Boa tarde, equipe do Blog do Geraldo José.
Desejo fazer uma denuncia e por sua vez indagações ao executivo municipal, pois estou me sentindo lesada enquanto cidadã, cumpridora dos meus deveres, pelas mudanças no trânsito da cidade.
Sou Solange de Carvalho, cidadã moradora da cidade de Juazeiro há mais de 22 anos, professora, habilitada há mais de 10 e já dirigi por inúmeras outras cidades.
Em 9 anos de CNH nunca tinha sido multada, até passar pelo sinal da Sote, com radar recém instado a 50km/h, isso porque acelerei um pouco para não ficar parada no sinal à noite. Sinceramente não entendi aquele radar na Adolfo Viana, lá não tem condições práticas de um motorista trafegar em dias e horários cotidianos acima de 30 km/h. Recorri, aleguei não tinha visto a placa e que faltou um prazo maior para educação/adaptação. Não adiantou.
Novamente por mudança no trânsito, que ao meu ver faltou um prazo para adaptação e melhor sinalização, fui multada. Quero fazer esta denuncia:
Desejo saber das autoridades de trânsito do município de Juazeiro se o motivo da mudança de sentido da Av.João Paulo VI, sentido Rua Henrique Rocha, Centro é para melhorar a infraestrutura da cidade, consequentemente o trânsito ou punir o condutor desinformado, com isso ter mais uma fonte de renda para o município, por meio destes cidadãos?
No dia de ontem 04.11.2019 recebi em minha residência a uma multa referente ao dia 18.10.2019, por transitar pela contramão em via com sinalização de sentido único. Fiquei totalmente perplexa, pois sempre transitei por aquela avenida e nunca vi placa de contramão. Fui à avenida fiz o percurso a pé para tentar localizar alguma placa, para minha surpresa tinha sido instalada uma pequena placa de uns 40 cm indicando o Sentido Proibido (Placa R-3) ou seja contramão para quem vai para o Centro. Perguntei alguns moradores há quanto tempo aquela placa estava ali, disseram que há pouco mais de um mês. Foi me dito também que os agentes de trânsito estiveram por lá por alguns dias. Ou seja, observando a data que fui multada em menos de trinta dias botaram uma única placa e passaram a multar os condutores.
Houve período educativo? Se houve será que foi suficiente para a adaptação pelos de uma avenida centenária?
O agente de trânsito alegou na multa Insegurança para abordagem. Será? Será que existe insegurança para abordar numa avenida que não se trafega a mais de 20km/h ou 30 km/h?
Pois se o intuito fosse educar ou orientar os condutores ele poderia usar a sinalização sonora, por apito, a sinalização gestual, com os membros do corpo.
Desejo saber em que momento essas sinalizações educativas são inseguras para o agente de trânsito?
O que é possível deduzir é que o agente estava lá presente na hora da multa para multar mesmo, os condutores desavisados. Que por estarem preocupados com o trânsito caótico daquele trecho estreito da rua, com toda atenção voltada para uma direção defensiva, se antecipando aos movimentos dos demais veículos, motocicletas, bicicletas, carroças, pedestres e animais, pois a via é dividida com esses, não destinando sua devida atenção para as laterais da via a fim de visualizar a nova, única e pequena placa instalada.
Desejo saber do engenheiro de trânsito de Juazeiro que planejou essa instalação, se ele acredita que numa avenida de mais de cem anos, onde pessoas trafegando frequentemente, sendo ela absolutamente caótica pela falta de espaço físico e de sinalização, com arvores cobrindo parcialmente a vista de toda a rua, se uma única placa vertical, tão próxima a proibição do sentido, só de um lado, sem sinalização horizontal, no asfalto é suficiente para educar e organizar o trânsito daquela rua?
Só queria lembrar que as mudanças no trânsito de Petrolina quando acontecem, recebem todas as sinalizações possíveis, não somente as obrigatórias por lei, por isso é muito mais fácil e fluído conduzir um veículo pelas ruas de Petrolina, inclusive nas ruas estreitas do centro antigo.
Desde já grata!
Respeitosamente,
Solange Carvalho
Confiram nota da CSTT:
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a sinalização é imperativa. Quando acontece alguma mudança nas vias municipais ou instalação de equipamentos de fiscalização, a CSTT, além de sinalizar, sempre divulga amplamente na mídia (site institucional da PMJ, blogs, rádios e carro de som), além de realizar campanha educativa para orientar os condutores. Quanto ao período de adaptação, a CSTT costuma dar sete dias (uma semana) para que os condutores se acostumem com a nova sinalização e, só após esse período, as autuações começam a ser feitas.
