Foram encontrados 148 registros para a palavra: memória

Sessão especial na ALBA homenageia a memória de Wanda Chase

Em uma sessão especial marcada pela emoção e pela saudade, do início ao fim, a Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA homenageou, na tarde desta segunda-feira (7.04), a memória da jornalista Wanda Chase com a entrega post mortem, aos familiares dela, do Título de Cidadã Baiana. "Esse é um instante de memória, reverência e ternura silenciada pela ausência", discursou a presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, ao saudar a família de Wanda, representada na mesa pela irmã, Thelma Chase, e a bancada do PT, proponente da sessão, representada pela deputada Fátima Nunes.

Wanda faleceu na madrugada de quinta-feira passada (3.04), em Salvador. Inicialmente, a sessão estava marcada para o dia 13 de março, mas as complicações de saúde da jornalista adiaram a homenagem. Segundo a presidente Ivana Bastos, "é com ainda mais emoção que realizamos esta homenagem neste 7 de abril, data em que se celebra o Dia do Jornalista". Uma coincidência, de acordo com a deputada, carregada de simbolismo, "como se o tempo também quisesse prestar sua reverência à mulher que fez do jornalismo não apenas profissão, mas missão de vida"...

Estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro visitam o Memorial Manuca Almeida

Os estudantes da Escola Municipal Eliseu Santos, localizada no Projeto Curaçá (CAJ), visitaram, nesta quinta-feira (13), o Memorial Manuca Almeida e o Quintal do Poeta.

Alinhada ao projeto pedagógico da unidade escolar, a visita faz parte das comemorações do Dia Municipal da Cultura e da Poesia Manuca Almeida, celebrado em 14 de março...

Arte em telas: exposição sobre memórias afetivas de artista está em exibição em Petrolina

A exposição ‘Eu não nasci para o mundo, nasci para a vida’, do artista visual Netão Ribeiro está aberta para visitação até 7 de janeiro.

Com artes em acrílica e spray sobre telas, a mostra aborda a memória afetiva ligada à trajetória do artista, com temas como família, futebol, dança, artes. Interessados podem conferir as obras gratuitamente em um restaurante localizado na Rua Marechal Deodoro, nº 969, Centro, Petrolina, Sertão de Pernambuco...

2025: livro de Raquel de Queiroz completa 95 anos. Memorial mantem viva obra da primeira escritora da ABL

"E nem chove, heim, Mãe Nácia? Já chegou o fim do mês... Nem por você fazer tanta novena..."

Foi assim, com a personagem Conceição queixando-se da seca, que Rachel de Queiroz iniciou o romance "O Quinze", há 95 anos. É difícil não lembrar da frase quando se chega ao município de Quixadá, Ceará...

Exposição “Arte e Memória” celebra os 15 Anos do Curso de Artes Visuais da Univasf

Com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica e externa o trabalho de criação artística desenvolvido por professores, estudantes e egressos ao longo dos 15 anos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está em cartaz, no Campus Juazeiro, a exposição intitulada “Arte e Memória”.

A mostra, lançada na última quinta-feira (21), integra a programação da IX Semana Universitária de Artes (SUA), que ocorre até esta quinta-feira (28) e tem como tema central “Arte e Memória: 15 Anos do Curso de Artes Visuais da Univasf”...

Autora do livro "NASCENÇAS: Construindo memórias e pulsando Vida", recebee prêmio pela sua contribuição à Literatura em Língua Portuguesa

Josenilda Nascimento,  autora do livro "NASCENÇAS: Construindo memórias e pulsando Vida", recebeu prêmio pela sua *contribuição* à Literatura em Língua Portuguesa na Festa Literária Internacional de Paraty e quer incentivar o hábito da leitura mundo à fora, começando pelo Vale do São Francisco.

Entusiasta da *liberdade* e propulsora do Protagonismo 
Pessoal por intermédio da leitura e do autoconhecimento, Josenilda se diz preocupada com o uso excessivo de telas em detrimento da leitura e da saúde mental das pessoas...

Escritoras promovem encontro para discutir identidade, memória e representatividade

No mês em que o Brasil celebra pela primeira vez o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, a Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife, será cenário de um encontro literário promovido pelo 4º Festival Pernambucano de Literatura Negra, que busca aprofundar a discussão sobre identidade, memória e representatividade racial.
Nesta terça-feira (19), escritoras, ativistas e jornalistas se reúnem para debater o papel transformador da literatura na formação da consciência racial, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e reforçando a importância da luta contra o racismo.

