômago vazio para realizar o exame agendado pela Secretaria de Saúde e não consegue porque só são liberadas 20 fichas por dia” lamentou o munícipe.
Numa outra situação, a leitora Samara Benvinda Santiago enviou fotos para redação da Rede GN denunciando o acúmulo de pessoas nos corredores do Hospital Regional de Juazeiro.
“Por isso que a Samu não tem macas para socorrer os pacientes, elas estão ficando retidas nos corredores dos hospitais. Isso desumano com os juazeirenses e os pacientes dos demais municípios da Bahia e de Pernambuco” reclamou.
A reportagem encaminhou as reclamações para assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional de Juazeiro.
Sobre a situação do Senhor Marcos Antônio a Secretaria de Saúde respondeu:
A Secretaria de Saúde de Juazeiro lamenta qualquer transtorno sofrido pelo paciente, contudo não tem governabilidade sobre a logística de atendimentos do Hospital Regional, unidade gerida pelo Governo da Bahia.
Vale ressaltar que a responsabilidade pela assistência à saúde é dividida entre municípios, estados e Governo Federal. Portanto, em alguns casos, a prefeitura precisa encaminhar os pacientes para unidades ligadas ao estado ou Governo Federal.
O pessoal da Sesau conversou com o Regional. Eles disseram que aconteceu uma falha de comunicação do paciente com a funcionária do hospital. Aparentemente, ele não teve paciência de escutar a explicação dela. Enfim, pode avisar que ele pode ir lá amanhã”.
A respeito da superlotação a Assessoria de Imprensa do Hospital Regional não se manifestou.
No último dia 22, a Rede GN já tinha editado matéria a respeito da sobrecarga constante em salas de urgências e emergências nas duas cidades (Veja aqui).
NOTA DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO
O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) é referência na assistência de média e alta complexidade na região e atende os 53 municípios que compõem a rede PEBA, uma abrangência estimada em 2,5 milhões de habitantes. Dessa forma, atualmente, está com ocupação acima da capacidade total.
Em relação aos atendimentos de emergência, o complexo hospitalar é porta aberta para clínica médica e cirúrgica, o que impõe a ocupação dos corredores da Unidade.
Ademais, o HRJ permanece atendendo os pacientes em sua totalidade, mobilizando esforços para prestar uma assistência multiprofissional qualificada e humanizada, bem como o acesso aos recursos necessários para o diagnóstico e tratamento.
Da redação redeGN
8 comentários
27 de Apr / 2023 às 21h09
Uma vergonha estava com minha Mãe aí nesta situação é de partir o coração
27 de Apr / 2023 às 22h32
Srs leitores. A saúde, pedindo clemência, e, os nossos representantes pralamentares de oposição, querendo acionar o MP, sobre possível não realização dos jogos escolares, que sabemos, ser de fundamental importância para descobrir talentos, mas, as questões mais urgentes, não debatem no pralamento. Por isso que Juazeiro, sempre irá continuar nessa situação, politicagem
28 de Apr / 2023 às 02h16
E os políticos da nossa cidade, onde estão?
28 de Apr / 2023 às 06h40
enquanto esses caras continua na polirtiva de juazeiro os caras sao os memso de sempre que fica so pulno de um candidato pra outro e so traz progeto pra fora de juazeiro vamos continuar asim e outra coisa o povo e cupado que vota no candidato errado ou faca como eu nao vota em ninguem nem nao voto em ninguem ja tem 3 eleicoes ninguem presta eles so querem suja o dinheiro da populacao com imposto e aumento de mais coisas e porisso que hoje moro fora os to aqui na minha regiao pra visita a minha familia
28 de Apr / 2023 às 07h58
Não defendendo, tem que melhorar e muito, mas imaginem ai um hospital atendendo 20 a 30 cidades, a demanda de Juazeiro, já é grande, por mais que aja repasse dessas cidades, a estrutura física entre outras não suporta.
28 de Apr / 2023 às 08h14
O Estado tem responsabilidade nessa questão! Apontem para ele também.
28 de Apr / 2023 às 09h24
PARA RESOLVER É FÁCIL FAZ O LLLLLLLLLLLLLLLLLLL PETISTAS
07 de May / 2023 às 19h12
uma vergonha esse hospital regional, principalmente com esses empregados que tratam os pacientes com descaso, meu teve aí internado e vi de perto tudo isso aí, e continua a um tempão