A Câmara de Florianópolis rejeitou nesta terça-feira (14) a concessão do título de cidadão honorário ao cantor e compositor Gilberto Gil.
Foram oito votos contrários, seis favoráveis e duas abstenções em plenário. Para ser aprovada, a proposta apresentada pelos vereadores Afrânio Boppré (PSol) e Carla Ayres (PT) precisaria de 12 votos, conforme o regimento interno.
É a segunda vez que o Legislativo municipal não aprova a homenagem a Gil. Um projeto com o mesmo objetivo, iniciativa de Afrânio Boppré e Roberto Katumi (PSD), também foi derrubado em dezembro de 2020.
A decisão é constrangedora para a cidade. A importância do baiano Gilberto Gil, 80 anos, no cenário cultural brasileiro está acima – ou pelo menos, deveria – de qualquer divergência política ou ideológica.
O cantor volta a Florianópolis no dia 26 para um show no Largo da Alfândega, dentro da maratona cultural, em comemoração ao aniversário de 350 anos da Capital.
ND Mais | Foto: Gérard Giaume/Divulgação
2 comentários
15 de Mar / 2023 às 21h02
Srs leitores. No meu pouco entender, já que o cantor, já detém reconhecimento nível nacional, o que é, que Câmara de um município, dá honraria, a quem é possuidor nacionalmente? Aqui em Juazeiro, já tiveram título cidadã, ex é atual ministra Marina, é tantas outras personagens, que já tiveram reconhecimento, mas, ficam com desviando a atenção do povo, ao invés de fazerem algo em prol.
16 de Mar / 2023 às 12h42
Só observando, parabéns a Câmara Municipal de SC.