A programação começa no dia 19, às 16h, com o debate Construindo identidades por meio da leitura: a influência dos livros na consciência racial. Com mediação de Jarda Araújo, assistente social, pesquisadora e ativista pelos Direitos Humanos, a mesa contará com a participação de Dayse Cabral de Moura, professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Literatura Negra. Elas irão explorar como a leitura pode transformar percepções sobre identidade racial e contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária. Dayse, autora de obras infantojuvenis como A Rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos, trará sua experiência acadêmica e literária para ilustrar a força da literatura na valorização de narrativas negras...

Maurício Dias Cordeiro solicita ao poder público o desligamento do projeto "Memorial Casa da Bossa Nova"

Maurício Dias Cordeiro solicita ao poder público o desligamento do projeto "Memorial Casa da Bossa Nova", confira:

Aos amigos & amigas e o povo de Juazeiro.
Estou solicitando oficialmente ao poder público,executivo  municipal, o meu desligamento do projeto "memorial casa da bossa nova" idealizado e implantado por nós na gestão passada.
Há mais de três anos e nove meses, a minha atuação tem sido muito mais como divulgador e motivador dos nossos valores históricos/ culturais nas redes sociais,  na perspectiva de preservação do nosso patrimônio imaterial. 
Tenho sido um "escudeiro cultural" da minha terra nativa: Juazeiro do Rio São Francisco na Bahia.
Sofri e sofro ataques, sem temer, no entanto,  o embate dialético, construtivo, honesto!
Seguirei meu longo e implacável caminho - a bossa nova - é do mundo e é para lá que eu vou.
Não carrego pedra, produzo conteúdo sensitivo e tenho visceralmente um envolvimento com a minha terra nativa, sua gente.
Às vezes, como um "escorpião encravado na sua própria ferida. "
Agradeço a todos que colaboraram direta e indiretamente com o nosso sonho. 
Desde 1976, como compositor/músico, tenho muito mais sobrevivido como criador de "jingle's , spot's, trilhas,  vinhetas, conteúdo áudio visual para iniciativa privada e política.
Sonhos não desistem - só os vivos envelhecem e camaleão muda de cor.
E eu "aínda quero morrer de amor".
Muito obrigado.. principalmente" in memória" do sonhador Flávio Luiz
Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauríçola)..

Colegiado de Ciências Sociais da Univasf promove Semana de Integração com o tema “Educação, Trabalho e Memória”

Com o tema “Educação, Trabalho e Memória”, o Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a Semana de Integração do Período Letivo 2024.1 do curso.

O evento ocorrerá no Campus Juazeiro de segunda-feira (5) a sexta-feira (9)...

Primeiro jogo oficial entre Petrolina x Juazeiro trás memórias do BAPE, torneio com clubes das duas cidades a partir da década de 70

 

 

Veneza de 1970 - Foto Arquivo Professor Taciano Medrado
..

A&R da multinacional Universal Music visita Memorial Manuca Almeida

Pela primeira vez, o A&R, executivo da multinacional Universal Music Brasil, Alexandre Sarthou , visitou o Memorial Manuca Almeida, em Juazeiro, e conheceu de perto a  história do artista Manuca, um dos contratados da Universal há mais de 20 anos. Alexandre Sarthou é responsável pela pesquisa de talentos e atua entre o elo artista /editora, do início até o lançamento, mantendo sempre contato para fortalecer a parceria.

Todo catálogo de música do compositor Manuca Almeida é administrado por Lu Almeida e família e pela editora Universal Music, que é considerada a maior do mundo e tem os maiores nomes da música nacional e internacional como: Lady Gaga, Rihrana, Ariana Grande,  Madonna, Anita, Caetano, Zeca pagodinho, Léo Santana João e muitos outros...

Artesãos de Juazeiro transformam o couro em fonte de renda e preservam tradições e memórias

O artesanato produzido em couro é uma expressão cultural e artística que carrega memórias e características históricas da ancestralidade sertaneja, preservando técnicas tradicionais de produção. Em Juazeiro, localizado no Norte do estado, o empreendimento familiar Aio Artesanato em Couro, atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), abusa da criatividade na produção de bolsas, carteiras e acessórios. 

 O grupo formado pelo casal Silvia Dantas, conhecida popularmente como Nina, e Vicente Natureza, vivem exclusivamente do artesanato e propõem aos clientes artes únicas e um design desafiador, tendo como principal característica o acabamento das peças em crochê. ..

Atos pró-democracia marcam um ano de ações golpistas de 8 de janeiro

Em vídeo postado nas redes sociais, ao completar um ano do dia 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da memória da sociedade na construção e manutenção da democracia de um país.

Ao lembrar a tentativa de golpe de Estado ele destacou: “Dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe nesse país e o 8 de janeiro significa, daqui pra frente, não permitir que a sociedade esqueça disso, para poder garantir a democracia. E é esse 8 de janeiro que precisa ficar.”..

