RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeita Suzana Ramos veta projeto do vereador Dr. Salvador que beneficiava usuários do sistema de Saúde

18 de Sep / 2021 às 06h30 | Política

O vereador de Juazeiro, Dr. Salvador (PCdoB), recebeu com perplexidade a informação de que a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), vetou esta semana um Projeto de Lei de sua autoria, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, que versava sobre a necessidade de “divulgação da relação de medicamentos gratuitos disponibilizados para a população nos postos de saúde do município”.

“O Projeto de Lei é absolutamente constitucional e nos surpreende que a gestora use do expediente do veto para barrar um projeto que tem como único objetivo facilitar a vida das pessoas, com uma informação útil e necessária, sem nenhum custo adicional para o governo, sob a alegação injustificável de que é inviável manter uma lista atualizada dos medicamentos que estão disponíveis ou em falta nas unidades de saúde, evitando o deslocamento desnecessário dos pacientes ou o enfrentamento de filas nas unidades de saúde para ouvir um não”, lamentou.

O Projeto de Lei aprovado na Câmara de Juazeiro e vetado perla prefeita, em seu artigo primeiro fazia ver a necessidade do Poder Municipal realizar a “divulgação semanal no site oficial da Prefeitura Municipal e nas demais unidades de saúde vinculadas ao Município, a listagem atualizada de todos os medicamentos disponíveis e os que estão indisponíveis, destinados gratuitamente aos usuários de Sistema Único de Saúde – SUS”.

O projeto versava ainda sobre a necessidade da Prefeitura informar, na hipótese da falta de medicamentos, “a previsão de chegada dos mesmos”, facilitando a vida dos usuários e do próprio sistema de atendimento desses pacientes.

“O Dr. Salvador está de parabéns pois esse projeto é bom para todos nós juazeirenses e eu não quero acreditar que a prefeita Suzana Ramos tenha vetado um projeto que vai beneficiar a todos que precisam desse serviço em Juazeiro. Infelizmente estamos vendo ai a informação que a prefeita vetou. É lamentável”, disse um dos pacientes que fazem uso de medicamentos e preferiu manter o anonimato.

“Se a prefeita diz que tem compromisso com a saúde, qual era a dela? Acatar esse projeto que é do vereador Dr. Salvador. Ela não acatou, simplesmente vetou o projeto. Então ela não tem compromisso com a saúde de Juazeiro. Qual o sentido de vetar um projeto desses?”, questionou outro usuário do sistema SUS que faz uso de medicamentos disponibilizados nas unidades de saúde do município.

Na justificativa para o veto a prefeita informou que “é de suam importância a divulgação de uma lista de medicamentos padronizados”, mas “no entanto entende que no momento é inviável manter atualizada essa informação”, anotaram.

Ascom vereador Dr. Salvador

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.