Espaço do Leitor
Hertz Félix- uma história nos palcos da vida
Nascido aos 15 de setembro de 1961 na cidade de São Paulo. Em 1964, deixou a capital paulista com seus pais para morar no Distrito de Pinhões. Dez anos depois, em 1974, veio morar em Juazeiro, onde estudou no Colégio Dr. Edson Ribeiro, Colégio Polivalente, Escola Agrotécnica e finalmente no Colégio Municipal Paulo VI, onde cursou Administração. No decorrer dos anos, tornou-se Ator, dramaturgo e cineasta, produtor cultural, professor e carnavalesco.
No último dia 15, o artista completou 63 anos de idade e meio século de trajetória artística, marcada por lutas e glórias dentro e fora dos estúdios, palcos, ou nas ondas do rádio. Uma vida inteira dedicada ao teatro; às radionovelas; ao cinema, dividindo ainda seu tempo como educador, pois também atuou como professor de artes e Redação no Colégio Dom Bosco de Petrolina por 11 anos consecutivos. ..
Valterlino Pimentel ( Pinguim)Espaço do Leitor: Repúdio ao ato de repúdio
Não julgueis e não sereis julgados(MT:7-1)
Semanas atrás, o Lions Clube de Juazeiro a quem somos filiados, fez divulgação neste órgão, uma –Nota de Repúdio- infundada, iníqua, contra o cidadão filho de Juazeiro, pelo coração e pela lei da Câmara Municipal – Mário Gomes, que muito já lutou pelo bem desta terra amada, mais até, do que alguns dos seus filhos legítimos...
Artigo: A tragédia com o Césio-137 alerta para os riscos da expansão de usinas nucleares no Brasil
Os efeitos da radiação gerados pelo trágico 13 de setembro/1987 ainda atormentam
Em 1987 – ano fatídico do acidente com o Césio-137, aqui em Goiânia, uma das piores tragédias atômicas mundiais ocorridas no meio urbano – eu tinha 29 anos. Como um dos eventos mais trágicos da história, devido aos impactos à saúde humana e ao meio ambiente local, o dia 13 de setembro está marcado em nossa memória como a infeliz data que mergulhou nossa existência num surpreendente e profundo pesadelo...
Foto: arquivo/AVCésioLivro - Currículo, Contextualização e Aprendizagem será lançado nesta quarta-feira (11)
Nesta quarta-feira, dia 11 de setembro de 2024, às 19 h, no Departamento de Ciências Humanas - Campus III da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, será lançado o livro - Currículo, Contextualização e Aprendizagem, organizado pelo Professor doutor Edmerson dos Santos Reis e a Pedagoga e Mestranda Jackeline Maciel de Azevedo.
O intuito desse livro é tensionar o vazio constatado nas políticas de educação e nas práticas pedagógicas presentes nas escolas, sejam elas públicas ou privadas, no que diz respeito aos sentidos da aprendizagem, objetivo maior do ensino, o que tem levado, de certa forma, a uma necessidade urgente de repensarmos o lugar que as práticas, o currículo e todos os conteúdos que o compõem ocupam na formação dos nossos estudantes...
Espaço LeitorArtigo: Setembro Amarelo: controle a ansiedade nas redes sociais
O Setembro Amarelo é um período dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental. Em um mundo onde a conexão constante pode amplificar problemas como ansiedade e depressão, é essencial adotar práticas que promovam o bem-estar digital.
No livro "Bem-estar Digital", compartilho 12 princípios fundamentais para viver melhor no mundo hiperconectado e reduzir os impactos negativos das redes sociais. Aqui, destaco sete deles, começando pelo básico, que é monitorar seu tempo e comportamento on-line...
Espaço LeitorGrito dos/as Excluídos/as: Carta das Pastorais Sociais da Diocese de Juazeiro
Grito dos/as Excluídos/as: Carta das Pastorais Sociais da Diocese de Juazeiro-"Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?"
Há 30 anos, o 7 de setembro é marcado por uma forma verdadeiramente cidadã de celebrar o dia da Pátria: o Grito dos Excluídos e Excluídas...
Espaço LeitorArtigo: Votamos no futuro, não somente no passado, como já disse um renomado marqueteiro político francês
Votamos no futuro, não somente no passado, como já disse um renomado marqueteiro político francês. Os eleitores não têm memória duradoura das realizações passadas e, possivelmente, não lembram em quem votaram nas últimas eleições. Também não são movidos necessariamente por gratidão. O que realmente pode contar é a promessa de um futuro melhor. Em tempos de incerteza, como os vividos durante a pandemia da Covid-19, planos de governo bem elaborados e realistas são uma esperança para um futuro mais promissor. A crise sanitária global sublinhou a necessidade de propostas que considerem a origem dos recursos e as limitações da gestão municipal.
