Foram encontrados 209 registros para a palavra: Defesa Civil

Planejamento urbano e defesa civil ficam fora das propostas de 80% dos prefeitos eleitos na Bahia

Um dos principais pontos da administração municipal é a gestão e incentivo ao desenvolvimento urbano. Acontece que em meio a discussões sobre o planejamento das cidades e prevenção de desastres socioambientais, apenas 78 prefeitos eleitos na Bahia em 2024 citaram os termos “PDDU (sigla para Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano)” e/ou “defesa civil” em seus planos de governo, registrados na plataforma DivulgaCand.  Informações são do Bahia Notícias.

Ao se tratar de planejamento urbano, o PDDU, Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, é o principal mecanismo municipal de gestão pública. O plano, que determina as diretrizes para desenvolvimento do território das cidades, considera fatores como a preservação de áreas naturais, locais históricos e a identificação de riscos naturais e tecnológicos. Em tese, o PDDU é reestruturado pelos municípios a cada 10 anos, com a colaboração da sociedade civil, antes de ser aprovado pelas Câmaras legislativas para a sua aplicação. ..

Defesa Civil de Juazeiro faz mapeamento dos principais pontos de alagamento. Confira pontos mais atingidos

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Defesa Civil, informa que a cidade registrou um volume de 122 mm de chuva nas últimas horas, provocando impactos significativos em diversos bairros. As áreas mais atingidas incluem o bairro João XXIII, Itaberaba, Dom José Rodrigues, Monte Castelo, onde houve relatos de alagamentos.

Até o momento, não houve registros de desabamentos e nem de famílias desalojadas. A Defesa Civil está mapeando os principais pontos de alagamento e as equipes das Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (Saae) e da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), estão atuando na desobstrução de canais, galerias e vias...

Defesa Civil de Petrolina diz que chuva foi a maior registrada em um único dia nos últimos 30 anos

De acordo com a assesoria de imprensa da Prefeitura, Petrolina foi supreendida nessa madrugada com um grande volume de chuvas.  Até às 5h da manhã dessa sexta-feira (18), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou cerca de 117mm. os.Esse volume é o maior registrado em um único dia nos últimos 30 anos.

A Prefeitura de Petrolina, através da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP), detalha as áreas mais afetadas e passa orientações de como ser acionada em caso de emergência.
 
Os bairros que registraram o maior volume de chuvas foram o José e Maria com 117mm, Gercino Coelho, 116 mm, Jardim São Paulo, que registrou 98 mm e Cohab Massangano, com 102,4 mm...

Defesa Civil alerta sobre as altas temperaturas e níveis de umidade em Petrolina

A massa de ar seco e quente que está em Petrolina desde quarta-feira (09), além de fazer com que as temperaturas estejam atingindo a marca dos 38ºC, colocou em alerta a Defesa Civil sobre as condições da umidade relativa do ar. Durante esses dias, a umidade deve ficar variando entre 18% e 20%, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios.
 
O alerta da Defesa Civil para o município é que sejam seguidos alguns cuidados em dias mais quentes. A orientação é tomar bastante líquido e evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 15h.

Além disso, outros cuidados simples como umidificar ambientes, evitar alimentos muitos salgados ou condimentados, passar hidratante no corpo, evitar a permanência em ambientes fechados e usar soro fisiológico nas narinas e nos olhos, também podem contribuir para aliviar o desconforto. O nível de umidade considerado ideal para a saúde humana, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), varia entre 60% e 80%, número bem distante do previsto para o município sertanejo.
Para o fim de semana, a população de Petrolina deve continuar sentindo os efeitos do clima seco e da baixa umidade do ar. De acordo com o Climatempo, a temperatura vai chegar aos 38ºC e a umidade ficará em 18%...

Defesa civil: reconhecida situação de emergência em 42 cidades afetadas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (8), a situação de emergência em 42 cidades afetadas por desastres.

As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes nos links abaixo:..

Defesa Civil de Juazeiro diz que o Decreto Emergência de Estiagem é uma necessidade para a manutenção da Operação Carro Pipa no município

"A Defesa Civil de Juazeiro informa que o Decreto de Estiagem e Seca é uma necessidade para a manutenção da Operação Carro Pipa no município. O Decreto é renovado a cada 180 dias. Caso isso não aconteça, a Operação Pipa é cortada e a população que vive em áreas de sequeiro perde o atendimento do programa".

Acima é a resposta da Defesa Civil de Juazeiro referente ao questionamento sobre a renovação do Decreto Emergencial devido a estiagem na região. De acordo com a Defesa Civil de Juazeiro a última chuva intensa no município aconteceu no mês de abril, quando os órgãos de meteorologia registraram um volume de cerca de 100mm...