Memória 8 de janeiro: fotos inéditas mostram danos provocados na Câmara e no Senado pelos invasores

Uma exposição sobre a invasão do dia 8 de janeiro de 2023 na Câmara dos Deputados será inaugurada na segunda-feira (8), para marcar o primeiro ano dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A mostra é composta por fotos do dia da invasão e pela exposição de objetos danificado pelos golpistas que, na tarde daquele domingo, marcharam pela Esplanada dos Ministérios pedindo a anulação da eleição presidencial de 2022 por meio de um golpe militar...

Hospital tem princípio de incêndio no Recife, e pacientes são retirados

O hospital particular Memorial São José, localizado no bairro do Derby, no Recife, registrou um vazamento de gás e um princípio de incêndio na noite desta sexta-feira (22). As informações são do Bahia Notícias, parceiro da Rede GN.

A unidade hospitalar teve que ser evacuada e os pacientes foram retirados às pressas, formando filas de leitos na entrada do hospital. Não houve vítimas...

Torneio de Xadrez desenvolve habilidades de memória e concentração de estudantes da rede municipal de Juazeiro

Sempre engajada em proporcionar novas experiências de aprendizado, através de um ensino comprometido em despertar o interesse do aluno, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), tem desenvolvido diversas estratégias atrativas para contribuir com o desenvolvimento dos estudantes.

A partir desse princípio, a Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri realizou nesta sexta-feira (15) um 'Torneio Interclasse de Xadrez', com o objetivo de apresentar aos alunos, habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões...

Opinião:1969 um ano de histórias e memórias

O Instituto Juazeiro 150 Anos nasceu com a missão de neste presente instante do tempo que urge, projetar uma cidade melhor para um futuro breve. Na infraestrutura, na saúde, na economia, na cultura e no bem estar.

E nessa jornada de ideias, propostas, projetos e ações que estão sendo construidas a partir da união de pensamentos múltiplos e heterogêneos, onde ecoa uma  uníssona voz em prol do desenvolvimento amplo e perene de Juazeiro, também  respeitamos e nos inspiramos num passado luminoso de uma cidade vocacionada para o progresso mediante o trabalho e a luta de bravos e brilhantes juazeirenses. ..

Operação Memoria Mortis: Polícia prende seis pessoas de organização criminosa por homicídios e porte de arma 

A POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO desencadeou, na manhã desta quarta-feira (13), a Operação de Intervenção Tática,  denominada "MEMÓRIA MORTIS". Vinculada à Diretoria Integrada do Interior I – DINTER I, sob a presidência da Delegado Rodrigo Passos de Albuquerque, Titular da Delegacia de Polícia da 94ª Circunscrição – Cupira, unidade integrante da 14ª Delegacia Seccional – 14ª DESEC.

A investigação foi iniciada em Dezembro de 2022, com o objetivo de identificar e desarticular a Associação Criminosa voltada à prática de Homicídios e Porte de Arma de Fogo...

Cleuza Pereira lança neste sábado (10), em Salgueiro,  'Memórias da Paróquia de Santo Antônio"

Com pouco mais de um século e meio, a trajetória da comunidade católica de Salgueiro, no Sertão Central, até a chegada de sua Diocese, ganha seu resgate histórico e documental com o lançamento do livro Memórias da Paróquia de Santo Antônio (1843-2010) de autoria da educadora, ex-prefeita e deputada federal Cleuza Pereira. A obra  será lançado neste sábado (10) a partir das 20h na praça da catedral após as celebrações das trezenas alusivas ao padroeiro da cidade que prosseguem até o dia 13.

Ao longo de mais de 180  páginas do livro que tem prefácio  assinado pelo primeiro bispo da Diocese local, Dom Magnus Henrique, a autora  expõe de forma linear e crescente a história católica do município a partir dos traços biográficos do Padre Antônio Joaquim Soares, natural de Minas Gerais, primeiro Vigário de Salgueiro, conforme registro documental. Em 1846, o religioso  veio a ser nomeado como Vigário da nova freguesia...

Pesquisa confirma prejuízos de memória em infectados por covid-19

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) descobriram que a proteína Spike do SARS-CoV-2, quando injetada no cérebro de camundongos, induz alterações de memória. Essas mudanças ocorrem de forma tardia, em torno de 20 a 30 dias após a infecção, tal como acontece com seres humanos infectados pelo vírus da covid-19.

“Imita bem o que acontece na doença. Quando isso ocorre, a gente está na frente de um bom modelo experimental”, disse nesta segunda-feira (10) à Agência Brasil a neurocientista Claudia Figueiredo, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, uma das líderes da pesquisa. O artigo foi publicado no periódico internacional Cell Report...