Mais do que simples declarações de intenção, os planos de governo são peças estratégicas que revelam a visão e as prioridades dos candidatos. No entanto, infelizmente, a grande maioria desses documentos não passa de uma lista de desejos. Imaginemos a administração pública como um grande navio que precisa ser conduzido por mares turbulentos. Um plano de governo é o mapa que guia o capitão (o futuro prefeito eleito) e a sua tripulação (a gestão municipal), por meio das águas incertas, rumo a um porto seguro (resultados concretos para a população)...
Jornal Estado de MinasMaurício Dias Cordeiro solicita ao poder público o desligamento do projeto "Memorial Casa da Bossa Nova"
Maurício Dias Cordeiro solicita ao poder público o desligamento do projeto "Memorial Casa da Bossa Nova", confira:
Aos amigos & amigas e o povo de Juazeiro.
Estou solicitando oficialmente ao poder público,executivo municipal, o meu desligamento do projeto "memorial casa da bossa nova" idealizado e implantado por nós na gestão passada.
Há mais de três anos e nove meses, a minha atuação tem sido muito mais como divulgador e motivador dos nossos valores históricos/ culturais nas redes sociais, na perspectiva de preservação do nosso patrimônio imaterial.
Tenho sido um "escudeiro cultural" da minha terra nativa: Juazeiro do Rio São Francisco na Bahia.
Sofri e sofro ataques, sem temer, no entanto, o embate dialético, construtivo, honesto!
Seguirei meu longo e implacável caminho - a bossa nova - é do mundo e é para lá que eu vou.
Não carrego pedra, produzo conteúdo sensitivo e tenho visceralmente um envolvimento com a minha terra nativa, sua gente.
Às vezes, como um "escorpião encravado na sua própria ferida. "
Agradeço a todos que colaboraram direta e indiretamente com o nosso sonho.
Desde 1976, como compositor/músico, tenho muito mais sobrevivido como criador de "jingle's , spot's, trilhas, vinhetas, conteúdo áudio visual para iniciativa privada e política.
Sonhos não desistem - só os vivos envelhecem e camaleão muda de cor.
E eu "aínda quero morrer de amor".
Muito obrigado.. principalmente" in memória" do sonhador Flávio Luiz
Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauríçola)..
Artigo: Obrigada Silas França por fazer Juazeiro brilhar
Eu não acredito que as coisas aconteçam por acaso.
A vida nos apresenta caminhos. É necessário sair do conforto e começar a agir.
Assim fez o nosso conterrâneo Silas França, que iniciou o seu interesse pela música aos 9 anos de idade, passeando por todos os ritmos. Foi dessa forma que encontrou a artéria que hoje o leva a ser conhecido no mundo, mostrando a sua arte através do acordeon.
Convidado a ser parte integrante da Banda do renomado e querido sambista carioca Diogo Nogueira, partiu numa turnê internacional que começou no último 29.08.24 em Frankfurt, na Alemanha, encerrando com seu último show, amanhã 07.09 em Viena, na Áustria.
Conheci Silas e sua família aqui em Juazeiro-BA. Um rapaz dedicado, autodidata, sereno, humilde, cordato...gente.
Influenciado por grandes músicos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e ainda o "Bruxo de Juazeiro" e gênio da Bossa Nova - João Gilberto, com o qual manteve uma amizade intima, tendo acesso à casa daquele para bate papo e mostrar a sua arte.
O Rio de Janeiro, que foi a sua segunda casa quando partiu de Juazeiro em busca de novos rumos, o fez se aproximar de artistas que facilitariam a sua trajetória como músico. A "Cidade Maravilhosa" deu o impulso que precisava para galgar outros espaços.
Eu não tinha a menor dúvida que seria questão de tempo e ele ganharia o mundo para que a sua arte tivesse maior alcance.
Com o apoio dos pais Iasmine e Jaaziel e ainda o seu irmão Eduardo, Silas faz sucesso sem se exaltar, sem dizer que sabe profundamente a sua arte, sem qualquer imposição, sem a menor arrogância.
Obrigada meu querido por fazer Juazeiro brilhar também através de seu ofício.