Defesa Civil intensifica visitas técnicas nos municípios com barragens classificadas em Nível de Perigo

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado (SEPDEC) realizou visitas técnicas nos 64 municípios com barragens classificadas em Nível de Perigo Global (NPGB) de emergência e alerta. Assim como também foram realizadas três reuniões sobre segurança dos equipamentos de contenção, nas cidades de Araripina, Serra Nova e Serrita. A ação foi realizada junto com os Sistemas Municipais de Proteção e Defesa Civil e fez parte do cronograma anual de monitoramento das barragens.

Segundo o coordenador de Articulação e Gestão de Riscos da Defesa Civil do Estado, Major BM Luís Otávio, o trabalho desenvolvido pelas equipes da Defesa Civil foi direcionado com foco na atualização ou confecção dos planos de contingência em caso de rompimento de barragens. Ainda foram dadas orientações sobre a Política Nacional de Segurança de Barragem, legislação, além do fornecimento de manuais técnicos...

Morre pai do ex-Coordenador da Defesa Civil de Juazeiro

Faleceu nesta madrugada de quinta-feira, o senhor Raimundo Rodrigues de 76 anos. Pai de Ramiro Cordeiro, ex-Coordenador da Defesa Civil de Juazeiro. 

 O velório d está sendo no SAF de Juazeiro das 10 às 16hs...

Juazeiro/Petrolina: Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar, riscos incêndios e desconforto humano

A Defesa Civil de Juazeiro informa que a umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12% nesta quarta-feira (11). A baixa umidade traz o risco de incêndios e desconforto para o ser humano, principalmente para o grupo de alérgicos e pessoas com problemas respiratórios.

O órgão de proteção recomenda que as pessoas bebam bastante água, mesmo se estiverem sem sede, evitem banhos quentes, atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h, prefiram refeições leves e frias mais vezes ao dia, além de orientar o uso de umidificadores de ar em casa e no trabalho. Em caso de ressecamento dos olhos e nariz, recomenda-se o uso de soro fisiológico...

Defesa Civil alerta para riscos de incêndio devido às altas temperaturas

A Defesa Civil de Petrolina fez um alerta sobre os riscos de incêndio devido às altas temperaturas. O órgão também informou que nos últimos dias já foram identificadas queimadas na região do Muquém, próximo a Serra da Santa; na região de sequeiro, no Sítio Coelho, localizado próximo a Lagoa Grande; e na entrada do povoado do Capim.

Com o tempo seco e quente, a Defesa Civil orienta que a população não deposite lixo, especialmente vidro, em terrenos baldios e não coloque fogo; não faça queimadas nas proximidades das florestas, especialmente em dias secos com muito vento; nunca atire cigarros ou fósforos acesos na vegetação; limpe o mato em volta da sua habitação e terrenos baldios particulares...

Defesa Civil de Petrolina alerta para riscos de incêndio devido às altas temperaturas

A Defesa Civil de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, fez um alerta sobre os riscos de incêndio devido às altas temperaturas. O órgão também informou que nos últimos dias já foram identificadas queimadas na região do Muquém, próximo a Serra da Santa; na região de sequeiro, no Sítio Coelho, localizado próximo a Lagoa Grande; e na entrada do povoado do Capim.

Com o tempo seco e quente, a Defesa Civil orienta que a população não deposite lixo, especialmente vidro, em terrenos baldios e não coloque fogo; não faça queimadas nas proximidades das florestas, especialmente em dias secos com muito vento; nunca atire cigarros ou fósforos acesos na vegetação; limpe o mato em volta da sua habitação e terrenos baldios particulares...

Rio São Francisco: Novo sistema de alertas da Defesa Civil será utilizado em barragens

O novo sistema de alertas de desastres da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta,  será utilizado em situações de risco envolvendo barragens. A previsão é que a ferramenta seja aplicada, inicialmente, em 21 das 27 barragens do Projeto de Integração do Rio São Francisco que estão localizadas nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. 

Mas ainda será definido como será a interação dos operadores das barragens com o sistema de alertas e com a defesa civil do município...

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Juazeiro e Chorrochó, na Bahia, afetadas pela estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (4), a situação de emergência em mais nove cidades brasileiras.

Com a medida, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil...

Para auxiliar na redução de alagamentos em cidades gaúchas, Codevasf/Petrolina cede bombas de drenagem à Defesa Civil

O Rio Grande do Sul tem sido atingido por fortes chuvas desde o início do mês, que causaram o alagamento de cidades e deixaram milhares de famílias desabrigadas.