Quanto à fiscalização eletrônica do semáforo do cruzamento da SOTE, a CSTT explica que o equipamento já está em funcionamento desde 2016, a via está sinalizada desde essa época e, em julho deste ano foi feita uma campanha educativa no local (segue foto em anexo). Após três anos de funcionamento do equipamento, nada justifica a falta de desconhecimento alegada pela Senhora Solange.
Em relação à Avenida Paulo VI, a mudança da sinalização ocorreu em 23 de julho de 2019, há exatos 105 dias (no dia 18 de outubro, data da autuação, tinha 87 dias que havia ocorrido a mudança). A CSTT divulgou a mudança, realizou campanha educativa e deu o prazo de sete dias para adaptação.
Espaço do Leitor
23 comentários
05 de Nov / 2019 às 14h13
O erro da prefeitura má sinalização em todo lugar, é um absurdo sem tamanho. O Erro da motorista, não prestar a atenção, andar distraída. Ao meu ver ela tem culpa, mas de todo mal o maior é sem dúvida da companhia de trânsito dessa cidade, bando de amadores que só sabem fazer quebra-molas em locais indevidos, sem sinalizações adequadas. Juazeiro naturalmente já têm um transito complicado, mas essa galera da companhia de transito conseguem piorar.
05 de Nov / 2019 às 14h21
Boa tarde Solange, a indústria da multa em Juazeiro é vantajosa para os cofres públicos,principalmente em um ano véspera de ano eleitoral.Mudam tanto o trânsito em Juazeiro e não se vê melhora nenhuma
05 de Nov / 2019 às 14h47
Srs leitores do conceituado, e, em especial a Sra Solange Carvalho. É óbvio que o voto é secreto e, ante ao postado por ela, quando diz está sendo lesada, e, como perguntar não ofende, gostaria de saber se ela, votou no grupo, hora "governa" a cidade pois, caso tenha votado, meu humilde entender, a Sra não foi nem está sendo enganada pois, os Juazeirenses, antes do pleito 2016, que seria qualquer coisa qualquer outra coisa abacaxi, banana ou laranja etc..., mas, gestor, nunquinha. A Sra acha, que uma cidade, que tem um prefeito afim a esse e, um Secretário municipal de Trânsito e Segurança
05 de Nov / 2019 às 15h17
Máquina de fazer dinheiro
05 de Nov / 2019 às 15h23
Juazeiro virou uma cidade muito lucrativa para eles, Saae multando as pessoas desgovernadamente, quer saber se é verdade passa um dia la eles alegam que estamos fazendo ligação por conta propria sem almenos ter cortado a agua, multa em R$ 350.00 lesaa o cidadão na cara dura, mas ano que vem tem eleicão o que é deles ta por vim, estão espalhando radar em toda cidade em lugares sem sentido, e o zona azul, esse sim é uma maquina de gerar dinheiro por segundo, Parabens Prefeito muito lucro em pouco tempo.
05 de Nov / 2019 às 15h32
CSTT deixa a desejar...quanto a fiscalização, informação, orientação etc.
05 de Nov / 2019 às 16h02
Assino em bxo tb Solange. O mesmo aconteceu comigo. Tb protesto!
05 de Nov / 2019 às 16h39
A motorista já admitiu que estava errada! O radar está no local a mais de um ano, e todo mundo sabe! As regras de trânsito existem para proteger os motoristas e transeuntes! Tem que multar mesmo, pior é se causar um acidente!!
05 de Nov / 2019 às 16h52
Geraldo José, peço por favor que desentoque o professor Otoniel Gondim. Otoniel faz falta e como faz! Escreve divinamente, tem sempre crônicas com temas importantes e encanta a todos com seu jeito único de escrever e analisar. Volta, Gondim! De um super-fã, assim como milhares.
05 de Nov / 2019 às 17h49
Desculpa o textão. Vou ter que comprar um óculos especial.
05 de Nov / 2019 às 18h16
é infelizmente essa gestão, que tá aí só pensa em enriquecer os cofres, essa cstt, deve tá arrecadando mais do que o município inteiro, essa zona azul um absurdo, radares em toda a cidade inclusive nas entradas nada cidade, qual a necessidade de um radar na rodovia salitre, a verdadeira industria da multa.
05 de Nov / 2019 às 18h35
Que comentário mas BOBÔ deste baiano de fé. eu heim!