Como canta Diogo Nogueira na música composta por Cláudio Rodrigo Leite / Sergio Roberto Serafim: "A vida é pra quem sabe viver. Procure aprender a arte."
Sem dúvida você aprendeu direitinho e muito cedo.
Deus te proteja e te guie nessa nova jornada...
Morador do Bairro Piranga reclama de esgoto estourado: falta o que Saae?
O leitor Maurilio Ramos, morador do bairro Piranga reclama do Saae: são problemas simples que não são resolvidos. Confira.
"Nós moradores do bairro Piranga estamos sofrendo com o descaso do Saae. Inúmeros são os pontos de esgoto estourado, causando focos de mosquito da dengue, muriçoca, fedentina . Nós moradores ligamos para o Saae , e solicitamos o desentupimento. O Saae por sua vez nos dá um prazo de 72 horas para solucionar o problema, mas esse prazo não é cumprido. A conta de água sempre chega, e nos moradores sempre pagamos em dias nossos impostos...
Homenagem: “Sentir tudo de todas as maneiras, Viver tudo de todos os lados, Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis ao mesmo tempo"
O Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco Flávio Cavalcanti de Queiroz, 65 anos, continua recebendo homenagens. O docente do Curso de Letras da URCA faleceu na segunda-feira, 2 de setembro, no Município de Barbalha, Ceará. O professor também era escritor, além de ter passado por cursinhos e colégios da região, onde atuou como docente, tornando-se muito conhecido e querido na região.
Confira texto da professora Sergiana Tavares, Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Portugal, especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas...
Espaço Leitor Foto Tamires de Dênis.Setembro Amarelo: Conscientização, Desafios e a Importância de Ações Responsáveis
Chegamos a mais um Setembro Amarelo, uma campanha promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. Durante o mês de setembro, são realizadas palestras, campanhas na mídia e ações educativas em diversos ambientes, como escolas, empresas e comunidades, com o objetivo de informar sobre sinais de alerta, reduzir o estigma e incentivar a busca por ajuda.
As iniciativas enfatizam a importância de reconhecer o sofrimento psíquico e de oferecer um espaço de escuta sem julgamentos, evitando que o suicídio seja visto como solução para a dor. Embora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio seja 10 de setembro, a campanha se estende ao mês inteiro, ampliando seu impacto...
Espaço LeitorArtigo: “Não temos rios vivos e cheios em terras devastadas”
O país vive um momento alarmante. Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até o fechamento desta matéria, somente neste ano, foram registrados mais de 115.944 focos de incêndio em todo o território brasileiro. O estado de Minas Gerais igualou o maior número de focos dos últimos cinco anos, são mais de 4.950 novos incêndios. Esse cenário crítico coloca a bacia do Rio São Francisco e seus principais afluentes em estado de alerta.
Controlado após dias de mobilização e atenção, o incêndio florestal que atingiu o Parque Nacional da Serra do Cipó, na bacia do Rio das Velhas (SF5), foi finalmente controlado e extinto. Contudo, em outras partes da própria bacia do Rio das Velhas, incêndios ainda continuam consumindo grandes áreas, como é o caso do Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, área que está localizada próximo à nascente, e áreas verdes urbanas na região metropolitana de Belo Horizonte. Com 761 Km, o Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da bacia do Rio São Francisco...
Eixo Educação e Comunicação do IrpaaMoradora do bairro Jardim São Paulo reclama de serviço de limpeza inacabado: "A rua está inteiramente cheia de entulhos, matos e lixo"
Um serviço de limpeza realizado pela prefeitura de Juazeiro tem causado transtorno para quem reside na Rua da linha do Trem, no bairro Jardim São Paulo, segundo a reclamação da moradora.
Em contato com a equipe da RedeGN na tarde desta sexta-feira (30), a leitora alega que foi realizado um serviço de limpeza pela prefeitura no mês de julho, mas que não retornaram para terminar o serviço. Segundo ela, a rua está inteiramente cheia de entulhos, matos e lixo...
RedeGN - Espaço do LeitorArtigo: O Brasil envelhece rapidamente e a população encolherá daqui 18 anos
O Brasil vai começar a ver sua população diminuindo, daqui apenas 18 anos, em 2042, segundo projeções divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último 22 de agosto. Sairemos dos atuais 203 milhões para 220 milhões em 2041 e, a partir daí, haverá uma redução até chegar a 199,2 milhões em 2070.