Diante desse cenário, entidades públicas e privadas e a sociedade civil construíram uma rede de apoio para suporte à população do estado. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é um elo dessa corrente de solidariedade. ..

Prevenção a desastres esbarra em falta de projetos técnicos locais

A tragédia climática no Rio Grande do Sul chamou a atenção para a necessidade de reforço no Orçamento e nas políticas públicas voltadas para a prevenção e a recuperação de desastres. Os recursos direcionados para essa área dependem de projetos técnicos de prefeituras e governos estaduais para serem efetivamente liberados. O alerta é da professora de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo e pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole, Úrsula Peres. 

De 2010 a 2023, de cada R$ 10 autorizados pelo Congresso Nacional para programas e ações diretamente relacionados à essa área, R$ 6,5 foram efetivamente gastos...

Defesa Civil e guarda-vidas de Juazeiro participam de simulação para evacuação de vítimas

A Defesa Civil de Juazeiro e os guarda-vidas municipais participaram, nesta quinta-feira (16), do simulado "Evacuação de vítimas em sinistro de estabelecimento industrial". A ação, realizada pelo Comando Regional de Bombeiro Militar da Região Leste (CRBM Leste) e pelo 9° Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia (9º BBM), nas instalações da Nacional Gás Butano, no João Paulo II. O objetivo foi simular a execução de planos de evacuação de vítimas em caso de acidente com vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e múltiplas vítimas.

De acordo com o coordenador dos guarda-vidas municipais, Eriel Alves, a atividade vai contribuir para a preparação da equipe no que diz respeito à prevenção de acidentes e na atuação do grupo durante as ocorrências. "Foi uma atividade extremamente proveitosa para toda a equipe. Além de simular uma situação perigosa, contamos com toda a expertise do Corpo de Bombeiros para saber como agir em um incidente com vazamento de GLP e como ajudar os bombeiros militares, caso aconteça uma situação real", avaliou Eriel...

Plano Nacional da Defesa Civil vai preparar cidadãos para lidar com situações de desastres naturais

A utilização da ciência e tecnologia e o foco na prevenção e antecipação diante de situações de desastres naturais são algumas das prioridades do 1º Plano Nacional da Defesa Civil (PNDC), que foi apresentado em audiência pública na Câmara dos Deputados, pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes. A entrega do PNDC está prevista para o início do segundo semestre deste ano.

Mudar a atuação dos gestores e cidadãos diante de situações de desastres é fundamental...

Defesa Civil de Juazeiro participa de curso de combate a incêndios florestais

Integrante da Defesa Civil de Juazeiro está participando do Curso de Formação de Brigadas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A capacitação tem foco no combate de incêndios florestais e tem o objetivo de capacitar o participante para atuar na prevenção e combate a incêndios nos possíveis cenários de emergência. O curso segue até esta sexta-feira (12).

Para o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, o conhecimento na área vai proporcionar mais agilidade na ação de trabalho...

Deputado Zó aciona Defesa Civil do Estado para analisar situação de municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias

Diante da grande quantidade de chuva ocorrida nos últimos dias em Juazeiro, Canudos e Região, chegando a mais de 100mm na cidade ribeirinha, nesta quarta-feira, 03, o deputado entrou em contato com a Defesa Civil da Bahia e solicitou uma visita à cidade para analisar a situação e buscar soluções para as intercorrencias. 

No ofício, o deputado estadual Zó relata que “diante das fortes chuvas que tem ocorrido em Juazeiro, com alagamentos em diversos bairros, e também na cidade de Canudos, ocasionando o transbordamento do açude, e alagando áreas irrigadas, solicito uma visita da SUDEC ao local para que tome medidas cabíveis, com a maior brevidade possível”...

Célia Regina incendeia política de Juazeiro ao declarar que Isaac está inelegível. Ex-prefeito contesta e ainda atinge coordenador da Defesa Civil

A ex-Secretária de Obras e Desenvolvimento Social de Juazeiro Célia Regina participou do programa Geraldo José (Rádio Juazeiro) na tarde desta terça-feira (12) e incendiou a pré-campanha eleitoral em Juazeiro.

Acompanhada do advogado Dilton de Araújo Pinto, Célia Regina manifestou sua opinião contra as pretensões da atual prefeita Suzana Ramos “que não tem projetos” para Juazeiro enquanto a pré-candidatura de Isaac estaria sustentada numa liminar “que pode cair a qualquer momento”...