Foram encontrados 2 registros para a palavra: Dia Mundial das Doenças Raras

Teste do pezinho é a melhor forma de identificar diversas doenças raras de forma precoce

O teste do pezinho é a melhor forma de identificar diversas doenças raras de forma precoce e intervir antes que elas provoquem sequelas graves, ou até levem à morte. No entanto, sua cobertura está longe da ideal no Brasil, com grandes diferenças regionais, afirmam especialistas.

Os indicadores de triagem neonatal mais recentes publicados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 2020, mais de 80% dos bebês fizeram o teste, mas apenas 58% tiveram o sangue colhido até o quinto dia de vida, que é o ideal. Mesmo em 2019, antes da pandemia de covid-19, o índice não chegou a 60%...

UPAE e HDM lembram Dia Mundial das Doenças Raras

O dia 28 de fevereiro é conhecido como Dia Mundial das Doenças Raras em 70 países do mundo. A data tem como objetivo conscientizar o público em geral, profissionais de saúde e os governantes sobre os tipos de doenças raras existentes e toda a dificuldade que os seus portadores, assim como familiares e cuidadores, enfrentam para conseguir um diagnóstico correto, tratamento e cura. 

Estima-se que cerca de 8% da população mundial tenha algum tipo de doença rara, ou seja, uma em cada 15 pessoas. No Brasil, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, atualmente, o país conta com 13 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara, que, por norma, são doenças de origem genética e que se manifestam nos primeiros dias de vida da criança. ..