Sem nenhuma surpresa, as projeções também indicam que o nosso país vai se tornando cada vez mais grisalho. De 2000 a 2023, a proporção de idosos (60 anos ou mais) na população brasileira quase duplicou, subindo de 8,7% para 15,6%. Essa tendência prosseguirá —pela projeção, em 2070, cerca de 38% dos habitantes do país serão idosos. O Japão e países da Europa já enfrentam os desafios de uma população majoritariamente acima dos 60 anos, mas o nosso país não está preparado e não tem políticas públicas consistentes voltadas para esse enorme contingente de pessoas. A vida é mais difícil para quem é negro e velho, mulher e velha, LGBTQIA+ e velho, pessoa com deficiência e velha e assim por diante. ..
Espaço Leitor Foto Ilustrativa Agencia BrasilArtigo - Da Teologia da Criação para a Ecoteologia
Claro que as duas são inseparáveis e umbilicalmente vinculadas, mas há pequenos detalhes que nos permitem ver algumas diferenças entre ambas.
Quem se debruça sobre os textos bíblicos para entender como Deus se revela em sua criação, pode identificar uma série de textos básicos que nos dão a entender como Deus é o Criador (Gên 1); é um Deus que se alia à toda sua obra criada (Gên 8); é um Deus que se alia posteriormente a um povo e dele se faz libertador (Deuteronômio 30,20); é um Deus que se encarna e se faz terra nessa Terra (João 1); é um Deus que redime toda criação (Rom 8,20-21); e é um Deus que leva toda sua criação à plenitude (Apocalipse 20,2). Portanto, aí está um propósito, não uma casualidade...
Editorial: Ação conjunta é urgente para o Brasil em chamas
Os integrantes dos Três Poderes no âmbito federal, distante centenas de quilômetros da Amazônia, do Pantanal Mato-grossense, sentiram, no fim de semana último, os efeitos das queimadas espalhadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e em São Paulo (Sudeste).
Os rios voadores não trouxeram água, mas fumaça perturbadora, produzida pelos focos de incêndio em 16 das 27 unidades da Federação, que também surpreendeu cidadãos comuns...
Moradora reclama da escuridão na praça da Mônica e circunvizinhança
Em mensagem ao blog moradora dos arredores da Praça da Mônica, área central de Juazeiro (BA), reclama da escuridão.
Confira: Venho mais uma vez ao seu portal pedir à prefeitura uma resposta em relação ao escuro que se encontra a praça da Mônica e ruas ao redor...
Artigo: Do mundo não se leva nada, vamos sorrir e cantar: Silvio Santos vem aí!
Em 17 de agosto de 2024, morre Silvio Santos (Senor Abravanel). Conforme circulou em alguns sites, Silvio tinha raízes na cultura judaica, ligadas à família Abravanel, cuja história remonta a Dom Isaac Abravanel, um preeminente estadista e filósofo do século 15.
Após a expulsão da Península Ibérica, os Abravanel se estabeleceram em Salônica, um dos mais importantes centros da comunidade judaica no Império Otomano, antes de migrarem para o Brasil...
Jornal da USP Foto DivulgaçãoArtigo - ninguém é uma ilha
A todo o momento, longe das páginas de jornal ou das telas de TV, milhares de acontecimentos batem à porta de milhares de pessoas, afetando-as direta ou indiretamente e, muitas vezes, de maneira decisiva.
Do mesmo modo, a cada instante uma infinidade de histórias é construída por uma infinidade de pessoas, a maioria delas anônima e invisível...
Artigo: violência contra a mulher é um sintoma trágico em uma sociedade em vias de destruir a democracia
Ao perceber uma situação de violência contra a mulher, deve-se enfrentá-la e interrompê-la para que não chegue a um feminicídio. Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada.
Essa é a mensagem principal da campanha Agosto Lilás, do Ministério das Mulheres. Indiscutível a importância dessa proposta de política pública, iniciativa que vem sanar o vácuo criado pelo governo anterior que desmanchou todas e quaisquer atividades feministas voltadas para evitar a violência contra mulheres e meninas...
Jornal da USPArtigo: É difícil separar publicidade e política nos dias de hoje
É difícil separar publicidade e política nos dias de hoje. As redes sociais provaram, por meio de estatísticas, que a linguagem é capaz de fidelizar seguidores.
Já observaram, nas redes sociais, o predomínio das emoções, dos personagens raivosos, capazes de aumentar a dopamina circulante, o prazer, ao demonstrar ódio...
Jornal da USP