O vereador de Juazeiro, Dr. Salvador (PCdoB), recebeu com perplexidade a informação de que a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), vetou esta semana um Projeto de Lei de sua autoria, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, que versava sobre a necessidade de “divulgação da relação de medicamentos gratuitos disponibilizados para a população nos postos de saúde do município”.
“O Projeto de Lei é absolutamente constitucional e nos surpreende que a gestora use do expediente do veto para barrar um projeto que tem como único objetivo facilitar a vida das pessoas, com uma informação útil e necessária, sem nenhum custo adicional para o governo, sob a alegação injustificável de que é inviável manter uma lista atualizada dos medicamentos que estão disponíveis ou em falta nas unidades de saúde, evitando o deslocamento desnecessário dos pacientes ou o enfrentamento de filas nas unidades de saúde para ouvir um não”, lamentou.
O Projeto de Lei aprovado na Câmara de Juazeiro e vetado perla prefeita, em seu artigo primeiro fazia ver a necessidade do Poder Municipal realizar a “divulgação semanal no site oficial da Prefeitura Municipal e nas demais unidades de saúde vinculadas ao Município, a listagem atualizada de todos os medicamentos disponíveis e os que estão indisponíveis, destinados gratuitamente aos usuários de Sistema Único de Saúde – SUS”.
O projeto versava ainda sobre a necessidade da Prefeitura informar, na hipótese da falta de medicamentos, “a previsão de chegada dos mesmos”, facilitando a vida dos usuários e do próprio sistema de atendimento desses pacientes.
“O Dr. Salvador está de parabéns pois esse projeto é bom para todos nós juazeirenses e eu não quero acreditar que a prefeita Suzana Ramos tenha vetado um projeto que vai beneficiar a todos que precisam desse serviço em Juazeiro. Infelizmente estamos vendo ai a informação que a prefeita vetou. É lamentável”, disse um dos pacientes que fazem uso de medicamentos e preferiu manter o anonimato.
“Se a prefeita diz que tem compromisso com a saúde, qual era a dela? Acatar esse projeto que é do vereador Dr. Salvador. Ela não acatou, simplesmente vetou o projeto. Então ela não tem compromisso com a saúde de Juazeiro. Qual o sentido de vetar um projeto desses?”, questionou outro usuário do sistema SUS que faz uso de medicamentos disponibilizados nas unidades de saúde do município.
Na justificativa para o veto a prefeita informou que “é de suam importância a divulgação de uma lista de medicamentos padronizados”, mas “no entanto entende que no momento é inviável manter atualizada essa informação”, anotaram.
Ascom vereador Dr. Salvador
6 comentários
18 de Sep / 2021 às 09h03
É lamentável. Mas entende-se com essa atitude que simplesmente que não vai haver nada a disposição da população. E suzanou infelizmente.
18 de Sep / 2021 às 12h22
serão longos e TRISTES os próximos tres anos e tres meses...praticamente voltamos a 25 anos atrás
18 de Sep / 2021 às 13h01
Essa é pior que Dilma. Susana vai acabar de colocar juazeiro na lama. A saúde estar pior do quer já era uma porcaria
18 de Sep / 2021 às 16h22
Aló Dr Salvador emitir uma nota a respeito do hospital sote, que não faz cirurgia de urgência, só presta o atendimento e não realizar a cirurgia ser for necessário. Pede pra senhora prefeita explicar essa situação.
18 de Sep / 2021 às 16h39
dr salvador porque vc como medico na gestão do prefeito paulo ficava caladinho eu quero vem nas unas seu deputado que nunca vez nada vereador de um mandato só o jp2 esta de olho em vc
18 de Sep / 2021 às 20h46
EM PLENA EPIDEMIA LAMENTAMOS A FALTA DE CLINICAS ESPECIALIZADAS EM PNEUMOLOGIA. ATÉ QUANDO?