05 de Nov / 2019 às 20h21
essa cidade esta um lixo tudo sujo voce anda na orla nova tudo pichado cavalo cagando na pista de culpe ta complicado anda aqui em juazeiro e porisso que prefiro petrolina morro em juazeiro mais resovo minhas coisas mais em juazeiro que da 10 a zero em juazeiro em tudo
05 de Nov / 2019 às 21h55
Sou nascido e criado aqui em Juazeiro, acho total desrespeito conosco que somos condutores, pois a CSTT eles mudam os sentidos nas ruas e avenidas de Juazeiro, mas não colocam ninguém para orientar ou para ficar lá, por exemplo na esquina da Companhia 73 ao lado do cemitério mudaram a quase dois anos, mas nunca vi um agente de trânsito para orientar ou multar alguém. Os agentes de Juazeiro só ficam na sobra das árvores em frente ao hospital Pró Matre e mesmo assim o pessoal estaciona em fileira dupla e nada acontece.
05 de Nov / 2019 às 21h59
Eu tô lenhado tô pagando dinheiro para governo e agora a prefeitura todos os anos emplaco a moto e o carro de $200 a 1080 com dois emplacamento é mole vô comprar uma carroça com multa todos os anos
05 de Nov / 2019 às 23h42
Existe claramente uma indústria da multa em Juazeiro, com o objetivo único e exclusivo de nos tirar dinheiro a todo custo, para se manter uma fonte inesgotável de ... Nunca vi previamente se fazer ações educativas de trânsito, nunca vi também acontecem mudanças benéficas para o trânsito. Trânsito este, que se mantém caótico!
06 de Nov / 2019 às 05h37
NA MINHA OPINIÃO,SEM QUERER ENTRAR NO MÉRITO DESTA QUESTÃO EU DIRIA QUE,OS MOTORISTAS DE JUAZEIRO TEM MUITA SORTE,PORQUE O QUE NÃO EXISTE EM NOSSA CIDADE,É FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO,POIS SE HOUVESSE,SÓ EM MULTAS POR ESTACIONAMENTO IRREGULAR NAS VIAS CARROÇÁVEIS E SOBRE AS CALÇADAS,DARIA PARA ARRECADAR MAIS QUE O IPTU.'TO EXAGERANDO TERTA ?'
06 de Nov / 2019 às 05h37
NA MINHA OPINIÃO,SEM QUERER ENTRAR NO MÉRITO DESTA QUESTÃO EU DIRIA QUE,OS MOTORISTAS DE JUAZEIRO TEM MUITA SORTE,PORQUE O QUE NÃO EXISTE EM NOSSA CIDADE,É FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO,POIS SE HOUVESSE,SÓ EM MULTAS POR ESTACIONAMENTO IRREGULAR NAS VIAS CARROÇÁVEIS E SOBRE AS CALÇADAS,DARIA PARA ARRECADAR MAIS QUE O IPTU.'TO EXAGERANDO TERTA ?'
06 de Nov / 2019 às 08h33
Queria era saber quando será solucionado o problema de engarrafamento na avenida principal do jardim Flórida , porque até sair no Assai é uma imensa dor de cabeça pois é carroça, caminhão fazendo descarga, bicicletas, motociclistas imprudentes, carro estacionado pra todo lado. Ao invés de colocar mão única ali sentido centro, e apenas uma simples placa de proibido estacionar já ajudaria. Vejo mudança constante no trânsito de Juazeiro , mas onde realmente se faz necessário não é feito!
06 de Nov / 2019 às 09h07
Essa gestão da cstt está acabando com juazeiro, um trânsito horrível. Pra que ter agentes de trânsito ? Eles poderiam pelo menos organiza o trânsito de meio dia que é um absurdo ali no banco do Brasil. Damião medrado é da roça só sabe lhe dá com animais e é isso que ele está fazendo com a população de Juazeiro. ..
06 de Nov / 2019 às 19h20
Eu queria saber do Secretário Damião Medrado, se realmente existe o engenheiro de tráfego, por que ele falou na rádio em um programa do Geraldo que o prefeito liberou a contratação, até agora nós tá achando que não tem, minha menina disse que olhou um negócio de um documento que dai o nome dos funcionários da prefeitura e não tem engenheiro que ele já disse que o prefeito tinha liberado, cadê ?!?
06 de Nov / 2019 às 19h22
E a cidade tem engenheiro de tráfego? Eu só escuto falando do técnico
06 de Nov / 2019 às 19h25
Eu sou cadeirante e acho difícil Subir n calçada, quero que Damiao Medrado, fale com o engenheiro de tráfego ou que olhe por nós tamo sofrendo